O dissídio de Assistente Bilíngüe 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252310 no cargo de Assistente Bilíngüe.

Estado com maior salário médio

Ceará

R$ 6.844,60

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

752 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 1.693,44

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

389 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Serviços Advocatícios

R$ 7.530,58

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Locação de Mão-De-Obra Temporária

148 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Secretário bilíngüe Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais, como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.

Cria e atualiza banco de dados Organiza arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, administra atividades, prazos, recursos físicos, financeiros e humanos.

Pode administrar eventos protocolares Presta serviços de redação, tradução e interpretação em idioma nacional e em língua estrangeira Mantém-se atualizado e promove a inovação e a integração no contexto da globalização.

O que faz um Assistente Bilíngüe

O Secretário bilíngüe assiste executivos e gestores de organizações diversas, organizando e administrando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo.

Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.

Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.

Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, orienta e indica facilidades e serviços relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.

Pode administrar eventos protocolares, como reuniões de conselhos administrativos.

Efetua triagem de ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados Realiza contatos solicitados pelos executivos, buscando convergência de agendas e otimização do trabalho.

Cria, administra, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços.

Auxilia e fornece informações para a gestão estratégica Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos.

Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, manuais e materiais de divulgação, em dois idiomas.

Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos.

Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas, pendências e processos secretariais.

Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, e presta contas de verbas Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout” locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa e elabora roteiros e itinerários de atividades dos executivos.

Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito Realiza versões, traduções e interpretações, nas modalidades simultânea e consecutiva, prestando serviços em um idioma estrangeiro, como inglês ou espanhol, além da língua nacional.

Realiza audição, decodificação e codificação, transcrição, resumos, resenhas, paráfrases, transliteração de mensagens orais para a linguagem escrita, transposições textuais entre a língua pátria e língua estrangeira de especialidade, conforme a necessidade de comunicação dos interlocutores e a natureza de eventos gerenciais e técnicos, considerando questões de diversidade e fatores políticos e culturais no contexto da globalização .

Funções do Secretário bilíngüe

O profissional Assistente Bilíngüe deve assessorar executivo(s) / Área(s), controlar correspondência física e eletrônica, demonstrar competências pessoais, elaborar documentos, gerir suprimentos, supervisionar equipes de trabalho, atender pessoas (cliente externo e interno), prestar serviços em idioma estrangeiro, arquivar documentos físicos e eletrônicos, gerenciar informações, organizar eventos e viagens.

Condições de trabalho da profissão

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.

Atividades exercidas por um Secretário bilíngüe

Um Secretário bilíngüe deve transcrever textos, conferir material, atender ligações telefônicas, identificar a natureza do documento, adaptar-se a mudanças, redigir documentos, contratar expositores e palestrantes, preparar sala/local, escolher cardápio, providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos), reproduzir documentos, formular pedidos de compra, atender pedidos e solicitações, fornecer informações, enviar correspondência, controlar malote, demonstrar paciência, demonstrar capacidade de retórica, ordenar documentos, elaborar atas, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, fazer checklist, trabalhar sob pressão, protocolar correspondência, anotar informações, cotar preços, sintetizar textos em idioma estrangeiro, cobrar relatórios, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, capacitar equipe, controlar cronogramas, administrar pendências, orientar pessoas, elaborar ficha de avaliação, recepcionar pessoas, administrar conflitos, solicitar verbas, demonstrar sensibilidade, dar suporte durante o evento, cancelar compromissos, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, adaptar espaço para armazenagem, monitorar o trabalho da equipe, requisitar material, enviar convite ou convocação, programar as atividades da equipe, elaborar prestação de contas, secretariar reuniões, marcar compromissos, acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens, arquivar correspondência, identificar o assunto, cadastrar documentos, encaminhar pessoas, contornar situações adversas, demonstrar espírito de liderança, consultar profissionais de outras áreas, administrar estresse, demonstrar discrição, prestar serviço de intérprete, formatar documentos, encaminhar ligações telefônicas, elaborar lista de presença, datilografar documentos, estabelecer cronograma de atividades, transmitir fax, determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem), atualizar arquivos, divulgar informações, encaminhar certificados, classificar documentos, comprar material, equipamento e mobiliário, confirmar presença, estabelecer atribuições da equipe, direcionar informações, elaborar planilhas e gráficos, anotar recados, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, ler documentos, cobrar respostas, preparar apresentações, confeccionar clippings, receber correspondência, pesquisar local, filtrar ligações telefônicas, acompanhar contratos e garantias, levantar necessidades de material, administrar agenda do(s) executivo(s), priorizar compromissos e ligações telefônicas, revisar traduções, colher assinatura, tomar ditados, demonstrar senso de organização, manter atualizado o banco de dados, avaliar a equipe, monitorar horários de entrada e saída, despachar com o(s) executivo(s), transmitir recados, fazer ligações telefônicas, cobrar ações, dar suporte em reuniões, selecionar pessoal, redigir documentos em idioma estrangeiro, definir horários, reservar sala/local, elaborar base de dados, contratar serviços de terceiros, dar suporte a expatriados, administrar arquivos, controlar prazos, pesquisar informações e dados, traduzir documentos, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar iniciativa, elaborar relatórios, triar correspondência, registrar correspondência, digitar documentos, demonstrar proatividade, elaborar convites e convocações, ciceronear visitas, acompanhar processos, demonstrar dinamismo.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Assistente Bilíngüe ficou em 7.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Assistente Bilíngüe e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Secretárias(os) executivas(os) que ficou em 7.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Assistente Bilíngüe em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Assistente Bilíngüe ficou em 7.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Secretárias(os) executivas(os) 2025

O salário de Assistente Bilíngüe mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.921 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Secretárias(os) executivas(os) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Assistente Bilíngüe com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Assistente Bilíngüe CBO 252310 salário