O dissídio de Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239205 no cargo de Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial).

Estado com maior salário médio

Goiás

R$ 5.354,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

131 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Gabriel do Oeste - MS

R$ 3.025,16

Cidade que mais contrata

Curitiba - PR

26 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência auditiva e surdos Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.

Desenvolve atividades em língua de sinais Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional.

Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial)

O Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência auditiva e surdos, levando em conta a legislação educacional, o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas, bem como temas de língua de sinais e de experiência visual e espacial de surdos Estuda abordagens de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.

Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área.

Participa da elaboração do currículo escolar, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo Elabora propostas para educação bilíngue de surdos, com educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito, como segunda língua.

Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência auditiva e surdos Analisa propostas pedagógicas e bibliografias.

Planeja atividades com base na experiência visual dos alunos.

Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos Elabora planos de aulas.

Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram a singularidade linguística dos alunos com deficiência auditiva e surdos.

Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência auditiva e surdos Cria material em Libras Elabora material visual.

Produz material multimídia com legendas e língua de sinais Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento.

Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.

Ensina conteúdos e desenvolve atividades em língua de sinais e em língua portuguesa Usa técnicas de fonética e repetição Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva – como, por exemplo, “software” de comunicação alternativa para tradução “online” de texto e voz para Libras, e recursos de auxílio para a ampliação da habilidade auditiva e para autonomia da comunicação de alunos com déficit auditivo, surdez ou surdocegueira –.

Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos Avalia desempenho linguístico de surdos Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar.

Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência auditiva e surdos, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe.

Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Participa da elaboração de informativos sobre formas de comunicação.

Divulga a língua de sinais e a língua escrita de sinais para a comunidade Forma profissionais – tradutores e intérpretes de Libras, professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.

Funções do Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos

O profissional Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial) deve participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, formar profissionais para atuação na Área, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, demonstrar competências pessoais, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, pesquisar sobre temas de interesse da Área, atuar no processo de ensino-aprendizagem, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, divulgar conhecimentos da Área, participar de atividades pedagógico-administrativas.

Condições de trabalho da profissão

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos

Um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos deve elaborar programas de atendimento educacional, estudar a língua escrita da língua de sinais, pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos, estabelecer parcerias com as famílias, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, avaliar comunicação receptiva dos alunos, participar de projetos de pesquisa, ensinar a língua portuguesa como segunda língua, elaborar projetos de estimulação essencial, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), pesquisar o uso de tecnologias, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, atuar em programas de estimulação essencial, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, demonstrar tolerância, demonstrar capacidade de motivar o outro, analisar propostas pedagógicas, proceder com ética, coordenar curso, ministrar aulas de orientação para o trabalho, avaliar rendimento escolar, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, participar de programas de inclusão escolar, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, demonstrar capacidade de planejamento, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, orientar voluntários para educação especial em comunidades, avaliar o desempenho linguístico do surdos, criar materiais didático-pedagógicos, dominar diferentes formas de comunicação, avaliar comunicação expressiva dos alunos, avaliar os resultados dos projetos, orientar estágios dos alunos, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, elaborar instrumentos de avaliação, elaborar registros de avanços dos alunos, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino, planejar programas de intervenção educacional individual, divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade, planejar atividades extraclasse, participar das associações da área, pesquisar a língua de sinais, produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, ensinar as atividades de vida autônoma, elaborar relatórios, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, atuar em programas de habilitação educacional, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, participar da elaboração do plano de ensino, adequar o currículo às necessidades dos alunos, demonstrar capacidade de liderança, participar da organização de eventos sobre prevenção, participar de fóruns de saúde e educação, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, dominar braile, demonstrar flexibilidade, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, elaborar plano de aulas, demonstrar capacidade de improvisação, criar materiais para comunicação alternativa, elaborar projetos de pesquisa, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, pesquisar estratégias de aquisição de língua, corrigir trabalhos dos alunos, demonstrar capacidade de observação, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, ensinar língua portuguesa, atuar em programas de reabilitação educacional, ensinar as atividades de vida diária (avd), ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa, orientar trabalho em sala de leitura, prestar assessoria à comunidade escolar, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, elaborar projetos com instituições não escolares, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, pesquisar temas de educação especial, elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua, participar de associações da categoria, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, ensinar atividades recreativas, pesquisar língua escrita de sinais, participar da elaboração de textos sobre temas da área, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, planejar atividades com base na experiência visual dos alunos, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, estudar as propostas da legislação educacional, ministrar palestras e cursos, acompanhar treinamento do aluno em empresas, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de administrar frustações, avaliar conhecimento do aluno iniciante, dominar conteúdos e metodologias da área, participar de palestras e cursos, trabalhar com recursos da linguagem da informática, elaborar material visual para alunos, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, registrar notas e conteúdos em diários de classe, confeccionar materiais didático-pedagógicos, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, participar da elaboração do currículo escolar, preparar professores para classes de inclusão, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, implementar programas de atendimento educacional, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino, participar de reuniões pedagógicas, participar de conselhos de classe, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, dominar língua de sinais, analisar novas teorias para implementação prática, encaminhar alunos para avaliações específicas, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, encaminhar aluno para ensino regular, divulgar a língua de sinais para a comunidade, definir conteúdos escolares, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial) ficou em 7.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de educação especial que ficou em 7.70% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial) ficou em 4.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de educação especial 2024

O salário de Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial) mostrado aqui é resultado do levantamento de 429 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de educação especial que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial) CBO 239205 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 30h 2.907,24 3.019,92 4.261,80 20,10 8.30%
Paraná 26h 2.633,25 2.735,30 3.860,14 20,66 4.90%
Mato Grosso do Sul 36h 2.760,24 2.867,22 4.046,30 15,99 6.40%
Santa Catarina 34h 3.239,08 3.364,62 4.748,25 19,79 7.10%
Minas Gerais 21h 2.508,01 2.605,22 3.676,56 24,46 6.40%
Rio Grande do Sul 20h 2.065,06 2.145,10 3.027,23 21,94 5.60%
Rio de Janeiro 28h 2.454,01 2.549,13 3.597,40 18,05 8.00%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial).

Dissídio de Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial) por cidade

Quanto ganha um Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Curitiba, PR 25 2.372,64 2.464,59 3.478,11 19,57 7.00%
São Gabriel do Oeste, MS 30 2.912,29 3.025,16 4.269,20 19,95 8.20%
Rio Claro, SP 27 2.760,63 2.867,62 4.046,87 20,91 7.80%
São Paulo, SP 29 2.286,09 2.374,70 3.351,24 16,14 6.00%
Belo Horizonte, MG 19 2.716,59 2.821,88 3.982,32 30,23 7.80%
Criciúma, SC 29 3.197,75 3.321,69 4.687,67 23,11 4.50%
Ipiranga, PR 37 2.435,88 2.530,29 3.570,82 13,56 8.30%
Santa Rita do Pardo, MS 44 2.183,08 2.267,69 3.200,24 10,31 7.70%
Angatuba, SP 40 4.368,20 4.537,50 6.403,46 22,69 5.80%
Monte Alto, SP 31 2.231,51 2.318,00 3.271,23 15,12 6.30%
Bonito, MS 34 2.425,98 2.520,00 3.556,30 14,63 6.30%
Capitão Leônidas Marques, PR 20 2.470,70 2.566,45 3.621,86 25,66 7.00%
Cristais Paulista, SP 29 3.233,67 3.359,00 4.740,32 22,95 5.00%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.699,73 2.804,36 3.957,60 4.10%
Administração pública em geral 3.157,05 3.279,40 4.627,99 6.70%
Ensino fundamental 2.581,17 2.681,21 3.783,81 6.20%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.084,70 2.165,50 3.056,02 6.20%
Educação infantil - creche 2.174,07 2.258,33 3.187,03 7.50%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 2.060,00 2.139,84 3.019,81 8.20%
Educação infantil - pré-escola 2.560,86 2.660,11 3.754,03 7.10%
Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente 1.808,76 1.878,86 2.651,50 4.80%
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais 1.940,78 2.016,00 2.845,04 6.10%
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 3.138,37 3.260,00 4.600,61 7.70%
Educação superior - graduação 2.294,73 2.383,67 3.363,90 7.90%
Educação superior - graduação e pós-graduação 2.626,54 2.728,33 3.850,31 4.80%
Atividades de fisioterapia 2.627,18 2.729,00 3.851,25 5.40%
Serviços de tradução, interpretação e similares 1.677,00 1.742,00 2.458,36 6.60%
Educação profissional de nível técnico 1.786,75 1.856,00 2.619,24 7.20%
Ensino médio 3.166,77 3.289,50 4.642,24 7.50%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 3.494,56 3.630,00 5.122,76 6.10%
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas 2.117,92 2.200,00 3.104,71 7.40%
Locação de mão-de-obra temporária 4.096,24 4.255,00 6.004,78 7.80%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 5.462,30 5.674,00 8.007,32 8.30%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.