O dissídio de Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231205 no cargo de Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série).

Estado com maior salário médio

Piauí

R$ 6.713,13

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

4.786 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Picos - PI

R$ 33.331,49

Cidade que mais contrata

Fortaleza - CE

1.007 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) ministra aulas de educação escolar de ensino fundamental, para jovens e adultos que não puderam efetuar os estudos na idade regular Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos, considerando os eixos articuladores do currículo.

Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento e atividades de leitura e pesquisa, tendo em vista o estímulo à continuidade da escolarização Implementa atividades para incentivar convivência e interação social Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Registra informações do processo educacional Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série)

O Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e características individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos, define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e avaliação.

Programa atividades e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas, definindo a extensão e a profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as áreas do conhecimento – Língua Portuguesa, Matemática e Estudos da Sociedade e da Natureza, a maturidade e o tempo de aprendizado individual, e a diversidade das turmas Define objetivos e estratégias de ensino.

Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Ministra aulas para jovens e adultos, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes e valores.

Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos, considerando os eixos articuladores (a cultura, o trabalho e o tempo) do currículo Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências humanas e da natureza, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, codificação e simbolização, e temáticas coletivas Organiza atividades - educativas, culturais e sociais – extraclasse.

Acompanha eventos em espaços extraescolares, tais como visitas, palestras e olimpíadas estudantis Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação.

Analisa o resultado das avaliações e elabora relatório Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades de reforço e revisando conteúdos.

Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento e atividades de leitura e pesquisa, tendo em vista o estímulo à continuidade da escolarização Elabora documentos, como registros de conteúdos e atividades, relato de observação e participação em eventos extraclasse, resultados de avaliações, aproveitamento e frequência, e relatórios Zela pelo cumprimento de prazos e fidedignidade das informações.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo informações com assertividade, objetividade e imparcialidade Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento às normas internas e externas Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre os direitos e deveres dos cidadãos.

Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e temas transversais e interdisciplinares.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado Realiza pesquisas didático-pedagógicas, sobre práticas e metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas na Educação de Jovens e Adultos.

Funções do Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série)

O profissional Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) deve demonstrar competências pessoais, avaliar os alunos, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, participar na elaboração do projeto pedagógico, efetuar registros burocráticos pedagógicos, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, comunicar-se, preparar aulas, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, ministrar aulas.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) deve planejar as atividades periódicas da área, definir temas transversais e interdisciplinares, instruir os alunos para participar dos eventos, determinar objetivo da aula, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, listar fontes de pesquisa para o aluno, dialogar com os alunos, relatar evasão escolar, monitorar trabalhos em grupo, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, organizar palestras, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, revisar conteúdos, preparar o cronograma dos eventos, redigir relatório sobre alunos com problemas, proceder com clareza, sugerir objetivos gerais e específicos, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, estabelecer conteúdos mínimos por série, exercer autoridade com critério, atuar em reuniões periódicas de planejamento, adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe (classes multisseriadas), convencionar regras de convivência, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, analisar material didático e paradidático, pesquisar material didático e paradidático, apresentar capacidade de trabalho em equipe, divulgar os eventos da escola, interagir com a comunidade escolar, trabalhar conceitos de família e cidadania, opinar sobre propostas pedagógicas, fixar objetivos de avaliação, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, anotar ocorrências anômalas, sugerir metodologias de ensino, empregar atividades de recuperação paralela, divulgar a produção da escola na comunidade, definir metodologias de ensino, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, registrar aulas previstas e dadas, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, aplicar instrumentos diversos de avaliação, acompanhar trabalho diário do aluno, programar pauta das reuniões, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, atualizar-se, selecionar material didático, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis (dst), divulgar os trabalhos dos alunos, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, notificar os pais sobre a situação dos alunos, traçar os objetivos dos eventos, propor trabalhos e atividades, organizar visitas a espaços culturais, aplicar instrumentos de autoavaliação do aluno, estabelecer estratégias de avaliação, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, formar grupos para atuação nos eventos, discutir o conteúdo científico com os alunos, atuar em assembleias escolares e conselhos de escola, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, propor atividades de comunicação oral ao aluno, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, registrar frequência dos alunos, consultar legislação educacional, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, sugerir formas para qualificação do docente, preparar roteiro de observação para os alunos, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, relacionar os conteúdos aos temas transversais, manter vínculos afetivos com os alunos, preparar instrumentos para registro do evento, estabelecer cronograma de atividades, proceder com ética e moral, trocar experiências com os pares e especialistas, expressar-se em vários níveis de linguagem, apresentar relatórios às autoridades competentes, criar atividade paralela de reforço, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, criar material didático, registrar conteúdos e atividades ministrados, atuar em reuniões de professores, definir estratégias de ensino, ajustar planejamento à classe, produzir material didático, registrar conceitos e notas dos alunos, escolher temas para reuniões, dominar a modalidade escrita da língua, propor situações-problema aos alunos, comunicar-se com diferentes faixas etárias, sugerir projetos para a comunidade escolar, proceder com criatividade, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, orientar o aluno para atitudes de convívio social, preencher fichas descritivas, contatar instituições para viabilização de atividades, corrigir trabalhos dos alunos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) ficou em 6.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que ficou em 6.30% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) ficou em 8.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) 2024

O salário de Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) mostrado aqui é resultado do levantamento de 19759 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) CBO 231205 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 32h 3.348,20 3.477,97 4.908,21 21,76 5.90%
Paraná 26h 3.408,47 3.540,57 4.996,56 27,50 7.10%
Rio de Janeiro 31h 2.434,57 2.528,92 3.568,89 16,55 6.30%
Ceará 34h 3.948,52 4.101,55 5.788,23 23,85 5.60%
Minas Gerais 26h 2.370,35 2.462,22 3.474,76 18,97 6.30%
Goiás 32h 3.910,58 4.062,14 5.732,62 25,71 4.90%
Mato Grosso 30h 3.467,99 3.602,40 5.083,82 23,88 5.60%
Distrito Federal 30h 3.417,84 3.550,31 5.010,30 23,54 7.60%
Bahia 31h 2.334,46 2.424,93 3.422,14 15,71 5.60%
Pernambuco 33h 2.694,20 2.798,62 3.949,49 16,98 8.10%
Maranhão 36h 2.292,30 2.381,15 3.360,35 13,35 6.60%
Rio Grande do Norte 39h 2.522,03 2.619,78 3.697,11 13,36 6.90%
Pará 34h 3.263,73 3.390,22 4.784,38 20,22 5.50%
Piauí 28h 6.462,66 6.713,13 9.473,77 48,50 8.00%
Rio Grande do Sul 28h 2.588,89 2.689,23 3.795,12 19,24 7.90%
Santa Catarina 33h 3.062,86 3.181,57 4.489,93 19,46 6.90%
Mato Grosso do Sul 29h 2.593,75 2.694,27 3.802,24 18,46 8.20%
Paraíba 37h 1.984,47 2.061,39 2.909,09 11,13 4.80%
Espírito Santo 29h 2.253,51 2.340,85 3.303,47 16,16 7.60%
Tocantins 39h 4.932,18 5.123,34 7.230,20 25,96 6.90%
Sergipe 36h 2.189,65 2.274,51 3.209,86 12,81 4.30%
Amazonas 40h 2.457,46 2.552,70 3.602,45 12,78 6.00%
Alagoas 35h 2.011,14 2.089,09 2.948,18 12,09 6.50%
Rondônia 39h 2.546,35 2.645,04 3.732,76 13,51 4.50%
Roraima 30h 2.597,96 2.698,65 3.808,41 18,04 6.50%
Acre 31h 2.357,08 2.448,44 3.455,31 15,75 8.30%
Amapá 40h 1.697,61 1.763,41 2.488,57 8,71 4.70%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série).

Dissídio de Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) por cidade

Quanto ganha um Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Fortaleza, CE 34 3.055,95 3.174,39 4.479,80 18,52 4.90%
São Paulo, SP 32 3.614,89 3.755,00 5.299,16 23,26 6.50%
Brasília, DF 30 3.417,84 3.550,31 5.010,30 23,54 4.70%
Rio de Janeiro, RJ 32 2.983,03 3.098,64 4.372,89 19,66 6.90%
Barra do Garças, MT 30 3.999,09 4.154,08 5.862,36 27,27 5.60%
Goiânia, GO 27 3.219,35 3.344,12 4.719,32 24,49 7.20%
São José dos Pinhais, PR 22 9.381,45 9.745,05 13.752,50 89,65 8.10%
Salvador, BA 31 2.577,37 2.677,26 3.778,23 17,48 8.10%
Sorocaba, SP 36 5.309,62 5.515,41 7.783,51 30,70 7.20%
Recife, PE 30 2.522,34 2.620,10 3.697,56 17,41 5.30%
Bandeirantes, PR 20 1.796,60 1.866,24 2.633,69 18,42 4.80%
Curitiba, PR 32 2.240,06 2.326,88 3.283,77 14,75 7.20%
Cosmópolis, SP 33 3.337,31 3.466,66 4.892,25 21,02 6.10%
Manaus, AM 40 2.458,44 2.553,73 3.603,89 12,66 6.20%
Natal, RN 39 3.392,19 3.523,66 4.972,69 18,25 7.10%
João Pessoa, PB 37 1.951,42 2.027,05 2.860,64 10,94 6.80%
Franca, SP 32 3.541,39 3.678,64 5.191,41 23,01 7.60%
Aparecida de Goiânia, GO 34 10.856,84 11.277,61 15.915,31 67,21 6.30%
Teresina, PI 25 2.674,35 2.778,00 3.920,40 21,84 7.90%
Belo Horizonte, MG 26 2.202,04 2.287,39 3.228,03 17,28 8.00%
São Luís, MA 32 2.491,92 2.588,50 3.652,96 15,98 8.10%
Aracaju, SE 35 2.350,61 2.441,71 3.445,82 13,95 6.50%
Ribeirão Preto, SP 30 2.546,29 2.644,98 3.732,68 17,47 8.00%
Serra, ES 32 1.593,77 1.655,54 2.336,34 10,44 4.40%
Maceió, AL 35 1.830,88 1.901,84 2.683,93 10,91 5.60%
Uberlândia, MG 24 2.038,97 2.118,00 2.988,98 17,70 6.10%
São Gonçalo, RJ 31 1.682,11 1.747,31 2.465,85 11,28 5.40%
Cuiabá, MT 28 2.127,46 2.209,92 3.118,70 15,68 6.70%
Palmas, TO 41 6.301,65 6.545,88 9.237,75 32,09 5.80%
Frutal, MG 24 2.717,99 2.823,33 3.984,36 23,33 5.00%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Ensino fundamental 3.198,82 3.322,80 4.689,23 8.10%
Educação infantil - pré-escola 2.497,25 2.594,03 3.660,78 5.90%
Administração pública em geral 3.905,15 4.056,50 5.724,65 4.30%
Educação infantil - creche 2.406,29 2.499,55 3.527,44 4.60%
Ensino médio 4.078,99 4.237,08 5.979,49 8.20%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.472,47 2.568,29 3.624,45 5.50%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 4.580,25 4.757,77 6.714,30 5.00%
Serviços de assistência social sem alojamento 3.376,88 3.507,76 4.950,26 7.90%
Educação profissional de nível técnico 4.125,92 4.285,83 6.048,30 4.40%
Atividades de condicionamento físico 3.071,97 3.191,03 4.503,28 6.50%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 4.285,42 4.451,51 6.282,11 8.20%
Ensino de idiomas 3.582,95 3.721,81 5.252,33 8.20%
Educação superior - graduação 2.450,79 2.545,78 3.592,68 6.70%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 2.750,55 2.857,15 4.032,09 6.70%
Educação superior - graduação e pós-graduação 2.637,52 2.739,74 3.866,40 4.10%
Atividades de organizações religiosas 1.936,10 2.011,13 2.838,17 7.70%
Educação superior - pós-graduação e extensão 4.537,07 4.712,91 6.651,00 8.20%
Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente 1.642,06 1.705,70 2.407,14 7.30%
Ensino de esportes 4.430,74 4.602,46 6.495,13 4.80%
Cursos preparatórios para concursos 5.363,36 5.571,23 7.862,29 7.30%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.