O dissídio de Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233135 no cargo de Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 12.492,06

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Ceará

56 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Fortaleza - CE

R$ 4.540,38

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Fortaleza - CE

56 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Apoio à Educação

R$ 15.840,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Profissional de Nível Tecnológico

55 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de tecnologia e cálculo técnico Ministra aulas de tecnologia e cálculo técnico no ensino profissional, considerando a área específica e a ocupação Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes a processos, produtos e serviços industriais e de informações tecnológicas sobre materiais, operações, etapas do processo, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, normatização, segurança, preservação ambiental e qualidade.

Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.

O que faz um Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico

O Professor de tecnologia e cálculo técnico planeja o ensino de tecnologia e cálculo técnico, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, de acordo com as características e especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Ministra aulas de tecnologia e cálculo técnico no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação que rege o ensino e a área ocupacional.

Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.

Ensina tecnologia e cálculo técnico, por meio de teorias e práticas, referentes a operações, materiais, produtos, normas e especificações técnicas, dimensões, custos operacionais e de produção, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de selecionar, analisar, avaliar e aplicar princípios de tecnologia e de cálculo técnico nos processos de produção e de serviços industriais Prepara atividades educacionais em parceria com docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de tecnologia e cálculo técnico, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema dos processos da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender e aplicar métodos e técnicas de tecnologia e cálculo técnico, utilizados nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento, parâmetros, variáveis, máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de tecnologia e cálculo técnico Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.

Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Pode realizar projetos técnicos, de assessoria e de divulgação Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais e serviços, de equipamentos.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

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Funções do Professor de tecnologia e cálculo técnico

O profissional Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico deve ensinar, pesquisar, trabalhar com higiene e segurança, demonstrar competências pessoais, promover educação ambiental.

Condições de trabalho da profissão

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.

Atividades exercidas por um Professor de tecnologia e cálculo técnico

Um Professor de tecnologia e cálculo técnico deve tomar parte em colegiados, participar de intercâmbios culturais, demonstrar motivação, orientar projetos de pesquisa, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, participar de grupos de estudo e de pesquisa, tomar parte em comissões de diversas naturezas, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, participar de atividades culturais e de lazer, apresentar esquemas e painéis explicativos, demonstrar curiosidade intelectual, tomar parte em bancas de concursos internos, estimular a busca de conhecimento, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, analisar e resolver problemas, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, ministrar aulas teórico-práticas, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, respeitar as diferenças e diversidades, demonstrar capacidade de mudança, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, contextualizar continuamente os conteúdos, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, executar pesquisas, realizar demonstrações teórico-práticas, orientar os alunos para procura de informações específicas, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, explicar conceitos e princípios, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, integrar continuamente teoria e prática, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, trabalhar em equipe, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, exercer atividades de coordenação e gestão, demonstrar flexibilidade, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, estagiar em instituições, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, demonstrar ética profissional, exercer liderança cooperativa.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico ficou em 7.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino profissional que ficou em 7.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico ficou em 4.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino profissional 2025

O salário de Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico mostrado aqui é resultado do levantamento de 256 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico CBO 233135 salário