O dissídio de Professor de Sociologia no Ensino Médio 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232170 no cargo de Professor de Sociologia no Ensino Médio.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 5.932,71

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

90 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ananindeua - PA

R$ 3.831,50

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

25 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Ensino Fundamental

R$ 5.466,73

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Fundamental

114 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de sociologia no ensino médio Ministra aulas de sociologia, no ensino médio, considerando conhecimentos e conceitos referentes à origem e ao desenvolvimento das sociedades humanas, ao comportamento e relacionamento entre pessoas, associações e instituições, ao longo do tempo, em diferentes espaços sociais Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.

Prepara aulas, seleciona e elabora recursos didáticos, organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas Registra resultados e ações educativas desenvolvidas Propõe atividades extraclasse.

Atua conforme a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

O que faz um Professor de Sociologia no Ensino Médio

O Professor de sociologia no ensino médio planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define conteúdo de sociologia, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.

Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Ministra aulas de sociologia no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino, define situações de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, utilizando tecnologias de pesquisa.

Incentiva a leitura e estimula debates para desenvolver atitudes e valores Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas, incentiva a reflexão sobre as transformações do trabalho e suas implicações com as qualificações, as trajetórias profissionais e a mobilidade social dos indivíduos.

Estabelece relações com fatos atuais e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas, compreensão das estruturas e relações sociais e apropriação de elementos argumentativos.

Organiza atividades Promove a educação dos alunos, responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de sociologia, por meio de conceitos e atitudes referentes aos sistemas de organização da sociedade, considerando fatores econômicos, políticos, sociais, culturais, históricos, religiosos, ocorridos em diferentes tempos e espaços, e a influência desses na humanidade Desenvolve atividades para que o aluno identifique, analise e compare diferentes formas e narrativas expressas em diferentes linguagens, para interpretar ideias de diferentes pensadores, referentes às ciências humanas e sociais, elaborar hipóteses e compor argumentos.

Define atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, estruturas, organização e relações sociais, classes e padrões sociais, os papéis que o indivíduo ocupa em sociedade.

Propõe temas e projetos interdisciplinares Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes reflexivas e a pesquisa com autonomia.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece rotinas e regras de conduta.

Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Organiza atividades extraclasse educativas, culturais e sociais, e acompanha eventos em espaços extraescolares, como eventos cívicos e culturais, visitas, exposições, palestras Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de formação continuada, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, em diferentes mídias.

Elabora documentos como diário de classe, planos escolares, registros de frequência e de aproveitamento, relatórios Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, comunicando-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado Cumpre prazos e zela pela fidedignidade de informações.

Funções do Professor de sociologia no ensino médio

O profissional Professor de Sociologia no Ensino Médio deve preparar aulas, ensinar, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, demonstrar competências pessoais, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, comunicar-se, participar de atividades institucionais.

Condições de trabalho da profissão

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de sociologia no ensino médio

Um Professor de sociologia no ensino médio deve solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação, estimular a participação do aluno nas atividades, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, administrar conflitos, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, definir o calendário, medir o conhecimento específico, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, discutir questões pedagógicas com os pares, aplicar instrumentos de avaliação, relacionar-se com a comunidade escolar, interagir com os alunos, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, comunicar resultados das avaliações dos alunos, adequar o planejamento às aulas, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, ministrar aulas teóricas e práticas, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, intervir na definição dos orçamentos da escola, preparar-se para concursos docentes, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, subsidiar os alunos para autoavaliação, comentar os resultados das avaliações com os alunos, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, elaborar instrumentos de avaliação, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, influir na definição dos planos de carreira, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, acompanhar processo de aprendizagem, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, escolher material didático e pedagógico, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, indicar os avanços da aprendizagem, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, determinar temas e conteúdos da disciplina, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, atender pais e alunos, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, dialogar com os alunos, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, ler jornais, revistas, periódicos e livros, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, estruturar a transmissão do conhecimento, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, definir objetivos para a área de conhecimento, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, estimular a continuidade da escolaridade, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, refletir continuamente sobre a própria prática docente, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, incentivar a capacidade criadora dos alunos, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, selecionar textos e bibliografia da aula, assumir cargos de coordenação, representação, direção, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, estabelecer empatia com os alunos, desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea, conceber o projeto pedagógico da escola, expressar-se com clareza, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, atentar para reações dos alunos na sala, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, requisitar material pedagógico, indicar compra de material didático e pedagógico, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Sociologia no Ensino Médio ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Sociologia no Ensino Médio e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 4.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Sociologia no Ensino Médio em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Sociologia no Ensino Médio ficou em 9.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2025

O salário de Professor de Sociologia no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 297 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Sociologia no Ensino Médio com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Sociologia no Ensino Médio CBO 232170 salário