O dissídio de Analista de Turismo (turismólogo) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 122520 no cargo de Analista de Turismo (turismólogo).

Estado com maior salário médio

Espírito Santo

R$ 7.350,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

113 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 4.109,04

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

42 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Turismólogo Pesquisa, planeja, organiza, promove e divulga atividades de turismo Elabora e implementa roteiros para promover o destino turístico que corresponda às expectativas e às necessidades dos visitantes.

Realiza a gestão de negócios voltados para o mercado de turismo e entretenimento, fazendo a gestão de pessoas, o acompanhamento de projetos, a definição de novos serviços e a comercialização Organiza eventos, identificando expectativas dos participantes, realizando planejamento e administração adequada dos recursos Faz análise dos patrimônios históricos, culturais e possíveis atividades a serem realizadas, definindo a infraestrutura necessária para receber os visitantes de forma sustentável.

Pode atuar no setor público, em Secretarias de Turismo, divulgando patrimônios históricos ou cuidando do calendário de eventos Cumpre normas de conformidade legal e jurídica

O que faz um Analista de Turismo (turismólogo)

O Turismólogo elabora políticas públicas de desenvolvimento do turismo, analisando legislação pertinente, elaborando planos e políticas públicas de desenvolvimento de turismo local, regional e internacional Incentiva a participação da comunidade no turismo local.

Pode atuar no setor público, em secretarias de turismo, divulgando patrimônios históricos e culturais ou cuidando do calendário de eventos.

Traça plano operacional, utilizando-se de sistema de gestão integrado e sistemas de inteligência empresarial Elabora programas turísticos, cronogramas de viagens e informação turística.

Planeja roteiros turísticos e estabelece parcerias para viabilizá-los Organiza a logística terrestre, aérea e aquaviária.

Elabora plano de negócios e plano de marketing turístico, estabelecendo estratégias comerciais, definindo preços de produtos e serviços e formas de pagamento.

Elabora projetos e programas turísticos, culturais e ambientais bem como planos de lazer e de entretenimento Participa da elaboração de planos de manejo e de processo de licenciamento ambiental.

Coordena a elaboração de planos de uso de espaços e equipamentos públicos.

Desenvolve roteiros personalizados ao perfil e ao objetivo de indivíduos ou de grupos de turistas, programando passeios que aproveitem a região da melhor forma, otimizando o tempo, o conforto e a experiência dos usuários Identifica o potencial turístico de uma região, planejando e gerindo o turismo a partir de práticas orientadas para a sustentabilidade, considerando a inclusão social, os aspectos econômicos, políticos, culturais e sociais Executa planos de negócios, pesquisando, contatando e negociando com fornecedores, clientes e parceiros, firmando contratos de compras e de seguros.

Supervisiona contratos firmados, controla o histórico de reservas e acompanha o desenvolvimento das viagens, avaliando o desempenho dos parceiros Aprova orçamentos, eventos e campanhas de marketing, escolhendo produtos para veiculação de propaganda, definindo formas de divulgação e programando promoções Controla a divulgação de produtos e o retorno nas vendas.

Controla resultados, monitorando metas e indicadores de desempenho, avaliando vendas e margem de lucro analisando histórico dos resultados, monitorando projetos e eventos, avaliando relatórios, alterando produtos conforme oscilação de custos e de preço final.

Presta contas a superiores, apresentando relatórios de acompanhamento das atividades Adequa estratégias e planos Supervisiona contratos de serviços turísticos.

Coordena equipes de trabalho, selecionando e orientando seus membros Capacita pessoas envolvidas Pode elaborar conteúdo programático para treinamento em turismo.

Realiza atividades de controle de garantia de qualidade de produtos e serviços turísticos, solicita pesquisa de satisfação do cliente e analisa os resultados, zelando pelo funcionamento e pela imagem da organização Cobra a padronização dos serviços, realizando visitas de inspeção e corrigindo desvios Supervisiona a qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos, classificando estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos.

Realiza análise de mercado, acompanhando a concorrência, identificando tendências de mercado, analisando oferta e demanda turística, empregando sistemas de inteligência empresarial e de mercado Realiza pesquisas, identificando nichos de mercado, realizando diagnósticos do setor, inventariando oferta turística, identificando público-alvo, avaliando impactos socioambientais e econômicos Realiza ações de comunicação externa, recebendo visitantes, atendendo a franqueados e parceiros, concedendo entrevistas, representando a empresa em eventos, visitando parceiros e participando de feiras nacionais e internacionais, emitindo declaração de interesse e relevância turística, coordenando cerimonial Pode lecionar em instituições de ensino técnico que oferecem cursos de turismo ou a ele correlacionados, caso seja portador de licenciatura.

Funções do Turismólogo

O profissional Analista de Turismo (turismólogo) deve garantir qualidade de produtos e serviços, executar planos de negócios, produzir resultados, demonstrar competências pessoais, analisar mercado, comunicar-se, realizar pesquisas, coordenar equipes, traçar plano operacional, definir planos, políticas e diretrizes.

Condições de trabalho da profissão

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Turismólogo

Um Turismólogo deve capacitar equipes, coordenar cerimonial, demonstrar liderança, realizar diagnósticos turísticos, participar da elaboração de planos de manejo, fomentar o envolvimento da sociedade, contatar fornecedores, demonstrar agilidade, elaborar cronogramas de viagens, analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico, demonstrar fluência em outro idioma, programar promoções, avaliar comportamento dos resultados, demonstrar visão de mercado, assessorar a realização de eventos, demonstrar confiabilidade, gerir reuniões participativas, avaliar relatórios, estabelecer preços de produtos e serviços, analisar pesquisa de satisfação do cliente, elaborar planos de desenvolvimento local, participar de feiras nacionais e internacionais, definir prioridades, demonstrar poder de convencimento, realizar visitas de inspeção, elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo, analisar legislação pertinente, elaborar programas turísticos, corrigir desvios, elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais, negociar com fornecedores, clientes e parceiros, emitir pareceres e laudos técnicos, trabalhar em equipe, identificar nichos de mercado, emitir declaração de interesse e relevância turística, zelar pelo funcionamento da organização, conceder entrevistas, firmar contratos de compras, gerir informação turística, participar de processo de licenciamento ambiental, escolher produtos para veiculação, pesquisar fornecedores, definir estratégias de vendas, demonstrar proatividade, elaborar plano de marketing turístico, definir tipos e quantidade de auditorias, definir políticas de qualidade, planejar eventos, selecionar equipes, estabelecer relações institucionais, gerir custos, cobrar padronização de produtos e serviços, aprovar campanhas de marketing, analisar oferta e demanda turística, demonstrar criatividade, escolher formas de divulgação, demonstrar flexibilidade, supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos, monitorar projetos, implementar parcerias, tomar decisões, escolher produtos para promoção, identificar os atores sociais envolvidos, monitorar eventos, zelar pela imagem da organização, orientar equipes, controlar divulgação de produtos, planejar roteiros turísticos, classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos, captar recursos, patrocínios e apoio, definir estratégias de marketing, captar eventos, coordenar programas de sensibilização em comunidades, elaborar planos de lazer e entretenimento, solicitar pesquisa de satisfação do cliente, visitar parceiros, definir objetivos, receber visitantes, firmar contratos de seguros, acompanhar concorrência, visualizar futuro, acompanhar desenvolvimento das viagens, prestar consultoria e auditoria, representar empresa em eventos, monitorar indicadores de desempenho, fixar metas, inventariar oferta turística, elaborar planos de turismo, adequar estratégias e planos, demonstrar dinamismo, implementar projetos, informar-se da situação da organização, supervisionar contratos de serviços turísticos, avaliar desempenho dos parceiros, atender a franqueados e parceiros, organizar eventos, estabelecer parcerias, capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo, coordenar elaboração de planos de uso público, aprovar orçamentos, analisar pontos turísticos, decidir políticas de comissionamento, definir políticas de segurança, demonstrar objetividade, identificar público alvo, alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final, comparar condições da concorrência, elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo, detectar tendências de mercado, avaliar margem de lucros, elaborar orçamentos, articular com os atores sociais envolvidos, avaliar impactos socioambientais e econômicos, elaborar plano de negócios, definir indicadores de desempenho, monitorar metas, gerir recursos materiais e financeiros, planejar logística terrestre, aérea e aquaviária, estabelecer formas de pagamento, programar eventos, prestar contas a superiores, avaliar desempenho de equipes, calcular retorno de investimento, avaliar vendas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Analista de Turismo (turismólogo) ficou em 5.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Analista de Turismo (turismólogo) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação que ficou em 5.30% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Analista de Turismo (turismólogo) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Analista de Turismo (turismólogo) ficou em 8.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação 2024

O salário de Analista de Turismo (turismólogo) mostrado aqui é resultado do levantamento de 239 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Analista de Turismo (turismólogo) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Analista de Turismo (turismólogo) CBO 122520 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Analista de Turismo (turismólogo) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Analista de Turismo (turismólogo) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 43h 3.409,04 3.541,17 4.997,40 16,47 5.80%
Minas Gerais 41h 2.885,45 2.997,29 4.229,86 14,67 6.50%
Bahia 42h 2.031,44 2.110,17 2.977,93 10,03 8.10%
Paraná 44h 2.857,60 2.968,36 4.189,03 13,58 5.20%
Rio de Janeiro 38h 4.621,06 4.800,15 6.774,12 25,37 5.30%
Santa Catarina 43h 2.501,62 2.598,58 3.667,19 11,98 5.20%
Amazonas 36h 3.696,00 3.839,24 5.418,05 21,38 5.70%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Analista de Turismo (turismólogo).

Dissídio de Analista de Turismo (turismólogo) por cidade

Quanto ganha um Analista de Turismo (turismólogo) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Analista de Turismo (turismólogo) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 44 3.955,73 4.109,04 5.798,80 18,74 6.50%
São Caetano do Sul, SP 42 3.116,46 3.237,25 4.568,50 15,42 7.90%
Belo Horizonte, MG 41 2.926,73 3.040,16 4.290,36 15,00 4.20%
Itu, SP 44 1.854,17 1.926,03 2.718,07 8,75 4.70%
Rio de Janeiro, RJ 38 4.621,06 4.800,15 6.774,12 25,37 7.80%
Manaus, AM 36 3.696,00 3.839,24 5.418,05 21,38 6.90%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Analista de Turismo (turismólogo). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Analista de Turismo (turismólogo) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Agências de viagens 3.124,12 3.245,20 4.579,73 5.50%
Hotéis 2.670,61 2.774,11 3.914,91 5.00%
Operadores turísticos 3.574,29 3.712,82 5.239,65 5.10%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 3.564,72 3.702,88 5.225,61 6.80%
Serviços de reservas e outros serviços de turismo 1.824,07 1.894,77 2.673,96 4.50%
Locação de mão-de-obra temporária 2.175,68 2.260,00 3.189,38 6.30%
Atividades de teleatendimento 2.549,31 2.648,11 3.737,09 4.90%
Administração pública em geral 3.079,78 3.199,14 4.514,73 6.20%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 2.803,83 2.912,50 4.110,21 4.30%
Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais 4.307,31 4.474,25 6.314,20 7.80%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 5.492,30 5.705,17 8.051,30 7.00%
Educação profissional de nível técnico 2.021,65 2.100,00 2.963,58 7.50%
Serviços de assistência social sem alojamento 7.035,65 7.308,33 10.313,74 5.80%
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional 2.531,87 2.630,00 3.711,53 6.50%
Outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente 5.086,37 5.283,50 7.456,23 6.40%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 2.839,93 2.950,00 4.163,13 7.40%
Produção de laminados longos de aço, exceto tubos 6.931,36 7.200,00 10.160,86 4.50%
Geração de energia elétrica 7.742,91 8.043,00 11.350,52 8.20%
Atividades de cobrança e informações cadastrais 1.732,84 1.800,00 2.540,21 5.30%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 3.850,76 4.000,00 5.644,92 5.60%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.