O dissídio de Telefonista-líder 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422215 no cargo de Telefonista-líder.

Estado com maior salário médio

Paraná

R$ 5.133,20

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

95 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 1.973,54

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

69 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de

O que faz um Telefonista-líder

O .

Funções do

O profissional Telefonista-líder deve cadastrar informações, treinar funcionários, monitorar atendimentos, operar equipamentos, demonstrar competências pessoais, elaborar escalas de trabalho, fornecer informações, comunicar-se, atender o cliente, prestar serviços.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um

Um deve redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais, demonstrar pontualidade, comunicar-se em outros idiomas, ouvir o cliente, identificar pontos de melhoria, consultar banco de dados de procedimentos via internet, demonstrar segurança, demonstrar entusiasmo, digitar teclados, responder a questionários de avaliação interna, pesquisar banco de dados telefônico, orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa, atualizar painel de procedimentos, dominar o idioma inglês, consultar código de grupo, transmitir normas de atendimento padrão, demonstrar imparcialidade, enviar correio eletrônico, instruir funcionários sobre sistemas operacionais, atualizar código de grupo, demonstrar autocontrole, cadastrar números de telefones, elaborar revezamento, avaliar qualidade de atendimento do operador, remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações, propor medidas corretivas, higienizar equipamentos de trabalho, identificar tipo de chamada, verificar cumprimento das normas de atendimento, manter sigilo, informar códigos de área nacionais e internacionais, monitorar tempo de atendimento, identificar-se (nome do atendente), falar formalmente, participar de cursos específicos, difundir alerta aos funcionários, simular situações reais, demonstrar capacidade de assimilação, demonstrar paciência, sugerir agenda de folgas, conservar equipamentos de trabalho, acompanhar execução dos trabalhos, adequar o tom de voz, verificar diariamente correio eletrônico, demonstrar prontidão, demonstrar agilidade, permutar dias e turnos de trabalho, escutar atentamente (saber ouvir), analisar fluxo diário de ligações, replicar informações da empresa aos funcionários, controlar frequência de funcionários, fazer monitoria ativa, relatar informações de troca de turno, elaborar gráficos de desempenho, responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais, reorientar práticas de trabalho (reciclagem), viabilizar descanso de onze horas, demonstrar cordialidade, elaborar relatórios mensais, demonstrar respeito com o cliente, orientar funcionários sobre mudanças de procedimento, pronunciar-se claramente, retornar contato com cliente, transmitir informações corretamente, atentar para comunicados na tela do computador, completar chamadas nacionais e internacionais, demonstrar objetividade, monitorar tempo de pausa, atualizar cadastro, direcionar cliente a outros serviços, encaminhar reclamações ao supervisor, registrar reclamações de trote, consultar terminal de informações, preencher livros de ocorrências diárias, documentar serviços prestados, otimizar distribuição de operadores, saudar o cliente.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Telefonista-líder ficou em 7.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Telefonista-líder e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telefonia que ficou em 7.40% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Telefonista-líder em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Telefonista-líder ficou em 8.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telefonia 2024

O salário de Telefonista-líder mostrado aqui é resultado do levantamento de 131 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telefonia que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Telefonista-líder com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Telefonista-líder CBO 422215 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Telefonista-líder em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Telefonista-líder por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 40h 1.869,69 1.942,15 2.740,83 9,61 7.80%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Telefonista-líder.

Dissídio de Telefonista-líder por cidade

Quanto ganha um Telefonista-líder nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Telefonista-líder na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 40 1.899,90 1.973,54 2.785,11 9,94 6.00%
Barueri, SP 41 1.781,15 1.850,19 2.611,04 9,03 7.80%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Telefonista-líder. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Telefonista-líder no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de teleatendimento 1.816,80 1.887,22 2.663,30 7.20%
Distribuição de energia elétrica 4.941,68 5.133,20 7.244,13 5.50%
Limpeza em prédios e em domicílios 1.830,26 1.901,20 2.683,03 6.20%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 2.130,91 2.213,50 3.123,76 4.90%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 1.450,45 1.506,67 2.126,25 4.20%
Outras atividades de telecomunicações não especificadas anteriormente 2.749,44 2.856,00 4.030,47 6.20%
Planos de saúde 2.012,02 2.090,00 2.949,47 6.50%
Manutenção de estações e redes de telecomunicações 1.629,19 1.692,33 2.388,27 7.70%
Locação de automóveis sem condutor 1.771,51 1.840,17 2.596,90 4.30%
Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente 1.567,26 1.628,00 2.297,48 5.70%
Agências de viagens 3.111,41 3.232,00 4.561,10 5.20%
Atividades de cobrança e informações cadastrais 1.651,01 1.715,00 2.420,26 5.00%
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais 1.397,82 1.452,00 2.049,11 5.20%
Atividades de vigilância e segurança privada 1.511,42 1.570,00 2.215,63 5.80%
Condomínios prediais 1.605,77 1.668,00 2.353,93 7.30%
Serviços de comunicação multimídia - scm 1.636,57 1.700,00 2.399,09 6.10%
Atividades de condicionamento físico 1.655,83 1.720,00 2.427,32 4.80%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 1.726,10 1.793,00 2.530,34 7.10%
Concessionárias de rodovias, pontes, túneis e serviços relacionados 6.090,93 6.327,00 8.928,85 7.10%
Comércio varejista de outros artigos de uso doméstico 1.540,30 1.600,00 2.257,97 6.90%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.