O dissídio de Técnico em Suporte de Documentação 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261210 no cargo de Técnico em Suporte de Documentação.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 4.804,26
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.833 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 3.799,65
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
884 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Pesquisa e Desenvolvimento Experimental em Ciências Físicas e Naturais
R$ 8.922,79
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Locação de Mão-De-Obra Temporária
307 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Documentalista Gerencia unidades, redes e sistemas de informação especializados, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, entre outras ações, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários Presta atendimento “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários.
Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental
O que faz um Técnico em Suporte de Documentação
O Documentalista organiza, implementa e administra sistemas de gerenciamento de documentos institucionais, estabelecendo procedimentos de captura, armazenagem, recuperação, conservação, compartilhamento e descarte de documentos e registros, disponíveis em vários tipos de suporte Gerencia unidades, redes e sistemas de informação, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, analisando tecnologias de informação e comunicação, automatizando unidades de informação, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários.
Pode trabalhar em instituições públicas e privadas, na área jurídica, em corporações, entre outras.
Presta atendimento personalizado e serviços de informação “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados.
Elabora linguagens documentárias, resenhas e resumos Desenvolve recursos informacionais, selecionando-os, adquirindo-os, armazenando-os e descartando-os.
Cria processos e procedimentos para gerenciamento da documentação, elaborando o leiaute da documentação, adequando a documentação ao leiaute estabelecido, revisando, classificando e organizando os documentos.
Desenvolve diretrizes para a gestão de arquivos, estabelecendo critérios para avaliação documental e metodologias para a continuidade e expansão dos arquivos, do fluxo de informação e da organização dos acervos Desenvolve metodologias para a geração de documentos digitais ou eletrônicos, gerando e gerenciando a qualidade e o conteúdo de fontes de informação, a fim de garantir a veracidade das informações.
Desenvolve bibliotecas virtuais, digitais e interfaces de serviços informatizados.
Avalia, inventaria e preserva acervos, desenvolvendo planos de conservação preventiva, utilizando técnicas específicas para acesso e preservação de documentos Organiza a produção, administração, gerenciamento, manutenção e destinação dos documentos, identificando documentos administrativos, legais, científicos, entre outros, que estejam obsoletos, eliminando-os Desenvolve estudos e pesquisas, efetuando sondagem sob demanda informacional, coletando informações para a memória institucional, elaborando dossiês e sistemas de classificação de documentos.
Elabora trabalhos tecnocientíficos, acessando bases de dados e outras fontes em meio eletrônico, coletando e analisando dados estatísticos Presta serviço de assessoria e consultoria, fornecendo assessoria técnica a publicações e subsidiando informações para tomada de decisões Elabora diagnóstico de unidades de serviço, analisando fluxo de informações.
Implanta unidades, redes e sistemas de informação, buscando parcerias, contratando assessorias, elaborando políticas de funcionamento, manuais de serviços e procedimentos, avaliando serviços e produtos Desenvolve e controla a aplicação de plano de segurança ambiental.
Controla a execução dos planos de atividades de segurança patrimonial, da conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação Desenvolve planos de divulgação, políticas de informação, divulgando informações em meios de comunicação formais e informais Desenvolve ações educativas, capacitando usuários e recursos humanos, orientando estágios, elaborando serviços de apoio para educação presencial e à distância, ministrando palestras, participando de bancas acadêmicas.
Participa da elaboração de plano de carreira, avaliando o desempenho de pessoas Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do Documentalista
O profissional Técnico em Suporte de Documentação deve disseminar informação, tratar tecnicamente recursos informacionais, prestar serviços de assessoria e consultoria, demonstrar competências pessoais, desenvolver recursos informacionais, gerenciar unidades, redes e sistemas de informação, realizar difusão cultural, disponibilizar informação em qualquer suporte, desenvolver estudos e pesquisas, desenvolver ações educativas.
Condições de trabalho da profissão
Profissionais da informação trabalham em bibliotecas e centros de documentação e informação na administração pública e nas mais variadas atividades do comércio, indústria e serviços, com predominância nas áreas de educação e pesquisa. Trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, de forma individual ou em equipe por projetos, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e com rodízio de turnos. Podem executar suas funções tanto de forma presencial como a distância. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e sob pressão, levando à situação de estresse. As condições de trabalho são heterogêneas, variando desde locais com pequeno acervo e sem recursos informacionais a locais que trabalham com tecnologia de ponta.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer bacharelado em Biblioteconomia e documentação. A formação é complementada com aprendizado tácito no local de trabalho e cursos de extensão.
Atividades exercidas por um Documentalista
Um Documentalista deve desenvolver planos de segurança ambiental, localizar informações, liderar equipes, desenvolver planos de conservação preventiva, participar de bancas de concursos, adquirir recursos informacionais, ministrar palestras, promover eventos culturais, implementar atividades cooperativas entre instituições, fazer sondagens sob demanda informacional, disseminar seletivamente a informação, demonstrar capacidade de análise e síntese, elaborar programas e projetos de ação, demonstrar conhecimento de outros idiomas, projetar unidades, redes e sistemas de informação, gerenciar qualidade e conteúdo de fontes de informação, controlar segurança patrimonial da unidade, rede e sistema de informação, elaborar diagnóstico de unidades de serviço, compilar sumários correntes, prestar atendimento personalizado, desenvolver planos de divulgação e marketing, elaborar políticas de funcionamento de unidades, redes e sistemas de informação, catalogar recursos informacionais, participar da elaboração de planos e carreiras, elaborar estratégias de buscas avançadas, compilar bibliografia, controlar circulação de recursos informacionais, elaborar manuais de serviços e procedimentos, promover atividades de fomento à leitura, desenvolver metodologias para geração de documentos digitais ou eletrônicos, conservar acervos, assessorar no planejamento de espaço físico da unidade de informação, elaborar clipping de informações, demonstrar proatividade, orientar estágios, participar de bancas acadêmicas, intercambiar informações e documentos, desenvolver bibliotecas virtuais e digitais, promover atividades para usuários especiais, implantar unidades, redes e sistemas de informação, avaliar serviços e produtos de unidades, redes e sistema de informação, preparar provas para concursos, desenvolver interfaces de serviços informatizados, descartar recursos informacionais, analisar dados estatísticos, subsidiar informações para tomada de decisões, administrar o compartilhamento de recursos informacionais, realizar estudos cientométricos, bibliométricos e infométricos, administrar consórcios de unidades, redes e sistemas de informação, automatizar unidades de informação, inventariar acervos, trabalhar em equipe e em rede, acessar bases de dados e outras fontes em meios eletrônicos, demonstrar criatividade, manter-se atualizado, coletar informações para memória institucional, realizar visitas técnicas, elaborar linguagens documentárias, demonstrar senso de organização, elaborar levantamento bibliográfico, agir com ética, controlar conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação, reformatar suportes, divulgar informações através de meios de comunicação formais e informais, elaborar estudos de perfil de usuário e comunidade, controlar a aplicação do plano de segurança ambiental, promover ação cultural, recuperar informações, demonstrar capacidade de concentração, prestar serviços de informação on-line, preservar acervos, selecionar recursos informacionais, demonstrar capacidade empreendedora, analisar fluxos de informações, elaborar boletim bibliográfico, efetuar manutenção de bases de dados, desenvolver políticas de informação, classificar recursos informacionais, elaborar resenhas e resumos, realizar atividades de ensino, demonstrar capacidade de negociação, contratar assessorias, prestar assessoria técnica a publicações, projetar custos de serviços e produtos, demonstrar capacidade de comunicação, analisar tecnologias de informação e comunicação, elaborar dossiês de informações, armazenar recursos informacionais, administrar recursos orçamentários, gerar fontes de informação, desenvolver bases de dados, registrar recursos informacionais, controlar a execução dos planos de atividades, capacitar o usuário, demonstrar raciocínio lógico, coletar dados estatísticos, desenvolver padrões de qualidade gerencial, elaborar políticas de desenvolvimento de recursos informacionais, elaborar pesquisas temáticas, capacitar recursos humanos, elaborar relatórios, avaliar acervos, desenvolver critérios de controle de qualidade e conteúdo de fontes de informação, avaliar desempenho de pessoas em unidades, redes e sistema de informação, elaborar serviços de apoio para educação presencial e à distância, buscar patrocínios e parcerias, elaborar trabalhos técnico-científicos, migrar dados, elaborar alerta bibliográfico.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Técnico em Suporte de Documentação ficou em 8.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Técnico em Suporte de Documentação e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Profissionais da informação que ficou em 8.00% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Técnico em Suporte de Documentação em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Técnico em Suporte de Documentação ficou em 8.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Profissionais da informação 2025
O salário de Técnico em Suporte de Documentação mostrado aqui é resultado do levantamento de 4.505 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Profissionais da informação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Técnico em Suporte de Documentação com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: