O dissídio de Técnico em Atendimento e Vendas 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 354140 no cargo de Técnico em Atendimento e Vendas.
Estado com maior salário médio
Mato Grosso
R$ 3.552,61
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
15.751 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Bebedouro - SP
R$ 7.128,57
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
8.836 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Técnico em atendimento e vendas atende clientes e presta assistência à equipe de vendedores de produtos e serviços Analisa o comportamento do mercado consumidor, estuda o cliente potencial da empresa e avalia a adequação das estratégias de marketing a cada tipo de cliente.
Divulga produtos e serviços, concretiza vendas e faz acompanhamento pós-venda, levantando expectativas, opiniões e sugestões dos clientes Presta assistência à equipe de vendedores, com relação aos procedimentos adequados a cada tipo de cliente nas etapas de pré-venda, venda e pós-venda Participa da elaboração de planos e estratégias de vendas, sugerindo melhorias nos processos.
Cumpre normas de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Técnico em Atendimento e Vendas
O Técnico em atendimento e vendas analisa o comportamento do mercado consumidor, participando do desenvolvimento de estudos mercadológicos Estuda o cliente potencial da empresa, analisando seu perfil e suas expectativas, visando ao estabelecimento de possíveis estratégias de fidelização.
Avalia qual estratégia de marketing é mais adequada para cada tipo de cliente.
Analisa vantagens e desvantagens no uso de comércio eletrônico (e-commerce), dependendo do tipo de cliente Pesquisa ações dos concorrentes, para analisar o que é oferecido aos clientes.
Providencia o cadastramento de clientes potenciais e efetivos, atualizando os dados sempre que necessário Pode usar cadastro de clientes centralizado da plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM).
Contata clientes, usando estratégias digitais (e-mail, redes sociais ou outras) e/ou realizando visitas.
Comunica-se com os clientes, identificando suas necessidades e expectativas e analisando seu potencial de compras Divulga produtos e serviços aos clientes, apresentando características e benefícios do produto ou serviço, esclarecendo dados técnicos, informando preços e detalhando formas de pagamento.
Pode fornecer amostras e convidar clientes para visitar a empresa.
Concretiza vendas presencialmente, por telefone ou por meios digitais, de acordo com as características dos clientes Acompanha o cliente após a venda – inclusive por meio de visita – para sanar suas dúvidas, providenciar apoio técnico e verificar suas opiniões e suas sugestões Analisa reclamações e insatisfações, para propor melhorias no processo de vendas.
Elabora relatórios e estatísticas sobre atendimento ao cliente e sobre o processo de vendas Presta assistência à equipe de vendedores de produtos e serviços, com relação aos procedimentos adequados a cada tipo de cliente nas etapas de pré-venda, venda e pós-venda Participa da elaboração de planos e estratégias de vendas, sugerindo melhorias no atendimento ao cliente e no processo de vendas.
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Funções do Técnico em atendimento e vendas
O profissional Técnico em Atendimento e Vendas deve concretizar vendas, participar de eventos, planejar visitas e contatos, divulgar produtos e serviços, contatar Áreas internas da empresa, sugerir políticas de vendas, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Técnico em atendimento e vendas
Um Técnico em atendimento e vendas deve estabelecer prazos de entrega dos produtos, discutir estratégias com o superior, demonstrar capacidade de negociação, integrar novos funcionários, verificar opiniões do cliente, atender solicitação de clientes, demonstrar características e benefícios do produto, visitar cliente pós-venda, trabalhar em equipe, demonstrar habilidade de comunicação verbal, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, filtrar informações para melhorar serviços, entrevistar novos candidatos, receber pagamento do produto, demonstrar criatividade, participar de lançamento de novos produtos, alterar contratos de clientes, participar de palestras relacionadas a área, participar de feiras relacionadas a área, definir autonomia para negociação, preparar cadastro de novos clientes, comunicar as transações realizadas, consultar publicações técnicas, explicar formas de pagamento, verificar prazo de entrega dos produtos, demonstrar senso ético, dar retorno das sugestões ao cliente, requisitar material de consumo, prever vendas, calcular custo do produto, preencher contrato, tomar decisões, sugerir novos mercados consumidores, treinar novos funcionários, trabalhar sob pressão, elaborar relatórios e estatísticas, participar de treinamento de técnica de venda, informar ao superior resultados de vendas, definir estratégia de marketing, identificar necessidades do cliente, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, analisar potencial de clientes, participar de reuniões, transmitir pedido de venda ao escritório central, classificar clientes por faturamento, enviar mala direta aos clientes, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, tirar pedidos de produtos, controlar vendas efetuadas, discriminar tipos de produtos, demonstrar confiança, participar de cursos de aperfeiçoamento, expor produtos em locais definidos pela empresa, fornecer amostras, esclarecer dúvidas do pedido, fazer itinerário de visitas, contornar situações adversas, renovar contratos, requisitar material de divulgação, esclarecer dúvidas do contrato, encaminhar documentação do cliente, apresentar proposta ao cliente, encaminhar cliente para cadastro, definir participação no mercado, pesquisar ações dos concorrentes, demonstrar capacidade de liderança, discriminar tipos de serviços, agendar horário, contatar clientes, obter informações de pré-venda, apresentar tabelas de preços, receber indicação de futuros clientes, visitar área industrial da empresa, demonstrar resiliência, explicar objetivos da visita, implantar contratos de serviços, cumprir cotas de venda do produto, emitir recibo de venda, demonstrar flexibilidade, convidar clientes para visitar empresa, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, demonstrar capacidade de persuasão, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, demonstrar senso de organização, verificar ficha cadastral do cliente, demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir).
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Técnico em Atendimento e Vendas ficou em 5.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Técnico em Atendimento e Vendas e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Especialistas em promoção de produtos e vendas que ficou em 5.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Técnico em Atendimento e Vendas em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Técnico em Atendimento e Vendas ficou em 9.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Especialistas em promoção de produtos e vendas 2025
O salário de Técnico em Atendimento e Vendas mostrado aqui é resultado do levantamento de 29105 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Especialistas em promoção de produtos e vendas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Técnico em Atendimento e Vendas com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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- Assistente de Vendas
- Promotor de Vendas Especializado
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Valor do salário na CCT 2025 de Técnico em Atendimento e Vendas em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2025 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 42h | 2.673,89 | 2.777,52 | 3.919,72 | 13,23 | 5.00% |
Paraná | 41h | 2.616,37 | 2.717,77 | 3.835,40 | 13,15 | 7.80% |
Minas Gerais | 43h | 2.658,57 | 2.761,61 | 3.897,27 | 12,80 | 8.00% |
Rio Grande do Sul | 44h | 2.488,50 | 2.584,95 | 3.647,96 | 11,85 | 4.50% |
Santa Catarina | 43h | 3.034,60 | 3.152,22 | 4.448,50 | 14,58 | 7.30% |
Rio de Janeiro | 42h | 2.223,53 | 2.309,71 | 3.259,53 | 10,91 | 5.70% |
Pernambuco | 43h | 2.123,02 | 2.205,31 | 3.112,19 | 10,21 | 5.20% |
Goiás | 43h | 2.711,29 | 2.816,38 | 3.974,56 | 12,96 | 7.20% |
Mato Grosso | 43h | 3.420,06 | 3.552,61 | 5.013,56 | 16,34 | 5.00% |
Bahia | 44h | 2.081,93 | 2.162,62 | 3.051,95 | 9,94 | 4.80% |
Espírito Santo | 43h | 1.860,43 | 1.932,53 | 2.727,25 | 8,95 | 4.60% |
Ceará | 43h | 2.031,67 | 2.110,41 | 2.978,28 | 9,82 | 5.00% |
Pará | 44h | 1.742,05 | 1.809,57 | 2.553,72 | 8,28 | 6.70% |
Distrito Federal | 43h | 2.122,67 | 2.204,94 | 3.111,68 | 10,33 | 5.20% |
Mato Grosso do Sul | 43h | 2.553,97 | 2.652,96 | 3.743,93 | 12,33 | 7.40% |
Rondônia | 44h | 1.861,76 | 1.933,92 | 2.729,21 | 8,79 | 6.10% |
Maranhão | 44h | 2.404,93 | 2.498,14 | 3.525,45 | 11,42 | 6.30% |
Paraíba | 44h | 1.559,05 | 1.619,48 | 2.285,46 | 7,44 | 7.00% |
Tocantins | 43h | 2.843,47 | 2.953,67 | 4.168,31 | 13,62 | 5.10% |
Amazonas | 44h | 1.971,81 | 2.048,23 | 2.890,52 | 9,32 | 4.40% |
Rio Grande do Norte | 43h | 1.642,06 | 1.705,71 | 2.407,14 | 7,87 | 8.00% |
Alagoas | 44h | 1.544,54 | 1.604,41 | 2.264,19 | 7,36 | 7.40% |
Sergipe | 44h | 1.699,12 | 1.764,98 | 2.490,79 | 8,07 | 4.80% |
Piauí | 44h | 1.699,15 | 1.765,00 | 2.490,82 | 8,06 | 8.00% |
Roraima | 43h | 1.602,44 | 1.664,54 | 2.349,05 | 7,81 | 4.60% |
Amapá | 44h | 1.457,04 | 1.513,51 | 2.135,91 | 6,88 | 6.40% |
Acre | 44h | 1.444,40 | 1.500,38 | 2.117,39 | 6,82 | 5.00% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Técnico em Atendimento e Vendas. |
Dissídio de Técnico em Atendimento e Vendas por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2025 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 43 | 2.800,68 | 2.909,23 | 4.105,59 | 13,62 | 7.40% |
Barueri, SP | 38 | 2.128,47 | 2.210,96 | 3.120,18 | 11,64 | 7.60% |
Curitiba, PR | 40 | 2.439,48 | 2.534,02 | 3.576,09 | 12,77 | 7.30% |
Belo Horizonte, MG | 43 | 2.344,70 | 2.435,57 | 3.437,15 | 11,33 | 5.00% |
Porto Alegre, RS | 44 | 2.223,44 | 2.309,61 | 3.259,39 | 10,61 | 4.10% |
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 2.304,32 | 2.393,63 | 3.377,96 | 11,41 | 7.40% |
Embu, SP | 38 | 1.764,96 | 1.833,36 | 2.587,30 | 9,74 | 7.10% |
Osasco, SP | 37 | 1.898,65 | 1.972,23 | 2.783,28 | 10,63 | 7.00% |
Recife, PE | 43 | 2.244,95 | 2.331,95 | 3.290,92 | 10,86 | 6.00% |
Santo André, SP | 44 | 3.125,31 | 3.246,44 | 4.581,48 | 14,85 | 4.10% |
Campinas, SP | 43 | 3.139,99 | 3.261,69 | 4.602,99 | 15,19 | 6.70% |
Fortaleza, CE | 43 | 2.014,75 | 2.092,84 | 2.953,48 | 9,74 | 4.50% |
Brasília, DF | 43 | 2.122,67 | 2.204,94 | 3.111,68 | 10,33 | 5.80% |
Florianópolis, SC | 42 | 3.099,59 | 3.219,72 | 4.543,77 | 15,19 | 7.50% |
Goiânia, GO | 43 | 2.197,93 | 2.283,12 | 3.222,01 | 10,53 | 4.60% |
Contagem, MG | 43 | 2.261,88 | 2.349,54 | 3.315,75 | 10,90 | 4.70% |
Uberlândia, MG | 43 | 2.621,92 | 2.723,54 | 3.843,54 | 12,75 | 8.00% |
Salvador, BA | 44 | 1.895,98 | 1.969,46 | 2.779,36 | 9,00 | 4.60% |
São Bernardo do Campo, SP | 41 | 3.114,03 | 3.234,72 | 4.564,93 | 15,63 | 5.30% |
Ribeirão Preto, SP | 43 | 2.856,13 | 2.966,83 | 4.186,87 | 13,75 | 8.00% |
Guarulhos, SP | 44 | 2.120,28 | 2.202,46 | 3.108,17 | 10,03 | 6.80% |
Hortolândia, SP | 43 | 1.887,16 | 1.960,30 | 2.766,43 | 9,20 | 4.60% |
Joinville, SC | 44 | 2.722,10 | 2.827,60 | 3.990,39 | 12,95 | 4.40% |
Campo Grande, MS | 43 | 2.432,38 | 2.526,65 | 3.565,68 | 11,87 | 4.10% |
Sorocaba, SP | 44 | 3.039,45 | 3.157,25 | 4.455,61 | 14,50 | 6.00% |
Itajaí, SC | 44 | 2.502,89 | 2.599,89 | 3.669,05 | 11,90 | 8.00% |
Belém, PA | 44 | 1.680,33 | 1.745,46 | 2.463,24 | 8,01 | 6.30% |
Cuiabá, MT | 43 | 1.901,22 | 1.974,90 | 2.787,04 | 9,22 | 5.20% |
Serra, ES | 43 | 1.947,05 | 2.022,51 | 2.854,22 | 9,48 | 5.80% |
Chapeco, SC | 44 | 5.326,69 | 5.533,13 | 7.808,52 | 25,25 | 5.10% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Técnico em Atendimento e Vendas. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Técnico em Atendimento e Vendas no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2025 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de cobrança e informações cadastrais | 2.028,75 | 2.107,38 | 2.974,00 | 6.00% | |
Atividades de teleatendimento | 1.624,84 | 1.687,81 | 2.381,89 | 4.50% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.380,20 | 2.472,45 | 3.489,20 | 7.60% | |
Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo | 5.042,35 | 5.237,77 | 7.391,70 | 6.70% | |
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos | 1.742,55 | 1.810,09 | 2.554,45 | 4.80% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis | 4.008,07 | 4.163,41 | 5.875,53 | 7.30% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 2.590,26 | 2.690,65 | 3.797,13 | 5.50% | |
Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis | 1.776,15 | 1.844,99 | 2.603,70 | 6.50% | |
Outras sociedades de participação, exceto holdings | 1.624,37 | 1.687,33 | 2.381,21 | 8.20% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 1.865,81 | 1.938,13 | 2.735,14 | 7.10% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 2.251,20 | 2.338,45 | 3.300,09 | 5.20% | |
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 3.476,50 | 3.611,24 | 5.096,29 | 8.30% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis | 4.331,80 | 4.499,69 | 6.350,10 | 4.30% | |
Agências de viagens | 3.124,55 | 3.245,64 | 4.580,35 | 6.40% | |
Incorporação de empreendimentos imobiliários | 1.908,73 | 1.982,71 | 2.798,06 | 5.70% | |
Serviços de comunicação multimídia - scm | 1.616,55 | 1.679,20 | 2.369,74 | 8.20% | |
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 1.787,46 | 1.856,74 | 2.620,29 | 4.30% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 2.934,99 | 3.048,74 | 4.302,47 | 6.60% | |
Agências de publicidade | 2.167,66 | 2.251,67 | 3.177,63 | 5.30% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.353,40 | 2.444,61 | 3.449,91 | 6.50% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |