O dissídio de Analista de Turismo (turismólogo) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 122520 no cargo de Analista de Turismo (turismólogo).

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 4.044,49

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

79 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 3.610,90

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

30 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Hotéis

R$ 3.476,93

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Agências de Viagens

71 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Turismólogo Pesquisa, planeja, organiza, promove e divulga atividades de turismo Elabora e implementa roteiros para promover o destino turístico que corresponda às expectativas e às necessidades dos visitantes.

Realiza a gestão de negócios voltados para o mercado de turismo e entretenimento, fazendo a gestão de pessoas, o acompanhamento de projetos, a definição de novos serviços e a comercialização Organiza eventos, identificando expectativas dos participantes, realizando planejamento e administração adequada dos recursos Faz análise dos patrimônios históricos, culturais e possíveis atividades a serem realizadas, definindo a infraestrutura necessária para receber os visitantes de forma sustentável.

Pode atuar no setor público, em Secretarias de Turismo, divulgando patrimônios históricos ou cuidando do calendário de eventos Cumpre normas de conformidade legal e jurídica

O que faz um Analista de Turismo (turismólogo)

O Turismólogo elabora políticas públicas de desenvolvimento do turismo, analisando legislação pertinente, elaborando planos e políticas públicas de desenvolvimento de turismo local, regional e internacional Incentiva a participação da comunidade no turismo local.

Pode atuar no setor público, em secretarias de turismo, divulgando patrimônios históricos e culturais ou cuidando do calendário de eventos.

Traça plano operacional, utilizando-se de sistema de gestão integrado e sistemas de inteligência empresarial Elabora programas turísticos, cronogramas de viagens e informação turística.

Planeja roteiros turísticos e estabelece parcerias para viabilizá-los Organiza a logística terrestre, aérea e aquaviária.

Elabora plano de negócios e plano de marketing turístico, estabelecendo estratégias comerciais, definindo preços de produtos e serviços e formas de pagamento.

Elabora projetos e programas turísticos, culturais e ambientais bem como planos de lazer e de entretenimento Participa da elaboração de planos de manejo e de processo de licenciamento ambiental.

Coordena a elaboração de planos de uso de espaços e equipamentos públicos.

Desenvolve roteiros personalizados ao perfil e ao objetivo de indivíduos ou de grupos de turistas, programando passeios que aproveitem a região da melhor forma, otimizando o tempo, o conforto e a experiência dos usuários Identifica o potencial turístico de uma região, planejando e gerindo o turismo a partir de práticas orientadas para a sustentabilidade, considerando a inclusão social, os aspectos econômicos, políticos, culturais e sociais Executa planos de negócios, pesquisando, contatando e negociando com fornecedores, clientes e parceiros, firmando contratos de compras e de seguros.

Supervisiona contratos firmados, controla o histórico de reservas e acompanha o desenvolvimento das viagens, avaliando o desempenho dos parceiros Aprova orçamentos, eventos e campanhas de marketing, escolhendo produtos para veiculação de propaganda, definindo formas de divulgação e programando promoções Controla a divulgação de produtos e o retorno nas vendas.

Controla resultados, monitorando metas e indicadores de desempenho, avaliando vendas e margem de lucro analisando histórico dos resultados, monitorando projetos e eventos, avaliando relatórios, alterando produtos conforme oscilação de custos e de preço final.

Presta contas a superiores, apresentando relatórios de acompanhamento das atividades Adequa estratégias e planos Supervisiona contratos de serviços turísticos.

Coordena equipes de trabalho, selecionando e orientando seus membros Capacita pessoas envolvidas Pode elaborar conteúdo programático para treinamento em turismo.

Realiza atividades de controle de garantia de qualidade de produtos e serviços turísticos, solicita pesquisa de satisfação do cliente e analisa os resultados, zelando pelo funcionamento e pela imagem da organização Cobra a padronização dos serviços, realizando visitas de inspeção e corrigindo desvios Supervisiona a qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos, classificando estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos.

Realiza análise de mercado, acompanhando a concorrência, identificando tendências de mercado, analisando oferta e demanda turística, empregando sistemas de inteligência empresarial e de mercado Realiza pesquisas, identificando nichos de mercado, realizando diagnósticos do setor, inventariando oferta turística, identificando público-alvo, avaliando impactos socioambientais e econômicos Realiza ações de comunicação externa, recebendo visitantes, atendendo a franqueados e parceiros, concedendo entrevistas, representando a empresa em eventos, visitando parceiros e participando de feiras nacionais e internacionais, emitindo declaração de interesse e relevância turística, coordenando cerimonial Pode lecionar em instituições de ensino técnico que oferecem cursos de turismo ou a ele correlacionados, caso seja portador de licenciatura.

Funções do Turismólogo

O profissional Analista de Turismo (turismólogo) deve demonstrar competências pessoais, realizar pesquisas, comunicar-se, coordenar equipes, analisar mercado, produzir resultados, garantir qualidade de produtos e serviços, definir planos, políticas e diretrizes, traçar plano operacional, executar planos de negócios.

Condições de trabalho da profissão

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.

Atividades exercidas por um Turismólogo

Um Turismólogo deve elaborar programas turísticos, demonstrar visão de mercado, controlar divulgação de produtos, calcular retorno de investimento, monitorar projetos, gerir custos, demonstrar criatividade, programar promoções, zelar pelo funcionamento da organização, participar de processo de licenciamento ambiental, decidir políticas de comissionamento, atender a franqueados e parceiros, alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final, planejar logística terrestre, aérea e aquaviária, demonstrar confiabilidade, fixar metas, supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos, identificar público alvo, informar-se da situação da organização, contatar fornecedores, fomentar o envolvimento da sociedade, participar da elaboração de planos de manejo, monitorar eventos, realizar diagnósticos turísticos, definir políticas de segurança, demonstrar objetividade, selecionar equipes, demonstrar flexibilidade, elaborar plano de marketing turístico, conceder entrevistas, definir indicadores de desempenho, comparar condições da concorrência, analisar oferta e demanda turística, gerir informação turística, elaborar plano de negócios, firmar contratos de seguros, elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo, inventariar oferta turística, avaliar impactos socioambientais e econômicos, elaborar planos de turismo, assessorar a realização de eventos, avaliar vendas, gerir recursos materiais e financeiros, prestar contas a superiores, capacitar equipes, negociar com fornecedores, clientes e parceiros, estabelecer preços de produtos e serviços, escolher produtos para promoção, definir prioridades, visitar parceiros, emitir declaração de interesse e relevância turística, demonstrar fluência em outro idioma, trabalhar em equipe, avaliar margem de lucros, monitorar metas, elaborar cronogramas de viagens, zelar pela imagem da organização, representar empresa em eventos, escolher formas de divulgação, coordenar elaboração de planos de uso público, demonstrar agilidade, aprovar orçamentos, coordenar programas de sensibilização em comunidades, avaliar relatórios, cobrar padronização de produtos e serviços, definir tipos e quantidade de auditorias, escolher produtos para veiculação, programar eventos, definir estratégias de marketing, elaborar planos de desenvolvimento local, participar de feiras nacionais e internacionais, capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo, acompanhar concorrência, receber visitantes, visualizar futuro, prestar consultoria e auditoria, elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais, classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos, definir objetivos, orientar equipes, demonstrar proatividade, demonstrar liderança, solicitar pesquisa de satisfação do cliente, estabelecer formas de pagamento, avaliar desempenho de equipes, implementar projetos, detectar tendências de mercado, elaborar planos de lazer e entretenimento, implementar parcerias, avaliar desempenho dos parceiros, gerir reuniões participativas, firmar contratos de compras, identificar os atores sociais envolvidos, analisar pontos turísticos, monitorar indicadores de desempenho, corrigir desvios, definir estratégias de vendas, organizar eventos, coordenar cerimonial, elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo, estabelecer relações institucionais, realizar visitas de inspeção, analisar pesquisa de satisfação do cliente, emitir pareceres e laudos técnicos, analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico, captar eventos, pesquisar fornecedores, adequar estratégias e planos, definir políticas de qualidade, demonstrar poder de convencimento, demonstrar dinamismo, planejar eventos, aprovar campanhas de marketing, tomar decisões, supervisionar contratos de serviços turísticos, estabelecer parcerias, elaborar orçamentos, analisar legislação pertinente, captar recursos, patrocínios e apoio, identificar nichos de mercado, avaliar comportamento dos resultados, acompanhar desenvolvimento das viagens, articular com os atores sociais envolvidos, planejar roteiros turísticos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Analista de Turismo (turismólogo) ficou em 7.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Analista de Turismo (turismólogo) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação que ficou em 7.30% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Analista de Turismo (turismólogo) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Analista de Turismo (turismólogo) ficou em 3.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação 2025

O salário de Analista de Turismo (turismólogo) mostrado aqui é resultado do levantamento de 225 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Analista de Turismo (turismólogo) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Analista de Turismo (turismólogo) CBO 122520 salário