O dissídio de Retificador de Motores a Gasolina 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914405 no cargo de Retificador de Motores a Gasolina.

Estado com maior salário médio

Amazonas

R$ 2.560,10

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

51.543 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Alta Floresta D Oeste - RO

R$ 1.569,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

9.993 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Limpeza em Prédios e em Domicílios

R$ 33.193,81

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Serviços de Manutenção e Reparação Mecânica de Veículos Automotores

46.250 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Mecânico de manutenção de automóveis, motocicletas e veículos similares realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de automóveis, motocicletas e veículos automotores leves similares Elabora plano de manutenção.

Testa desempenho de componentes e sistemas de automóveis Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Retificador de Motores a Gasolina

O Mecânico de manutenção de automóveis, motocicletas e veículos similares elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de automóveis, motocicletas e veículos automotores leves similares, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.

Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.

Remove e desmonta o motor, realizando o controle dimensional das peças e enviando peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.

Executa manutenção do sistema de transmissão, removendo-o, efetuando ajuste de montagem, limpando filtros e reinstalando o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos e hidráulicos.

Regula e faz a sangria do sistema de freios.

Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.

Ajusta cubos de rodas e realiza o balanceamento das rodas.

Regula altura e lubrifica as articulações da suspensão Alinha e substitui os braços do sistema de direção Pode realizar manutenção mecânica em partes e sistemas análogos de carros elétricos e híbridos, identificando e isolando o sistema de alimentação elétrica de alta tensão, para evitar riscos de choque elétrico.

Substitui peças dos diversos sistemas de automóveis, motocicletas e veículos automotores leves similares, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, vedantes de óleo e água, mangueiras, correias, polias e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de automóveis, motocicletas e veículos automotores leves similares, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento.

Repara bomba de combustível, válvula injetora diesel, carburador, bomba hidráulica da direção, chassis e unidade hidráulica Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar.

Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades Testa desempenho de componentes e sistemas de automóveis, motocicletas e veículos automotores leves similares, realizando testes do motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão no veículo.

Efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento Verifica o funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios.

Verifica as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados.

Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem.

Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.

Funções do Mecânico de manutenção de automóveis, motocicletas e veículos similares

O profissional Retificador de Motores a Gasolina deve realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, reparar componentes e sistemas de veículos, demonstrar competências pessoais, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, substituir peças dos diversos sistemas, elaborar plano de manutenção, realizar o trabalho com segurança.

Condições de trabalho da profissão

Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de automóveis, motocicletas e veículos similares

Um Mecânico de manutenção de automóveis, motocicletas e veículos similares deve remover sistemas de transmissão, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, realizar manutenção do compressor de ar, trocar sistema de embreagem, reparar sistema elétrico, regular altura da suspensão, manter o local de trabalho organizado, reparar sistema de escapamento, trocar componentes da unidade hidráulica, sangrar sistema de freios, estimar tempo de execução, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, reparar sistema de sobrealimentação, efetuar limpeza geral, regular sistema de ignição e injeção, trocar componentes eletroeletrônicos, substituir bolsas de ar, interpretar desenhos e normas técnicas, testar sistema de transmissão no veículo, reparar bomba de combustível, identificar áreas de risco, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, conferir peças no recebimento, instalar motor no veículo, manter-se atualizado profissionalmente, realizar manutenção da bomba hidráulica, trocar molas, reparar chassis, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, trocar peças com defeito de fabricação, enviar peças para retificação, identificar sons no ambiente, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, substituir agregados da suspensão, cumprir compromissos assumidos, ajustar cubos de rodas, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, trocar fluidos hidráulicos, reparar sistema de carga e partida, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, testar pressão de alimentação e vazão, montar motor, trocar rolamentos de rodas, desmontar sistema de transmissão, reparar unidade hidráulica, testar desempenho do motor em dinamômetro, controlar dimensional das peças, preencher requisição de material, limpar filtros de transmissão, orçar serviços manuais e por computador, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, trabalhar com atenção seletiva, substituir braços do sistema, manter relacionamento interpessoal, reparar sistema de arrefecimento, trocar sensores térmicos, trabalhar com responsabilidade, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, trocar terminais esféricos (pivôs), realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, coordenar braços e pernas, trocar radiadores, orientar o cliente no uso correto do veículo, remover o motor do veículo, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, balancear rodas, testar circuitos eletroeletrônicos, identificar o trabalho a ser realizado, drenar filtros da linha de alimentação, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, reparar bomba hidráulica da direção, trocar válvula injetora, reparar válvula injetora (diesel), reparar carburadores, testar estanqueidade do sistema de alimentação, regular freios, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, efetuar ajustes de montagem na transmissão, vestir equipamentos de proteção individual, realizar o trabalho de modo eficiente, lubrificar articulações da suspensão, trocar tensores, alinhar sistema de direção, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, substituir agregados (compressor, alternador, bomba d'água etc.), trocar vedantes de óleo e água, identificar tipos de transmissão e funcionamento, trocar buchas, trocar válvulas pneumáticas, realizar teste de emissão de poluentes, trocar amortecedores, interpretar diagramas eletroeletrônicos, trocar peças do sistema de escapamento, trocar mangueiras, correias e polias, testar motor no veículo, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, demonstrar orientação espacial, avaliar satisfação do cliente, trocar filtros e lubrificantes, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, demonstrar destreza manual, desmontar o motor, ajustar válvulas no motor, confirmar plano de manutenção com o cliente, trabalhar em equipe, preencher ordem de serviço, instalar sistemas de transmissão no veículo.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Retificador de Motores a Gasolina ficou em 4.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Retificador de Motores a Gasolina e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores que ficou em 4.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Retificador de Motores a Gasolina em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Retificador de Motores a Gasolina ficou em 8.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 15,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores 2025

O salário de Retificador de Motores a Gasolina mostrado aqui é resultado do levantamento de 187.511 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção de veículos automotores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Retificador de Motores a Gasolina com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Retificador de Motores a Gasolina CBO 914405 salário