O dissídio de Professor de Filosofia no Ensino Médio 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232125 no cargo de Professor de Filosofia no Ensino Médio.
Estado com maior salário médio
Pernambuco
R$ 7.182,71
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
186 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 4.362,70
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
64 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de filosofia no ensino médio Ministra aulas de filosofia, no ensino médio, considerando conhecimentos e conceitos referentes aos sistemas filosóficos e aos grandes pensadores, à existência humana, à ideia do conhecimento, à razão, aos valores éticos e morais, ao pensamento, à linguagem, ao Universo e a influência desses no contexto presente Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.
Prepara aulas, seleciona e elabora recursos didáticos, organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas Registra atividades desenvolvidas Propõe atividades extraclasse.
Atua conforme a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
O que faz um Professor de Filosofia no Ensino Médio
O Professor de filosofia no ensino médio planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define conteúdo programático de filosofia, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.
Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Ministra aulas de filosofia no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, utilizando inclusive novas tecnologias de pesquisa.
Incentiva a leitura e estimula debates em classe para desenvolver atitudes e valores Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas, estabelecendo relações com fatos atuais e o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas, apropriação de elementos argumentativos e a compreensão da realidade, por meio das ciências humanas e sociais.
Promove a educação dos alunos, responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de filosofia, conceitos e atitudes referentes a tradições e costumes, fenômenos, datas, fatos históricos, sociais, econômicos, políticos, ambientais, religiosos e culturais ocorridos em diferentes tempos e espaços, e a influência desses no contexto presente da humanidade, na perspectiva em que o mundo é explicável e passível de transformações.
Desenvolve atividades para que o aluno identifique, analise e compare diferentes formas e narrativas expressas em diferentes linguagens, para interpretar ideias filosóficas de diferentes pensadores, elaborar hipóteses e compor argumentos Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, razão e entendimento, estética, lógica, validade e verdade, respeito à natureza, às diversidades, às diferenças sociais e culturais entre os homens.
Propõe temas e projetos interdisciplinares.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a argumentação e a pesquisa com autonomia Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece rotinas e regras de conduta Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.
Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.
Organiza atividades extraclasse educativas, culturais e sociais, e acompanha eventos em espaços extraescolares, como eventos cívicos e culturais, visitas, exposições, palestras Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de formação continuada, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, impressos, audiovisuais e informatizados Elabora documentos como diário de classe, planos escolares, registros de frequência e de aproveitamento, relatórios.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, comunicando-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Cumpre prazos e zela pela fidedignidade de informações.
Funções do Professor de filosofia no ensino médio
O profissional Professor de Filosofia no Ensino Médio deve preparar aulas, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, ensinar, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, participar de atividades institucionais.
Condições de trabalho da profissão
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de filosofia no ensino médio
Um Professor de filosofia no ensino médio deve preparar-se para concursos docentes, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, influir na definição dos planos de carreira, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, expressar-se com clareza, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, subsidiar os alunos para autoavaliação, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, acompanhar processo de aprendizagem, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, indicar os avanços da aprendizagem, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, comentar os resultados das avaliações com os alunos, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, selecionar textos e bibliografia da aula, interagir com os alunos, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, estimular a continuidade da escolaridade, estruturar a transmissão do conhecimento, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, conceber o projeto pedagógico da escola, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea, refletir continuamente sobre a própria prática docente, requisitar material pedagógico, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, definir o calendário, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, determinar temas e conteúdos da disciplina, atentar para reações dos alunos na sala, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, discutir questões pedagógicas com os pares, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, atender pais e alunos, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, definir objetivos para a área de conhecimento, escolher material didático e pedagógico, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, estabelecer empatia com os alunos, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, dialogar com os alunos, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, aplicar instrumentos de avaliação, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, integrar grupos de estudos interdisciplinares, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, incentivar a capacidade criadora dos alunos, estimular a participação do aluno nas atividades, administrar conflitos, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, assumir cargos de coordenação, representação, direção, relacionar-se com a comunidade escolar, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, ministrar aulas teóricas e práticas, medir o conhecimento específico, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, adequar o planejamento às aulas, elaborar instrumentos de avaliação, ler jornais, revistas, periódicos e livros, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, indicar compra de material didático e pedagógico, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, intervir na definição dos orçamentos da escola.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor de Filosofia no Ensino Médio ficou em 3.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Filosofia no Ensino Médio e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 3.70% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Filosofia no Ensino Médio em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Filosofia no Ensino Médio ficou em 10.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2024
O salário de Professor de Filosofia no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 579 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Filosofia no Ensino Médio com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Professor de Educação Física no Ensino Médio
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- Professor de Artes no Ensino Médio
- Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio
- Professor de Sociologia no Ensino Médio
- Professor de História no Ensino Médio
- Professor de Geografia no Ensino Médio
- Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Médio
- Professor de Matemática no Ensino Médio
- Professor de Química no Ensino Médio
Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Filosofia no Ensino Médio em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 20h | 3.875,37 | 4.025,57 | 5.681,01 | 39,59 | 7.10% |
Rio de Janeiro | 25h | 2.922,93 | 3.036,21 | 4.284,79 | 24,05 | 4.50% |
Minas Gerais | 26h | 3.883,32 | 4.033,82 | 5.692,65 | 31,03 | 7.90% |
Rio Grande do Sul | 18h | 3.309,54 | 3.437,81 | 4.851,54 | 38,53 | 6.30% |
Pará | 29h | 4.051,14 | 4.208,15 | 5.938,67 | 28,80 | 7.10% |
Santa Catarina | 25h | 4.178,36 | 4.340,30 | 6.125,17 | 34,28 | 5.00% |
Paraná | 25h | 3.779,41 | 3.925,89 | 5.540,33 | 30,82 | 5.60% |
Bahia | 21h | 3.488,99 | 3.624,21 | 5.114,59 | 34,72 | 7.70% |
Goiás | 28h | 4.312,47 | 4.479,61 | 6.321,76 | 32,07 | 4.40% |
Mato Grosso | 16h | 3.099,31 | 3.219,43 | 4.543,35 | 40,97 | 7.70% |
Ceará | 17h | 6.391,29 | 6.639,00 | 9.369,16 | 79,18 | 4.90% |
Sergipe | 27h | 2.276,86 | 2.365,10 | 3.337,70 | 17,78 | 6.20% |
Distrito Federal | 21h | 4.406,23 | 4.577,00 | 6.459,20 | 43,80 | 5.80% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Filosofia no Ensino Médio. |
Dissídio de Professor de Filosofia no Ensino Médio por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 18 | 4.199,93 | 4.362,70 | 6.156,78 | 49,03 | 8.00% |
Rio de Janeiro, RJ | 20 | 2.887,74 | 2.999,66 | 4.233,20 | 29,57 | 8.20% |
Belém, PA | 25 | 4.147,71 | 4.308,46 | 6.080,23 | 34,31 | 7.10% |
Salvador, BA | 19 | 4.730,48 | 4.913,82 | 6.934,53 | 50,99 | 4.60% |
Belo Horizonte, MG | 23 | 5.445,14 | 5.656,18 | 7.982,17 | 49,58 | 4.30% |
Brasília, DF | 21 | 4.406,23 | 4.577,00 | 6.459,20 | 43,80 | 4.10% |
Caxias do Sul, RS | 19 | 4.378,50 | 4.548,20 | 6.418,56 | 48,64 | 6.00% |
Aracaju, SE | 27 | 2.276,86 | 2.365,10 | 3.337,70 | 17,78 | 4.10% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Filosofia no Ensino Médio. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de Filosofia no Ensino Médio no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Ensino fundamental | 3.502,37 | 3.638,11 | 5.134,21 | 4.90% | |
Ensino médio | 4.243,81 | 4.408,29 | 6.221,11 | 7.60% | |
Educação infantil - pré-escola | 3.109,28 | 3.229,78 | 4.557,97 | 8.00% | |
Educação infantil - creche | 3.776,42 | 3.922,79 | 5.535,95 | 4.90% | |
Educação profissional de nível técnico | 3.265,02 | 3.391,56 | 4.786,27 | 4.80% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 2.941,72 | 3.055,73 | 4.312,34 | 5.50% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 4.419,06 | 4.590,33 | 6.478,02 | 7.20% | |
Educação superior - graduação | 3.773,21 | 3.919,44 | 5.531,24 | 7.20% | |
Cursos preparatórios para concursos | 4.261,50 | 4.426,67 | 6.247,04 | 5.80% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 2.473,99 | 2.569,88 | 3.626,68 | 7.70% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.788,50 | 2.896,57 | 4.087,73 | 6.40% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 7.449,93 | 7.738,67 | 10.921,04 | 7.10% | |
Administração pública em geral | 4.582,40 | 4.760,00 | 6.717,45 | 4.50% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 4.924,80 | 5.115,67 | 7.219,38 | 5.60% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 2.489,51 | 2.586,00 | 3.649,44 | 7.00% | |
Educação superior - pós-graduação e extensão | 5.175,90 | 5.376,50 | 7.587,48 | 6.60% | |
Gestão de ativos intangíveis não-financeiros | 8.740,25 | 9.079,00 | 12.812,56 | 4.30% | |
Fabricação de outros equipamentos e aparelhos elétricos | 2.079,41 | 2.160,00 | 3.048,26 | 5.10% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |