O dissídio de Auxiliar Administrativo Bilíngüe 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252310 no cargo de Auxiliar Administrativo Bilíngüe.

Estado com maior salário médio

Ceará

R$ 7.210,81

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

718 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 5.535,37

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

414 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Secretário bilíngüe Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais, como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.

Cria e atualiza banco de dados Organiza arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, administra atividades, prazos, recursos físicos, financeiros e humanos.

Pode administrar eventos protocolares Presta serviços de redação, tradução e interpretação em idioma nacional e em língua estrangeira Mantém-se atualizado e promove a inovação e a integração no contexto da globalização.

O que faz um Auxiliar Administrativo Bilíngüe

O Secretário bilíngüe assiste executivos e gestores de organizações diversas, organizando e administrando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo.

Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.

Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.

Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, orienta e indica facilidades e serviços relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.

Pode administrar eventos protocolares, como reuniões de conselhos administrativos.

Efetua triagem de ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados Realiza contatos solicitados pelos executivos, buscando convergência de agendas e otimização do trabalho.

Cria, administra, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços.

Auxilia e fornece informações para a gestão estratégica Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos.

Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, manuais e materiais de divulgação, em dois idiomas.

Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos.

Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas, pendências e processos secretariais.

Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, e presta contas de verbas Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout” locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa e elabora roteiros e itinerários de atividades dos executivos.

Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito Realiza versões, traduções e interpretações, nas modalidades simultânea e consecutiva, prestando serviços em um idioma estrangeiro, como inglês ou espanhol, além da língua nacional.

Realiza audição, decodificação e codificação, transcrição, resumos, resenhas, paráfrases, transliteração de mensagens orais para a linguagem escrita, transposições textuais entre a língua pátria e língua estrangeira de especialidade, conforme a necessidade de comunicação dos interlocutores e a natureza de eventos gerenciais e técnicos, considerando questões de diversidade e fatores políticos e culturais no contexto da globalização .

Funções do Secretário bilíngüe

O profissional Auxiliar Administrativo Bilíngüe deve organizar eventos e viagens, elaborar documentos, supervisionar equipes de trabalho, gerir suprimentos, atender pessoas (cliente externo e interno), demonstrar competências pessoais, controlar correspondência física e eletrônica, assessorar executivo(s) / Área(s), gerenciar informações, arquivar documentos físicos e eletrônicos, prestar serviços em idioma estrangeiro.

Condições de trabalho da profissão

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Secretário bilíngüe

Um Secretário bilíngüe deve dar suporte durante o evento, despachar com o(s) executivo(s), estabelecer atribuições da equipe, controlar prazos, cadastrar documentos, sintetizar textos em idioma estrangeiro, reproduzir documentos, escolher cardápio, traduzir documentos, elaborar base de dados, redigir documentos, demonstrar espírito de liderança, transmitir recados, trabalhar sob pressão, determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem), pesquisar local, ler documentos, digitar documentos, anotar informações, arquivar correspondência, elaborar convites e convocações, identificar a natureza do documento, dar suporte em reuniões, avaliar a equipe, encaminhar certificados, cancelar compromissos, elaborar lista de presença, acompanhar processos, fazer checklist, contratar expositores e palestrantes, triar correspondência, contornar situações adversas, redigir documentos em idioma estrangeiro, selecionar pessoal, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, formatar documentos, datilografar documentos, encaminhar ligações telefônicas, programar as atividades da equipe, demonstrar sensibilidade, receber correspondência, demonstrar iniciativa, prestar serviço de intérprete, enviar convite ou convocação, ciceronear visitas, manter atualizado o banco de dados, confeccionar clippings, revisar traduções, demonstrar paciência, demonstrar discrição, elaborar planilhas e gráficos, fazer ligações telefônicas, solicitar verbas, atender ligações telefônicas, pesquisar informações e dados, priorizar compromissos e ligações telefônicas, cobrar respostas, classificar documentos, confirmar presença, secretariar reuniões, cotar preços, anotar recados, transmitir fax, dar suporte a expatriados, monitorar horários de entrada e saída, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, transcrever textos, controlar cronogramas, consultar profissionais de outras áreas, enviar correspondência, conferir material, administrar agenda do(s) executivo(s), direcionar informações, controlar malote, providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos), reservar sala/local, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, elaborar prestação de contas, demonstrar dinamismo, administrar arquivos, requisitar material, formular pedidos de compra, encaminhar pessoas, identificar o assunto, registrar correspondência, elaborar atas, atender pedidos e solicitações, contratar serviços de terceiros, definir horários, adaptar espaço para armazenagem, cobrar ações, comprar material, equipamento e mobiliário, divulgar informações, monitorar o trabalho da equipe, colher assinatura, administrar pendências, preparar sala/local, elaborar ficha de avaliação, trabalhar em equipe, fornecer informações, ordenar documentos, administrar estresse, elaborar relatórios, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, capacitar equipe, demonstrar capacidade de retórica, demonstrar proatividade, atualizar arquivos, marcar compromissos, estabelecer cronograma de atividades, levantar necessidades de material, cobrar relatórios, administrar conflitos, demonstrar capacidade de comunicação, adaptar-se a mudanças, demonstrar senso de organização, tomar ditados, recepcionar pessoas, acompanhar contratos e garantias, protocolar correspondência, preparar apresentações, acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens, filtrar ligações telefônicas, orientar pessoas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Auxiliar Administrativo Bilíngüe ficou em 5.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar Administrativo Bilíngüe e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Secretárias(os) executivas(os) que ficou em 5.10% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar Administrativo Bilíngüe em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Auxiliar Administrativo Bilíngüe ficou em 9.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Secretárias(os) executivas(os) 2024

O salário de Auxiliar Administrativo Bilíngüe mostrado aqui é resultado do levantamento de 1786 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Secretárias(os) executivas(os) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar Administrativo Bilíngüe com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Auxiliar Administrativo Bilíngüe CBO 252310 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Auxiliar Administrativo Bilíngüe em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Auxiliar Administrativo Bilíngüe por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 4.618,65 4.797,65 6.770,59 22,86 6.80%
Minas Gerais 42h 2.631,67 2.733,67 3.857,83 12,96 6.30%
Rio de Janeiro 42h 4.148,61 4.309,40 6.081,56 20,74 5.40%
Distrito Federal 42h 4.852,16 5.040,21 7.112,90 23,97 7.60%
Paraná 44h 2.433,18 2.527,49 3.566,87 11,58 5.10%
Rio Grande do Sul 44h 3.248,05 3.373,93 4.761,39 15,43 5.90%
Santa Catarina 43h 2.306,03 2.395,40 3.380,46 11,09 6.30%
Mato Grosso do Sul 43h 1.732,95 1.800,11 2.540,37 8,32 7.00%
Mato Grosso 44h 1.650,82 1.714,80 2.419,97 7,87 7.20%
Bahia 43h 2.215,18 2.301,04 3.247,29 10,67 7.10%
Goiás 43h 1.792,79 1.862,27 2.628,10 8,58 5.70%
Espírito Santo 42h 1.924,60 1.999,19 2.821,32 9,43 6.10%
Pará 42h 1.592,36 1.654,08 2.334,28 7,81 7.80%
Tocantins 41h 1.458,44 1.514,96 2.137,96 7,33 7.00%
Rondônia 43h 1.672,07 1.736,87 2.451,12 8,06 6.20%
Maranhão 43h 2.304,58 2.393,89 3.378,34 11,09 8.10%
Ceará 41h 6.941,77 7.210,81 10.176,11 35,28 7.70%
Amazonas 44h 1.972,69 2.049,14 2.891,81 9,38 4.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Auxiliar Administrativo Bilíngüe.

Dissídio de Auxiliar Administrativo Bilíngüe por cidade

Quanto ganha um Auxiliar Administrativo Bilíngüe nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Auxiliar Administrativo Bilíngüe na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 5.328,84 5.535,37 7.811,68 26,50 7.70%
Brasília, DF 42 4.852,16 5.040,21 7.112,90 23,97 6.40%
Rio de Janeiro, RJ 41 4.776,32 4.961,43 7.001,72 23,94 7.30%
Belo Horizonte, MG 41 4.533,87 4.709,59 6.646,31 22,91 4.50%
Campo Grande, MS 44 1.654,86 1.719,00 2.425,90 7,86 6.90%
Barueri, SP 42 4.949,25 5.141,07 7.255,23 24,33 7.30%
Sinop, MT 43 1.673,30 1.738,15 2.452,93 8,00 4.40%
Novo Hamburgo, RS 44 5.150,39 5.350,00 7.550,08 24,32 4.80%
Umuarama, PR 44 1.651,97 1.716,00 2.421,67 7,80 4.40%
Campinas, SP 43 7.429,99 7.717,95 10.891,81 36,25 6.20%
Porto Velho, RO 43 1.619,67 1.682,44 2.374,32 7,86 5.50%
Curitiba, PR 43 4.408,38 4.579,24 6.462,35 21,15 7.10%
Goiânia, GO 43 2.073,57 2.153,93 3.039,70 10,03 6.30%
Manaus, AM 44 1.972,69 2.049,14 2.891,81 9,38 5.60%
Araguaína, TO 41 1.526,55 1.585,71 2.237,81 7,79 5.60%
Porto Alegre, RS 44 3.062,45 3.181,14 4.489,32 14,55 7.80%
Sorocaba, SP 42 3.522,07 3.658,57 5.163,09 17,42 7.60%
Dourados, MS 42 1.896,05 1.969,54 2.779,47 9,45 6.90%
Jundiaí, SP 44 5.885,24 6.113,33 8.627,32 28,00 8.10%
Juiz de Fora, MG 44 1.472,54 1.529,61 2.158,64 6,95 7.90%
Rio Grande, RS 44 3.645,88 3.787,18 5.344,58 17,21 7.70%
Extrema, MG 44 2.812,28 2.921,27 4.122,59 13,28 6.30%
Santo André, SP 37 2.607,92 2.709,00 3.823,02 14,54 6.30%
Blumenau, SC 44 1.705,10 1.771,18 2.499,54 8,08 5.50%
Santarém, PA 41 1.412,55 1.467,30 2.070,70 7,16 5.30%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Auxiliar Administrativo Bilíngüe. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Auxiliar Administrativo Bilíngüe no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Locação de mão-de-obra temporária 4.085,83 4.244,18 5.989,52 6.60%
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.653,91 1.718,01 2.424,50 6.80%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 5.960,64 6.191,66 8.737,85 7.30%
Serviços advocatícios 5.572,93 5.788,92 8.169,50 7.50%
Ensino de idiomas 1.684,43 1.749,72 2.469,25 4.10%
Atividade médica ambulatorial restrita a consultas 1.714,99 1.781,46 2.514,04 5.70%
Educação infantil - pré-escola 3.122,85 3.243,88 4.577,86 7.60%
Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais 5.400,81 5.610,13 7.917,18 5.30%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 3.460,15 3.594,26 5.072,32 7.70%
Atividades de teleatendimento 2.102,01 2.183,47 3.081,38 5.70%
Construção de edifícios 3.876,07 4.026,29 5.682,02 6.50%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.677,62 2.781,40 3.925,19 8.30%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 3.108,73 3.229,22 4.557,17 7.00%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 4.448,54 4.620,95 6.521,23 7.30%
Agências de viagens 3.257,48 3.383,73 4.775,22 5.10%
Atividades de contabilidade 1.665,72 1.730,28 2.441,82 5.80%
Ensino fundamental 3.640,64 3.781,74 5.336,90 5.50%
Atividades de organizações religiosas 2.001,98 2.079,57 2.934,75 8.10%
Serviços de comunicação multimídia - scm 1.461,52 1.518,17 2.142,48 7.30%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 6.688,29 6.947,51 9.804,53 6.70%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.