O dissídio de Auxiliar Administrativo de Diretoria 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252305 no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria.
Estado com maior salário médio
Distrito Federal
R$ 5.411,75
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
11.882 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Alta Floresta D Oeste - RO
R$ 1.711,41
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
5.100 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Fabricação de Produtos do Refino de Petróleo
R$ 48.244,32
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividade Odontológica com Recursos para Realização de Procedimentos Cirúrgicos
4.439 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Secretária(o) executiva(o) Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando e atualizando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações qualitativas e quantitativas, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.
Cria e atualiza banco de dados Mantém organizado arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, gere atividades, prazos e recursos físicos, financeiros e humanos.
Pode administrar eventos protocolares Mantém-se atualizado quanto a inovações, promovendo a integração do desenvolvimento tecnológico, produtivo, gerencial, social, humano
O que faz um Auxiliar Administrativo de Diretoria
O Secretária(o) executiva(o) assiste executivos e gestores de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, organizando e gerenciando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo, observando e cumprindo normas legais e técnicas.
Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.
Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.
Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, autoriza a entrada de pessoas e encaminha participantes para locais presenciais ou realiza “ensalamento” em ambientes virtuais.
Orienta e indica facilidades e serviços, relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.
Pode administrar eventos protocolares como reuniões de conselhos administrativos Tria ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados.
Realiza contatos solicitados pelos executivos, buscando convergência de agendas e otimização do trabalho.
Cria, gerencia, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços Auxilia e instrumentaliza a gestão estratégica, o desenvolvimento de soluções, negociações e tomada de decisão Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização.
Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos.
Controla prazos para respostas de encaminhamentos, administra pendências, solicita respostas e encaminha lembretes na iminência do envio de pareceres, relatórios, informes e atendimentos de demandas Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, conforme a natureza da organização, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, transcrições, manuais e materiais de divulgação.
Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais.
Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas e processos secretariais Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, aplica e presta contas de verbas.
Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout”, locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa, elabora e instrumentaliza executivos com roteiros, itinerários de atividades profissionais, sociais e culturais Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos.
Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito .
Funções do Secretária(o) executiva(o)
O profissional Auxiliar Administrativo de Diretoria deve gerir suprimentos, gerenciar informações, assessorar executivo(s) / Área(s), elaborar documentos, atender pessoas (cliente externo e interno), arquivar documentos físicos e eletrônicos, supervisionar equipes de trabalho, controlar correspondência física e eletrônica, demonstrar competências pessoais, organizar eventos e viagens.
Condições de trabalho da profissão
Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.
Atividades exercidas por um Secretária(o) executiva(o)
Um Secretária(o) executiva(o) deve conferir material, formular pedidos de compra, orientar pessoas, cobrar respostas, elaborar atas, confeccionar clippings, atender ligações telefônicas, receber correspondência, estabelecer atribuições da equipe, encaminhar certificados, priorizar compromissos e ligações telefônicas, acompanhar processos, demonstrar espírito de liderança, consultar profissionais de outras áreas, cancelar compromissos, classificar documentos, demonstrar dinamismo, arquivar correspondência, reservar sala/local, demonstrar capacidade de comunicação, enviar correspondência, acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens, fornecer informações, definir horários, atender pedidos e solicitações, dar suporte em reuniões, cobrar ações, redigir documentos, monitorar o trabalho da equipe, administrar pendências, selecionar pessoal, acompanhar contratos e garantias, requisitar material, cadastrar documentos, fazer ligações telefônicas, digitar documentos, confirmar presença, anotar informações, despachar com o(s) executivo(s), demonstrar capacidade de retórica, recepcionar pessoas, trabalhar em equipe, pesquisar informações e dados, administrar agenda do(s) executivo(s), providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos), pesquisar local, anotar recados, programar as atividades da equipe, demonstrar iniciativa, controlar cronogramas, elaborar convites e convocações, adaptar-se a mudanças, enviar convite ou convocação, secretariar reuniões, preparar apresentações, fazer checklist, reproduzir documentos, preparar sala/local, protocolar correspondência, elaborar relatórios, elaborar prestação de contas, assinar documentação escolar, demonstrar sensibilidade, capacitar equipe, transmitir recados, estabelecer cronograma de atividades, demonstrar proatividade, monitorar horários de entrada e saída, avaliar a equipe, filtrar ligações telefônicas, dar suporte durante o evento, administrar estresse, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, trabalhar sob pressão, administrar arquivos, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, levantar necessidades de material, direcionar informações, identificar a natureza do documento, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, demonstrar discrição, contratar expositores e palestrantes, elaborar planilhas e gráficos, encaminhar documentos, cobrar relatórios, manter atualizado o banco de dados, atualizar arquivos, comprar material, equipamento e mobiliário, transcrever textos, controlar malote, demonstrar paciência, datilografar documentos, encaminhar ligações telefônicas, ler documentos, administrar conflitos, controlar prazos, triar correspondência, solicitar verbas, cotar preços, registrar correspondência, determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem), contornar situações adversas, ordenar documentos, transmitir fax, adaptar espaço para armazenagem, colher assinatura, encaminhar pessoas, tomar ditados, elaborar base de dados, contratar serviços de terceiros, escolher cardápio, identificar o assunto, demonstrar senso de organização, elaborar lista de presença, divulgar informações, marcar compromissos, formatar documentos, elaborar ficha de avaliação.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Auxiliar Administrativo de Diretoria ficou em 6.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Secretárias(os) executivas(os) que ficou em 6.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar Administrativo de Diretoria em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Auxiliar Administrativo de Diretoria ficou em 4.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 28,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Secretárias(os) executivas(os) 2025
O salário de Auxiliar Administrativo de Diretoria mostrado aqui é resultado do levantamento de 69.519 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Secretárias(os) executivas(os) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar Administrativo de Diretoria com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: