O dissídio de Arquivista 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261305 no cargo de Arquivista.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 3.280,56
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.745 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belém - PA
R$ 2.321,63
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Barueri - SP
787 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Pesquisa e Desenvolvimento Experimental em Ciências Físicas e Naturais
R$ 5.250,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Locação de Mão-De-Obra Temporária
1.324 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Arquivista Organiza e avalia documentação de arquivos institucionais e pessoais, bem como elabora plano de classificação, codificação, conservação e preservação do acervo, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos e gerencia o armazenamento e a sua conservação.
Promove o acesso à informação, gerenciando as atividades de consulta Atende e orienta usuários, realizando e fiscalizando o empréstimo de documentos Planeja e realiza atividades técnicas e administrativas, orienta a implantação de unidade arquivística.
Prepara material de divulgação, sensibilizando gestores e funcionários sobre a importância do arquivo, entre outras ações Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Arquivista
O Arquivista organiza, avalia e autentica documentação de arquivos institucionais e pessoais, elaborando plano de classificação de documentos históricos, científicos e outros, descrevendo a forma e conteúdo dos documentos, codificando-os, decidindo o suporte de registro da informação, registrando-os, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos, elaborando tabelas de temporalidade e plano de destinação de documentos, identificando a produção e o fluxo documental, para estruturar, adequadamente, os sistemas de armazenamento e busca da informação.
Cria e mantém arquivos digitais, como apoio às atividades de arquivística.
Gerencia depósitos de armazenamento, diagnosticando a situação dos arquivos, selecionando documentos para guarda intermediária, guarda permanente e descarte, para assegurar o controle dos documentos arquivados, a preservação, a conservação e o descarte Identifica competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realiza pesquisa histórica e administrativa Promove o acesso à informação, apoiando e gerenciando as atividades de consulta, provendo sistemas de recuperação de informações, atendendo e orientando usuários quanto ao uso de equipamentos e banco de dados.
Realiza e fiscaliza o empréstimo de documentos, visando facilitar a consulta Fiscaliza a aplicação de direitos autorais, verifica a reprodução e emite certidões sobre documentos de arquivos.
Conserva documentação e acervos, orientando usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio e higiene dos documentos.
Avalia o estado de conservação e desenvolve programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, a fim de evitar a deterioração do acervo Armazena e acondiciona documentos e acervos.
Supervisiona trabalhos de restauração.
Define migração para outro tipo de suporte Planeja atividades técnicas e administrativas, como a alteração do suporte da informação, os programas de conservação preventiva, a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, entre outras Orienta as atividades técnicas, elaborando e implantando normas e procedimentos técnicos, autorizando a eliminação de documentos públicos e privados, produzindo vocabulários controlados (tesauros).
Orienta a organização, coordena políticas públicas e considera aspectos jurídicos relativos à constituição de arquivos Capacita profissionais de arquivos, pessoal técnico e administrativo e orienta estagiários Supervisiona a implantação do programa de gestão de documentação.
Participa da política de criação e implantação de instituições arquivísticas, assessorando a implantação de novas instituições, propondo a criação ou alteração de legislação arquivística Orienta critérios para o recolhimento e custódia de acervos.
Participa da definição de políticas públicas de arquivos Realiza atividades técnicas e administrativas, solicitando a compra de materiais, a manutenção de equipamentos, entre outras Elabora laudos, pareceres técnicos e administrativos, redige a correspondência oficial, efetua levantamento estatístico de frequência e elabora relatórios técnicos.
Pode representar oficialmente a instituição Realiza o acompanhamento técnico de projeto financiado, prestando contas dos financiamentos e elaborando o relatório técnico Prepara material de divulgação institucional para diferentes mídias, sensibilizando gestores e funcionários de entidades públicas e privadas sobre a importância do arquivo, entre outras ações.
Prepara material, desenvolve e coordena ações educativas e culturais, ministrando cursos e palestras, preparando material educativo Participa de palestras, convênios e reuniões científicas, a fim de manter o intercâmbio com profissionais de outras instituições Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
.
Funções do Arquivista
O profissional Arquivista deve orientar a implantação de atividades técnicas, dar acesso À informação, organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, conservar acervos, administrar atividades patrocinadas, planejar atividades técnico-administrativas, realizar atividades técnico-administrativas, comunicar-se, preparar ações educativas e/ou culturais, demonstrar competências pessoais, participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.
Condições de trabalho da profissão
Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.
Atividades exercidas por um Arquivista
Um Arquivista deve implantar procedimentos de arquivo, preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, realizar pesquisa histórica e administrativa, representar oficialmente a instituição, classificar documentos de arquivo, assessorar a implantação de novas instituições, acondicionar documentos/acervos, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, orientar a organização de arquivos correntes, apoiar as atividades de consulta, supervisionar trabalhos de restauração, elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado, coordenar as políticas públicas de arquivos, atender usuários, capacitar pessoal técnico-administrativo, evidenciar senso de organização, autorizar a eliminação de documentos públicos, orientar estagiários, trabalhar em equipe, diagnosticar o estado de conservação do acervo, preparar materiais, atividades e palestras para o público interno, desenvolver percepção aguçada, supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos, administrar prazos, elaborar tabelas de temporalidade, solicitar compras de materiais e equipamentos, formular instrumentos de pesquisa, divulgar o acervo, avaliar documentação, escrever trabalhos técnicos e científicos, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, planejar sistemas de documentação museológica, solicitar a contratação de serviços de terceiros, planejar sistema de recuperação de informação, assessorar o projeto arquitetônico do arquivo, orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos, conhecer a legislação da área de atuação, apresentar trabalhos técnicos e científicos, solicitar manutenção de equipamentos, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos, redigir a correspondência oficial, acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico, participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, planejar a implantação de programas de gestão de documentos, elaborar projeto para captar recursos, atualizar-se, tomar parte da política de captação de recursos da instituição, registrar documentos de arquivo, desenvolver acuidade espacial, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, planejar ações educativas e/ou culturais, proceder de acordo com códigos de ética da profissão, produzir normas e procedimentos técnicos, realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados, trabalhar interdisciplinarmente, autenticar reprodução de documentos de arquivo, proceder com criatividade, planejar a ocupação das instalações físicas, planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente, ser meticuloso, armazenar documentos/acervos, recolher documentos para guarda permanente, estabelecer diálogo com usuário, coordenar ações educativas e/ou culturais, construir laudos/pareceres técnicos e administrativos, pesquisar materiais de conservação, transferir documentos para guarda intermediária, proceder com flexibilidade, classificar documentos por grau de sigilo, atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente, formar biblioteca de apoio às atividades técnicas, participar de conselhos profissionais, monitorar as condições ambientais, decidir o suporte do registro de informação, sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos, prestar contas dos financiamentos, gerir depósitos de armazenamento, estabelecer procedimentos de segurança do acervo, identificar a produção e o fluxo documental, participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos, planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução, negociar parcerias e produtos, codificar documentos de arquivo, gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos, descartar documentos de arquivo, planejar programas de conservação preventiva, higienizar documentos/acervos, acompanhar a eliminação do documento descartado, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, elaborar plano de classificação, consultar normas internacionais de descrição arquivística, desenvolver raciocínio lógico e abstrato, preparar material educativo, ministrar cursos e palestras, definir migração para outro tipo de suporte, identificar fundos de arquivos, descrever o do documento (forma e conteúdo), emitir certidões sobre documentos de arquivo, participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo, construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos, fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, executar o programa de gestão de documentos de arquivos, preparar visitas técnicas, diagnosticar a situação dos arquivos, participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros, disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação, levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos, estabelecer plano de destinação de documentos, realizar empréstimos de documentos e acervos, desenvolver ações educativas e/ou culturais, orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo, produzir vocabulários controlados/thesaurus, definir a tipologia do documento, manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres, ordenar documentos, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, negociar recursos e patrocinadores, monitorar programas de conservação preventiva, planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos, propor a criação ou alteração da legislação arquivística, planejar a alteração do suporte da informação, controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, participar de palestras, convênios e reuniões científicas, gerenciar atividades de consulta.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Arquivista ficou em 6.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Arquivista e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Arquivistas e museólogos que ficou em 6.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Arquivista em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Arquivista ficou em 8.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Arquivistas e museólogos 2025
O salário de Arquivista mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.242 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Arquivistas e museólogos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Arquivista com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Especialista em Documentação Museológica
- Auxiliar de Museus
- Especialista em Museografia de Exposição
- Gestor de Documentos
- Especialista em Educação em Museus
- Especialista em Organização de Arquivos
- Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística
- Especialista em Documentação Arquivística
- Museólogo
- Conservador de Museu