O dissídio de Professor de Alunos Com Deficiências Mentais 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239215 no cargo de Professor de Alunos Com Deficiências Mentais.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 10.637,20

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.411 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Campos Novos - SC

R$ 4.832,35

Cidade que mais contrata

Ourinhos - SP

366 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de alunos com deficiência mental Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência mental, leve ou moderada Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.

Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área.

Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Alunos Com Deficiências Mentais

O Professor de alunos com deficiência mental participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência mental, leve ou moderada, levando em conta a legislação educacional e o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas – Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.

Estuda abordagens de comunicação aumentativa, que promove e apoia a fala, e de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.

Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área Participa da elaboração do currículo escolar, especialmente no que se refere à educação especial de alunos com deficiência mental, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo.

No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência mental Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência mental.

Analisa propostas pedagógicas, novas teorias para efetivação da prática docente na educação especial e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.

Planeja programas de intervenção educacional individual Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos.

Elabora planos de aulas.

Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência mental Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência mental Cria material para comunicação alternativa.

Elabora material visual Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento.

Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.

Usa técnicas de fonética e repetição para reforçar a aprendizagem Trabalha com comunicação aumentativa e alternativa Ensina a organizar objetos de referência para antecipar as atividades diárias.

Instrui sobre o uso de jogos educativos manuais e sistemas computadorizados que contemplam temas de acessibilidade, para estudantes com deficiência mental Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar.

Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência mental, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares (terapeutas ocupacionais, psicólogos, psiquiatras, entre outros) Participa de programas de inclusão escolar.

Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Encaminha alunos com deficiência mental para o ensino profissional em oficinas protegidas Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área de educação especial.

Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência mental Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.

Funções do Professor de alunos com deficiência mental

O profissional Professor de Alunos Com Deficiências Mentais deve preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, atuar no processo de ensino-aprendizagem, participar de atividades pedagógico-administrativas, divulgar conhecimentos da Área, demonstrar competências pessoais, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, pesquisar sobre temas de interesse da Área, formar profissionais para atuação na Área, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola.

Condições de trabalho da profissão

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência mental

Um Professor de alunos com deficiência mental deve coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, estabelecer parcerias com as famílias, estudar a língua escrita da língua de sinais, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, dominar conteúdos e metodologias da área, prestar assessoria à comunidade escolar, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, atuar em programas de habilitação educacional, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, participar da elaboração do currículo escolar, adequar o currículo às necessidades dos alunos, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, participar de palestras e cursos, demonstrar capacidade de motivar o outro, corrigir trabalhos dos alunos, ministrar aulas de orientação para o trabalho, definir conteúdos escolares, confeccionar materiais didático-pedagógicos, elaborar instrumentos de avaliação, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, avaliar conhecimento do aluno iniciante, registrar notas e conteúdos em diários de classe, demonstrar capacidade de observação, orientar voluntários para educação especial em comunidades, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, demonstrar capacidade de improvisação, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, participar das atividades do programa de integração sensorial, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, ensinar atividades recreativas, preparar professores para classes de inclusão, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, participar da elaboração do plano de ensino, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, participar de conselhos de classe, estudar as propostas da legislação educacional, participar de associações da categoria, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, avaliar comunicação receptiva dos alunos, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, elaborar projetos de estimulação essencial, elaborar material visual para alunos, criar materiais didático-pedagógicos, ensinar língua portuguesa, participar da organização de eventos sobre prevenção, implementar programas de atendimento educacional, analisar propostas pedagógicas, participar das associações da área, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, ensinar as atividades de vida autônoma, coordenar curso, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), criar materiais para comunicação alternativa, elaborar relatórios, atuar em programas de estimulação essencial, ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias, ministrar palestras e cursos, avaliar os resultados dos projetos, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, demonstrar capacidade de liderança, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, proceder com ética, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, demonstrar capacidade de administrar frustações, elaborar plano de aulas, planejar atividades extraclasse, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, demonstrar capacidade de planejamento, orientar estágios dos alunos, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, analisar novas teorias para implementação prática, demonstrar flexibilidade, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, participar de fóruns de saúde e educação, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, elaborar projetos de pesquisa, encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais, atuar em programas de reabilitação educacional, pesquisar o uso de tecnologias, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, planejar programas de intervenção educacional individual, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, avaliar rendimento escolar, dominar diferentes formas de comunicação, dominar braile, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, participar da elaboração de textos sobre temas da área, encaminhar alunos para avaliações específicas, acompanhar treinamento do aluno em empresas, orientar trabalho em sala de leitura, dominar língua de sinais, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, participar de reuniões pedagógicas, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, pesquisar temas de educação especial, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, participar de projetos de pesquisa, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, trabalhar com recursos da linguagem da informática, elaborar registros de avanços dos alunos, encaminhar aluno para ensino regular, elaborar programas de atendimento educacional, avaliar comunicação expressiva dos alunos, ensinar as atividades de vida diária (avd), elaborar projetos com instituições não escolares, demonstrar tolerância, participar de programas de inclusão escolar.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Alunos Com Deficiências Mentais ficou em 7.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Alunos Com Deficiências Mentais e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de educação especial que ficou em 7.70% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Alunos Com Deficiências Mentais em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Alunos Com Deficiências Mentais ficou em 10.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de educação especial 2024

O salário de Professor de Alunos Com Deficiências Mentais mostrado aqui é resultado do levantamento de 3655 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de educação especial que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Alunos Com Deficiências Mentais com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Alunos Com Deficiências Mentais CBO 239215 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Alunos Com Deficiências Mentais em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Alunos Com Deficiências Mentais por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 30h 2.582,97 2.683,08 3.786,44 17,72 4.90%
Paraná 25h 2.792,00 2.900,21 4.092,86 23,13 8.20%
Santa Catarina 35h 3.764,49 3.910,39 5.518,46 22,34 4.50%
Rio Grande do Sul 26h 2.347,77 2.438,76 3.441,65 18,46 4.70%
Minas Gerais 35h 2.215,12 2.300,97 3.247,19 13,33 4.30%
Espírito Santo 32h 2.758,33 2.865,24 4.043,51 18,12 7.20%
Mato Grosso do Sul 32h 2.779,26 2.886,97 4.074,18 18,19 5.50%
Amapá 40h 2.777,96 2.885,62 4.072,28 14,38 4.10%
Rio de Janeiro 33h 2.960,25 3.074,98 4.339,50 18,46 8.20%
Mato Grosso 32h 3.252,75 3.378,82 4.768,30 21,15 7.70%
Goiás 40h 3.021,72 3.138,83 4.429,62 15,77 4.90%
Rio Grande do Norte 44h 2.002,61 2.080,22 2.935,68 9,46 6.40%
Pará 37h 2.916,07 3.029,08 4.274,73 16,23 5.80%
Pernambuco 29h 10.240,32 10.637,20 15.011,54 74,65 5.90%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Alunos Com Deficiências Mentais.

Dissídio de Professor de Alunos Com Deficiências Mentais por cidade

Quanto ganha um Professor de Alunos Com Deficiências Mentais nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Alunos Com Deficiências Mentais na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Ourinhos, SP 28 2.609,94 2.711,10 3.825,98 19,22 7.00%
Macapá, AP 40 2.777,96 2.885,62 4.072,28 14,38 6.50%
São Paulo, SP 37 3.150,75 3.272,86 4.618,76 17,69 6.60%
Florianópolis, SC 40 3.906,23 4.057,63 5.726,24 20,42 6.10%
Santos, SP 37 2.110,61 2.192,41 3.093,99 12,01 8.20%
Pinhão, PR 20 2.242,07 2.328,96 3.286,70 22,78 5.30%
Guarapari, ES 28 2.909,59 3.022,35 4.265,24 21,85 4.30%
Belo Horizonte, MG 38 2.136,97 2.219,79 3.132,63 11,59 4.20%
Curitiba, PR 24 2.698,86 2.803,46 3.956,32 23,62 4.50%
Porto Alegre, RS 21 2.421,78 2.515,65 3.550,15 24,32 8.20%
Lages, SC 38 4.049,31 4.206,25 5.935,99 22,14 7.50%
Rio de Janeiro, RJ 32 3.629,56 3.770,23 5.320,67 23,21 5.30%
Rio do Sul, SC 38 4.345,85 4.514,29 6.370,70 24,00 5.00%
Esteio, RS 32 2.839,74 2.949,80 4.162,85 18,26 5.90%
Paranaguá, PR 28 3.707,70 3.851,40 5.435,21 27,51 7.00%
Nova Esperança, PR 22 2.832,49 2.942,27 4.152,22 27,35 5.40%
Blumenau, SC 37 4.467,25 4.640,39 6.548,66 24,80 4.40%
Aparecida de Goiânia, GO 44 3.169,49 3.292,33 4.646,24 15,06 6.50%
Pirassununga, SP 33 3.011,77 3.128,50 4.415,03 18,90 6.60%
Maracaí, SP 34 3.590,66 3.729,82 5.263,64 22,27 6.60%
Nova Andradina, MS 24 2.367,08 2.458,82 3.469,96 20,58 5.70%
Guarulhos, SP 29 3.007,32 3.123,87 4.408,50 21,33 5.10%
Londrina, PR 25 3.251,58 3.377,60 4.766,57 27,24 5.30%
Mossoró, RN 44 2.008,79 2.086,64 2.944,73 9,48 5.50%
Porto Belo, SC 39 4.204,52 4.367,48 6.163,52 22,65 6.90%
Sorocaba, SP 40 1.978,57 2.055,25 2.900,43 10,19 5.10%
Aguai, SP 42 1.893,60 1.966,99 2.775,87 9,37 4.40%
Imbituba, SC 20 1.796,42 1.866,04 2.633,41 19,02 4.60%
Mafra, SC 31 3.710,36 3.854,17 5.439,12 25,00 6.10%
Tubarão, SC 28 2.927,58 3.041,04 4.291,61 21,72 4.50%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Alunos Com Deficiências Mentais. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Alunos Com Deficiências Mentais no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.900,73 3.013,15 4.252,25 5.60%
Administração pública em geral 2.681,53 2.785,46 3.930,92 8.30%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.646,39 2.748,95 3.879,41 6.70%
Ensino fundamental 2.996,17 3.112,30 4.392,17 5.40%
Educação infantil - creche 2.205,15 2.290,61 3.232,58 6.80%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 3.686,04 3.828,90 5.403,46 7.00%
Atividades de apoio à gestão de saúde 2.039,39 2.118,43 2.989,59 5.10%
Educação infantil - pré-escola 2.360,75 2.452,24 3.460,68 5.00%
Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente 2.943,19 3.057,26 4.314,50 4.70%
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais 2.008,79 2.086,64 2.944,73 7.10%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 3.338,28 3.467,67 4.893,68 7.00%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 2.640,93 2.743,29 3.871,41 5.50%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 2.882,61 2.994,33 4.225,68 7.70%
Limpeza em prédios e em domicílios 2.369,85 2.461,70 3.474,02 8.30%
Atividades de assistência a deficientes físicos, imunodeprimidos e convalescentes 3.195,77 3.319,63 4.684,75 4.60%
Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana 1.843,49 1.914,93 2.702,41 8.30%
Serviços de pintura de edifícios em geral 1.985,14 2.062,08 2.910,07 8.10%
Albergues assistenciais 2.316,67 2.406,45 3.396,06 4.70%
Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas ante 3.572,98 3.711,45 5.237,72 7.50%
Ensino médio 2.748,16 2.854,68 4.028,60 5.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.