O dissídio de Professor de Técnicas Industriais 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233130 no cargo de Professor de Técnicas Industriais.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 4.067,24
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
25 admissões
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Suzano - SP
10 admissões
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Profissional de Nível Técnico
18 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de técnicas industriais Ministra aulas de técnicas industriais no ensino profissional, considerando a área específica e a ocupação Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes a tipos e etapas de processos, de operações, de produtos e serviços industriais, de materiais e matéria-prima, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, instalações, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, normas técnicas, de segurança, de preservação ambiental e de qualidade.
Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.
O que faz um Professor de Técnicas Industriais
O Professor de técnicas industriais planeja o ensino de técnicas industriais, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, de acordo com as características e especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Ministra aulas de técnicas industriais no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação que rege o ensino e a área ocupacional.
Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.
Ensina técnicas industriais, por meio de teorias e práticas referentes a tipos e etapas de processos, de operações, produtos e serviços industriais, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais e matéria-prima, especificações técnicas, controle de processo, custos e tempos operacionais, normas técnicas, de segurança, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais em parceria com docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de técnicas industriais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema dos processos da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender e aplicar métodos e técnicas industriais, aplicados nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento de superfície, controle de processo e de qualidade, parâmetros e variáveis, utilização de máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas industriais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode realizar projetos técnicos, de assessoria e de divulgação Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais e serviços, de equipamentos.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.
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Funções do Professor de técnicas industriais
O profissional Professor de Técnicas Industriais deve promover educação ambiental, planejar o trabalho docente, trabalhar com higiene e segurança, avaliar a aprendizagem e o ensino, pesquisar, produzir registros escritos e gráficos, desenvolver recursos didáticos, demonstrar competências pessoais, ensinar, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, comunicar-se.
Condições de trabalho da profissão
Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Atividades exercidas por um Professor de técnicas industriais
Um Professor de técnicas industriais deve registrar ocorrências de diferentes naturezas, tomar parte em colegiados, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, definir atividades e cronograma, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, gerar produtos e projetos, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade, implementar orientações técnicas para a comunidade, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, participar de intercâmbios culturais, selecionar conteúdos, exercer atividades de coordenação e gestão, corrigir provas para processos seletivos, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, orientar projetos de pesquisa, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, propor a aquisição de equipamentos de segurança, orientar os alunos para procura de informações específicas, encaminhar alunos para estágios profissionais, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, integrar bancas de diversas naturezas, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, divulgar o trabalho da escola, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, explicar conceitos e princípios, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, desenvolver aplicativos educacionais, estagiar em instituições, demonstrar ética profissional, apresentar esquemas e painéis explicativos, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, divulgar propostas de trabalho e convênios, realizar certificação e qualificação, orientar para a classificação e destinação do lixo, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, avaliar relatórios de estágios, preencher fichas de estágios, consultar diferentes fontes de informação, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, aplicar instrumentos de avaliação, demonstrar capacidade de mudança, ministrar aulas teórico-práticas, informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente, elaborar material didático impresso, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, participar de grupos de estudo e de pesquisa, encaminhar registros para as autoridades competentes, realizar parcerias, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, analisar e resolver problemas, produzir relatórios, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, assessorar a própria instituição, demonstrar curiosidade intelectual, exercer liderança cooperativa, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, assessorar tecnicamente instituições, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, preencher requisição de serviços materiais, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, tomar parte em bancas de concursos internos, fomentar ações de preservação ambiental, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, assessorar tecnicamente a comunidade, aplicar provas em processo seletivos, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, divulgar trabalhos da área profissional, tomar parte em comissões de diversas naturezas, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, desenvolver recursos audiovisuais, prever a manutenção de equipamentos e instalações, definir o perfil profissional pretendido, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, realizar consultorias técnicas, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, conceber provas para processos seletivos, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, executar pesquisas, vistoriar os equipamentos e instalações, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, ministrar cursos de formação e extensão, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, demonstrar flexibilidade, integrar continuamente teoria e prática, definir metodologias de mediação de aprendizagem, participar do planejamento do curso, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, realizar demonstrações teórico-práticas, produzir laudos técnicos, estimular a busca de conhecimento, coordenar processos de seleção, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, trabalhar em equipe, participar do planejamento de horários e calendário escolar, respeitar as diferenças e diversidades, preencher diários de classe, avaliar o desempenho de alunos em estágios, compor instrumentos de avaliação, proferir palestras e conferências, demonstrar motivação, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, redigir o plano de ensino, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, selecionar material didático e bibliográfico, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, preparar as aulas, contextualizar continuamente os conteúdos, participar de atividades culturais e de lazer, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Técnicas Industriais ficou em 5.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Técnicas Industriais e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino profissional que ficou em 5.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Técnicas Industriais em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Técnicas Industriais ficou em 5.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino profissional 2025
O salário de Professor de Técnicas Industriais mostrado aqui é resultado do levantamento de 56 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Técnicas Industriais com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: