O dissídio de Administrador de Arquivos 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261305 no cargo de Administrador de Arquivos.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 3.280,56

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.745 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belém - PA

R$ 2.321,63

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Barueri - SP

787 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Pesquisa e Desenvolvimento Experimental em Ciências Físicas e Naturais

R$ 5.250,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Locação de Mão-De-Obra Temporária

1.324 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Arquivista Organiza e avalia documentação de arquivos institucionais e pessoais, bem como elabora plano de classificação, codificação, conservação e preservação do acervo, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos e gerencia o armazenamento e a sua conservação.

Promove o acesso à informação, gerenciando as atividades de consulta Atende e orienta usuários, realizando e fiscalizando o empréstimo de documentos Planeja e realiza atividades técnicas e administrativas, orienta a implantação de unidade arquivística.

Prepara material de divulgação, sensibilizando gestores e funcionários sobre a importância do arquivo, entre outras ações Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Administrador de Arquivos

O Arquivista organiza, avalia e autentica documentação de arquivos institucionais e pessoais, elaborando plano de classificação de documentos históricos, científicos e outros, descrevendo a forma e conteúdo dos documentos, codificando-os, decidindo o suporte de registro da informação, registrando-os, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos, elaborando tabelas de temporalidade e plano de destinação de documentos, identificando a produção e o fluxo documental, para estruturar, adequadamente, os sistemas de armazenamento e busca da informação.

Cria e mantém arquivos digitais, como apoio às atividades de arquivística.

Gerencia depósitos de armazenamento, diagnosticando a situação dos arquivos, selecionando documentos para guarda intermediária, guarda permanente e descarte, para assegurar o controle dos documentos arquivados, a preservação, a conservação e o descarte Identifica competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realiza pesquisa histórica e administrativa Promove o acesso à informação, apoiando e gerenciando as atividades de consulta, provendo sistemas de recuperação de informações, atendendo e orientando usuários quanto ao uso de equipamentos e banco de dados.

Realiza e fiscaliza o empréstimo de documentos, visando facilitar a consulta Fiscaliza a aplicação de direitos autorais, verifica a reprodução e emite certidões sobre documentos de arquivos.

Conserva documentação e acervos, orientando usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio e higiene dos documentos.

Avalia o estado de conservação e desenvolve programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, a fim de evitar a deterioração do acervo Armazena e acondiciona documentos e acervos.

Supervisiona trabalhos de restauração.

Define migração para outro tipo de suporte Planeja atividades técnicas e administrativas, como a alteração do suporte da informação, os programas de conservação preventiva, a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, entre outras Orienta as atividades técnicas, elaborando e implantando normas e procedimentos técnicos, autorizando a eliminação de documentos públicos e privados, produzindo vocabulários controlados (tesauros).

Orienta a organização, coordena políticas públicas e considera aspectos jurídicos relativos à constituição de arquivos Capacita profissionais de arquivos, pessoal técnico e administrativo e orienta estagiários Supervisiona a implantação do programa de gestão de documentação.

Participa da política de criação e implantação de instituições arquivísticas, assessorando a implantação de novas instituições, propondo a criação ou alteração de legislação arquivística Orienta critérios para o recolhimento e custódia de acervos.

Participa da definição de políticas públicas de arquivos Realiza atividades técnicas e administrativas, solicitando a compra de materiais, a manutenção de equipamentos, entre outras Elabora laudos, pareceres técnicos e administrativos, redige a correspondência oficial, efetua levantamento estatístico de frequência e elabora relatórios técnicos.

Pode representar oficialmente a instituição Realiza o acompanhamento técnico de projeto financiado, prestando contas dos financiamentos e elaborando o relatório técnico Prepara material de divulgação institucional para diferentes mídias, sensibilizando gestores e funcionários de entidades públicas e privadas sobre a importância do arquivo, entre outras ações.

Prepara material, desenvolve e coordena ações educativas e culturais, ministrando cursos e palestras, preparando material educativo Participa de palestras, convênios e reuniões científicas, a fim de manter o intercâmbio com profissionais de outras instituições Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Arquivista

O profissional Administrador de Arquivos deve organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, preparar ações educativas e/ou culturais, demonstrar competências pessoais, realizar atividades técnico-administrativas, planejar atividades técnico-administrativas, conservar acervos, dar acesso À informação, comunicar-se, orientar a implantação de atividades técnicas, administrar atividades patrocinadas, participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Condições de trabalho da profissão

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.

Atividades exercidas por um Arquivista

Um Arquivista deve ser meticuloso, construir laudos/pareceres técnicos e administrativos, levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos, planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos, produzir normas e procedimentos técnicos, identificar fundos de arquivos, participar de palestras, convênios e reuniões científicas, preparar materiais, atividades e palestras para o público interno, planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução, desenvolver acuidade espacial, solicitar manutenção de equipamentos, codificar documentos de arquivo, manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres, formar biblioteca de apoio às atividades técnicas, negociar recursos e patrocinadores, estabelecer diálogo com usuário, planejar programas de conservação preventiva, controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, assessorar o projeto arquitetônico do arquivo, escrever trabalhos técnicos e científicos, preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, atualizar-se, disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, consultar normas internacionais de descrição arquivística, proceder de acordo com códigos de ética da profissão, divulgar o acervo, atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, formular instrumentos de pesquisa, orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente, planejar a alteração do suporte da informação, planejar a ocupação das instalações físicas, orientar estagiários, acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico, descrever o do documento (forma e conteúdo), negociar parcerias e produtos, gerir depósitos de armazenamento, descartar documentos de arquivo, capacitar pessoal técnico-administrativo, recolher documentos para guarda permanente, desenvolver ações educativas e/ou culturais, planejar a implantação de programas de gestão de documentos, diagnosticar a situação dos arquivos, supervisionar trabalhos de restauração, executar o programa de gestão de documentos de arquivos, emitir certidões sobre documentos de arquivo, elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado, diagnosticar o estado de conservação do acervo, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, produzir vocabulários controlados/thesaurus, definir a tipologia do documento, autenticar reprodução de documentos de arquivo, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos, transferir documentos para guarda intermediária, participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros, proceder com criatividade, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, armazenar documentos/acervos, participar de conselhos profissionais, avaliar documentação, construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos, assessorar a implantação de novas instituições, redigir a correspondência oficial, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, higienizar documentos/acervos, preparar material educativo, apresentar trabalhos técnicos e científicos, autorizar a eliminação de documentos públicos, decidir o suporte do registro de informação, solicitar a contratação de serviços de terceiros, orientar a organização de arquivos correntes, trabalhar em equipe, planejar sistema de recuperação de informação, desenvolver percepção aguçada, fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, realizar pesquisa histórica e administrativa, prestar contas dos financiamentos, implantar procedimentos de arquivo, evidenciar senso de organização, representar oficialmente a instituição, identificar a produção e o fluxo documental, definir migração para outro tipo de suporte, participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, registrar documentos de arquivo, participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo, classificar documentos por grau de sigilo, acondicionar documentos/acervos, gerenciar atividades de consulta, planejar sistemas de documentação museológica, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo, considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos, propor a criação ou alteração da legislação arquivística, administrar prazos, apoiar as atividades de consulta, tomar parte da política de captação de recursos da instituição, classificar documentos de arquivo, ministrar cursos e palestras, preparar visitas técnicas, acompanhar a eliminação do documento descartado, gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos, participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus, conhecer a legislação da área de atuação, supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos, orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos, realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados, desenvolver raciocínio lógico e abstrato, elaborar projeto para captar recursos, realizar empréstimos de documentos e acervos, estabelecer plano de destinação de documentos, proceder com flexibilidade, coordenar ações educativas e/ou culturais, planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, trabalhar interdisciplinarmente, ordenar documentos, coordenar as políticas públicas de arquivos, monitorar as condições ambientais, estabelecer procedimentos de segurança do acervo, elaborar tabelas de temporalidade, planejar ações educativas e/ou culturais, solicitar compras de materiais e equipamentos, atender usuários, pesquisar materiais de conservação, elaborar plano de classificação, monitorar programas de conservação preventiva.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Administrador de Arquivos ficou em 6.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Administrador de Arquivos e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Arquivistas e museólogos que ficou em 6.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Administrador de Arquivos em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Administrador de Arquivos ficou em 5.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Arquivistas e museólogos 2025

O salário de Administrador de Arquivos mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.242 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Arquivistas e museólogos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Administrador de Arquivos com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Administrador de Arquivos CBO 261305 salário