O dissídio de Afinador de Motores a Diesel 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914425 no cargo de Afinador de Motores a Diesel.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 2.768,01

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

11.095 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Apore - GO

R$ 4.438,57

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.809 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.

Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente

O que faz um Afinador de Motores a Diesel

O Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.

Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.

Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.

Remove o sistema de transmissão, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.

Regula e faz a sangria do sistema de freios.

Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.

Ajusta cubos de rodas.

Lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.

Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, bomba e válvula injetoras, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água.

Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades.

Testa desempenho de componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão e efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa válvulas injetoras, circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.

Verifica funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.

Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.

Funções do Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)

O profissional Afinador de Motores a Diesel deve reparar componentes e sistemas de veículos, realizar o trabalho com segurança, demonstrar competências pessoais, substituir peças dos diversos sistemas, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, elaborar plano de manutenção.

Condições de trabalho da profissão

Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)

Um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) deve alinhar sistema de direção, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, ajustar válvulas no motor, trocar mangueiras, correias e polias, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, instalar sistemas de transmissão no veículo, trocar peças do sistema de escapamento, montar motor, conferir peças no recebimento, demonstrar orientação espacial, realizar teste de emissão de poluentes, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, reparar bomba de combustível, coordenar braços e pernas, ajustar cubos de rodas, avaliar satisfação do cliente, interpretar desenhos e normas técnicas, trocar fluidos hidráulicos, reparar válvula injetora (diesel), trocar componentes eletroeletrônicos, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, trocar radiadores, cumprir compromissos assumidos, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, testar pressão de alimentação e vazão, trocar tensores, regular sistema de ignição e injeção, testar desempenho do motor em dinamômetro, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, reparar bomba d'água, reparar sistema de escapamento, testar estanqueidade do sistema de alimentação, regular freios, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, substituir braços do sistema, remover o motor do veículo, limpar filtros de transmissão, interpretar diagramas eletroeletrônicos, preencher requisição de material, reparar bomba injetora, manter relacionamento interpessoal, trocar peças com defeito de fabricação, trocar terminais esféricos (pivôs), trocar válvulas pneumáticas, manter o local de trabalho organizado, reparar sistema de arrefecimento, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, trabalhar em equipe, substituir agregados (compressor, alternador, bomba d'água etc.), trocar sensores térmicos, sangrar sistema de freios, desmontar sistema de transmissão, reparar sistema elétrico, realizar manutenção do compressor de ar, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, trocar buchas, desmontar o motor, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, trocar vedantes de óleo e água, trabalhar com atenção seletiva, trocar sistema de embreagem, drenar filtros da linha de alimentação, confirmar plano de manutenção com o cliente, controlar dimensional das peças, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, trocar molas, preencher ordem de serviço, remover sistemas de transmissão, reparar sistema de carga e partida, trocar rolamentos de rodas, manter-se atualizado profissionalmente, reparar unidade hidráulica, reparar chassis, identificar áreas de risco, estimar tempo de execução, orçar serviços manuais e por computador, testar motor no veículo, substituir agregados da suspensão, realizar o trabalho de modo eficiente, testar circuitos eletroeletrônicos, instalar motor no veículo, testar sistema de transmissão no veículo, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, testar válvulas injetoras, trocar componentes da unidade hidráulica, reparar válvulas pneumáticas, vestir equipamentos de proteção individual, realizar manutenção da bomba hidráulica, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, substituir bolsas de ar, trocar filtros e lubrificantes, lubrificar articulações da suspensão, orientar o cliente no uso correto do veículo, demonstrar destreza manual, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, reparar caixa de direção, ajustar componentes pneumáticos, enviar peças para retificação, trabalhar com responsabilidade, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, identificar sons no ambiente, identificar tipos de transmissão e funcionamento, efetuar limpeza geral, trocar amortecedores, trocar válvula injetora, reparar sistema de sobrealimentação, reparar bomba hidráulica da direção, identificar o trabalho a ser realizado.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Afinador de Motores a Diesel ficou em 7.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Afinador de Motores a Diesel e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores que ficou em 7.10% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Afinador de Motores a Diesel em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Afinador de Motores a Diesel ficou em 3.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 22,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores 2024

O salário de Afinador de Motores a Diesel mostrado aqui é resultado do levantamento de 41703 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção de veículos automotores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Afinador de Motores a Diesel com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Afinador de Motores a Diesel CBO 914425 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Afinador de Motores a Diesel em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Afinador de Motores a Diesel por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 2.664,73 2.768,01 3.906,30 12,66 7.70%
Minas Gerais 43h 2.218,01 2.303,97 3.251,44 10,62 5.30%
Paraná 44h 2.317,91 2.407,74 3.397,88 11,00 6.70%
Santa Catarina 44h 2.462,29 2.557,72 3.609,54 11,65 7.60%
Rio Grande do Sul 44h 2.346,41 2.437,35 3.439,66 11,12 8.20%
Goiás 44h 2.394,19 2.486,98 3.509,70 11,37 6.50%
Rio de Janeiro 43h 2.401,08 2.494,14 3.519,80 11,52 4.80%
Mato Grosso 44h 2.460,33 2.555,68 3.606,65 11,66 5.30%
Mato Grosso do Sul 44h 2.599,62 2.700,37 3.810,84 12,36 4.60%
Bahia 43h 2.012,20 2.090,19 2.949,73 9,62 4.90%
Espírito Santo 44h 2.171,96 2.256,14 3.183,94 10,35 4.20%
Pará 44h 2.068,12 2.148,27 3.031,70 9,87 8.00%
Pernambuco 44h 1.987,24 2.064,26 2.913,14 9,48 6.20%
Ceará 44h 2.223,28 2.309,45 3.259,17 10,56 7.20%
Maranhão 43h 2.230,37 2.316,81 3.269,55 10,84 4.50%
Rondônia 44h 2.037,84 2.116,82 2.987,32 9,67 6.00%
Distrito Federal 43h 2.184,77 2.269,44 3.202,70 10,52 8.10%
Amazonas 44h 2.454,64 2.549,78 3.598,32 11,71 8.00%
Sergipe 44h 1.951,57 2.027,21 2.860,86 9,26 4.30%
Alagoas 44h 1.854,05 1.925,90 2.717,89 8,80 4.90%
Tocantins 43h 2.058,15 2.137,92 3.017,09 9,85 4.60%
Paraíba 44h 1.947,33 2.022,80 2.854,63 9,21 7.70%
Piauí 44h 1.839,63 1.910,93 2.696,76 8,76 6.80%
Rio Grande do Norte 44h 1.866,31 1.938,64 2.735,87 8,85 7.60%
Amapá 44h 2.193,79 2.278,82 3.215,94 10,37 8.10%
Acre 44h 1.968,91 2.045,22 2.886,28 9,32 5.50%
Roraima 44h 1.987,68 2.064,72 2.913,79 9,46 5.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Afinador de Motores a Diesel.

Dissídio de Afinador de Motores a Diesel por cidade

Quanto ganha um Afinador de Motores a Diesel nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Afinador de Motores a Diesel na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 43 2.857,62 2.968,37 4.189,05 13,74 5.20%
Rio de Janeiro, RJ 43 2.498,70 2.595,54 3.662,90 11,95 8.20%
Belo Horizonte, MG 44 2.160,00 2.243,71 3.166,40 10,29 6.60%
Curitiba, PR 43 2.534,76 2.633,00 3.715,78 12,15 6.30%
Goiânia, GO 44 2.340,70 2.431,42 3.431,29 11,11 4.40%
Três Lagoas, MS 44 2.501,73 2.598,69 3.667,35 11,86 4.20%
Contagem, MG 43 2.320,60 2.410,54 3.401,83 11,10 7.80%
Ribeirão Preto, SP 43 2.864,36 2.975,37 4.198,94 13,70 4.40%
Uberlândia, MG 44 2.221,31 2.307,40 3.256,28 10,53 5.80%
Rio Verde, GO 44 2.208,52 2.294,12 3.237,53 10,50 6.50%
Ponta Grossa, PR 44 2.006,39 2.084,15 2.941,22 9,52 5.80%
Campinas, SP 44 2.816,30 2.925,45 4.128,48 13,31 4.90%
Guarulhos, SP 44 3.052,40 3.170,70 4.474,59 14,44 5.70%
Rondonópolis, MT 44 2.210,29 2.295,96 3.240,12 10,48 6.60%
Campo Grande, MS 44 2.112,88 2.194,77 3.097,32 10,07 5.00%
Brasília, DF 43 2.184,77 2.269,44 3.202,70 10,52 6.70%
Itajaí, SC 44 2.751,56 2.858,21 4.033,59 13,00 6.70%
Porto Alegre, RS 44 2.498,24 2.595,06 3.662,23 11,90 8.20%
Jundiaí, SP 44 2.698,57 2.803,16 3.955,90 12,74 5.10%
Maringá, PR 43 2.347,32 2.438,29 3.440,99 11,24 7.20%
Fortaleza, CE 44 2.297,61 2.386,66 3.368,13 10,87 7.50%
Cuiabá, MT 44 2.430,98 2.525,20 3.563,64 11,58 7.10%
Cascavel, PR 44 2.293,78 2.382,68 3.362,51 10,86 6.20%
Manaus, AM 44 2.425,27 2.519,26 3.555,26 11,58 5.70%
Chapeco, SC 44 2.690,10 2.794,36 3.943,49 12,73 4.60%
Limeira, SP 44 2.952,94 3.067,39 4.328,79 13,96 5.30%
Lençóis Paulista, SP 44 2.921,31 3.034,53 4.282,42 13,88 7.70%
Uberaba, MG 43 2.331,81 2.422,19 3.418,26 11,20 7.20%
Guaíba, RS 43 2.724,38 2.829,97 3.993,74 13,07 8.00%
Mucuri, BA 43 1.988,29 2.065,35 2.914,69 9,51 6.70%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Afinador de Motores a Diesel. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Afinador de Motores a Diesel no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores 2.141,66 2.224,67 3.139,52 4.40%
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 2.100,52 2.181,93 3.079,20 5.50%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.489,66 2.586,15 3.649,66 5.20%
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal 2.550,39 2.649,24 3.738,69 8.30%
Comércio por atacado de caminhões novos e usados 2.026,05 2.104,58 2.970,04 8.10%
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana 2.350,69 2.441,80 3.445,94 4.50%
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos 2.059,20 2.139,00 3.018,63 5.60%
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional 2.690,75 2.795,03 3.944,43 4.80%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal 2.435,98 2.530,39 3.570,96 4.30%
Fabricação de álcool 3.505,37 3.641,23 5.138,61 6.50%
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal, exceto em região metropolitana 2.534,06 2.632,27 3.714,74 5.20%
Transporte rodoviário de produtos perigosos 2.518,33 2.615,93 3.691,68 8.10%
Fabricação de açúcar em bruto 2.791,84 2.900,04 4.092,62 4.60%
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual 2.576,25 2.676,10 3.776,59 6.90%
Locação de automóveis sem condutor 2.743,90 2.850,25 4.022,35 6.30%
Construção de rodovias e ferrovias 3.423,55 3.556,24 5.018,67 6.80%
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, municipal 2.578,89 2.678,84 3.780,47 6.40%
Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar 1.919,66 1.994,06 2.814,07 6.90%
Coleta de resíduos não-perigosos 2.742,00 2.848,27 4.019,56 4.40%
Obras de terraplenagem 3.011,27 3.127,97 4.414,29 5.00%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.