O dissídio de Assistente Bilíngüe 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252310 no cargo de Assistente Bilíngüe.

Estado com maior salário médio

Ceará

R$ 6.844,60

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

752 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 1.693,44

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

389 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Serviços Advocatícios

R$ 7.530,58

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Locação de Mão-De-Obra Temporária

148 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Secretário bilíngüe Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais, como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.

Cria e atualiza banco de dados Organiza arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, administra atividades, prazos, recursos físicos, financeiros e humanos.

Pode administrar eventos protocolares Presta serviços de redação, tradução e interpretação em idioma nacional e em língua estrangeira Mantém-se atualizado e promove a inovação e a integração no contexto da globalização.

O que faz um Assistente Bilíngüe

O Secretário bilíngüe assiste executivos e gestores de organizações diversas, organizando e administrando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo.

Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.

Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.

Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, orienta e indica facilidades e serviços relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.

Pode administrar eventos protocolares, como reuniões de conselhos administrativos.

Efetua triagem de ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados Realiza contatos solicitados pelos executivos, buscando convergência de agendas e otimização do trabalho.

Cria, administra, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços.

Auxilia e fornece informações para a gestão estratégica Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos.

Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, manuais e materiais de divulgação, em dois idiomas.

Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos.

Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas, pendências e processos secretariais.

Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, e presta contas de verbas Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout” locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa e elabora roteiros e itinerários de atividades dos executivos.

Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito Realiza versões, traduções e interpretações, nas modalidades simultânea e consecutiva, prestando serviços em um idioma estrangeiro, como inglês ou espanhol, além da língua nacional.

Realiza audição, decodificação e codificação, transcrição, resumos, resenhas, paráfrases, transliteração de mensagens orais para a linguagem escrita, transposições textuais entre a língua pátria e língua estrangeira de especialidade, conforme a necessidade de comunicação dos interlocutores e a natureza de eventos gerenciais e técnicos, considerando questões de diversidade e fatores políticos e culturais no contexto da globalização .

Funções do Secretário bilíngüe

O profissional Assistente Bilíngüe deve elaborar documentos, supervisionar equipes de trabalho, prestar serviços em idioma estrangeiro, controlar correspondência física e eletrônica, gerenciar informações, assessorar executivo(s) / Área(s), atender pessoas (cliente externo e interno), gerir suprimentos, arquivar documentos físicos e eletrônicos, organizar eventos e viagens, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.

Atividades exercidas por um Secretário bilíngüe

Um Secretário bilíngüe deve dar suporte durante o evento, divulgar informações, contratar serviços de terceiros, identificar a natureza do documento, controlar malote, escolher cardápio, cobrar ações, demonstrar sensibilidade, preparar sala/local, encaminhar pessoas, preparar apresentações, tomar ditados, conferir material, administrar conflitos, solicitar verbas, acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens, atender pedidos e solicitações, fazer checklist, elaborar ficha de avaliação, estabelecer atribuições da equipe, cancelar compromissos, identificar o assunto, anotar informações, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, reproduzir documentos, traduzir documentos, formatar documentos, demonstrar capacidade de comunicação, confirmar presença, registrar correspondência, demonstrar capacidade de retórica, controlar cronogramas, triar correspondência, elaborar base de dados, demonstrar iniciativa, ciceronear visitas, ler documentos, arquivar correspondência, elaborar convites e convocações, dar suporte a expatriados, enviar convite ou convocação, pesquisar informações e dados, administrar arquivos, administrar agenda do(s) executivo(s), levantar necessidades de material, receber correspondência, classificar documentos, avaliar a equipe, datilografar documentos, adaptar espaço para armazenagem, despachar com o(s) executivo(s), atender ligações telefônicas, acompanhar processos, orientar pessoas, pesquisar local, demonstrar dinamismo, requisitar material, encaminhar ligações telefônicas, monitorar horários de entrada e saída, contratar expositores e palestrantes, elaborar lista de presença, elaborar atas, consultar profissionais de outras áreas, formular pedidos de compra, demonstrar espírito de liderança, elaborar prestação de contas, demonstrar proatividade, secretariar reuniões, fornecer informações, atualizar arquivos, administrar estresse, elaborar planilhas e gráficos, estabelecer cronograma de atividades, contornar situações adversas, encaminhar certificados, direcionar informações, demonstrar senso de organização, revisar traduções, marcar compromissos, determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem), administrar pendências, capacitar equipe, controlar prazos, colher assinatura, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, programar as atividades da equipe, ordenar documentos, reservar sala/local, anotar recados, cotar preços, prestar serviço de intérprete, transcrever textos, digitar documentos, transmitir fax, transmitir recados, trabalhar sob pressão, redigir documentos em idioma estrangeiro, cobrar relatórios, filtrar ligações telefônicas, acompanhar contratos e garantias, providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos), redigir documentos, demonstrar discrição, fazer ligações telefônicas, confeccionar clippings, enviar correspondência, sintetizar textos em idioma estrangeiro, cadastrar documentos, cobrar respostas, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, monitorar o trabalho da equipe, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, manter atualizado o banco de dados, definir horários, demonstrar paciência, comprar material, equipamento e mobiliário, priorizar compromissos e ligações telefônicas, trabalhar em equipe, selecionar pessoal, elaborar relatórios, recepcionar pessoas, protocolar correspondência, adaptar-se a mudanças, dar suporte em reuniões.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Assistente Bilíngüe ficou em 7.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Assistente Bilíngüe e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Secretárias(os) executivas(os) que ficou em 7.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Assistente Bilíngüe em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Assistente Bilíngüe ficou em 9.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Secretárias(os) executivas(os) 2025

O salário de Assistente Bilíngüe mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.921 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Secretárias(os) executivas(os) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Assistente Bilíngüe com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Assistente Bilíngüe CBO 252310 salário