O dissídio de Professor de Técnicas Industriais 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233130 no cargo de Professor de Técnicas Industriais.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 4.067,24
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
25 admissões
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Suzano - SP
10 admissões
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Profissional de Nível Técnico
18 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de técnicas industriais Ministra aulas de técnicas industriais no ensino profissional, considerando a área específica e a ocupação Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes a tipos e etapas de processos, de operações, de produtos e serviços industriais, de materiais e matéria-prima, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, instalações, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, normas técnicas, de segurança, de preservação ambiental e de qualidade.
Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.
O que faz um Professor de Técnicas Industriais
O Professor de técnicas industriais planeja o ensino de técnicas industriais, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, de acordo com as características e especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Ministra aulas de técnicas industriais no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação que rege o ensino e a área ocupacional.
Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.
Ensina técnicas industriais, por meio de teorias e práticas referentes a tipos e etapas de processos, de operações, produtos e serviços industriais, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais e matéria-prima, especificações técnicas, controle de processo, custos e tempos operacionais, normas técnicas, de segurança, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais em parceria com docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de técnicas industriais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema dos processos da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender e aplicar métodos e técnicas industriais, aplicados nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento de superfície, controle de processo e de qualidade, parâmetros e variáveis, utilização de máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas industriais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode realizar projetos técnicos, de assessoria e de divulgação Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais e serviços, de equipamentos.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.
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Funções do Professor de técnicas industriais
O profissional Professor de Técnicas Industriais deve trabalhar com higiene e segurança, avaliar a aprendizagem e o ensino, demonstrar competências pessoais, pesquisar, desenvolver recursos didáticos, ensinar, promover educação ambiental, comunicar-se, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, produzir registros escritos e gráficos, planejar o trabalho docente.
Condições de trabalho da profissão
Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Atividades exercidas por um Professor de técnicas industriais
Um Professor de técnicas industriais deve comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, prever a manutenção de equipamentos e instalações, aplicar instrumentos de avaliação, participar de atividades culturais e de lazer, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, desenvolver aplicativos educacionais, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, contextualizar continuamente os conteúdos, definir atividades e cronograma, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, apresentar esquemas e painéis explicativos, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, gerar produtos e projetos, ministrar aulas teórico-práticas, integrar continuamente teoria e prática, integrar bancas de diversas naturezas, exercer atividades de coordenação e gestão, realizar parcerias, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, executar pesquisas, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, produzir relatórios, vistoriar os equipamentos e instalações, preencher diários de classe, orientar para a classificação e destinação do lixo, exercer liderança cooperativa, definir o perfil profissional pretendido, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, respeitar as diferenças e diversidades, tomar parte em bancas de concursos internos, participar do planejamento do curso, estimular a busca de conhecimento, explicar conceitos e princípios, analisar e resolver problemas, implementar orientações técnicas para a comunidade, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, encaminhar alunos para estágios profissionais, estagiar em instituições, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, assessorar a própria instituição, produzir laudos técnicos, registrar ocorrências de diferentes naturezas, demonstrar motivação, preparar as aulas, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, orientar os alunos para procura de informações específicas, selecionar conteúdos, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, encaminhar registros para as autoridades competentes, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, definir metodologias de mediação de aprendizagem, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, demonstrar curiosidade intelectual, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, divulgar o trabalho da escola, tomar parte em colegiados, selecionar material didático e bibliográfico, participar de grupos de estudo e de pesquisa, fomentar ações de preservação ambiental, preencher requisição de serviços materiais, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, assessorar tecnicamente a comunidade, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, participar do planejamento de horários e calendário escolar, divulgar propostas de trabalho e convênios, participar de intercâmbios culturais, divulgar trabalhos da área profissional, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, demonstrar ética profissional, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, proferir palestras e conferências, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, avaliar relatórios de estágios, aplicar provas em processo seletivos, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, corrigir provas para processos seletivos, consultar diferentes fontes de informação, redigir o plano de ensino, desenvolver recursos audiovisuais, realizar consultorias técnicas, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, ministrar cursos de formação e extensão, compor instrumentos de avaliação, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, realizar demonstrações teórico-práticas, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, elaborar material didático impresso, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, trabalhar em equipe, orientar projetos de pesquisa, preencher fichas de estágios, demonstrar flexibilidade, tomar parte em comissões de diversas naturezas, propor a aquisição de equipamentos de segurança, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, coordenar processos de seleção, demonstrar capacidade de mudança, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, assessorar tecnicamente instituições, informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente, avaliar o desempenho de alunos em estágios, conceber provas para processos seletivos, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, realizar certificação e qualificação.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Técnicas Industriais ficou em 6.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Técnicas Industriais e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino profissional que ficou em 6.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Técnicas Industriais em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Técnicas Industriais ficou em 7.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino profissional 2025
O salário de Professor de Técnicas Industriais mostrado aqui é resultado do levantamento de 56 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Técnicas Industriais com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: