O dissídio de Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Médio 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232150 no cargo de Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Médio.
Estado com maior salário médio
Amazonas
R$ 10.126,50
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
361 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 6.080,60
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
151 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio Ministra aulas de língua estrangeira moderna, no ensino médio, para ensinar e treinar os alunos na escuta, pronúncia, tradução, bem como na gramática, conversação, escrita e no vocabulário da língua, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais da instituição Responsabiliza-se pela formação dos alunos por meio de recursos de comunicação oral e escrita e técnicas de leitura, interpretação e elaboração de textos verbais e não-verbais.
Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, seleciona material didático, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas Registra informações, propõe atividades extraclasse.
Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
O que faz um Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Médio
O Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define o conteúdo programático de língua estrangeira moderna, as situações de aprendizagem, as estratégias de ensino e de avaliação, seleciona e elabora recursos didáticos.
Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Prepara aulas e programa atividades Define a extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as áreas do conhecimento e a diversidade das turmas.
Define objetivos das aulas e prepara os recursos necessários Ministra aulas de língua estrangeira moderna no ensino médio, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.
Estabelece metodologias de ensino, propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Propõe temas e atividades contextualizadas com fatos culturais, sociais, históricos, geográficos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas e a compreensão de novas culturas Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, arte e cultura e temáticas coletivas.
Propõe estudos e projetos interdisciplinares Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades paralelas de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisar.
Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à gramática, à produção e interpretação de textos de diversos gêneros, em língua estrangeira moderna tendo em vista desenvolver as capacidades de escuta, expressão e comunicação oral e escrita em diferentes códigos linguísticos, ampliando a capacidade discursiva e reflexiva em diferentes áreas do conhecimento Orienta os alunos quanto ao uso de “thesaurus”, dicionário e chave de pronúncia Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, de questões orais e escritas, projetos integradores, situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.
Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.
Organiza atividades extraclasse, educativas, culturais e sociais, e acompanha eventos em espaços extraescolares, como visitas, palestras, olimpíadas estudantis Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, em diferentes mídias Elabora documentos, como diário de classe, planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho .
Funções do Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
O profissional Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Médio deve demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
Um Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio deve estimular a continuidade da escolaridade, preparar-se para concursos docentes, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, incentivar a capacidade criadora dos alunos, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, administrar conflitos, refletir continuamente sobre a própria prática docente, estimular a participação do aluno nas atividades, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, expressar-se com clareza, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, acompanhar processo de aprendizagem, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Médio ficou em 7.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Médio e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 7.40% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Médio em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Médio ficou em 4.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2025
O salário de Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 1075 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Médio com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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Valor do salário na CCT 2025 de Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Médio em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2025 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 25h | 4.442,99 | 4.615,18 | 6.513,09 | 36,24 | 5.70% |
Rio de Janeiro | 27h | 3.579,04 | 3.717,75 | 5.246,60 | 27,10 | 7.20% |
Paraná | 35h | 3.597,85 | 3.737,29 | 5.274,18 | 21,17 | 6.40% |
Minas Gerais | 25h | 3.596,76 | 3.736,16 | 5.272,58 | 29,72 | 5.20% |
Bahia | 28h | 3.098,08 | 3.218,15 | 4.541,55 | 22,92 | 6.20% |
Rio Grande do Sul | 24h | 3.827,18 | 3.975,51 | 5.610,36 | 32,46 | 6.00% |
Santa Catarina | 33h | 3.510,30 | 3.646,35 | 5.145,84 | 22,44 | 8.10% |
Mato Grosso | 34h | 4.874,05 | 5.062,96 | 7.145,00 | 30,12 | 7.80% |
Goiás | 33h | 3.393,23 | 3.524,74 | 4.974,22 | 21,46 | 6.40% |
Pará | 29h | 4.071,67 | 4.229,47 | 5.968,76 | 28,81 | 5.90% |
Pernambuco | 27h | 3.148,30 | 3.270,32 | 4.615,17 | 23,98 | 4.60% |
Espírito Santo | 27h | 1.814,84 | 1.885,18 | 2.660,42 | 13,84 | 7.20% |
Rio Grande do Norte | 28h | 2.458,13 | 2.553,40 | 3.603,43 | 18,46 | 4.70% |
Acre | 19h | 2.010,42 | 2.088,34 | 2.947,13 | 22,58 | 7.50% |
Ceará | 34h | 3.047,53 | 3.165,64 | 4.467,45 | 18,58 | 7.80% |
Distrito Federal | 22h | 2.919,68 | 3.032,83 | 4.280,03 | 27,57 | 7.90% |
Mato Grosso do Sul | 34h | 4.288,78 | 4.455,00 | 6.287,03 | 26,60 | 8.30% |
Alagoas | 19h | 1.832,77 | 1.903,80 | 2.686,70 | 20,58 | 5.00% |
Paraíba | 42h | 7.033,93 | 7.306,54 | 10.311,21 | 34,88 | 5.20% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Médio. |
Dissídio de Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Médio por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2025 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 27 | 5.853,73 | 6.080,60 | 8.581,13 | 45,38 | 7.90% |
Rio de Janeiro, RJ | 27 | 3.731,43 | 3.876,05 | 5.470,00 | 28,55 | 4.20% |
Londrina, PR | 40 | 4.287,04 | 4.453,19 | 6.284,48 | 22,16 | 7.00% |
Salvador, BA | 23 | 3.495,41 | 3.630,88 | 5.124,01 | 31,96 | 5.10% |
Curitiba, PR | 32 | 3.895,73 | 4.046,71 | 5.710,84 | 25,26 | 4.10% |
Belo Horizonte, MG | 26 | 5.227,78 | 5.430,39 | 7.663,53 | 42,27 | 8.10% |
Porto Alegre, RS | 23 | 4.327,15 | 4.494,86 | 6.343,28 | 39,33 | 7.50% |
Uberlândia, MG | 22 | 2.615,44 | 2.716,81 | 3.834,05 | 24,28 | 4.20% |
Santos, SP | 21 | 3.242,89 | 3.368,57 | 4.753,83 | 31,44 | 7.70% |
São José do Rio Preto, SP | 19 | 2.711,76 | 2.816,86 | 3.975,23 | 29,65 | 7.00% |
Campinas, SP | 26 | 7.850,14 | 8.154,39 | 11.507,72 | 62,86 | 4.20% |
Recife, PE | 25 | 3.410,41 | 3.542,59 | 4.999,41 | 28,82 | 5.10% |
Fortaleza, CE | 34 | 3.045,58 | 3.163,62 | 4.464,59 | 18,82 | 7.20% |
São Bernardo do Campo, SP | 42 | 4.375,87 | 4.545,46 | 6.414,69 | 21,72 | 7.70% |
Brasília, DF | 22 | 2.919,68 | 3.032,83 | 4.280,03 | 27,57 | 6.70% |
Rio Branco, AC | 18 | 1.983,62 | 2.060,50 | 2.907,84 | 22,58 | 4.10% |
Palhoça, SC | 32 | 1.937,19 | 2.012,27 | 2.839,78 | 12,40 | 5.30% |
João Pessoa, PB | 42 | 7.033,93 | 7.306,54 | 10.311,21 | 34,88 | 5.80% |
Natal, RN | 29 | 2.695,05 | 2.799,50 | 3.950,74 | 19,24 | 7.20% |
Maceió, AL | 19 | 1.832,77 | 1.903,80 | 2.686,70 | 20,58 | 5.90% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Médio. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Médio no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2025 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Ensino fundamental | 3.528,20 | 3.664,94 | 5.172,08 | 6.40% | |
Ensino médio | 4.429,52 | 4.601,20 | 6.493,35 | 7.60% | |
Ensino de idiomas | 3.629,86 | 3.770,54 | 5.321,10 | 7.40% | |
Educação infantil - pré-escola | 3.742,76 | 3.887,82 | 5.486,61 | 7.00% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 4.408,03 | 4.578,87 | 6.461,84 | 7.60% | |
Educação infantil - creche | 2.393,93 | 2.486,71 | 3.509,33 | 6.90% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 6.650,87 | 6.908,64 | 9.749,67 | 6.00% | |
Educação superior - graduação | 3.006,48 | 3.123,00 | 4.407,27 | 6.00% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 3.960,07 | 4.113,56 | 5.805,17 | 6.20% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 2.153,92 | 2.237,40 | 3.157,49 | 5.80% | |
Cursos preparatórios para concursos | 3.208,64 | 3.333,00 | 4.703,63 | 8.30% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 3.405,03 | 3.537,00 | 4.991,52 | 4.80% | |
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte | 6.058,44 | 6.293,25 | 8.881,22 | 5.60% | |
Administração pública em geral | 3.740,05 | 3.885,00 | 5.482,63 | 7.40% | |
Cantinas - serviços de alimentação privativos | 2.347,36 | 2.438,33 | 3.441,05 | 8.30% | |
Comércio varejista de livros | 2.847,63 | 2.958,00 | 4.174,42 | 7.30% | |
Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos | 5.171,57 | 5.372,00 | 7.581,13 | 6.60% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 4.399,97 | 4.570,50 | 6.450,03 | 7.20% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 12.346,01 | 12.824,50 | 18.098,32 | 5.90% | |
Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios | 1.906,12 | 1.980,00 | 2.794,24 | 4.80% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |