O dissídio de Arquivista 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261305 no cargo de Arquivista.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 3.280,56

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.745 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belém - PA

R$ 2.321,63

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Barueri - SP

787 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Pesquisa e Desenvolvimento Experimental em Ciências Físicas e Naturais

R$ 5.250,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Locação de Mão-De-Obra Temporária

1.324 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Arquivista Organiza e avalia documentação de arquivos institucionais e pessoais, bem como elabora plano de classificação, codificação, conservação e preservação do acervo, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos e gerencia o armazenamento e a sua conservação.

Promove o acesso à informação, gerenciando as atividades de consulta Atende e orienta usuários, realizando e fiscalizando o empréstimo de documentos Planeja e realiza atividades técnicas e administrativas, orienta a implantação de unidade arquivística.

Prepara material de divulgação, sensibilizando gestores e funcionários sobre a importância do arquivo, entre outras ações Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Arquivista

O Arquivista organiza, avalia e autentica documentação de arquivos institucionais e pessoais, elaborando plano de classificação de documentos históricos, científicos e outros, descrevendo a forma e conteúdo dos documentos, codificando-os, decidindo o suporte de registro da informação, registrando-os, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos, elaborando tabelas de temporalidade e plano de destinação de documentos, identificando a produção e o fluxo documental, para estruturar, adequadamente, os sistemas de armazenamento e busca da informação.

Cria e mantém arquivos digitais, como apoio às atividades de arquivística.

Gerencia depósitos de armazenamento, diagnosticando a situação dos arquivos, selecionando documentos para guarda intermediária, guarda permanente e descarte, para assegurar o controle dos documentos arquivados, a preservação, a conservação e o descarte Identifica competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realiza pesquisa histórica e administrativa Promove o acesso à informação, apoiando e gerenciando as atividades de consulta, provendo sistemas de recuperação de informações, atendendo e orientando usuários quanto ao uso de equipamentos e banco de dados.

Realiza e fiscaliza o empréstimo de documentos, visando facilitar a consulta Fiscaliza a aplicação de direitos autorais, verifica a reprodução e emite certidões sobre documentos de arquivos.

Conserva documentação e acervos, orientando usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio e higiene dos documentos.

Avalia o estado de conservação e desenvolve programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, a fim de evitar a deterioração do acervo Armazena e acondiciona documentos e acervos.

Supervisiona trabalhos de restauração.

Define migração para outro tipo de suporte Planeja atividades técnicas e administrativas, como a alteração do suporte da informação, os programas de conservação preventiva, a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, entre outras Orienta as atividades técnicas, elaborando e implantando normas e procedimentos técnicos, autorizando a eliminação de documentos públicos e privados, produzindo vocabulários controlados (tesauros).

Orienta a organização, coordena políticas públicas e considera aspectos jurídicos relativos à constituição de arquivos Capacita profissionais de arquivos, pessoal técnico e administrativo e orienta estagiários Supervisiona a implantação do programa de gestão de documentação.

Participa da política de criação e implantação de instituições arquivísticas, assessorando a implantação de novas instituições, propondo a criação ou alteração de legislação arquivística Orienta critérios para o recolhimento e custódia de acervos.

Participa da definição de políticas públicas de arquivos Realiza atividades técnicas e administrativas, solicitando a compra de materiais, a manutenção de equipamentos, entre outras Elabora laudos, pareceres técnicos e administrativos, redige a correspondência oficial, efetua levantamento estatístico de frequência e elabora relatórios técnicos.

Pode representar oficialmente a instituição Realiza o acompanhamento técnico de projeto financiado, prestando contas dos financiamentos e elaborando o relatório técnico Prepara material de divulgação institucional para diferentes mídias, sensibilizando gestores e funcionários de entidades públicas e privadas sobre a importância do arquivo, entre outras ações.

Prepara material, desenvolve e coordena ações educativas e culturais, ministrando cursos e palestras, preparando material educativo Participa de palestras, convênios e reuniões científicas, a fim de manter o intercâmbio com profissionais de outras instituições Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Arquivista

O profissional Arquivista deve participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas, preparar ações educativas e/ou culturais, orientar a implantação de atividades técnicas, conservar acervos, realizar atividades técnico-administrativas, planejar atividades técnico-administrativas, organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, comunicar-se, dar acesso À informação, demonstrar competências pessoais, administrar atividades patrocinadas.

Condições de trabalho da profissão

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.

Atividades exercidas por um Arquivista

Um Arquivista deve decidir o suporte do registro de informação, produzir vocabulários controlados/thesaurus, propor a criação ou alteração da legislação arquivística, tomar parte da política de captação de recursos da instituição, identificar a produção e o fluxo documental, administrar prazos, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, atualizar-se, autenticar reprodução de documentos de arquivo, transferir documentos para guarda intermediária, redigir a correspondência oficial, apresentar trabalhos técnicos e científicos, representar oficialmente a instituição, divulgar o acervo, trabalhar em equipe, gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente, planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos, planejar a implantação de programas de gestão de documentos, construir laudos/pareceres técnicos e administrativos, diagnosticar a situação dos arquivos, negociar recursos e patrocinadores, elaborar plano de classificação, avaliar documentação, proceder com flexibilidade, gerir depósitos de armazenamento, higienizar documentos/acervos, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo, disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação, participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros, planejar programas de conservação preventiva, escrever trabalhos técnicos e científicos, solicitar a contratação de serviços de terceiros, assessorar a implantação de novas instituições, desenvolver ações educativas e/ou culturais, formular instrumentos de pesquisa, coordenar ações educativas e/ou culturais, formar biblioteca de apoio às atividades técnicas, planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução, autorizar a eliminação de documentos públicos, elaborar tabelas de temporalidade, planejar sistemas de documentação museológica, participar de palestras, convênios e reuniões científicas, estabelecer procedimentos de segurança do acervo, participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo, considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos, trabalhar interdisciplinarmente, executar o programa de gestão de documentos de arquivos, atender usuários, ser meticuloso, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, acompanhar a eliminação do documento descartado, classificar documentos de arquivo, elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado, ministrar cursos e palestras, consultar normas internacionais de descrição arquivística, pesquisar materiais de conservação, produzir normas e procedimentos técnicos, diagnosticar o estado de conservação do acervo, planejar a alteração do suporte da informação, sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos, descrever o do documento (forma e conteúdo), elaborar projeto para captar recursos, armazenar documentos/acervos, construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos, supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, definir a tipologia do documento, manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres, preparar material educativo, realizar empréstimos de documentos e acervos, participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus, orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, orientar estagiários, acondicionar documentos/acervos, controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, supervisionar trabalhos de restauração, solicitar manutenção de equipamentos, capacitar pessoal técnico-administrativo, conhecer a legislação da área de atuação, apoiar as atividades de consulta, prestar contas dos financiamentos, fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos, emitir certidões sobre documentos de arquivo, negociar parcerias e produtos, desenvolver raciocínio lógico e abstrato, recolher documentos para guarda permanente, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico, codificar documentos de arquivo, planejar ações educativas e/ou culturais, evidenciar senso de organização, planejar sistema de recuperação de informação, realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados, planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, orientar a organização de arquivos correntes, classificar documentos por grau de sigilo, monitorar programas de conservação preventiva, gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos, assessorar o projeto arquitetônico do arquivo, descartar documentos de arquivo, registrar documentos de arquivo, preparar visitas técnicas, estabelecer diálogo com usuário, orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos, solicitar compras de materiais e equipamentos, implantar procedimentos de arquivo, participar de conselhos profissionais, monitorar as condições ambientais, gerenciar atividades de consulta, coordenar as políticas públicas de arquivos, atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente, planejar a ocupação das instalações físicas, realizar pesquisa histórica e administrativa, desenvolver percepção aguçada, preparar materiais, atividades e palestras para o público interno, estabelecer plano de destinação de documentos, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, definir migração para outro tipo de suporte, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, identificar fundos de arquivos, proceder com criatividade, ordenar documentos, levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos, desenvolver acuidade espacial, proceder de acordo com códigos de ética da profissão.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Arquivista ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Arquivista e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Arquivistas e museólogos que ficou em 5.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Arquivista em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Arquivista ficou em 3.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Arquivistas e museólogos 2025

O salário de Arquivista mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.242 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Arquivistas e museólogos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Arquivista com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Arquivista CBO 261305 salário