O dissídio de Telefonista-líder 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422215 no cargo de Telefonista-líder.

Estado com maior salário médio

Paraná

R$ 5.133,20

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

95 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 1.973,54

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

69 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de

O que faz um Telefonista-líder

O .

Funções do

O profissional Telefonista-líder deve fornecer informações, prestar serviços, atender o cliente, demonstrar competências pessoais, operar equipamentos, elaborar escalas de trabalho, comunicar-se, cadastrar informações, treinar funcionários, monitorar atendimentos.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um

Um deve difundir alerta aos funcionários, monitorar tempo de pausa, controlar frequência de funcionários, identificar tipo de chamada, retornar contato com cliente, identificar-se (nome do atendente), demonstrar prontidão, atentar para comunicados na tela do computador, informar códigos de área nacionais e internacionais, orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa, orientar funcionários sobre mudanças de procedimento, saudar o cliente, participar de cursos específicos, consultar código de grupo, demonstrar cordialidade, transmitir normas de atendimento padrão, instruir funcionários sobre sistemas operacionais, atualizar cadastro, registrar reclamações de trote, dominar o idioma inglês, ouvir o cliente, redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais, transmitir informações corretamente, adequar o tom de voz, atualizar painel de procedimentos, sugerir agenda de folgas, acompanhar execução dos trabalhos, simular situações reais, elaborar relatórios mensais, documentar serviços prestados, avaliar qualidade de atendimento do operador, monitorar tempo de atendimento, verificar cumprimento das normas de atendimento, demonstrar imparcialidade, replicar informações da empresa aos funcionários, direcionar cliente a outros serviços, conservar equipamentos de trabalho, atualizar código de grupo, pronunciar-se claramente, digitar teclados, higienizar equipamentos de trabalho, permutar dias e turnos de trabalho, remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações, responder a questionários de avaliação interna, demonstrar respeito com o cliente, verificar diariamente correio eletrônico, demonstrar pontualidade, completar chamadas nacionais e internacionais, consultar terminal de informações, demonstrar objetividade, demonstrar entusiasmo, relatar informações de troca de turno, demonstrar agilidade, comunicar-se em outros idiomas, demonstrar paciência, viabilizar descanso de onze horas, escutar atentamente (saber ouvir), encaminhar reclamações ao supervisor, pesquisar banco de dados telefônico, falar formalmente, responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais, otimizar distribuição de operadores, demonstrar autocontrole, analisar fluxo diário de ligações, cadastrar números de telefones, reorientar práticas de trabalho (reciclagem), identificar pontos de melhoria, enviar correio eletrônico, propor medidas corretivas, elaborar gráficos de desempenho, fazer monitoria ativa, manter sigilo, demonstrar segurança, consultar banco de dados de procedimentos via internet, demonstrar capacidade de assimilação, preencher livros de ocorrências diárias, elaborar revezamento.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Telefonista-líder ficou em 8.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Telefonista-líder e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telefonia que ficou em 8.00% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Telefonista-líder em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Telefonista-líder ficou em 6.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 23,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telefonia 2024

O salário de Telefonista-líder mostrado aqui é resultado do levantamento de 131 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telefonia que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Telefonista-líder com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Telefonista-líder CBO 422215 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Telefonista-líder em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Telefonista-líder por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 40h 1.869,69 1.942,15 2.740,83 9,61 5.20%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Telefonista-líder.

Dissídio de Telefonista-líder por cidade

Quanto ganha um Telefonista-líder nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Telefonista-líder na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 40 1.899,90 1.973,54 2.785,11 9,94 7.10%
Barueri, SP 41 1.781,15 1.850,19 2.611,04 9,03 8.00%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Telefonista-líder. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Telefonista-líder no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de teleatendimento 1.816,80 1.887,22 2.663,30 8.10%
Distribuição de energia elétrica 4.941,68 5.133,20 7.244,13 8.10%
Limpeza em prédios e em domicílios 1.830,26 1.901,20 2.683,03 5.40%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 2.130,91 2.213,50 3.123,76 7.40%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 1.450,45 1.506,67 2.126,25 4.80%
Outras atividades de telecomunicações não especificadas anteriormente 2.749,44 2.856,00 4.030,47 5.80%
Planos de saúde 2.012,02 2.090,00 2.949,47 8.20%
Manutenção de estações e redes de telecomunicações 1.629,19 1.692,33 2.388,27 8.00%
Locação de automóveis sem condutor 1.771,51 1.840,17 2.596,90 6.90%
Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente 1.567,26 1.628,00 2.297,48 6.50%
Agências de viagens 3.111,41 3.232,00 4.561,10 6.70%
Atividades de cobrança e informações cadastrais 1.651,01 1.715,00 2.420,26 6.00%
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais 1.397,82 1.452,00 2.049,11 5.40%
Atividades de vigilância e segurança privada 1.511,42 1.570,00 2.215,63 4.80%
Condomínios prediais 1.605,77 1.668,00 2.353,93 4.70%
Serviços de comunicação multimídia - scm 1.636,57 1.700,00 2.399,09 7.80%
Atividades de condicionamento físico 1.655,83 1.720,00 2.427,32 7.50%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 1.726,10 1.793,00 2.530,34 7.70%
Concessionárias de rodovias, pontes, túneis e serviços relacionados 6.090,93 6.327,00 8.928,85 5.40%
Comércio varejista de outros artigos de uso doméstico 1.540,30 1.600,00 2.257,97 5.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.