O dissídio de Proprietário de Hotel – Empregador 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141505 no cargo de Proprietário de Hotel – Empregador.

Estado com maior salário médio

Alagoas

R$ 6.263,43

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

950 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 4.812,81

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

263 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Apart-Hotéis

R$ 9.007,86

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Hotéis

2.252 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de hotel Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de hotéis, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia e promove produtos e serviços em empresas de hospedagem, supervisionando os serviços de reservas, de recepção, de governança, de apoio e outros.

Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações Coordena áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões e outros meios de hospedagem Programa e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e instalações.

Administra recursos humanos e financeiros, gerencia compras, executa rotinas administrativas e presta assessoria Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental

O que faz um Proprietário de Hotel - Empregador

O Gerente de hotel planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas de hotelaria, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Gerencia serviços em hotéis e outros meios de hospedagem, definindo políticas de atendimento a clientes, supervisionando serviços de reservas, de recepção, de eventos, de governança, de apoio (manutenção, segurança e informática).

Supervisiona atividades de recreação e lazer, caso sejam oferecidas Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação dos clientes, tratando sugestões e reclamações.

Inspeciona a apresentação pessoal dos funcionários e controla desperdícios Promove vendas de produtos e serviços, analisando previsões de mercado, identificando segmentos de turismo, definindo produtos, serviços e preços, montando pacotes hoteleiros para atendimentos turísticos, de lazer, gastronômicos e de negócios, incluindo locação de salões de eventos.

Define políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, estabelecendo parcerias com outras empresas.

Representa a empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e comerciais, relacionando-se com a mídia Coordena as áreas operacionais de hotéis, definindo padrões de serviços e as prioridades de execução.

Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando a execução de obras.

Define a programação de atividades de lazer, recreação e eventos Administra a área de alimentos e bebidas, orientando o cardápio e a carta de bebidas, degustado alimentos e bebidas Supervisiona o estoque, as condições do armazenamento e a qualidade de alimentos e bebidas, controlando seus prazos de validade.

Administra pessoas, fornecendo meios para a garantia da segurança no trabalho, da saúde dos trabalhadores e da preservação ambiental Define equipes de trabalho, os critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de funcionários Define benefícios e planos de incentivo aos funcionários.

Avalia a necessidade, viabiliza, e monitora treinamentos Aprova escalas de serviços, férias e folgas.

Promove reuniões da equipe Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando fornecedores, elaborando cadastro, atendendo fornecedores, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento.

Autoriza compras Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos Administra recursos financeiros, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades e de aplicações financeiras.

Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Presta assessoria à diretoria da empresa, participando da elaboração do plano estratégico, da definição da política financeira da empresa, da elaboração de políticas de cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da avaliação da política de marketing e da elaboração de planos de emergência Propõe reformas das instalações.

Fomenta parcerias com órgãos públicos e privados e participa da promoção de ações sociais Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações visando ao incremento da produtividade.

Funções do Gerente de hotel

O profissional Proprietário de Hotel - Empregador deve gerenciar compras, administrar recursos financeiros, executar rotinas administrativas, gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes, demonstrar competências pessoais, administrar Área de alimentos e bebidas, administrar pessoal, prestar assessoria, promover vendas de produtos e serviços, coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.

Atividades exercidas por um Gerente de hotel

Um Gerente de hotel deve participar da promoção de ações sociais, definir parcerias com outras empresas, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, avaliar destinos, produtos e serviços prestados, propor investimentos, administrar conflitos, definir políticas de atendimento a clientes, controlar documentação, definir equipes de trabalho, pesquisar novas receitas, definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos, avaliar relatórios de atividades financeiras, avaliar produtos e serviços adquiridos, definir padrões de serviços em hotéis, promover reuniões da equipe, demonstrar dinamismo, controlar estoque do almoxarifado, acompanhar fluxo de caixa, definir benefícios aos funcionários, coordenar logística para recebimento de produtos, elaborar relatórios gerenciais, controlar qualidade dos serviços, elaborar carta de bebidas, participar da elaboração de normas e procedimentos, participar na elaboração do plano estratégico, propor reformas de instalações, atender fornecedores, definir critérios de avaliação dos serviços, supervisionar serviços de reservas, avaliar necessidade treinamento, supervisionar qualidade de alimentos e bebidas, avaliar relatórios de desempenho, supervisionar serviços de recepção, analisar previsões de mercado, relacionar-se com a mídia, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, elaborar orçamento, medir satisfação do cliente, demonstrar fluência verbal, atender auditorias, supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática), montar cadastro de fornecedores, programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações, degustar alimentos e bebidas, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, tratar sugestões e reclamações de clientes, criar planos de incentivo, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, identificar segmentos de turismo, supervisionar atividades de recreação e lazer, coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, definir critérios de seleção de pessoal, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, participar na definição da política financeira da empresa, demonstrar senso de organização, supervisionar estoque de alimentos e bebidas, supervisionar preparação de receitas, supervisionar serviços de eventos, coordenar execução de obras, monitorar treinamento de funcionários, definir prioridades de execução dos serviços, liderar equipes, participar na avaliação da política de marketing, elaborar cardápio, alocar recursos, controlar desperdícios, acompanhar aplicações financeiras, tomar decisões, demonstrar capacidade de negociação, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, controlar inventários, assumir responsabilidade, motivar equipes, supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas, autorizar compras, participar na elaboração de planos de emergência, negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, definir fornecedores, viabilizar treinamento, supervisionar serviços de governança, administrar andamento de questões trabalhistas, definir produtos, serviços e preços, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos), atender fiscalizações, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Proprietário de Hotel – Empregador ficou em 4.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Proprietário de Hotel – Empregador e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que ficou em 4.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Proprietário de Hotel – Empregador em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Proprietário de Hotel – Empregador ficou em 4.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação 2025

O salário de Proprietário de Hotel – Empregador mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.711 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Proprietário de Hotel – Empregador com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Proprietário de Hotel - Empregador CBO 141505 salário