O dissídio de Analista de Turismo (turismólogo) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 122520 no cargo de Analista de Turismo (turismólogo).
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 4.044,49
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
79 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 3.610,90
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
30 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Hotéis
R$ 3.476,93
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Agências de Viagens
71 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Turismólogo Pesquisa, planeja, organiza, promove e divulga atividades de turismo Elabora e implementa roteiros para promover o destino turístico que corresponda às expectativas e às necessidades dos visitantes.
Realiza a gestão de negócios voltados para o mercado de turismo e entretenimento, fazendo a gestão de pessoas, o acompanhamento de projetos, a definição de novos serviços e a comercialização Organiza eventos, identificando expectativas dos participantes, realizando planejamento e administração adequada dos recursos Faz análise dos patrimônios históricos, culturais e possíveis atividades a serem realizadas, definindo a infraestrutura necessária para receber os visitantes de forma sustentável.
Pode atuar no setor público, em Secretarias de Turismo, divulgando patrimônios históricos ou cuidando do calendário de eventos Cumpre normas de conformidade legal e jurídica
O que faz um Analista de Turismo (turismólogo)
O Turismólogo elabora políticas públicas de desenvolvimento do turismo, analisando legislação pertinente, elaborando planos e políticas públicas de desenvolvimento de turismo local, regional e internacional Incentiva a participação da comunidade no turismo local.
Pode atuar no setor público, em secretarias de turismo, divulgando patrimônios históricos e culturais ou cuidando do calendário de eventos.
Traça plano operacional, utilizando-se de sistema de gestão integrado e sistemas de inteligência empresarial Elabora programas turísticos, cronogramas de viagens e informação turística.
Planeja roteiros turísticos e estabelece parcerias para viabilizá-los Organiza a logística terrestre, aérea e aquaviária.
Elabora plano de negócios e plano de marketing turístico, estabelecendo estratégias comerciais, definindo preços de produtos e serviços e formas de pagamento.
Elabora projetos e programas turísticos, culturais e ambientais bem como planos de lazer e de entretenimento Participa da elaboração de planos de manejo e de processo de licenciamento ambiental.
Coordena a elaboração de planos de uso de espaços e equipamentos públicos.
Desenvolve roteiros personalizados ao perfil e ao objetivo de indivíduos ou de grupos de turistas, programando passeios que aproveitem a região da melhor forma, otimizando o tempo, o conforto e a experiência dos usuários Identifica o potencial turístico de uma região, planejando e gerindo o turismo a partir de práticas orientadas para a sustentabilidade, considerando a inclusão social, os aspectos econômicos, políticos, culturais e sociais Executa planos de negócios, pesquisando, contatando e negociando com fornecedores, clientes e parceiros, firmando contratos de compras e de seguros.
Supervisiona contratos firmados, controla o histórico de reservas e acompanha o desenvolvimento das viagens, avaliando o desempenho dos parceiros Aprova orçamentos, eventos e campanhas de marketing, escolhendo produtos para veiculação de propaganda, definindo formas de divulgação e programando promoções Controla a divulgação de produtos e o retorno nas vendas.
Controla resultados, monitorando metas e indicadores de desempenho, avaliando vendas e margem de lucro analisando histórico dos resultados, monitorando projetos e eventos, avaliando relatórios, alterando produtos conforme oscilação de custos e de preço final.
Presta contas a superiores, apresentando relatórios de acompanhamento das atividades Adequa estratégias e planos Supervisiona contratos de serviços turísticos.
Coordena equipes de trabalho, selecionando e orientando seus membros Capacita pessoas envolvidas Pode elaborar conteúdo programático para treinamento em turismo.
Realiza atividades de controle de garantia de qualidade de produtos e serviços turísticos, solicita pesquisa de satisfação do cliente e analisa os resultados, zelando pelo funcionamento e pela imagem da organização Cobra a padronização dos serviços, realizando visitas de inspeção e corrigindo desvios Supervisiona a qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos, classificando estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos.
Realiza análise de mercado, acompanhando a concorrência, identificando tendências de mercado, analisando oferta e demanda turística, empregando sistemas de inteligência empresarial e de mercado Realiza pesquisas, identificando nichos de mercado, realizando diagnósticos do setor, inventariando oferta turística, identificando público-alvo, avaliando impactos socioambientais e econômicos Realiza ações de comunicação externa, recebendo visitantes, atendendo a franqueados e parceiros, concedendo entrevistas, representando a empresa em eventos, visitando parceiros e participando de feiras nacionais e internacionais, emitindo declaração de interesse e relevância turística, coordenando cerimonial Pode lecionar em instituições de ensino técnico que oferecem cursos de turismo ou a ele correlacionados, caso seja portador de licenciatura.
Funções do Turismólogo
O profissional Analista de Turismo (turismólogo) deve produzir resultados, demonstrar competências pessoais, analisar mercado, traçar plano operacional, coordenar equipes, definir planos, políticas e diretrizes, comunicar-se, garantir qualidade de produtos e serviços, executar planos de negócios, realizar pesquisas.
Condições de trabalho da profissão
Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.
Atividades exercidas por um Turismólogo
Um Turismólogo deve elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo, demonstrar liderança, avaliar desempenho de equipes, planejar eventos, escolher formas de divulgação, articular com os atores sociais envolvidos, assessorar a realização de eventos, orientar equipes, emitir declaração de interesse e relevância turística, avaliar relatórios, avaliar vendas, participar de processo de licenciamento ambiental, acompanhar desenvolvimento das viagens, gerir informação turística, gerir custos, organizar eventos, tomar decisões, avaliar desempenho dos parceiros, estabelecer formas de pagamento, fixar metas, supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos, analisar oferta e demanda turística, monitorar eventos, definir tipos e quantidade de auditorias, selecionar equipes, definir objetivos, identificar os atores sociais envolvidos, fomentar o envolvimento da sociedade, demonstrar poder de convencimento, participar de feiras nacionais e internacionais, negociar com fornecedores, clientes e parceiros, coordenar elaboração de planos de uso público, elaborar planos de desenvolvimento local, elaborar orçamentos, visitar parceiros, capacitar equipes, demonstrar visão de mercado, identificar público alvo, analisar pesquisa de satisfação do cliente, zelar pelo funcionamento da organização, emitir pareceres e laudos técnicos, aprovar campanhas de marketing, coordenar cerimonial, implementar projetos, gerir reuniões participativas, contatar fornecedores, aprovar orçamentos, captar recursos, patrocínios e apoio, demonstrar criatividade, estabelecer parcerias, avaliar margem de lucros, definir políticas de qualidade, estabelecer relações institucionais, demonstrar objetividade, demonstrar confiabilidade, escolher produtos para veiculação, cobrar padronização de produtos e serviços, participar da elaboração de planos de manejo, corrigir desvios, decidir políticas de comissionamento, definir estratégias de vendas, planejar roteiros turísticos, elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais, detectar tendências de mercado, elaborar plano de marketing turístico, demonstrar fluência em outro idioma, definir indicadores de desempenho, implementar parcerias, programar promoções, conceder entrevistas, demonstrar flexibilidade, zelar pela imagem da organização, captar eventos, definir políticas de segurança, informar-se da situação da organização, definir prioridades, coordenar programas de sensibilização em comunidades, identificar nichos de mercado, comparar condições da concorrência, elaborar cronogramas de viagens, demonstrar agilidade, firmar contratos de seguros, supervisionar contratos de serviços turísticos, estabelecer preços de produtos e serviços, firmar contratos de compras, alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final, analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico, monitorar indicadores de desempenho, avaliar comportamento dos resultados, visualizar futuro, escolher produtos para promoção, elaborar planos de turismo, realizar diagnósticos turísticos, monitorar projetos, controlar divulgação de produtos, demonstrar dinamismo, solicitar pesquisa de satisfação do cliente, acompanhar concorrência, capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo, gerir recursos materiais e financeiros, demonstrar proatividade, representar empresa em eventos, prestar consultoria e auditoria, prestar contas a superiores, programar eventos, analisar legislação pertinente, atender a franqueados e parceiros, trabalhar em equipe, analisar pontos turísticos, elaborar programas turísticos, elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo, calcular retorno de investimento, realizar visitas de inspeção, elaborar plano de negócios, receber visitantes, elaborar planos de lazer e entretenimento, avaliar impactos socioambientais e econômicos, planejar logística terrestre, aérea e aquaviária, adequar estratégias e planos, inventariar oferta turística, pesquisar fornecedores, classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos, monitorar metas, definir estratégias de marketing.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Analista de Turismo (turismólogo) ficou em 4.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Analista de Turismo (turismólogo) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação que ficou em 4.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Analista de Turismo (turismólogo) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Analista de Turismo (turismólogo) ficou em 5.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação 2025
O salário de Analista de Turismo (turismólogo) mostrado aqui é resultado do levantamento de 225 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Analista de Turismo (turismólogo) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: