O dissídio de Administrador de Arquivos 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261305 no cargo de Administrador de Arquivos.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 3.280,56

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.745 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belém - PA

R$ 2.321,63

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Barueri - SP

787 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Pesquisa e Desenvolvimento Experimental em Ciências Físicas e Naturais

R$ 5.250,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Locação de Mão-De-Obra Temporária

1.324 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Arquivista Organiza e avalia documentação de arquivos institucionais e pessoais, bem como elabora plano de classificação, codificação, conservação e preservação do acervo, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos e gerencia o armazenamento e a sua conservação.

Promove o acesso à informação, gerenciando as atividades de consulta Atende e orienta usuários, realizando e fiscalizando o empréstimo de documentos Planeja e realiza atividades técnicas e administrativas, orienta a implantação de unidade arquivística.

Prepara material de divulgação, sensibilizando gestores e funcionários sobre a importância do arquivo, entre outras ações Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Administrador de Arquivos

O Arquivista organiza, avalia e autentica documentação de arquivos institucionais e pessoais, elaborando plano de classificação de documentos históricos, científicos e outros, descrevendo a forma e conteúdo dos documentos, codificando-os, decidindo o suporte de registro da informação, registrando-os, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos, elaborando tabelas de temporalidade e plano de destinação de documentos, identificando a produção e o fluxo documental, para estruturar, adequadamente, os sistemas de armazenamento e busca da informação.

Cria e mantém arquivos digitais, como apoio às atividades de arquivística.

Gerencia depósitos de armazenamento, diagnosticando a situação dos arquivos, selecionando documentos para guarda intermediária, guarda permanente e descarte, para assegurar o controle dos documentos arquivados, a preservação, a conservação e o descarte Identifica competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realiza pesquisa histórica e administrativa Promove o acesso à informação, apoiando e gerenciando as atividades de consulta, provendo sistemas de recuperação de informações, atendendo e orientando usuários quanto ao uso de equipamentos e banco de dados.

Realiza e fiscaliza o empréstimo de documentos, visando facilitar a consulta Fiscaliza a aplicação de direitos autorais, verifica a reprodução e emite certidões sobre documentos de arquivos.

Conserva documentação e acervos, orientando usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio e higiene dos documentos.

Avalia o estado de conservação e desenvolve programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, a fim de evitar a deterioração do acervo Armazena e acondiciona documentos e acervos.

Supervisiona trabalhos de restauração.

Define migração para outro tipo de suporte Planeja atividades técnicas e administrativas, como a alteração do suporte da informação, os programas de conservação preventiva, a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, entre outras Orienta as atividades técnicas, elaborando e implantando normas e procedimentos técnicos, autorizando a eliminação de documentos públicos e privados, produzindo vocabulários controlados (tesauros).

Orienta a organização, coordena políticas públicas e considera aspectos jurídicos relativos à constituição de arquivos Capacita profissionais de arquivos, pessoal técnico e administrativo e orienta estagiários Supervisiona a implantação do programa de gestão de documentação.

Participa da política de criação e implantação de instituições arquivísticas, assessorando a implantação de novas instituições, propondo a criação ou alteração de legislação arquivística Orienta critérios para o recolhimento e custódia de acervos.

Participa da definição de políticas públicas de arquivos Realiza atividades técnicas e administrativas, solicitando a compra de materiais, a manutenção de equipamentos, entre outras Elabora laudos, pareceres técnicos e administrativos, redige a correspondência oficial, efetua levantamento estatístico de frequência e elabora relatórios técnicos.

Pode representar oficialmente a instituição Realiza o acompanhamento técnico de projeto financiado, prestando contas dos financiamentos e elaborando o relatório técnico Prepara material de divulgação institucional para diferentes mídias, sensibilizando gestores e funcionários de entidades públicas e privadas sobre a importância do arquivo, entre outras ações.

Prepara material, desenvolve e coordena ações educativas e culturais, ministrando cursos e palestras, preparando material educativo Participa de palestras, convênios e reuniões científicas, a fim de manter o intercâmbio com profissionais de outras instituições Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Arquivista

O profissional Administrador de Arquivos deve planejar atividades técnico-administrativas, comunicar-se, preparar ações educativas e/ou culturais, administrar atividades patrocinadas, organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, realizar atividades técnico-administrativas, participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas, orientar a implantação de atividades técnicas, conservar acervos, dar acesso À informação, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.

Atividades exercidas por um Arquivista

Um Arquivista deve participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, solicitar compras de materiais e equipamentos, participar de conselhos profissionais, considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos, emitir certidões sobre documentos de arquivo, levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos, elaborar projeto para captar recursos, planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, produzir vocabulários controlados/thesaurus, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, classificar documentos de arquivo, identificar a produção e o fluxo documental, construir laudos/pareceres técnicos e administrativos, acondicionar documentos/acervos, orientar estagiários, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realizar pesquisa histórica e administrativa, avaliar documentação, elaborar plano de classificação, assessorar a implantação de novas instituições, planejar a implantação de programas de gestão de documentos, autorizar a eliminação de documentos públicos, assessorar o projeto arquitetônico do arquivo, recolher documentos para guarda permanente, gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos, ministrar cursos e palestras, coordenar as políticas públicas de arquivos, pesquisar materiais de conservação, planejar ações educativas e/ou culturais, estabelecer diálogo com usuário, preparar materiais, atividades e palestras para o público interno, acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico, autenticar reprodução de documentos de arquivo, planejar sistemas de documentação museológica, solicitar manutenção de equipamentos, apoiar as atividades de consulta, planejar a alteração do suporte da informação, realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados, identificar fundos de arquivos, armazenar documentos/acervos, supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos, planejar a ocupação das instalações físicas, solicitar a contratação de serviços de terceiros, atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente, trabalhar interdisciplinarmente, higienizar documentos/acervos, participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo, sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos, registrar documentos de arquivo, elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado, atender usuários, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, implantar procedimentos de arquivo, diagnosticar o estado de conservação do acervo, gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente, participar de palestras, convênios e reuniões científicas, planejar sistema de recuperação de informação, ordenar documentos, conhecer a legislação da área de atuação, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, atualizar-se, preparar material educativo, transferir documentos para guarda intermediária, definir a tipologia do documento, diagnosticar a situação dos arquivos, prestar contas dos financiamentos, formular instrumentos de pesquisa, monitorar programas de conservação preventiva, desenvolver ações educativas e/ou culturais, decidir o suporte do registro de informação, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo, preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, ser meticuloso, construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos, redigir a correspondência oficial, preparar visitas técnicas, gerenciar atividades de consulta, trabalhar em equipe, escrever trabalhos técnicos e científicos, executar o programa de gestão de documentos de arquivos, tomar parte da política de captação de recursos da instituição, orientar a organização de arquivos correntes, formar biblioteca de apoio às atividades técnicas, participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus, capacitar pessoal técnico-administrativo, proceder com flexibilidade, evidenciar senso de organização, propor a criação ou alteração da legislação arquivística, codificar documentos de arquivo, gerir depósitos de armazenamento, planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução, apresentar trabalhos técnicos e científicos, proceder de acordo com códigos de ética da profissão, consultar normas internacionais de descrição arquivística, negociar recursos e patrocinadores, negociar parcerias e produtos, acompanhar a eliminação do documento descartado, planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos, representar oficialmente a instituição, descrever o do documento (forma e conteúdo), fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, coordenar ações educativas e/ou culturais, desenvolver acuidade espacial, controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, descartar documentos de arquivo, desenvolver raciocínio lógico e abstrato, estabelecer plano de destinação de documentos, desenvolver percepção aguçada, monitorar as condições ambientais, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, estabelecer procedimentos de segurança do acervo, participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos, disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação, supervisionar trabalhos de restauração, orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, definir migração para outro tipo de suporte, proceder com criatividade, divulgar o acervo, elaborar tabelas de temporalidade, realizar empréstimos de documentos e acervos, classificar documentos por grau de sigilo, administrar prazos, manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres, planejar programas de conservação preventiva, produzir normas e procedimentos técnicos, orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Administrador de Arquivos ficou em 7.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Administrador de Arquivos e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Arquivistas e museólogos que ficou em 7.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Administrador de Arquivos em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Administrador de Arquivos ficou em 8.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Arquivistas e museólogos 2025

O salário de Administrador de Arquivos mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.242 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Arquivistas e museólogos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Administrador de Arquivos com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Administrador de Arquivos CBO 261305 salário