O dissídio de Administrador de Arquivos 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261305 no cargo de Administrador de Arquivos.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 3.280,56

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.745 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belém - PA

R$ 2.321,63

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Barueri - SP

787 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Pesquisa e Desenvolvimento Experimental em Ciências Físicas e Naturais

R$ 5.250,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Locação de Mão-De-Obra Temporária

1.324 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Arquivista Organiza e avalia documentação de arquivos institucionais e pessoais, bem como elabora plano de classificação, codificação, conservação e preservação do acervo, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos e gerencia o armazenamento e a sua conservação.

Promove o acesso à informação, gerenciando as atividades de consulta Atende e orienta usuários, realizando e fiscalizando o empréstimo de documentos Planeja e realiza atividades técnicas e administrativas, orienta a implantação de unidade arquivística.

Prepara material de divulgação, sensibilizando gestores e funcionários sobre a importância do arquivo, entre outras ações Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Administrador de Arquivos

O Arquivista organiza, avalia e autentica documentação de arquivos institucionais e pessoais, elaborando plano de classificação de documentos históricos, científicos e outros, descrevendo a forma e conteúdo dos documentos, codificando-os, decidindo o suporte de registro da informação, registrando-os, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos, elaborando tabelas de temporalidade e plano de destinação de documentos, identificando a produção e o fluxo documental, para estruturar, adequadamente, os sistemas de armazenamento e busca da informação.

Cria e mantém arquivos digitais, como apoio às atividades de arquivística.

Gerencia depósitos de armazenamento, diagnosticando a situação dos arquivos, selecionando documentos para guarda intermediária, guarda permanente e descarte, para assegurar o controle dos documentos arquivados, a preservação, a conservação e o descarte Identifica competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realiza pesquisa histórica e administrativa Promove o acesso à informação, apoiando e gerenciando as atividades de consulta, provendo sistemas de recuperação de informações, atendendo e orientando usuários quanto ao uso de equipamentos e banco de dados.

Realiza e fiscaliza o empréstimo de documentos, visando facilitar a consulta Fiscaliza a aplicação de direitos autorais, verifica a reprodução e emite certidões sobre documentos de arquivos.

Conserva documentação e acervos, orientando usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio e higiene dos documentos.

Avalia o estado de conservação e desenvolve programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, a fim de evitar a deterioração do acervo Armazena e acondiciona documentos e acervos.

Supervisiona trabalhos de restauração.

Define migração para outro tipo de suporte Planeja atividades técnicas e administrativas, como a alteração do suporte da informação, os programas de conservação preventiva, a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, entre outras Orienta as atividades técnicas, elaborando e implantando normas e procedimentos técnicos, autorizando a eliminação de documentos públicos e privados, produzindo vocabulários controlados (tesauros).

Orienta a organização, coordena políticas públicas e considera aspectos jurídicos relativos à constituição de arquivos Capacita profissionais de arquivos, pessoal técnico e administrativo e orienta estagiários Supervisiona a implantação do programa de gestão de documentação.

Participa da política de criação e implantação de instituições arquivísticas, assessorando a implantação de novas instituições, propondo a criação ou alteração de legislação arquivística Orienta critérios para o recolhimento e custódia de acervos.

Participa da definição de políticas públicas de arquivos Realiza atividades técnicas e administrativas, solicitando a compra de materiais, a manutenção de equipamentos, entre outras Elabora laudos, pareceres técnicos e administrativos, redige a correspondência oficial, efetua levantamento estatístico de frequência e elabora relatórios técnicos.

Pode representar oficialmente a instituição Realiza o acompanhamento técnico de projeto financiado, prestando contas dos financiamentos e elaborando o relatório técnico Prepara material de divulgação institucional para diferentes mídias, sensibilizando gestores e funcionários de entidades públicas e privadas sobre a importância do arquivo, entre outras ações.

Prepara material, desenvolve e coordena ações educativas e culturais, ministrando cursos e palestras, preparando material educativo Participa de palestras, convênios e reuniões científicas, a fim de manter o intercâmbio com profissionais de outras instituições Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Arquivista

O profissional Administrador de Arquivos deve participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas, planejar atividades técnico-administrativas, preparar ações educativas e/ou culturais, demonstrar competências pessoais, conservar acervos, administrar atividades patrocinadas, orientar a implantação de atividades técnicas, dar acesso À informação, organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, realizar atividades técnico-administrativas, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.

Atividades exercidas por um Arquivista

Um Arquivista deve orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos, monitorar as condições ambientais, evidenciar senso de organização, estabelecer procedimentos de segurança do acervo, realizar pesquisa histórica e administrativa, proceder com criatividade, redigir a correspondência oficial, trabalhar em equipe, classificar documentos por grau de sigilo, avaliar documentação, preparar visitas técnicas, escrever trabalhos técnicos e científicos, desenvolver ações educativas e/ou culturais, construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos, executar o programa de gestão de documentos de arquivos, preparar material educativo, ordenar documentos, capacitar pessoal técnico-administrativo, assessorar o projeto arquitetônico do arquivo, realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados, planejar a alteração do suporte da informação, participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus, planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, transferir documentos para guarda intermediária, desenvolver acuidade espacial, ser meticuloso, gerir depósitos de armazenamento, produzir vocabulários controlados/thesaurus, sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos, produzir normas e procedimentos técnicos, acondicionar documentos/acervos, consultar normas internacionais de descrição arquivística, planejar a implantação de programas de gestão de documentos, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, planejar sistema de recuperação de informação, fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, autorizar a eliminação de documentos públicos, construir laudos/pareceres técnicos e administrativos, apresentar trabalhos técnicos e científicos, negociar recursos e patrocinadores, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, proceder com flexibilidade, definir a tipologia do documento, planejar ações educativas e/ou culturais, conhecer a legislação da área de atuação, acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico, representar oficialmente a instituição, supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos, manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres, propor a criação ou alteração da legislação arquivística, participar de palestras, convênios e reuniões científicas, administrar prazos, disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo, realizar empréstimos de documentos e acervos, classificar documentos de arquivo, formar biblioteca de apoio às atividades técnicas, orientar estagiários, desenvolver raciocínio lógico e abstrato, elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado, planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução, participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos, gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos, gerenciar atividades de consulta, descrever o do documento (forma e conteúdo), levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos, estabelecer diálogo com usuário, atualizar-se, negociar parcerias e produtos, armazenar documentos/acervos, monitorar programas de conservação preventiva, atender usuários, participar de conselhos profissionais, assessorar a implantação de novas instituições, emitir certidões sobre documentos de arquivo, decidir o suporte do registro de informação, orientar a organização de arquivos correntes, trabalhar interdisciplinarmente, implantar procedimentos de arquivo, formular instrumentos de pesquisa, proceder de acordo com códigos de ética da profissão, registrar documentos de arquivo, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, estabelecer plano de destinação de documentos, apoiar as atividades de consulta, coordenar as políticas públicas de arquivos, tomar parte da política de captação de recursos da instituição, planejar sistemas de documentação museológica, pesquisar materiais de conservação, atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente, recolher documentos para guarda permanente, diagnosticar o estado de conservação do acervo, participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo, desenvolver percepção aguçada, solicitar a contratação de serviços de terceiros, prestar contas dos financiamentos, higienizar documentos/acervos, considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, elaborar tabelas de temporalidade, preparar materiais, atividades e palestras para o público interno, autenticar reprodução de documentos de arquivo, identificar fundos de arquivos, planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos, definir migração para outro tipo de suporte, coordenar ações educativas e/ou culturais, solicitar compras de materiais e equipamentos, planejar programas de conservação preventiva, participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros, codificar documentos de arquivo, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, solicitar manutenção de equipamentos, diagnosticar a situação dos arquivos, identificar a produção e o fluxo documental, elaborar plano de classificação, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, descartar documentos de arquivo, preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, ministrar cursos e palestras, planejar a ocupação das instalações físicas, supervisionar trabalhos de restauração, elaborar projeto para captar recursos, gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente, divulgar o acervo, acompanhar a eliminação do documento descartado.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Administrador de Arquivos ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Administrador de Arquivos e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Arquivistas e museólogos que ficou em 5.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Administrador de Arquivos em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Administrador de Arquivos ficou em 3.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Arquivistas e museólogos 2025

O salário de Administrador de Arquivos mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.242 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Arquivistas e museólogos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Administrador de Arquivos com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Administrador de Arquivos CBO 261305 salário