O dissídio de Telefonista-líder 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422215 no cargo de Telefonista-líder.

Estado com maior salário médio

Espírito Santo

R$ 2.475,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

140 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 1.993,09

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

104 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de

O que faz um Telefonista-líder

O .

Funções do

O profissional Telefonista-líder deve operar equipamentos, treinar funcionários, atender o cliente, demonstrar competências pessoais, elaborar escalas de trabalho, comunicar-se, monitorar atendimentos, cadastrar informações, fornecer informações, prestar serviços.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um

Um deve higienizar equipamentos de trabalho, demonstrar agilidade, otimizar distribuição de operadores, elaborar relatórios mensais, atualizar painel de procedimentos, pesquisar banco de dados telefônico, conservar equipamentos de trabalho, remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações, documentar serviços prestados, sugerir agenda de folgas, enviar correio eletrônico, consultar código de grupo, replicar informações da empresa aos funcionários, informar códigos de área nacionais e internacionais, demonstrar segurança, demonstrar imparcialidade, transmitir informações corretamente, consultar terminal de informações, controlar frequência de funcionários, saudar o cliente, transmitir normas de atendimento padrão, registrar reclamações de trote, responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais, verificar diariamente correio eletrônico, demonstrar respeito com o cliente, viabilizar descanso de onze horas, demonstrar paciência, demonstrar entusiasmo, direcionar cliente a outros serviços, responder a questionários de avaliação interna, instruir funcionários sobre sistemas operacionais, orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa, retornar contato com cliente, fazer monitoria ativa, monitorar tempo de pausa, elaborar revezamento, demonstrar prontidão, adequar o tom de voz, escutar atentamente (saber ouvir), simular situações reais, ouvir o cliente, comunicar-se em outros idiomas, preencher livros de ocorrências diárias, consultar banco de dados de procedimentos via internet, analisar fluxo diário de ligações, dominar o idioma inglês, atualizar código de grupo, completar chamadas nacionais e internacionais, demonstrar capacidade de assimilação, avaliar qualidade de atendimento do operador, verificar cumprimento das normas de atendimento, permutar dias e turnos de trabalho, propor medidas corretivas, atentar para comunicados na tela do computador, demonstrar pontualidade, falar formalmente, atualizar cadastro, difundir alerta aos funcionários, orientar funcionários sobre mudanças de procedimento, demonstrar autocontrole, elaborar gráficos de desempenho, cadastrar números de telefones, identificar-se (nome do atendente), monitorar tempo de atendimento, identificar tipo de chamada, relatar informações de troca de turno, identificar pontos de melhoria, digitar teclados, redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais, participar de cursos específicos, pronunciar-se claramente, demonstrar cordialidade, encaminhar reclamações ao supervisor, reorientar práticas de trabalho (reciclagem), manter sigilo, acompanhar execução dos trabalhos, demonstrar objetividade.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Telefonista-líder ficou em 4.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Telefonista-líder e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telefonia que ficou em 4.90% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Telefonista-líder em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Telefonista-líder ficou em 9.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telefonia 2024

O salário de Telefonista-líder mostrado aqui é resultado do levantamento de 193 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telefonia que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Telefonista-líder com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Telefonista-líder CBO 422215 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Telefonista-líder em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Telefonista-líder por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 41h 1.863,44 1.935,66 2.731,66 9,54 5.50%
Rio de Janeiro 43h 1.769,83 1.838,43 2.594,45 8,47 6.60%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Telefonista-líder.

Dissídio de Telefonista-líder por cidade

Quanto ganha um Telefonista-líder nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Telefonista-líder na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 40 1.918,72 1.993,09 2.812,71 9,92 6.20%
Barueri, SP 41 1.798,56 1.868,26 2.636,55 9,11 6.00%
Rio de Janeiro, RJ 44 1.772,75 1.841,45 2.598,72 8,37 6.80%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Telefonista-líder. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Telefonista-líder no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de teleatendimento 1.760,06 1.828,27 2.580,11 4.80%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 1.965,91 2.042,10 2.881,87 8.20%
Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo 2.025,79 2.104,31 2.969,66 5.40%
Atividades de cobrança e informações cadastrais 1.435,69 1.491,33 2.104,61 4.70%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 1.311,80 1.362,64 1.923,00 6.30%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 1.450,45 1.506,67 2.126,25 5.80%
Outras atividades de telecomunicações não especificadas anteriormente 2.749,44 2.856,00 4.030,47 5.40%
Seguros de vida 3.878,19 4.028,50 5.685,14 7.20%
Comércio varejista de livros 2.047,64 2.127,00 3.001,69 6.70%
Serviços de comunicação multimídia - scm 1.636,57 1.700,00 2.399,09 6.10%
Locação de automóveis sem condutor 1.957,31 2.033,17 2.869,27 6.50%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 3.999,49 4.154,50 5.862,96 4.10%
Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática 1.511,42 1.570,00 2.215,63 8.10%
Comércio varejista de móveis 1.963,89 2.040,00 2.878,91 5.80%
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 1.917,68 1.992,00 2.811,17 7.20%
Planos de saúde 2.012,02 2.090,00 2.949,47 7.10%
Manutenção de estações e redes de telecomunicações 1.667,86 1.732,50 2.444,96 8.10%
Treinamento em informática 1.528,17 1.587,40 2.240,19 8.20%
Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências 1.340,06 1.392,00 1.964,43 8.30%
Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas, exceto obras de irrigação 2.273,87 2.362,00 3.333,33 8.20%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.