O dissídio de Gestor em Turismo (turismólogo) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 122520 no cargo de Gestor em Turismo (turismólogo).

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 4.044,49

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

79 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 3.610,90

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

30 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Hotéis

R$ 3.476,93

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Agências de Viagens

71 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Turismólogo Pesquisa, planeja, organiza, promove e divulga atividades de turismo Elabora e implementa roteiros para promover o destino turístico que corresponda às expectativas e às necessidades dos visitantes.

Realiza a gestão de negócios voltados para o mercado de turismo e entretenimento, fazendo a gestão de pessoas, o acompanhamento de projetos, a definição de novos serviços e a comercialização Organiza eventos, identificando expectativas dos participantes, realizando planejamento e administração adequada dos recursos Faz análise dos patrimônios históricos, culturais e possíveis atividades a serem realizadas, definindo a infraestrutura necessária para receber os visitantes de forma sustentável.

Pode atuar no setor público, em Secretarias de Turismo, divulgando patrimônios históricos ou cuidando do calendário de eventos Cumpre normas de conformidade legal e jurídica

O que faz um Gestor em Turismo (turismólogo)

O Turismólogo elabora políticas públicas de desenvolvimento do turismo, analisando legislação pertinente, elaborando planos e políticas públicas de desenvolvimento de turismo local, regional e internacional Incentiva a participação da comunidade no turismo local.

Pode atuar no setor público, em secretarias de turismo, divulgando patrimônios históricos e culturais ou cuidando do calendário de eventos.

Traça plano operacional, utilizando-se de sistema de gestão integrado e sistemas de inteligência empresarial Elabora programas turísticos, cronogramas de viagens e informação turística.

Planeja roteiros turísticos e estabelece parcerias para viabilizá-los Organiza a logística terrestre, aérea e aquaviária.

Elabora plano de negócios e plano de marketing turístico, estabelecendo estratégias comerciais, definindo preços de produtos e serviços e formas de pagamento.

Elabora projetos e programas turísticos, culturais e ambientais bem como planos de lazer e de entretenimento Participa da elaboração de planos de manejo e de processo de licenciamento ambiental.

Coordena a elaboração de planos de uso de espaços e equipamentos públicos.

Desenvolve roteiros personalizados ao perfil e ao objetivo de indivíduos ou de grupos de turistas, programando passeios que aproveitem a região da melhor forma, otimizando o tempo, o conforto e a experiência dos usuários Identifica o potencial turístico de uma região, planejando e gerindo o turismo a partir de práticas orientadas para a sustentabilidade, considerando a inclusão social, os aspectos econômicos, políticos, culturais e sociais Executa planos de negócios, pesquisando, contatando e negociando com fornecedores, clientes e parceiros, firmando contratos de compras e de seguros.

Supervisiona contratos firmados, controla o histórico de reservas e acompanha o desenvolvimento das viagens, avaliando o desempenho dos parceiros Aprova orçamentos, eventos e campanhas de marketing, escolhendo produtos para veiculação de propaganda, definindo formas de divulgação e programando promoções Controla a divulgação de produtos e o retorno nas vendas.

Controla resultados, monitorando metas e indicadores de desempenho, avaliando vendas e margem de lucro analisando histórico dos resultados, monitorando projetos e eventos, avaliando relatórios, alterando produtos conforme oscilação de custos e de preço final.

Presta contas a superiores, apresentando relatórios de acompanhamento das atividades Adequa estratégias e planos Supervisiona contratos de serviços turísticos.

Coordena equipes de trabalho, selecionando e orientando seus membros Capacita pessoas envolvidas Pode elaborar conteúdo programático para treinamento em turismo.

Realiza atividades de controle de garantia de qualidade de produtos e serviços turísticos, solicita pesquisa de satisfação do cliente e analisa os resultados, zelando pelo funcionamento e pela imagem da organização Cobra a padronização dos serviços, realizando visitas de inspeção e corrigindo desvios Supervisiona a qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos, classificando estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos.

Realiza análise de mercado, acompanhando a concorrência, identificando tendências de mercado, analisando oferta e demanda turística, empregando sistemas de inteligência empresarial e de mercado Realiza pesquisas, identificando nichos de mercado, realizando diagnósticos do setor, inventariando oferta turística, identificando público-alvo, avaliando impactos socioambientais e econômicos Realiza ações de comunicação externa, recebendo visitantes, atendendo a franqueados e parceiros, concedendo entrevistas, representando a empresa em eventos, visitando parceiros e participando de feiras nacionais e internacionais, emitindo declaração de interesse e relevância turística, coordenando cerimonial Pode lecionar em instituições de ensino técnico que oferecem cursos de turismo ou a ele correlacionados, caso seja portador de licenciatura.

Funções do Turismólogo

O profissional Gestor em Turismo (turismólogo) deve definir planos, políticas e diretrizes, executar planos de negócios, comunicar-se, garantir qualidade de produtos e serviços, analisar mercado, demonstrar competências pessoais, realizar pesquisas, traçar plano operacional, produzir resultados, coordenar equipes.

Condições de trabalho da profissão

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.

Atividades exercidas por um Turismólogo

Um Turismólogo deve avaliar relatórios, prestar contas a superiores, definir estratégias de vendas, receber visitantes, calcular retorno de investimento, participar de processo de licenciamento ambiental, capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo, demonstrar confiabilidade, captar recursos, patrocínios e apoio, elaborar planos de turismo, escolher formas de divulgação, elaborar programas turísticos, detectar tendências de mercado, emitir declaração de interesse e relevância turística, definir políticas de segurança, acompanhar desenvolvimento das viagens, contatar fornecedores, participar da elaboração de planos de manejo, supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos, coordenar cerimonial, demonstrar dinamismo, tomar decisões, firmar contratos de seguros, avaliar impactos socioambientais e econômicos, supervisionar contratos de serviços turísticos, elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo, emitir pareceres e laudos técnicos, demonstrar poder de convencimento, inventariar oferta turística, informar-se da situação da organização, participar de feiras nacionais e internacionais, demonstrar agilidade, avaliar vendas, representar empresa em eventos, analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico, avaliar desempenho dos parceiros, demonstrar liderança, gerir recursos materiais e financeiros, zelar pelo funcionamento da organização, elaborar plano de marketing turístico, comparar condições da concorrência, definir políticas de qualidade, acompanhar concorrência, implementar parcerias, aprovar campanhas de marketing, trabalhar em equipe, captar eventos, pesquisar fornecedores, firmar contratos de compras, assessorar a realização de eventos, identificar nichos de mercado, alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final, negociar com fornecedores, clientes e parceiros, analisar pesquisa de satisfação do cliente, visualizar futuro, demonstrar criatividade, selecionar equipes, demonstrar flexibilidade, elaborar cronogramas de viagens, analisar oferta e demanda turística, coordenar elaboração de planos de uso público, definir indicadores de desempenho, avaliar margem de lucros, definir estratégias de marketing, organizar eventos, cobrar padronização de produtos e serviços, elaborar planos de desenvolvimento local, aprovar orçamentos, realizar diagnósticos turísticos, avaliar comportamento dos resultados, analisar pontos turísticos, elaborar planos de lazer e entretenimento, visitar parceiros, prestar consultoria e auditoria, identificar os atores sociais envolvidos, conceder entrevistas, definir objetivos, atender a franqueados e parceiros, monitorar indicadores de desempenho, identificar público alvo, gerir informação turística, articular com os atores sociais envolvidos, fixar metas, controlar divulgação de produtos, estabelecer preços de produtos e serviços, planejar logística terrestre, aérea e aquaviária, monitorar projetos, solicitar pesquisa de satisfação do cliente, coordenar programas de sensibilização em comunidades, analisar legislação pertinente, definir prioridades, realizar visitas de inspeção, programar promoções, monitorar eventos, gerir reuniões participativas, demonstrar proatividade, planejar eventos, elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo, gerir custos, estabelecer relações institucionais, escolher produtos para promoção, fomentar o envolvimento da sociedade, demonstrar objetividade, estabelecer parcerias, demonstrar visão de mercado, escolher produtos para veiculação, monitorar metas, elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais, estabelecer formas de pagamento, capacitar equipes, adequar estratégias e planos, decidir políticas de comissionamento, definir tipos e quantidade de auditorias, programar eventos, orientar equipes, avaliar desempenho de equipes, implementar projetos, elaborar plano de negócios, classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos, planejar roteiros turísticos, demonstrar fluência em outro idioma, elaborar orçamentos, zelar pela imagem da organização, corrigir desvios.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Gestor em Turismo (turismólogo) ficou em 5.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gestor em Turismo (turismólogo) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação que ficou em 5.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gestor em Turismo (turismólogo) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gestor em Turismo (turismólogo) ficou em 6.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação 2025

O salário de Gestor em Turismo (turismólogo) mostrado aqui é resultado do levantamento de 225 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gestor em Turismo (turismólogo) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gestor em Turismo (turismólogo) CBO 122520 salário