O dissídio de Professor de Técnicas Agrícolas 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233115 no cargo de Professor de Técnicas Agrícolas.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 7.623,94
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Minas Gerais
21 admissões
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Fortaleza - CE
20 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de técnicas agrícolas Ministra aulas de técnicas agrícolas no ensino profissional, no campo, em sala de aula, em laboratório, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar diferentes tecnologias na produção agrícola Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes a tipos e etapas de processos, de operações, de projetos, de produtos e serviços, de especificações técnicas de insumos, máquinas e equipamentos, de custos e tempos operacionais da agropecuária.
Planeja situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo e ensinando normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.
O que faz um Professor de Técnicas Agrícolas
O Professor de técnicas agrícolas planeja o ensino de técnicas agrícolas, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, de acordo com as características e especificidades dos processos agrícolas, das instalações e das necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Ministra aulas de técnicas agrícolas no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.
Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.
Ensina técnicas agrícolas, por meio de teorias e práticas de processos e de operações produtivas, de elaboração de projetos de produtos e serviços agrícolas, de especificações técnicas de insumos, instalações e equipamentos e de estimativa e apropriação de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde no trabalho, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais em parceria com docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de técnicas agrícolas, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e elaboração de projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, abrangendo saberes e habilidades que possibilitem compreender e aplicar métodos e técnicas agrícolas, considerando aspectos tais como medições e demarcações de áreas para cultivo e de criação pecuária, manejo de solo e de animais, melhoramento genético, práticas de inseminação, de irrigação e drenagem, implementação de insumos biológicos e sintéticos, rotação de culturas, manejo integrado de doenças, pragas e de ferramentas tecnológicas.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas agrícolas Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode realizar projetos técnicos, de assessoria e de divulgação Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais e serviços, de equipamentos.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.
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Funções do Professor de técnicas agrícolas
O profissional Professor de Técnicas Agrícolas deve demonstrar competências pessoais, ensinar, planejar o trabalho docente, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, avaliar a aprendizagem e o ensino, promover educação ambiental, desenvolver recursos didáticos, produzir registros escritos e gráficos, trabalhar com higiene e segurança, comunicar-se, pesquisar.
Condições de trabalho da profissão
Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de técnicas agrícolas
Um Professor de técnicas agrícolas deve ministrar aulas teórico-práticas, redigir o plano de ensino, vistoriar os equipamentos e instalações, encaminhar alunos para estágios profissionais, preparar as aulas, corrigir provas para processos seletivos, preencher fichas de estágios, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, assessorar tecnicamente a comunidade, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, conceber provas para processos seletivos, integrar continuamente teoria e prática, participar de atividades culturais e de lazer, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, registrar ocorrências de diferentes naturezas, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, encaminhar registros para as autoridades competentes, divulgar o trabalho da escola, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, demonstrar ética profissional, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, tomar parte em comissões de diversas naturezas, demonstrar curiosidade intelectual, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, participar do planejamento de horários e calendário escolar, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, demonstrar flexibilidade, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, definir atividades e cronograma, elaborar material didático impresso, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, preencher diários de classe, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, preencher requisição de serviços materiais, realizar demonstrações teórico-práticas, executar pesquisas, prever a manutenção de equipamentos e instalações, avaliar o desempenho de alunos em estágios, trabalhar em equipe, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, selecionar conteúdos, orientar os alunos para procura de informações específicas, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, analisar e resolver problemas, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, realizar parcerias, apresentar esquemas e painéis explicativos, selecionar material didático e bibliográfico, estimular a busca de conhecimento, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, coordenar processos de seleção, propor a aquisição de equipamentos de segurança, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, realizar consultorias técnicas, implementar orientações técnicas para a comunidade, desenvolver aplicativos educacionais, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, divulgar trabalhos da área profissional, assessorar a própria instituição, contextualizar continuamente os conteúdos, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, participar de grupos de estudo e de pesquisa, divulgar propostas de trabalho e convênios, aplicar instrumentos de avaliação, estagiar em instituições, desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros, fomentar ações de preservação ambiental, demonstrar capacidade de mudança, desenvolver recursos audiovisuais, ministrar cursos de formação e extensão, participar de intercâmbios culturais, assessorar tecnicamente instituições, definir o perfil profissional pretendido, demonstrar motivação, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, definir metodologias de mediação de aprendizagem, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, proferir palestras e conferências, realizar certificação e qualificação, exercer atividades de coordenação e gestão, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, tomar parte em bancas de concursos internos, avaliar relatórios de estágios, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, exercer liderança cooperativa, integrar bancas de diversas naturezas, informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente, explicar conceitos e princípios, consultar diferentes fontes de informação, compor instrumentos de avaliação, tomar parte em colegiados, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, participar do planejamento do curso, aplicar provas em processo seletivos, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, gerar produtos e projetos, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, orientar para a classificação e destinação do lixo, orientar projetos de pesquisa, produzir laudos técnicos, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, respeitar as diferenças e diversidades, produzir relatórios, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor de Técnicas Agrícolas ficou em 7.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Técnicas Agrícolas e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino profissional que ficou em 7.60% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Técnicas Agrícolas em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Técnicas Agrícolas ficou em 6.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino profissional 2024
O salário de Professor de Técnicas Agrícolas mostrado aqui é resultado do levantamento de 117 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Técnicas Agrícolas com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Técnicas Agrícolas em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Minas Gerais | 34h | 3.704,18 | 3.847,75 | 5.430,06 | 22,57 | 7.60% |
Espírito Santo | 32h | 3.741,93 | 3.886,96 | 5.485,39 | 24,11 | 5.90% |
Ceará | 28h | 4.292,53 | 4.458,90 | 6.292,53 | 31,85 | 5.00% |
São Paulo | 41h | 7.339,48 | 7.623,94 | 10.759,13 | 37,62 | 8.00% |
Bahia | 29h | 2.786,98 | 2.895,00 | 4.085,51 | 19,97 | 6.00% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Técnicas Agrícolas. |
Dissídio de Professor de Técnicas Agrícolas por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Fortaleza, CE | 28 | 4.292,53 | 4.458,90 | 6.292,53 | 31,85 | 7.70% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Técnicas Agrícolas. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de Técnicas Agrícolas no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Educação profissional de nível técnico | 3.794,33 | 3.941,39 | 5.562,21 | 4.90% | |
Educação profissional de nível tecnológico | 4.292,53 | 4.458,90 | 6.292,53 | 7.10% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 2.386,06 | 2.478,53 | 3.497,78 | 7.00% | |
Ensino médio | 3.455,93 | 3.589,88 | 5.066,14 | 5.00% | |
Agências de publicidade | 4.129,11 | 4.289,14 | 6.052,97 | 7.80% | |
Ensino fundamental | 9.689,60 | 10.065,14 | 14.204,23 | 4.50% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 2.144,29 | 2.227,40 | 3.143,37 | 7.80% | |
Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário | 5.281,50 | 5.486,20 | 7.742,29 | 6.00% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 3.969,65 | 4.123,50 | 5.819,21 | 5.70% | |
Administração de consórcios para aquisição de bens e direitos | 5.392,98 | 5.602,00 | 7.905,71 | 4.30% | |
Educação infantil - pré-escola | 5.317,89 | 5.524,00 | 7.795,63 | 8.00% | |
Comércio varejista de materiais de construção em geral | 2.599,26 | 2.700,00 | 3.810,32 | 8.20% | |
Consultoria em publicidade | 8.866,37 | 9.210,00 | 12.997,43 | 8.10% | |
Fabricação de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal | 1.434,41 | 1.490,00 | 2.102,73 | 4.90% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 1.653,90 | 1.718,00 | 2.424,49 | 5.70% | |
Fabricação de outras peças e acessórios para veículos automotores não especificadas anteriormente | 12.409,74 | 12.890,70 | 18.191,74 | 4.60% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 8.664,20 | 9.000,00 | 12.701,07 | 4.20% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |