O dissídio de Proprietário de Lanchonete – Empregador 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141515 no cargo de Proprietário de Lanchonete – Empregador.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 2.881,20

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

3.126 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 3.257,19

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.483 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de bar Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de bares ou de unidade de rede de franquia, por conta própria ou por representação do proprietário Gerencia e promove serviços, supervisionando as reservas, a recepção aos clientes, a produção na cozinha e bar, arrumação do salão e serviço aos clientes.

Controla a qualidade dos produtos e serviços, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações Coordena áreas operacionais da cozinha, bar e salão em bares e outros serviços semelhantes Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando sua execução.

Administra recursos humanos e financeiros, gerencia compras, executa rotinas administrativas e presta assessoria Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental

O que faz um Proprietário de Lanchonete - Empregador

O Gerente de bar planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em bares e assemelhados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia serviços em bares e outros estabelecimentos de bebidas e alimentação, definindo políticas de atendimento aos clientes, supervisionando serviços de reservas, de recepção, de eventos, de apoio (manutenção, segurança e informática).

Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação dos clientes, tratando sugestões e reclamações.

Inspeciona a apresentação pessoal dos funcionários e controla desperdícios Promove vendas de produtos e serviços, analisando previsões de mercado, definindo produtos, serviços e preços, acompanhando as tendências do setor.

Define políticas de divulgação e vendas de serviços, estabelecendo parcerias com outras empresas Representa a empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e comerciais, relacionando-se com a mídia.

Coordena as áreas operacionais de bares e assemelhados, definindo padrões de serviços e as prioridades de execução.

Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando a execução das obras Define a programação de eventos.

Administra a área de alimentos e bebidas, orientando a carta de bebidas e o cardápio, pesquisando novas receitas de alimentos e de drinques, supervisiona a preparação de receitas, degustando bebidas e alimentos.

Supervisiona o estoque, as condições do armazenamento e a qualidade de bebidas e alimentos, controlando seus prazos de validade Verifica a arrumação de salões Executa rotinas administrativas, definindo critérios de avaliação dos serviços, elaborando relatórios gerenciais, controlando documentações, inventários e estoque do almoxarifado, atendendo fiscalizações e auditorias.

Administra pessoas, fornecendo meios para a garantia da segurança no trabalho, da saúde dos trabalhadores e da preservação ambiental Define equipes de trabalho, os critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de trabalhadores Define benefícios e planos de incentivo.

Avalia a necessidade, viabiliza, e monitora treinamentos Aprova escalas de serviços, férias e folgas.

Promove reuniões da equipe Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando e atendendo fornecedores, elaborando cadastro, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, autorizando compras.

Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos Administra recursos financeiros, elaborando orçamentos, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades financeiras, acompanhando aplicações financeiras e gerenciando contratos Controla fluxo de caixa do estabelecimento ou de uma rede.

Participa da definição cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da política de marketing e da elaboração de planos de segurança e de emergência Propõe reformas das instalações Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias.

Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Promove inovações visando ao incremento da produtividade.

Funções do Gerente de bar

O profissional Proprietário de Lanchonete - Empregador deve administrar recursos financeiros, administrar pessoal, prestar assessoria, executar rotinas administrativas, promover vendas de produtos e serviços, administrar Área de alimentos e bebidas, gerenciar compras, demonstrar competências pessoais, gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes, coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Gerente de bar

Um Gerente de bar deve participar da elaboração de normas e procedimentos, propor reformas de instalações, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, viabilizar treinamento, avaliar destinos, produtos e serviços prestados, supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática), pesquisar novas receitas, montar cadastro de fornecedores, definir fornecedores, controlar qualidade dos serviços, atender auditorias, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, propor investimentos, controlar documentação, acompanhar fluxo de caixa, definir produtos, serviços e preços, tratar sugestões e reclamações de clientes, negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, definir benefícios aos funcionários, motivar equipes, assumir responsabilidade, avaliar relatórios de atividades financeiras, administrar andamento de questões trabalhistas, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, promover reuniões da equipe, demonstrar senso de organização, definir critérios de seleção de pessoal, alocar recursos, supervisionar serviços de eventos, degustar alimentos e bebidas, atender fiscalizações, supervisionar atividades de recreação e lazer, participar na definição da política financeira da empresa, participar da promoção de ações sociais, elaborar cardápio, atender fornecedores, controlar reposição de uniformes, controlar estoque do almoxarifado, coordenar execução de obras, avaliar produtos e serviços adquiridos, avaliar relatórios de desempenho, definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos, elaborar orçamento, montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos), acompanhar aplicações financeiras, coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas, coordenar logística para recebimento de produtos, supervisionar serviços de recepção, supervisionar serviços de reservas, supervisionar estoque de alimentos e bebidas, controlar inventários, medir satisfação do cliente, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, definir políticas de atendimento a clientes, definir parcerias com outras empresas, analisar previsões de mercado, definir critérios de avaliação dos serviços, elaborar relatórios gerenciais, participar na avaliação da política de marketing, definir prioridades de execução dos serviços, controlar desperdícios, criar planos de incentivo, demonstrar capacidade de negociação, tomar decisões, supervisionar qualidade de alimentos e bebidas, demonstrar dinamismo, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, participar na elaboração de planos de emergência, relacionar-se com a mídia, avaliar necessidade treinamento, monitorar treinamento de funcionários, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, elaborar carta de bebidas, liderar equipes, administrar conflitos, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, supervisionar preparação de receitas, participar na elaboração do plano estratégico, autorizar compras, demonstrar fluência verbal, supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas, definir equipes de trabalho.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Proprietário de Lanchonete – Empregador ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Proprietário de Lanchonete – Empregador e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que ficou em 5.20% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Proprietário de Lanchonete – Empregador em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Proprietário de Lanchonete – Empregador ficou em 9.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 21,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação 2024

O salário de Proprietário de Lanchonete – Empregador mostrado aqui é resultado do levantamento de 9436 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Proprietário de Lanchonete – Empregador com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Proprietário de Lanchonete - Empregador CBO 141515 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Proprietário de Lanchonete – Empregador em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Proprietário de Lanchonete - Empregador por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 2.773,70 2.881,20 4.066,04 13,25 7.70%
Rio de Janeiro 42h 2.253,01 2.340,33 3.302,74 11,13 5.10%
Minas Gerais 43h 2.018,30 2.096,52 2.958,68 9,79 6.40%
Paraná 43h 2.235,82 2.322,48 3.277,55 10,69 4.80%
Santa Catarina 43h 2.208,21 2.293,79 3.237,07 10,67 5.50%
Rio Grande do Sul 43h 2.085,99 2.166,83 3.057,90 10,11 7.10%
Goiás 43h 2.131,18 2.213,78 3.124,15 10,26 6.40%
Espírito Santo 42h 2.075,91 2.156,37 3.043,13 10,19 5.80%
Distrito Federal 43h 2.217,99 2.303,95 3.251,40 10,61 4.70%
Bahia 43h 2.086,53 2.167,39 3.058,69 10,03 7.30%
Pernambuco 43h 2.090,93 2.171,97 3.065,15 10,12 8.00%
Ceará 43h 1.848,29 1.919,92 2.709,45 8,83 4.40%
Mato Grosso 43h 1.988,69 2.065,77 2.915,27 9,58 6.40%
Mato Grosso do Sul 43h 2.100,63 2.182,05 3.079,37 10,09 5.00%
Pará 42h 2.036,07 2.114,98 2.984,72 9,97 8.10%
Paraíba 43h 1.884,54 1.957,58 2.762,59 9,15 4.90%
Rondônia 43h 1.734,42 1.801,64 2.542,53 8,34 5.00%
Rio Grande do Norte 43h 1.934,10 2.009,06 2.835,25 9,30 4.30%
Tocantins 43h 1.929,83 2.004,62 2.828,98 9,29 8.20%
Maranhão 43h 1.772,87 1.841,58 2.598,90 8,55 6.60%
Amazonas 44h 1.944,70 2.020,07 2.850,79 9,29 7.30%
Alagoas 44h 1.966,87 2.043,10 2.883,28 9,35 4.80%
Sergipe 43h 1.797,98 1.867,66 2.635,70 8,66 7.20%
Piauí 44h 1.922,49 1.997,00 2.818,22 9,16 5.10%
Roraima 42h 1.694,58 1.760,25 2.484,12 8,47 7.30%
Acre 44h 1.831,23 1.902,21 2.684,45 8,70 6.90%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Proprietário de Lanchonete - Empregador.

Dissídio de Proprietário de Lanchonete - Empregador por cidade

Quanto ganha um Proprietário de Lanchonete - Empregador nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Proprietário de Lanchonete - Empregador na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 44 3.135,66 3.257,19 4.596,65 14,94 6.80%
Rio de Janeiro, RJ 42 2.320,69 2.410,63 3.401,96 11,47 6.80%
Belo Horizonte, MG 43 2.013,46 2.091,49 2.951,57 9,75 5.40%
Curitiba, PR 44 2.222,60 2.308,75 3.258,17 10,59 6.60%
Brasília, DF 43 2.217,99 2.303,95 3.251,40 10,61 7.30%
Porto Alegre, RS 43 2.011,58 2.089,54 2.948,82 9,80 5.40%
Goiânia, GO 43 2.188,00 2.272,80 3.207,45 10,56 7.10%
Florianópolis, SC 43 2.184,77 2.269,45 3.202,71 10,50 5.80%
Campinas, SP 43 2.497,10 2.593,88 3.660,56 11,93 6.40%
Fortaleza, CE 43 1.830,51 1.901,46 2.683,39 8,76 6.10%
Recife, PE 43 2.211,22 2.296,92 3.241,49 10,67 4.10%
Maringá, PR 44 2.252,36 2.339,66 3.301,79 10,73 6.60%
Santo André, SP 43 2.244,09 2.331,06 3.289,66 10,72 6.70%
São José dos Campos, SP 44 2.399,68 2.492,69 3.517,76 11,35 6.00%
Niterói, RJ 41 2.534,24 2.632,46 3.715,00 12,78 4.60%
Vitoria, ES 42 2.199,68 2.284,93 3.224,56 10,79 7.70%
Ribeirão Preto, SP 43 2.210,52 2.296,19 3.240,46 10,57 5.10%
Balneário Camboriú, SC 44 2.362,08 2.453,62 3.462,63 11,17 5.20%
Salvador, BA 44 2.109,21 2.190,95 3.091,94 10,01 8.30%
Londrina, PR 43 2.465,54 2.561,10 3.614,30 11,85 5.80%
Guarulhos, SP 44 2.652,23 2.755,02 3.887,97 12,64 4.60%
Jundiaí, SP 43 2.838,13 2.948,13 4.160,49 13,60 6.50%
Joinville, SC 43 2.065,42 2.145,47 3.027,76 9,91 7.20%
Campo Grande, MS 43 2.162,65 2.246,47 3.170,29 10,44 7.30%
São Bernardo do Campo, SP 44 2.613,46 2.714,75 3.831,14 12,47 7.50%
São José do Rio Preto, SP 44 2.173,74 2.257,99 3.186,54 10,28 5.00%
Vila Velha, ES 43 2.054,87 2.134,51 3.012,28 9,99 6.00%
Sorocaba, SP 43 2.416,50 2.510,16 3.542,41 11,75 4.60%
Juiz de Fora, MG 41 2.204,15 2.289,57 3.231,11 11,06 5.30%
João Pessoa, PB 42 1.897,27 1.970,80 2.781,25 9,31 5.80%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Proprietário de Lanchonete - Empregador. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Proprietário de Lanchonete - Empregador no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares 2.203,98 2.289,40 3.230,86 6.00%
Restaurantes e similares 2.305,78 2.395,15 3.380,10 6.40%
Padaria e confeitaria com predominância de revenda 2.394,58 2.487,38 3.510,27 6.20%
Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios 1.991,75 2.068,94 2.919,75 7.70%
Comércio varejista de bebidas 2.116,92 2.198,96 3.103,24 8.00%
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns 2.206,08 2.291,58 3.233,95 5.90%
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas 5.661,90 5.881,33 8.299,91 7.60%
Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar 2.340,51 2.431,22 3.431,01 6.90%
Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria 2.040,73 2.119,82 2.991,55 6.40%
Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê 2.288,65 2.377,35 3.354,99 5.10%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.385,18 2.477,62 3.496,49 5.10%
Hotéis 2.847,12 2.957,47 4.173,67 4.80%
Serviços ambulantes de alimentação 2.220,40 2.306,46 3.254,94 8.30%
Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes 2.114,53 2.196,49 3.099,75 4.10%
Cantinas - serviços de alimentação privativos 2.033,46 2.112,27 2.980,90 7.90%
Gestão de ativos intangíveis não-financeiros 6.844,45 7.109,72 10.033,46 5.60%
Comércio varejista de mercadorias em lojas de conveniência 2.224,72 2.310,95 3.261,28 5.60%
Fabricação de cervejas e chopes 1.965,42 2.041,59 2.881,16 6.20%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 2.171,84 2.256,01 3.183,75 8.20%
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados 2.347,42 2.438,40 3.441,14 8.00%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.