O dissídio de Guest Relations 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422120 no cargo de Guest Relations.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 2.043,56
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
13.644 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Itapeva - SP
R$ 2.847,30
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
3.982 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Recepcionista de hotel realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.
Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Guest Relations
O Recepcionista de hotel planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.
Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.
Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.
Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.
Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.
Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.
Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.
No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.
Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções do Recepcionista de hotel
O profissional Guest Relations deve demonstrar competências pessoais, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, planejar o cotidiano, observar normas internas de segurança, agendar serviços, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, comunicar-se.
Condições de trabalho da profissão
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel
Um Recepcionista de hotel deve solicitar o serviço de manobrista, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, anotar telefonemas e recados, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, verificar cadastro e reserva, demonstrar iniciativa, participar de reuniões na troca de turnos, efetuar cobrança ´no show´, demonstrar interesse, planejar o dia seguinte, demonstrar entusiasmo, anunciar a chegada do cliente, atender o cliente com informações precisas, guardar volumes de prestadores de serviços, distribuir jornais, revistas, flores etc., consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, emitir notas fiscais e recibos, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, auxiliar o cliente com informações financeiras, demonstrar espírito de equipe, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, averiguar agenda semanal de eventos, oferecer transporte ao cliente, demonstrar autonomia, demonstrar senso de organização, encaminhar o cliente para os diversos setores, oferecer auxílio para a bagagem, fornecer informações meteorológicas, demonstrar paciência, conferir documentos com identificação, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, preparar o ´mise-en-place´, avisar o concierge da chegada do hóspede, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, emitir o cartão de liberação de saída, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, averiguar horário de saída dos grupos, acolher o cliente e passageiro, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, fornecer indicações de locais para câmbio de moedas, receber pagamentos, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, bloquear apartamento, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, distribuir malotes, demonstrar pró atividade, pedir forma de garantia de pagamento, circular informações internas, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, demonstrar conhecimentos de informática, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., imprimir relatórios de controle, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, demonstrar respeito mútuo, acionar alarme de segurança em caso de assalto, ouvir com atenção, agir com bom senso, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, encerrar a conta no sistema, lançar despesas em contas, fechar contas masters, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, realizar câmbio de moedas, demonstrar eficiência, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, organizar materiais de trabalho, transmitir recados e fax, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, registrar acompanhantes, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, coordenar equipe, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, demonstrar empatia, agendar reservas / consultas dos clientes, identificar o espaço físico da empresa, efetuar acertos em contas, providenciar solicitações de reservas especiais, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, emitir extrato de contas, interagir com os outros departamentos, propor associação de programas de fidelidade, encerrar o ´pos´ (point of sale), fornecer serviço de cofre, atualizar conta, auxiliar o hóspede com atendimento médico.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Guest Relations ficou em 5.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Guest Relations e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Recepcionistas que ficou em 5.60% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Guest Relations em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Guest Relations ficou em 5.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 28,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Recepcionistas 2024
O salário de Guest Relations mostrado aqui é resultado do levantamento de 51883 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Recepcionistas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Guest Relations com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Guest Relations em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 44h | 1.967,31 | 2.043,56 | 2.883,93 | 9,38 | 7.60% |
Minas Gerais | 43h | 1.624,18 | 1.687,12 | 2.380,92 | 7,90 | 4.70% |
Santa Catarina | 43h | 1.961,31 | 2.037,33 | 2.875,14 | 9,39 | 4.90% |
Rio de Janeiro | 43h | 1.811,44 | 1.881,65 | 2.655,44 | 8,73 | 5.00% |
Paraná | 43h | 1.838,17 | 1.909,41 | 2.694,61 | 8,82 | 4.10% |
Rio Grande do Sul | 43h | 1.733,39 | 1.800,57 | 2.541,02 | 8,34 | 8.10% |
Bahia | 43h | 1.645,35 | 1.709,12 | 2.411,96 | 7,86 | 7.40% |
Goiás | 42h | 1.544,45 | 1.604,31 | 2.264,05 | 7,58 | 4.30% |
Mato Grosso | 42h | 1.581,26 | 1.642,55 | 2.318,01 | 7,84 | 5.40% |
Mato Grosso do Sul | 43h | 1.587,67 | 1.649,20 | 2.327,40 | 7,65 | 6.30% |
Pernambuco | 43h | 1.649,88 | 1.713,82 | 2.418,60 | 7,95 | 5.80% |
Espírito Santo | 43h | 1.694,67 | 1.760,35 | 2.484,25 | 8,28 | 4.20% |
Pará | 42h | 1.496,65 | 1.554,65 | 2.193,97 | 7,37 | 4.80% |
Ceará | 43h | 1.590,07 | 1.651,69 | 2.330,92 | 7,70 | 5.60% |
Alagoas | 43h | 1.607,95 | 1.670,27 | 2.357,14 | 7,69 | 4.30% |
Distrito Federal | 43h | 1.787,82 | 1.857,11 | 2.620,81 | 8,73 | 6.10% |
Rio Grande do Norte | 44h | 1.548,92 | 1.608,95 | 2.270,60 | 7,36 | 7.10% |
Tocantins | 42h | 1.435,04 | 1.490,65 | 2.103,65 | 7,03 | 8.00% |
Maranhão | 42h | 1.481,30 | 1.538,71 | 2.171,47 | 7,26 | 7.00% |
Amazonas | 43h | 1.631,31 | 1.694,54 | 2.391,39 | 7,93 | 4.60% |
Rondônia | 42h | 1.508,71 | 1.567,19 | 2.211,66 | 7,55 | 5.30% |
Paraíba | 43h | 1.440,59 | 1.496,42 | 2.111,79 | 6,93 | 6.40% |
Sergipe | 43h | 1.468,08 | 1.524,97 | 2.152,09 | 7,15 | 7.40% |
Piauí | 43h | 1.494,45 | 1.552,37 | 2.190,75 | 7,28 | 6.60% |
Roraima | 41h | 1.406,03 | 1.460,53 | 2.061,14 | 7,16 | 6.90% |
Acre | 43h | 1.532,70 | 1.592,10 | 2.246,82 | 7,37 | 6.30% |
Amapá | 40h | 1.449,26 | 1.505,43 | 2.124,51 | 7,56 | 5.60% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Guest Relations. |
Dissídio de Guest Relations por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 44 | 2.214,97 | 2.300,82 | 3.246,99 | 10,52 | 7.50% |
Rio de Janeiro, RJ | 43 | 1.928,67 | 2.003,42 | 2.827,28 | 9,28 | 6.00% |
Florianópolis, SC | 44 | 2.116,52 | 2.198,55 | 3.102,66 | 10,07 | 6.70% |
Curitiba, PR | 44 | 1.876,59 | 1.949,32 | 2.750,94 | 8,92 | 6.10% |
Belo Horizonte, MG | 43 | 1.889,81 | 1.963,06 | 2.770,33 | 9,15 | 7.50% |
Porto Seguro, BA | 43 | 1.676,68 | 1.741,67 | 2.457,89 | 8,03 | 4.30% |
Gramado, RS | 44 | 1.917,25 | 1.991,56 | 2.810,54 | 9,07 | 4.60% |
Brasília, DF | 43 | 1.787,82 | 1.857,11 | 2.620,81 | 8,73 | 8.20% |
Foz do Iguaçu, PR | 44 | 2.102,28 | 2.183,76 | 3.081,79 | 9,96 | 8.00% |
Balneário Camboriú, SC | 43 | 2.060,55 | 2.140,41 | 3.020,61 | 9,84 | 6.20% |
Salvador, BA | 44 | 1.683,73 | 1.748,99 | 2.468,23 | 8,02 | 4.40% |
Campinas, SP | 44 | 1.946,27 | 2.021,70 | 2.853,08 | 9,27 | 7.40% |
Goiânia, GO | 43 | 1.575,20 | 1.636,25 | 2.309,12 | 7,68 | 5.60% |
Porto Alegre, RS | 44 | 1.746,02 | 1.813,69 | 2.559,53 | 8,27 | 7.50% |
Maceió, AL | 43 | 1.654,02 | 1.718,12 | 2.424,67 | 7,94 | 8.20% |
Armação de Búzios, RJ | 43 | 1.825,37 | 1.896,12 | 2.675,86 | 8,77 | 6.90% |
Ribeirão Preto, SP | 44 | 2.063,97 | 2.143,97 | 3.025,63 | 9,76 | 5.90% |
Ilhéus, BA | 44 | 1.788,94 | 1.858,27 | 2.622,45 | 8,48 | 5.00% |
São Sebastiao, SP | 44 | 1.757,31 | 1.825,42 | 2.576,08 | 8,33 | 7.10% |
Guarulhos, SP | 43 | 2.141,75 | 2.224,76 | 3.139,64 | 10,28 | 4.60% |
Ubatuba, SP | 44 | 1.622,37 | 1.685,25 | 2.378,28 | 7,69 | 7.80% |
Manaus, AM | 43 | 1.614,72 | 1.677,30 | 2.367,06 | 7,84 | 4.20% |
Ipojuca, PE | 43 | 1.669,95 | 1.734,67 | 2.448,02 | 7,98 | 6.00% |
Campo Grande, MS | 43 | 1.683,74 | 1.749,00 | 2.468,24 | 8,10 | 7.20% |
Fortaleza, CE | 42 | 1.555,97 | 1.616,27 | 2.280,93 | 7,66 | 5.00% |
Campos do Jordao, SP | 44 | 1.728,89 | 1.795,90 | 2.534,43 | 8,19 | 7.60% |
Bombinhas, SC | 44 | 1.923,96 | 1.998,53 | 2.820,38 | 9,12 | 4.10% |
Vitoria, ES | 44 | 1.912,92 | 1.987,06 | 2.804,20 | 9,13 | 7.90% |
Aparecida, SP | 44 | 1.669,87 | 1.734,59 | 2.447,91 | 7,93 | 6.10% |
Natal, RN | 44 | 1.617,04 | 1.679,71 | 2.370,46 | 7,70 | 5.40% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Guest Relations. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Guest Relations no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Hotéis | 1.736,39 | 1.803,68 | 2.545,41 | 5.50% | |
Condomínios prediais | 2.173,80 | 2.258,05 | 3.186,62 | 4.70% | |
Motéis | 1.637,04 | 1.700,49 | 2.399,78 | 8.10% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 2.211,26 | 2.296,96 | 3.241,55 | 4.40% | |
Outros alojamentos | 1.612,99 | 1.675,51 | 2.364,52 | 5.30% | |
Restaurantes e similares | 1.715,54 | 1.782,03 | 2.514,86 | 5.80% | |
Apart-hotéis | 1.865,30 | 1.937,60 | 2.734,39 | 6.80% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 1.751,48 | 1.819,37 | 2.567,54 | 4.90% | |
Pensões (alojamento) | 1.588,16 | 1.649,72 | 2.328,13 | 6.80% | |
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares | 1.888,26 | 1.961,45 | 2.768,05 | 8.00% | |
Albergues, exceto assistenciais | 1.598,23 | 1.660,17 | 2.342,89 | 6.10% | |
Serviços de reservas e outros serviços de turismo | 1.718,85 | 1.785,47 | 2.519,71 | 7.10% | |
Gestão e administração da propriedade imobiliária | 1.797,14 | 1.866,79 | 2.634,47 | 5.30% | |
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas | 1.698,82 | 1.764,66 | 2.490,34 | 5.40% | |
Cabeleireiros | 1.718,00 | 1.784,59 | 2.518,46 | 6.30% | |
Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê | 1.641,11 | 1.704,71 | 2.405,74 | 5.80% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 1.703,01 | 1.769,01 | 2.496,48 | 7.50% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 2.565,61 | 2.665,05 | 3.761,00 | 8.10% | |
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais | 1.930,06 | 2.004,86 | 2.829,33 | 5.80% | |
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências | 2.261,94 | 2.349,61 | 3.315,83 | 5.50% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |