O dissídio de Auxiliar Administrativo de Diretoria 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252305 no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria.
Estado com maior salário médio
Distrito Federal
R$ 5.348,75
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
10.614 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Marica - RJ
R$ 7.855,77
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
4.138 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Secretária(o) executiva(o) Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando e atualizando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações qualitativas e quantitativas, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.
Cria e atualiza banco de dados Mantém organizado arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, gere atividades, prazos e recursos físicos, financeiros e humanos.
Pode administrar eventos protocolares Mantém-se atualizado quanto a inovações, promovendo a integração do desenvolvimento tecnológico, produtivo, gerencial, social, humano
O que faz um Auxiliar Administrativo de Diretoria
O Secretária(o) executiva(o) assiste executivos e gestores de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, organizando e gerenciando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo, observando e cumprindo normas legais e técnicas.
Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.
Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.
Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, autoriza a entrada de pessoas e encaminha participantes para locais presenciais ou realiza “ensalamento” em ambientes virtuais.
Orienta e indica facilidades e serviços, relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.
Pode administrar eventos protocolares como reuniões de conselhos administrativos Tria ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados.
Realiza contatos solicitados pelos executivos, buscando convergência de agendas e otimização do trabalho.
Cria, gerencia, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços Auxilia e instrumentaliza a gestão estratégica, o desenvolvimento de soluções, negociações e tomada de decisão Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização.
Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos.
Controla prazos para respostas de encaminhamentos, administra pendências, solicita respostas e encaminha lembretes na iminência do envio de pareceres, relatórios, informes e atendimentos de demandas Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, conforme a natureza da organização, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, transcrições, manuais e materiais de divulgação.
Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais.
Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas e processos secretariais Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, aplica e presta contas de verbas.
Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout”, locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa, elabora e instrumentaliza executivos com roteiros, itinerários de atividades profissionais, sociais e culturais Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos.
Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito .
Funções do Secretária(o) executiva(o)
O profissional Auxiliar Administrativo de Diretoria deve controlar correspondência física e eletrônica, demonstrar competências pessoais, gerir suprimentos, atender pessoas (cliente externo e interno), supervisionar equipes de trabalho, organizar eventos e viagens, elaborar documentos, arquivar documentos físicos e eletrônicos, gerenciar informações, assessorar executivo(s) / Área(s).
Condições de trabalho da profissão
Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Secretária(o) executiva(o)
Um Secretária(o) executiva(o) deve manter atualizado o banco de dados, comprar material, equipamento e mobiliário, administrar agenda do(s) executivo(s), demonstrar proatividade, pesquisar informações e dados, selecionar pessoal, divulgar informações, adaptar-se a mudanças, monitorar horários de entrada e saída, cobrar relatórios, formatar documentos, recepcionar pessoas, definir horários, capacitar equipe, preparar apresentações, administrar pendências, enviar convite ou convocação, consultar profissionais de outras áreas, transcrever textos, demonstrar paciência, filtrar ligações telefônicas, reproduzir documentos, ordenar documentos, solicitar verbas, estabelecer atribuições da equipe, atender ligações telefônicas, identificar o assunto, dar suporte em reuniões, demonstrar capacidade de comunicação, controlar cronogramas, contornar situações adversas, elaborar prestação de contas, triar correspondência, demonstrar espírito de liderança, redigir documentos, confirmar presença, acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens, registrar correspondência, estabelecer cronograma de atividades, assinar documentação escolar, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, administrar estresse, digitar documentos, monitorar o trabalho da equipe, colher assinatura, elaborar base de dados, enviar correspondência, controlar malote, atualizar arquivos, cadastrar documentos, elaborar atas, fazer ligações telefônicas, cotar preços, formular pedidos de compra, anotar informações, elaborar lista de presença, transmitir fax, encaminhar ligações telefônicas, fazer checklist, elaborar ficha de avaliação, demonstrar capacidade de retórica, datilografar documentos, atender pedidos e solicitações, dar suporte durante o evento, priorizar compromissos e ligações telefônicas, administrar conflitos, elaborar planilhas e gráficos, transmitir recados, avaliar a equipe, anotar recados, cancelar compromissos, marcar compromissos, escolher cardápio, demonstrar sensibilidade, demonstrar dinamismo, demonstrar iniciativa, cobrar respostas, demonstrar discrição, pesquisar local, programar as atividades da equipe, fornecer informações, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, ler documentos, encaminhar certificados, contratar expositores e palestrantes, adaptar espaço para armazenagem, orientar pessoas, trabalhar em equipe, receber correspondência, preparar sala/local, encaminhar documentos, despachar com o(s) executivo(s), protocolar correspondência, elaborar relatórios, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, confeccionar clippings, classificar documentos, reservar sala/local, tomar ditados, levantar necessidades de material, acompanhar contratos e garantias, secretariar reuniões, arquivar correspondência, acompanhar processos, conferir material, determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem), demonstrar senso de organização, contratar serviços de terceiros, trabalhar sob pressão, providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos), elaborar convites e convocações, cobrar ações, controlar prazos, encaminhar pessoas, requisitar material, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, identificar a natureza do documento, direcionar informações, administrar arquivos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Auxiliar Administrativo de Diretoria ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Secretárias(os) executivas(os) que ficou em 7.80% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar Administrativo de Diretoria em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Auxiliar Administrativo de Diretoria ficou em 5.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Secretárias(os) executivas(os) 2024
O salário de Auxiliar Administrativo de Diretoria mostrado aqui é resultado do levantamento de 61030 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Secretárias(os) executivas(os) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar Administrativo de Diretoria com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Auxiliar Administrativo de Diretoria em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 43h | 3.852,69 | 4.002,01 | 5.647,76 | 18,82 | 4.70% |
Minas Gerais | 42h | 2.256,06 | 2.343,49 | 3.307,21 | 11,07 | 8.10% |
Goiás | 43h | 1.960,99 | 2.037,00 | 2.874,67 | 9,45 | 8.00% |
Rio Grande do Sul | 43h | 2.216,93 | 2.302,85 | 3.249,86 | 10,77 | 6.80% |
Paraná | 43h | 2.230,48 | 2.316,93 | 3.269,72 | 10,76 | 6.30% |
Santa Catarina | 42h | 2.677,28 | 2.781,05 | 3.924,70 | 13,13 | 4.90% |
Mato Grosso | 43h | 1.792,86 | 1.862,34 | 2.628,20 | 8,61 | 6.30% |
Rio de Janeiro | 42h | 4.488,42 | 4.662,38 | 6.579,69 | 22,39 | 6.30% |
Distrito Federal | 42h | 5.149,19 | 5.348,75 | 7.548,32 | 25,53 | 4.40% |
Mato Grosso do Sul | 43h | 1.769,25 | 1.837,82 | 2.593,59 | 8,47 | 4.30% |
Bahia | 43h | 2.374,05 | 2.466,07 | 3.480,19 | 11,48 | 5.90% |
Pará | 43h | 1.919,52 | 1.993,92 | 2.813,88 | 9,28 | 4.80% |
Amazonas | 39h | 2.724,11 | 2.829,69 | 3.993,35 | 14,35 | 6.40% |
Rondônia | 43h | 1.709,17 | 1.775,41 | 2.505,51 | 8,17 | 7.20% |
Pernambuco | 42h | 2.546,04 | 2.644,71 | 3.732,30 | 12,45 | 6.90% |
Maranhão | 43h | 2.380,79 | 2.473,06 | 3.490,06 | 11,60 | 4.90% |
Ceará | 43h | 2.802,64 | 2.911,26 | 4.108,46 | 13,48 | 5.10% |
Tocantins | 43h | 1.694,92 | 1.760,61 | 2.484,63 | 8,12 | 7.20% |
Espírito Santo | 42h | 2.103,66 | 2.185,19 | 3.083,81 | 10,35 | 7.50% |
Piauí | 43h | 2.465,37 | 2.560,92 | 3.614,05 | 11,83 | 5.40% |
Rio Grande do Norte | 43h | 3.040,02 | 3.157,84 | 4.456,44 | 14,68 | 7.80% |
Paraíba | 43h | 2.151,37 | 2.234,75 | 3.153,75 | 10,44 | 4.90% |
Alagoas | 43h | 2.393,33 | 2.486,09 | 3.508,45 | 11,51 | 5.10% |
Acre | 43h | 1.923,67 | 1.998,23 | 2.819,96 | 9,22 | 7.60% |
Sergipe | 43h | 2.167,71 | 2.251,72 | 3.177,70 | 10,57 | 7.00% |
Roraima | 41h | 2.166,73 | 2.250,71 | 3.176,27 | 10,87 | 5.90% |
Amapá | 42h | 2.109,69 | 2.191,46 | 3.092,65 | 10,38 | 6.80% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Auxiliar Administrativo de Diretoria. |
Dissídio de Auxiliar Administrativo de Diretoria por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 5.725,48 | 5.947,38 | 8.393,12 | 28,28 | 5.80% |
Brasília, DF | 42 | 5.149,19 | 5.348,75 | 7.548,32 | 25,53 | 8.30% |
Belo Horizonte, MG | 41 | 4.256,37 | 4.421,34 | 6.239,53 | 21,34 | 6.50% |
Goiânia, GO | 43 | 2.436,81 | 2.531,25 | 3.572,17 | 11,82 | 6.80% |
Rio de Janeiro, RJ | 41 | 5.705,62 | 5.926,75 | 8.364,01 | 28,68 | 6.90% |
Manaus, AM | 39 | 2.751,67 | 2.858,31 | 4.033,74 | 14,51 | 7.50% |
Florianópolis, SC | 41 | 4.592,46 | 4.770,45 | 6.732,20 | 23,48 | 6.30% |
Curitiba, PR | 42 | 3.269,80 | 3.396,53 | 4.793,29 | 15,99 | 7.30% |
Cuiabá, MT | 43 | 2.074,02 | 2.154,40 | 3.040,35 | 10,04 | 5.10% |
Porto Alegre, RS | 42 | 3.976,16 | 4.130,26 | 5.828,75 | 19,47 | 4.60% |
Fortaleza, CE | 43 | 3.046,98 | 3.165,07 | 4.466,65 | 14,70 | 8.10% |
Campo Grande, MS | 43 | 1.980,41 | 2.057,17 | 2.903,14 | 9,52 | 6.70% |
Salvador, BA | 43 | 3.732,86 | 3.877,54 | 5.472,10 | 18,20 | 4.70% |
Teresina, PI | 43 | 2.864,70 | 2.975,72 | 4.199,43 | 13,80 | 5.60% |
Palmas, TO | 43 | 1.796,17 | 1.865,78 | 2.633,05 | 8,66 | 5.70% |
São Luís, MA | 43 | 3.530,68 | 3.667,51 | 5.175,71 | 17,16 | 4.80% |
Recife, PE | 42 | 3.192,23 | 3.315,95 | 4.679,57 | 15,63 | 6.90% |
Uberlândia, MG | 42 | 1.942,76 | 2.018,06 | 2.847,94 | 9,53 | 5.60% |
Belém, PA | 42 | 2.731,14 | 2.836,99 | 4.003,65 | 13,44 | 7.00% |
Londrina, PR | 43 | 2.180,21 | 2.264,71 | 3.196,03 | 10,51 | 7.80% |
João Pessoa, PB | 43 | 2.493,78 | 2.590,43 | 3.655,69 | 12,17 | 5.10% |
Juiz de Fora, MG | 42 | 1.791,70 | 1.861,14 | 2.626,50 | 8,81 | 5.90% |
Porto Velho, RO | 43 | 2.033,26 | 2.112,06 | 2.980,60 | 9,87 | 6.60% |
Imperatriz, MA | 42 | 1.623,42 | 1.686,34 | 2.379,81 | 7,96 | 5.70% |
São José do Rio Preto, SP | 43 | 2.067,74 | 2.147,88 | 3.031,15 | 9,91 | 7.20% |
Barueri, SP | 42 | 4.029,33 | 4.185,49 | 5.906,69 | 19,70 | 4.10% |
Sinop, MT | 43 | 1.749,66 | 1.817,47 | 2.564,87 | 8,44 | 5.50% |
Rio Verde, GO | 43 | 1.630,88 | 1.694,09 | 2.390,74 | 7,84 | 8.30% |
Anápolis, GO | 43 | 1.676,06 | 1.741,02 | 2.456,97 | 8,02 | 7.10% |
Campinas, SP | 42 | 4.688,26 | 4.869,96 | 6.872,63 | 23,39 | 7.10% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Auxiliar Administrativo de Diretoria. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Auxiliar Administrativo de Diretoria no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 1.560,81 | 1.621,30 | 2.288,03 | 5.20% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 3.331,21 | 3.460,31 | 4.883,30 | 7.30% | |
Atividade médica ambulatorial restrita a consultas | 1.741,57 | 1.809,06 | 2.553,00 | 4.10% | |
Serviços advocatícios | 2.098,39 | 2.179,71 | 3.076,08 | 4.10% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 3.227,14 | 3.352,22 | 4.730,75 | 5.80% | |
Administração pública em geral | 8.485,83 | 8.814,72 | 12.439,59 | 4.40% | |
Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza | 1.604,24 | 1.666,41 | 2.351,69 | 6.10% | |
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares | 1.735,60 | 1.802,87 | 2.544,26 | 6.30% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 4.466,57 | 4.639,68 | 6.547,66 | 5.00% | |
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 1.824,29 | 1.894,99 | 2.674,27 | 7.60% | |
Atividades de organizações religiosas | 2.053,16 | 2.132,73 | 3.009,78 | 7.90% | |
Construção de edifícios | 2.588,30 | 2.688,61 | 3.794,25 | 5.10% | |
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências | 3.269,71 | 3.396,44 | 4.793,15 | 5.00% | |
Atividades de contabilidade | 1.871,69 | 1.944,23 | 2.743,76 | 5.40% | |
Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis | 1.716,67 | 1.783,20 | 2.516,51 | 5.50% | |
Atividades de fisioterapia | 1.580,88 | 1.642,15 | 2.317,45 | 4.30% | |
Formação de condutores | 1.491,32 | 1.549,12 | 2.186,16 | 4.80% | |
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores | 1.707,66 | 1.773,85 | 2.503,31 | 7.30% | |
Ensino fundamental | 2.272,46 | 2.360,54 | 3.331,26 | 6.30% | |
Atividades de psicologia e psicanálise | 1.609,38 | 1.671,75 | 2.359,22 | 6.40% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |