O dissídio de Vendedor de Informações Comerciais 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 354120 no cargo de Vendedor de Informações Comerciais.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 2.612,06
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
32.481 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 1.694,27
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
14.067 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Fabricação de Caminhões e ônibus
R$ 9.421,35
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Locação de Mão-De-Obra Temporária
4.763 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Agente de vendas de serviços promove a venda de prestação de serviços a empresas ou instituições, planejando estratégias, divulgando os serviços oferecidos e entrando em contato com potenciais clientes Concretiza vendas e realiza o acompanhamento da prestação de serviços, fornecendo informações e providenciando apoio técnico ao cliente.
Coleta sugestões para aprimorar o serviço e a política de vendas Segue procedimentos, políticas de venda e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Vendedor de Informações Comerciais
O Agente de vendas de serviços promove a venda de prestação de serviços, tais como proteção contra roubos e incêndios, limpeza, portaria, entre outros Planeja sua atuação de acordo com o plano de vendas da empresa.
Pesquisa ações dos concorrentes, discute estratégias com o superior e analisa clientes potenciais.
Cadastra clientes Pode elaborar roteiro de visitas.
Apresenta e divulga os serviços oferecidos, utilizando técnicas mercadológicas Contata potenciais clientes, podendo enviar mala direta ou usar estratégias digitais (e-mail, redes sociais ou outras).
Identifica as necessidades de serviços das empresas, utilizando recursos e técnicas de vendas e de negociação.
Pode expor características e benefícios do serviço, informar seus dados técnicos, apresentar tabelas de preços e mostrar formas de pagamento Relaciona-se com os clientes seguindo procedimentos do tipo de canal de vendas.
Organiza e elabora documentos para o fechamento da venda, conforme procedimentos fiscais e da empresa.
Providencia atualização dos dados do cliente, prepara especificações dos serviços, elabora termos de crédito ou contrato e estabelece prazo para início da prestação de serviço Controla o processo de venda de serviços, acompanhando-o desde sua aprovação até a fase final, para evitar ou corrigir falhas eventuais Realiza o acompanhamento da prestação de serviços, recebendo reclamações, providenciando apoio técnico para solucionar problemas, fornecendo informações e sanando dúvidas dos clientes.
Atua de forma a manter os clientes que conquistou Aplica pesquisa de satisfação do cliente e usa outras técnicas para levantar sugestões para aprimorar o serviço e a política de vendas Elabora relatórios e estatísticas.
Consulta publicações técnicas Participa de feiras relacionadas à venda de serviços.
Entra em contato com áreas internas da empresa, requisitando material de divulgação, encaminhando documentação do cliente e checando irregularidades na prestação de serviços Utiliza sistemas informatizados para informar e controlar vendas e pós-venda.
Funções do Agente de vendas de serviços
O profissional Vendedor de Informações Comerciais deve divulgar produtos e serviços, participar de eventos, demonstrar competências pessoais, concretizar vendas, sugerir políticas de vendas, contatar Áreas internas da empresa, planejar visitas e contatos, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita.
Condições de trabalho da profissão
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Agente de vendas de serviços
Um Agente de vendas de serviços deve preencher contrato, informar ao superior resultados de vendas, visitar área industrial da empresa, demonstrar flexibilidade, verificar opiniões do cliente, demonstrar senso ético, demonstrar capacidade de persuasão, demonstrar confiança, consultar publicações técnicas, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, tomar decisões, renovar contratos, cumprir cotas de venda do produto, atender solicitação de clientes, encaminhar cliente para cadastro, identificar necessidades do cliente, encaminhar documentação do cliente, treinar novos funcionários, elaborar relatórios e estatísticas, demonstrar características e benefícios do produto, filtrar informações para melhorar serviços, comunicar as transações realizadas, calcular custo do produto, pesquisar ações dos concorrentes, demonstrar resiliência, dar retorno das sugestões ao cliente, demonstrar criatividade, analisar potencial de clientes, entrevistar novos candidatos, contatar clientes, integrar novos funcionários, checar irregularidades na entrega dos produtos, enviar mala direta aos clientes, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, demonstrar capacidade de liderança, sugerir novos mercados consumidores, trabalhar em equipe, apresentar tabelas de preços, convidar clientes para lançamento de produtos, discriminar tipos de produtos, demonstrar capacidade de negociação, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, definir autonomia para negociação, participar de feiras relacionadas a área, apresentar proposta ao cliente, prever vendas, preparar cadastro de novos clientes, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, requisitar material de divulgação, convidar clientes para visitar empresa, obter informações de pré-venda, demonstrar habilidade de comunicação verbal, participar de cursos de aperfeiçoamento, estabelecer prazos de entrega dos produtos, contornar situações adversas, trabalhar sob pressão, explicar formas de pagamento, fazer itinerário de visitas, auxiliar na escolha dos produtos, orientar cliente e revendedor na distribuição de display, participar de reuniões, tirar pedidos de produtos, definir estratégia de marketing, discriminar tipos de serviços, participar de palestras relacionadas a área, definir participação no mercado, receber indicação de futuros clientes, visitar cliente pós-venda, discutir estratégias com o superior, requisitar material de consumo, demonstrar senso de organização, controlar vendas efetuadas, alterar contratos de clientes, esclarecer dúvidas do pedido, participar de treinamento de técnica de venda, participar de lançamento de novos produtos, assessorar os vendedores na venda, verificar ficha cadastral do cliente, classificar clientes por faturamento, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, agendar horário, divulgar ações promocionais aos funcionários, transmitir pedido de venda ao escritório central, esclarecer dúvidas do contrato, explicar objetivos da visita, enviar brindes ao cliente, verificar prazo de entrega dos produtos, demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir), expor produtos em locais definidos pela empresa.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Vendedor de Informações Comerciais ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Vendedor de Informações Comerciais e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Especialistas em promoção de produtos e vendas que ficou em 5.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Vendedor de Informações Comerciais em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Vendedor de Informações Comerciais ficou em 8.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Especialistas em promoção de produtos e vendas 2025
O salário de Vendedor de Informações Comerciais mostrado aqui é resultado do levantamento de 89.693 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Especialistas em promoção de produtos e vendas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Vendedor de Informações Comerciais com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
