O dissídio de Técnico de Documentação 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261210 no cargo de Técnico de Documentação.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 4.804,26

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.833 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 3.799,65

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

884 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Pesquisa e Desenvolvimento Experimental em Ciências Físicas e Naturais

R$ 8.922,79

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Locação de Mão-De-Obra Temporária

307 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Documentalista Gerencia unidades, redes e sistemas de informação especializados, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, entre outras ações, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários Presta atendimento “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários.

Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental

O que faz um Técnico de Documentação

O Documentalista organiza, implementa e administra sistemas de gerenciamento de documentos institucionais, estabelecendo procedimentos de captura, armazenagem, recuperação, conservação, compartilhamento e descarte de documentos e registros, disponíveis em vários tipos de suporte Gerencia unidades, redes e sistemas de informação, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, analisando tecnologias de informação e comunicação, automatizando unidades de informação, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários.

Pode trabalhar em instituições públicas e privadas, na área jurídica, em corporações, entre outras.

Presta atendimento personalizado e serviços de informação “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados.

Elabora linguagens documentárias, resenhas e resumos Desenvolve recursos informacionais, selecionando-os, adquirindo-os, armazenando-os e descartando-os.

Cria processos e procedimentos para gerenciamento da documentação, elaborando o leiaute da documentação, adequando a documentação ao leiaute estabelecido, revisando, classificando e organizando os documentos.

Desenvolve diretrizes para a gestão de arquivos, estabelecendo critérios para avaliação documental e metodologias para a continuidade e expansão dos arquivos, do fluxo de informação e da organização dos acervos Desenvolve metodologias para a geração de documentos digitais ou eletrônicos, gerando e gerenciando a qualidade e o conteúdo de fontes de informação, a fim de garantir a veracidade das informações.

Desenvolve bibliotecas virtuais, digitais e interfaces de serviços informatizados.

Avalia, inventaria e preserva acervos, desenvolvendo planos de conservação preventiva, utilizando técnicas específicas para acesso e preservação de documentos Organiza a produção, administração, gerenciamento, manutenção e destinação dos documentos, identificando documentos administrativos, legais, científicos, entre outros, que estejam obsoletos, eliminando-os Desenvolve estudos e pesquisas, efetuando sondagem sob demanda informacional, coletando informações para a memória institucional, elaborando dossiês e sistemas de classificação de documentos.

Elabora trabalhos tecnocientíficos, acessando bases de dados e outras fontes em meio eletrônico, coletando e analisando dados estatísticos Presta serviço de assessoria e consultoria, fornecendo assessoria técnica a publicações e subsidiando informações para tomada de decisões Elabora diagnóstico de unidades de serviço, analisando fluxo de informações.

Implanta unidades, redes e sistemas de informação, buscando parcerias, contratando assessorias, elaborando políticas de funcionamento, manuais de serviços e procedimentos, avaliando serviços e produtos Desenvolve e controla a aplicação de plano de segurança ambiental.

Controla a execução dos planos de atividades de segurança patrimonial, da conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação Desenvolve planos de divulgação, políticas de informação, divulgando informações em meios de comunicação formais e informais Desenvolve ações educativas, capacitando usuários e recursos humanos, orientando estágios, elaborando serviços de apoio para educação presencial e à distância, ministrando palestras, participando de bancas acadêmicas.

Participa da elaboração de plano de carreira, avaliando o desempenho de pessoas Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do Documentalista

O profissional Técnico de Documentação deve demonstrar competências pessoais, prestar serviços de assessoria e consultoria, gerenciar unidades, redes e sistemas de informação, tratar tecnicamente recursos informacionais, disponibilizar informação em qualquer suporte, disseminar informação, desenvolver estudos e pesquisas, desenvolver recursos informacionais, realizar difusão cultural, desenvolver ações educativas.

Condições de trabalho da profissão

Profissionais da informação trabalham em bibliotecas e centros de documentação e informação na administração pública e nas mais variadas atividades do comércio, indústria e serviços, com predominância nas áreas de educação e pesquisa. Trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, de forma individual ou em equipe por projetos, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e com rodízio de turnos. Podem executar suas funções tanto de forma presencial como a distância. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e sob pressão, levando à situação de estresse. As condições de trabalho são heterogêneas, variando desde locais com pequeno acervo e sem recursos informacionais a locais que trabalham com tecnologia de ponta.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer bacharelado em Biblioteconomia e documentação. A formação é complementada com aprendizado tácito no local de trabalho e cursos de extensão.

Atividades exercidas por um Documentalista

Um Documentalista deve efetuar manutenção de bases de dados, localizar informações, elaborar resenhas e resumos, agir com ética, coletar informações para memória institucional, elaborar políticas de desenvolvimento de recursos informacionais, compilar bibliografia, elaborar políticas de funcionamento de unidades, redes e sistemas de informação, projetar custos de serviços e produtos, projetar unidades, redes e sistemas de informação, manter-se atualizado, fazer sondagens sob demanda informacional, promover atividades para usuários especiais, classificar recursos informacionais, prestar atendimento personalizado, implantar unidades, redes e sistemas de informação, reformatar suportes, inventariar acervos, elaborar relatórios, assessorar no planejamento de espaço físico da unidade de informação, demonstrar raciocínio lógico, orientar estágios, desenvolver planos de divulgação e marketing, adquirir recursos informacionais, avaliar serviços e produtos de unidades, redes e sistema de informação, selecionar recursos informacionais, promover atividades de fomento à leitura, armazenar recursos informacionais, prestar assessoria técnica a publicações, registrar recursos informacionais, desenvolver critérios de controle de qualidade e conteúdo de fontes de informação, avaliar desempenho de pessoas em unidades, redes e sistema de informação, buscar patrocínios e parcerias, implementar atividades cooperativas entre instituições, demonstrar senso de organização, demonstrar capacidade de comunicação, intercambiar informações e documentos, ministrar palestras, controlar a aplicação do plano de segurança ambiental, coletar dados estatísticos, elaborar levantamento bibliográfico, demonstrar capacidade de negociação, preparar provas para concursos, catalogar recursos informacionais, elaborar pesquisas temáticas, trabalhar em equipe e em rede, elaborar linguagens documentárias, controlar circulação de recursos informacionais, elaborar alerta bibliográfico, gerenciar qualidade e conteúdo de fontes de informação, administrar consórcios de unidades, redes e sistemas de informação, desenvolver bases de dados, desenvolver políticas de informação, demonstrar capacidade de concentração, demonstrar conhecimento de outros idiomas, elaborar manuais de serviços e procedimentos, migrar dados, avaliar acervos, demonstrar proatividade, desenvolver interfaces de serviços informatizados, elaborar estratégias de buscas avançadas, controlar conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação, demonstrar capacidade empreendedora, preservar acervos, acessar bases de dados e outras fontes em meios eletrônicos, recuperar informações, analisar fluxos de informações, participar de bancas de concursos, prestar serviços de informação on-line, desenvolver planos de segurança ambiental, realizar atividades de ensino, contratar assessorias, desenvolver bibliotecas virtuais e digitais, compilar sumários correntes, administrar o compartilhamento de recursos informacionais, capacitar recursos humanos, promover ação cultural, elaborar boletim bibliográfico, automatizar unidades de informação, divulgar informações através de meios de comunicação formais e informais, demonstrar capacidade de análise e síntese, desenvolver planos de conservação preventiva, desenvolver padrões de qualidade gerencial, participar da elaboração de planos e carreiras, capacitar o usuário, administrar recursos orçamentários, demonstrar criatividade, participar de bancas acadêmicas, elaborar estudos de perfil de usuário e comunidade, analisar dados estatísticos, descartar recursos informacionais, elaborar serviços de apoio para educação presencial e à distância, disseminar seletivamente a informação, elaborar trabalhos técnico-científicos, controlar segurança patrimonial da unidade, rede e sistema de informação, conservar acervos, elaborar programas e projetos de ação, desenvolver metodologias para geração de documentos digitais ou eletrônicos, subsidiar informações para tomada de decisões, elaborar clipping de informações, realizar estudos cientométricos, bibliométricos e infométricos, realizar visitas técnicas, gerar fontes de informação, elaborar dossiês de informações, elaborar diagnóstico de unidades de serviço, controlar a execução dos planos de atividades, promover eventos culturais, analisar tecnologias de informação e comunicação, liderar equipes.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Técnico de Documentação ficou em 8.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Técnico de Documentação e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Profissionais da informação que ficou em 8.00% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Técnico de Documentação em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Técnico de Documentação ficou em 8.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Profissionais da informação 2025

O salário de Técnico de Documentação mostrado aqui é resultado do levantamento de 4.505 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Profissionais da informação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Técnico de Documentação com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Técnico de Documentação CBO 261210 salário