O dissídio de Assessor de Diretoria 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252305 no cargo de Assessor de Diretoria.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 5.411,75

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

11.882 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Alta Floresta D Oeste - RO

R$ 1.711,41

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

5.100 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Fabricação de Produtos do Refino de Petróleo

R$ 48.244,32

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividade Odontológica com Recursos para Realização de Procedimentos Cirúrgicos

4.439 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Secretária(o) executiva(o) Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando e atualizando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações qualitativas e quantitativas, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.

Cria e atualiza banco de dados Mantém organizado arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, gere atividades, prazos e recursos físicos, financeiros e humanos.

Pode administrar eventos protocolares Mantém-se atualizado quanto a inovações, promovendo a integração do desenvolvimento tecnológico, produtivo, gerencial, social, humano

O que faz um Assessor de Diretoria

O Secretária(o) executiva(o) assiste executivos e gestores de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, organizando e gerenciando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo, observando e cumprindo normas legais e técnicas.

Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.

Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.

Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, autoriza a entrada de pessoas e encaminha participantes para locais presenciais ou realiza “ensalamento” em ambientes virtuais.

Orienta e indica facilidades e serviços, relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.

Pode administrar eventos protocolares como reuniões de conselhos administrativos Tria ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados.

Realiza contatos solicitados pelos executivos, buscando convergência de agendas e otimização do trabalho.

Cria, gerencia, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços Auxilia e instrumentaliza a gestão estratégica, o desenvolvimento de soluções, negociações e tomada de decisão Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização.

Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos.

Controla prazos para respostas de encaminhamentos, administra pendências, solicita respostas e encaminha lembretes na iminência do envio de pareceres, relatórios, informes e atendimentos de demandas Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, conforme a natureza da organização, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, transcrições, manuais e materiais de divulgação.

Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais.

Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas e processos secretariais Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, aplica e presta contas de verbas.

Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout”, locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa, elabora e instrumentaliza executivos com roteiros, itinerários de atividades profissionais, sociais e culturais Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos.

Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito .

Funções do Secretária(o) executiva(o)

O profissional Assessor de Diretoria deve gerir suprimentos, assessorar executivo(s) / Área(s), supervisionar equipes de trabalho, controlar correspondência física e eletrônica, organizar eventos e viagens, demonstrar competências pessoais, arquivar documentos físicos e eletrônicos, gerenciar informações, atender pessoas (cliente externo e interno), elaborar documentos.

Condições de trabalho da profissão

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.

Atividades exercidas por um Secretária(o) executiva(o)

Um Secretária(o) executiva(o) deve demonstrar paciência, controlar malote, demonstrar capacidade de retórica, transmitir fax, solicitar verbas, orientar pessoas, pesquisar informações e dados, trabalhar em equipe, enviar correspondência, identificar o assunto, capacitar equipe, controlar prazos, demonstrar espírito de liderança, demonstrar sensibilidade, reservar sala/local, contornar situações adversas, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, selecionar pessoal, identificar a natureza do documento, programar as atividades da equipe, redigir documentos, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, cancelar compromissos, administrar arquivos, demonstrar discrição, triar correspondência, estabelecer atribuições da equipe, requisitar material, determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem), cobrar ações, confirmar presença, atender ligações telefônicas, administrar conflitos, encaminhar documentos, ler documentos, demonstrar senso de organização, preparar sala/local, assinar documentação escolar, enviar convite ou convocação, comprar material, equipamento e mobiliário, providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos), datilografar documentos, consultar profissionais de outras áreas, elaborar prestação de contas, tomar ditados, formular pedidos de compra, cotar preços, elaborar lista de presença, classificar documentos, administrar agenda do(s) executivo(s), encaminhar ligações telefônicas, encaminhar pessoas, elaborar base de dados, anotar informações, elaborar convites e convocações, protocolar correspondência, atualizar arquivos, administrar estresse, definir horários, transcrever textos, elaborar ficha de avaliação, fazer checklist, estabelecer cronograma de atividades, demonstrar proatividade, formatar documentos, monitorar horários de entrada e saída, acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens, conferir material, administrar pendências, escolher cardápio, demonstrar capacidade de comunicação, elaborar atas, preparar apresentações, acompanhar processos, cadastrar documentos, trabalhar sob pressão, priorizar compromissos e ligações telefônicas, fornecer informações, filtrar ligações telefônicas, contratar expositores e palestrantes, reproduzir documentos, manter atualizado o banco de dados, secretariar reuniões, controlar cronogramas, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, receber correspondência, direcionar informações, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, levantar necessidades de material, confeccionar clippings, encaminhar certificados, demonstrar dinamismo, colher assinatura, adaptar espaço para armazenagem, dar suporte em reuniões, acompanhar contratos e garantias, digitar documentos, marcar compromissos, pesquisar local, fazer ligações telefônicas, cobrar relatórios, atender pedidos e solicitações, arquivar correspondência, avaliar a equipe, divulgar informações, anotar recados, demonstrar iniciativa, elaborar relatórios, monitorar o trabalho da equipe, contratar serviços de terceiros, elaborar planilhas e gráficos, ordenar documentos, recepcionar pessoas, cobrar respostas, registrar correspondência, despachar com o(s) executivo(s), adaptar-se a mudanças, transmitir recados, dar suporte durante o evento.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Assessor de Diretoria ficou em 7.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Assessor de Diretoria e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Secretárias(os) executivas(os) que ficou em 7.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Assessor de Diretoria em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Assessor de Diretoria ficou em 8.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 22,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Secretárias(os) executivas(os) 2025

O salário de Assessor de Diretoria mostrado aqui é resultado do levantamento de 69.519 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Secretárias(os) executivas(os) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Assessor de Diretoria com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Assessor de Diretoria CBO 252305 salário