O dissídio de Assessor de Diretoria 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252305 no cargo de Assessor de Diretoria.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 5.411,75

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

11.882 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Alta Floresta D Oeste - RO

R$ 1.711,41

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

5.100 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Fabricação de Produtos do Refino de Petróleo

R$ 48.244,32

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividade Odontológica com Recursos para Realização de Procedimentos Cirúrgicos

4.439 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Secretária(o) executiva(o) Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando e atualizando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações qualitativas e quantitativas, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.

Cria e atualiza banco de dados Mantém organizado arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, gere atividades, prazos e recursos físicos, financeiros e humanos.

Pode administrar eventos protocolares Mantém-se atualizado quanto a inovações, promovendo a integração do desenvolvimento tecnológico, produtivo, gerencial, social, humano

O que faz um Assessor de Diretoria

O Secretária(o) executiva(o) assiste executivos e gestores de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, organizando e gerenciando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo, observando e cumprindo normas legais e técnicas.

Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.

Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.

Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, autoriza a entrada de pessoas e encaminha participantes para locais presenciais ou realiza “ensalamento” em ambientes virtuais.

Orienta e indica facilidades e serviços, relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.

Pode administrar eventos protocolares como reuniões de conselhos administrativos Tria ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados.

Realiza contatos solicitados pelos executivos, buscando convergência de agendas e otimização do trabalho.

Cria, gerencia, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços Auxilia e instrumentaliza a gestão estratégica, o desenvolvimento de soluções, negociações e tomada de decisão Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização.

Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos.

Controla prazos para respostas de encaminhamentos, administra pendências, solicita respostas e encaminha lembretes na iminência do envio de pareceres, relatórios, informes e atendimentos de demandas Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, conforme a natureza da organização, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, transcrições, manuais e materiais de divulgação.

Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais.

Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas e processos secretariais Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, aplica e presta contas de verbas.

Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout”, locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa, elabora e instrumentaliza executivos com roteiros, itinerários de atividades profissionais, sociais e culturais Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos.

Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito .

Funções do Secretária(o) executiva(o)

O profissional Assessor de Diretoria deve elaborar documentos, supervisionar equipes de trabalho, assessorar executivo(s) / Área(s), organizar eventos e viagens, arquivar documentos físicos e eletrônicos, controlar correspondência física e eletrônica, gerenciar informações, atender pessoas (cliente externo e interno), gerir suprimentos, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.

Atividades exercidas por um Secretária(o) executiva(o)

Um Secretária(o) executiva(o) deve reservar sala/local, marcar compromissos, programar as atividades da equipe, classificar documentos, priorizar compromissos e ligações telefônicas, atender pedidos e solicitações, registrar correspondência, receber correspondência, assinar documentação escolar, acompanhar processos, pesquisar informações e dados, contornar situações adversas, requisitar material, atualizar arquivos, transmitir fax, elaborar convites e convocações, atender ligações telefônicas, comprar material, equipamento e mobiliário, preparar sala/local, escolher cardápio, digitar documentos, conferir material, adaptar espaço para armazenagem, contratar expositores e palestrantes, arquivar correspondência, identificar a natureza do documento, secretariar reuniões, demonstrar capacidade de retórica, preparar apresentações, formatar documentos, adaptar-se a mudanças, controlar prazos, dar suporte em reuniões, colher assinatura, administrar conflitos, ordenar documentos, triar correspondência, elaborar atas, avaliar a equipe, levantar necessidades de material, elaborar lista de presença, demonstrar discrição, elaborar base de dados, selecionar pessoal, cancelar compromissos, fornecer informações, monitorar horários de entrada e saída, administrar agenda do(s) executivo(s), divulgar informações, demonstrar sensibilidade, dar suporte durante o evento, demonstrar iniciativa, estabelecer cronograma de atividades, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, cotar preços, fazer checklist, reproduzir documentos, redigir documentos, acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens, transcrever textos, datilografar documentos, administrar pendências, confirmar presença, definir horários, encaminhar ligações telefônicas, formular pedidos de compra, anotar recados, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, trabalhar em equipe, encaminhar certificados, cobrar relatórios, administrar estresse, encaminhar documentos, providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos), monitorar o trabalho da equipe, elaborar ficha de avaliação, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, elaborar relatórios, encaminhar pessoas, determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem), demonstrar espírito de liderança, pesquisar local, demonstrar capacidade de comunicação, despachar com o(s) executivo(s), enviar convite ou convocação, protocolar correspondência, elaborar planilhas e gráficos, fazer ligações telefônicas, controlar cronogramas, demonstrar paciência, direcionar informações, tomar ditados, estabelecer atribuições da equipe, cadastrar documentos, solicitar verbas, acompanhar contratos e garantias, recepcionar pessoas, orientar pessoas, trabalhar sob pressão, enviar correspondência, cobrar respostas, demonstrar senso de organização, consultar profissionais de outras áreas, transmitir recados, filtrar ligações telefônicas, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, confeccionar clippings, controlar malote, ler documentos, cobrar ações, demonstrar proatividade, contratar serviços de terceiros, administrar arquivos, anotar informações, identificar o assunto, capacitar equipe, manter atualizado o banco de dados, elaborar prestação de contas, demonstrar dinamismo.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Assessor de Diretoria ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Assessor de Diretoria e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Secretárias(os) executivas(os) que ficou em 5.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Assessor de Diretoria em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Assessor de Diretoria ficou em 4.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Secretárias(os) executivas(os) 2025

O salário de Assessor de Diretoria mostrado aqui é resultado do levantamento de 69.519 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Secretárias(os) executivas(os) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Assessor de Diretoria com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Assessor de Diretoria CBO 252305 salário