O dissídio de Professor de Técnicas Agrícolas 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233115 no cargo de Professor de Técnicas Agrícolas.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 7.109,19

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Ceará

27 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Fortaleza - CE

R$ 4.622,22

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Fortaleza - CE

27 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Agências de Publicidade

R$ 7.158,33

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Profissional de Nível Técnico

34 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de técnicas agrícolas Ministra aulas de técnicas agrícolas no ensino profissional, no campo, em sala de aula, em laboratório, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar diferentes tecnologias na produção agrícola Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes a tipos e etapas de processos, de operações, de projetos, de produtos e serviços, de especificações técnicas de insumos, máquinas e equipamentos, de custos e tempos operacionais da agropecuária.

Planeja situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo e ensinando normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.

O que faz um Professor de Técnicas Agrícolas

O Professor de técnicas agrícolas planeja o ensino de técnicas agrícolas, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, de acordo com as características e especificidades dos processos agrícolas, das instalações e das necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Ministra aulas de técnicas agrícolas no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.

Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.

Ensina técnicas agrícolas, por meio de teorias e práticas de processos e de operações produtivas, de elaboração de projetos de produtos e serviços agrícolas, de especificações técnicas de insumos, instalações e equipamentos e de estimativa e apropriação de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde no trabalho, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais em parceria com docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de técnicas agrícolas, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e elaboração de projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas, abrangendo saberes e habilidades que possibilitem compreender e aplicar métodos e técnicas agrícolas, considerando aspectos tais como medições e demarcações de áreas para cultivo e de criação pecuária, manejo de solo e de animais, melhoramento genético, práticas de inseminação, de irrigação e drenagem, implementação de insumos biológicos e sintéticos, rotação de culturas, manejo integrado de doenças, pragas e de ferramentas tecnológicas.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas agrícolas Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.

Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Pode realizar projetos técnicos, de assessoria e de divulgação Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais e serviços, de equipamentos.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.

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Funções do Professor de técnicas agrícolas

O profissional Professor de Técnicas Agrícolas deve promover educação ambiental, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, desenvolver recursos didáticos, ensinar, avaliar a aprendizagem e o ensino, planejar o trabalho docente, trabalhar com higiene e segurança, produzir registros escritos e gráficos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, pesquisar.

Condições de trabalho da profissão

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.

Atividades exercidas por um Professor de técnicas agrícolas

Um Professor de técnicas agrícolas deve comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, coordenar processos de seleção, selecionar conteúdos, participar de atividades culturais e de lazer, produzir laudos técnicos, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, corrigir provas para processos seletivos, encaminhar alunos para estágios profissionais, trabalhar em equipe, exercer atividades de coordenação e gestão, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, implementar orientações técnicas para a comunidade, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, aplicar provas em processo seletivos, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, desenvolver recursos audiovisuais, realizar parcerias, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, exercer liderança cooperativa, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, participar de intercâmbios culturais, orientar projetos de pesquisa, realizar consultorias técnicas, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, estimular a busca de conhecimento, participar do planejamento do curso, realizar demonstrações teórico-práticas, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, avaliar o desempenho de alunos em estágios, encaminhar registros para as autoridades competentes, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, gerar produtos e projetos, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, divulgar o trabalho da escola, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, demonstrar motivação, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade, produzir relatórios, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, definir metodologias de mediação de aprendizagem, redigir o plano de ensino, divulgar propostas de trabalho e convênios, conceber provas para processos seletivos, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, consultar diferentes fontes de informação, tomar parte em comissões de diversas naturezas, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, orientar para a classificação e destinação do lixo, executar pesquisas, avaliar relatórios de estágios, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, analisar e resolver problemas, proferir palestras e conferências, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, integrar continuamente teoria e prática, assessorar tecnicamente instituições, preencher fichas de estágios, fomentar ações de preservação ambiental, compor instrumentos de avaliação, preencher diários de classe, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, respeitar as diferenças e diversidades, elaborar material didático impresso, integrar bancas de diversas naturezas, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, preencher requisição de serviços materiais, definir o perfil profissional pretendido, preparar as aulas, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, explicar conceitos e princípios, participar de grupos de estudo e de pesquisa, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, registrar ocorrências de diferentes naturezas, demonstrar ética profissional, contextualizar continuamente os conteúdos, tomar parte em bancas de concursos internos, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, estagiar em instituições, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, selecionar material didático e bibliográfico, propor a aquisição de equipamentos de segurança, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, apresentar esquemas e painéis explicativos, divulgar trabalhos da área profissional, assessorar tecnicamente a comunidade, desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros, vistoriar os equipamentos e instalações, orientar os alunos para procura de informações específicas, assessorar a própria instituição, informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente, ministrar cursos de formação e extensão, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, demonstrar flexibilidade, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, demonstrar curiosidade intelectual, aplicar instrumentos de avaliação, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, demonstrar capacidade de mudança, tomar parte em colegiados, ministrar aulas teórico-práticas, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, realizar certificação e qualificação, prever a manutenção de equipamentos e instalações, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, definir atividades e cronograma, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, desenvolver aplicativos educacionais, participar do planejamento de horários e calendário escolar.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Técnicas Agrícolas ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Técnicas Agrícolas e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino profissional que ficou em 5.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Técnicas Agrícolas em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Técnicas Agrícolas ficou em 7.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino profissional 2025

O salário de Professor de Técnicas Agrícolas mostrado aqui é resultado do levantamento de 124 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Técnicas Agrícolas com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Técnicas Agrícolas CBO 233115 salário