O dissídio de Assistente Bilíngüe 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252310 no cargo de Assistente Bilíngüe.
Estado com maior salário médio
Ceará
R$ 6.844,60
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
752 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 1.693,44
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
389 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Serviços Advocatícios
R$ 7.530,58
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Locação de Mão-De-Obra Temporária
148 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Secretário bilíngüe Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais, como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.
Cria e atualiza banco de dados Organiza arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, administra atividades, prazos, recursos físicos, financeiros e humanos.
Pode administrar eventos protocolares Presta serviços de redação, tradução e interpretação em idioma nacional e em língua estrangeira Mantém-se atualizado e promove a inovação e a integração no contexto da globalização.
O que faz um Assistente Bilíngüe
O Secretário bilíngüe assiste executivos e gestores de organizações diversas, organizando e administrando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo.
Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.
Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.
Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, orienta e indica facilidades e serviços relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.
Pode administrar eventos protocolares, como reuniões de conselhos administrativos.
Efetua triagem de ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados Realiza contatos solicitados pelos executivos, buscando convergência de agendas e otimização do trabalho.
Cria, administra, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços.
Auxilia e fornece informações para a gestão estratégica Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos.
Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, manuais e materiais de divulgação, em dois idiomas.
Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos.
Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas, pendências e processos secretariais.
Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, e presta contas de verbas Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout” locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa e elabora roteiros e itinerários de atividades dos executivos.
Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito Realiza versões, traduções e interpretações, nas modalidades simultânea e consecutiva, prestando serviços em um idioma estrangeiro, como inglês ou espanhol, além da língua nacional.
Realiza audição, decodificação e codificação, transcrição, resumos, resenhas, paráfrases, transliteração de mensagens orais para a linguagem escrita, transposições textuais entre a língua pátria e língua estrangeira de especialidade, conforme a necessidade de comunicação dos interlocutores e a natureza de eventos gerenciais e técnicos, considerando questões de diversidade e fatores políticos e culturais no contexto da globalização .
Funções do Secretário bilíngüe
O profissional Assistente Bilíngüe deve gerenciar informações, supervisionar equipes de trabalho, demonstrar competências pessoais, atender pessoas (cliente externo e interno), arquivar documentos físicos e eletrônicos, organizar eventos e viagens, controlar correspondência física e eletrônica, elaborar documentos, prestar serviços em idioma estrangeiro, assessorar executivo(s) / Área(s), gerir suprimentos.
Condições de trabalho da profissão
Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.
Atividades exercidas por um Secretário bilíngüe
Um Secretário bilíngüe deve ler documentos, avaliar a equipe, estabelecer cronograma de atividades, dar suporte durante o evento, cotar preços, controlar prazos, fornecer informações, prestar serviço de intérprete, sintetizar textos em idioma estrangeiro, cadastrar documentos, requisitar material, encaminhar pessoas, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, secretariar reuniões, selecionar pessoal, contratar expositores e palestrantes, programar as atividades da equipe, elaborar atas, estabelecer atribuições da equipe, demonstrar paciência, acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, priorizar compromissos e ligações telefônicas, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, identificar a natureza do documento, dar suporte em reuniões, atualizar arquivos, traduzir documentos, definir horários, preparar sala/local, manter atualizado o banco de dados, determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem), pesquisar informações e dados, demonstrar discrição, redigir documentos, recepcionar pessoas, receber correspondência, identificar o assunto, cancelar compromissos, anotar recados, anotar informações, capacitar equipe, adaptar-se a mudanças, arquivar correspondência, contornar situações adversas, revisar traduções, elaborar relatórios, transmitir recados, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, demonstrar sensibilidade, confeccionar clippings, formular pedidos de compra, encaminhar certificados, administrar estresse, ciceronear visitas, elaborar convites e convocações, reservar sala/local, trabalhar em equipe, dar suporte a expatriados, registrar correspondência, transmitir fax, transcrever textos, cobrar relatórios, orientar pessoas, administrar agenda do(s) executivo(s), administrar arquivos, monitorar horários de entrada e saída, escolher cardápio, reproduzir documentos, trabalhar sob pressão, despachar com o(s) executivo(s), monitorar o trabalho da equipe, solicitar verbas, divulgar informações, pesquisar local, enviar correspondência, demonstrar capacidade de comunicação, consultar profissionais de outras áreas, providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos), conferir material, elaborar prestação de contas, preparar apresentações, colher assinatura, comprar material, equipamento e mobiliário, contratar serviços de terceiros, elaborar ficha de avaliação, demonstrar iniciativa, acompanhar processos, demonstrar espírito de liderança, elaborar lista de presença, classificar documentos, demonstrar capacidade de retórica, controlar cronogramas, atender ligações telefônicas, cobrar respostas, digitar documentos, ordenar documentos, fazer checklist, fazer ligações telefônicas, levantar necessidades de material, adaptar espaço para armazenagem, atender pedidos e solicitações, confirmar presença, demonstrar dinamismo, encaminhar ligações telefônicas, administrar conflitos, acompanhar contratos e garantias, elaborar planilhas e gráficos, redigir documentos em idioma estrangeiro, cobrar ações, filtrar ligações telefônicas, demonstrar senso de organização, tomar ditados, controlar malote, elaborar base de dados, direcionar informações, formatar documentos, datilografar documentos, enviar convite ou convocação, triar correspondência, marcar compromissos, administrar pendências, demonstrar proatividade, protocolar correspondência.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Assistente Bilíngüe ficou em 7.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Assistente Bilíngüe e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Secretárias(os) executivas(os) que ficou em 7.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Assistente Bilíngüe em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Assistente Bilíngüe ficou em 8.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Secretárias(os) executivas(os) 2025
O salário de Assistente Bilíngüe mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.921 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Secretárias(os) executivas(os) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Assistente Bilíngüe com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: