O dissídio de Técnico em Suporte de Documentação 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261210 no cargo de Técnico em Suporte de Documentação.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 4.804,26
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.833 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 3.799,65
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
884 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Pesquisa e Desenvolvimento Experimental em Ciências Físicas e Naturais
R$ 8.922,79
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Locação de Mão-De-Obra Temporária
307 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Documentalista Gerencia unidades, redes e sistemas de informação especializados, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, entre outras ações, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários Presta atendimento “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários.
Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental
O que faz um Técnico em Suporte de Documentação
O Documentalista organiza, implementa e administra sistemas de gerenciamento de documentos institucionais, estabelecendo procedimentos de captura, armazenagem, recuperação, conservação, compartilhamento e descarte de documentos e registros, disponíveis em vários tipos de suporte Gerencia unidades, redes e sistemas de informação, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, analisando tecnologias de informação e comunicação, automatizando unidades de informação, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários.
Pode trabalhar em instituições públicas e privadas, na área jurídica, em corporações, entre outras.
Presta atendimento personalizado e serviços de informação “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados.
Elabora linguagens documentárias, resenhas e resumos Desenvolve recursos informacionais, selecionando-os, adquirindo-os, armazenando-os e descartando-os.
Cria processos e procedimentos para gerenciamento da documentação, elaborando o leiaute da documentação, adequando a documentação ao leiaute estabelecido, revisando, classificando e organizando os documentos.
Desenvolve diretrizes para a gestão de arquivos, estabelecendo critérios para avaliação documental e metodologias para a continuidade e expansão dos arquivos, do fluxo de informação e da organização dos acervos Desenvolve metodologias para a geração de documentos digitais ou eletrônicos, gerando e gerenciando a qualidade e o conteúdo de fontes de informação, a fim de garantir a veracidade das informações.
Desenvolve bibliotecas virtuais, digitais e interfaces de serviços informatizados.
Avalia, inventaria e preserva acervos, desenvolvendo planos de conservação preventiva, utilizando técnicas específicas para acesso e preservação de documentos Organiza a produção, administração, gerenciamento, manutenção e destinação dos documentos, identificando documentos administrativos, legais, científicos, entre outros, que estejam obsoletos, eliminando-os Desenvolve estudos e pesquisas, efetuando sondagem sob demanda informacional, coletando informações para a memória institucional, elaborando dossiês e sistemas de classificação de documentos.
Elabora trabalhos tecnocientíficos, acessando bases de dados e outras fontes em meio eletrônico, coletando e analisando dados estatísticos Presta serviço de assessoria e consultoria, fornecendo assessoria técnica a publicações e subsidiando informações para tomada de decisões Elabora diagnóstico de unidades de serviço, analisando fluxo de informações.
Implanta unidades, redes e sistemas de informação, buscando parcerias, contratando assessorias, elaborando políticas de funcionamento, manuais de serviços e procedimentos, avaliando serviços e produtos Desenvolve e controla a aplicação de plano de segurança ambiental.
Controla a execução dos planos de atividades de segurança patrimonial, da conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação Desenvolve planos de divulgação, políticas de informação, divulgando informações em meios de comunicação formais e informais Desenvolve ações educativas, capacitando usuários e recursos humanos, orientando estágios, elaborando serviços de apoio para educação presencial e à distância, ministrando palestras, participando de bancas acadêmicas.
Participa da elaboração de plano de carreira, avaliando o desempenho de pessoas Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do Documentalista
O profissional Técnico em Suporte de Documentação deve gerenciar unidades, redes e sistemas de informação, prestar serviços de assessoria e consultoria, desenvolver ações educativas, disseminar informação, realizar difusão cultural, demonstrar competências pessoais, tratar tecnicamente recursos informacionais, disponibilizar informação em qualquer suporte, desenvolver recursos informacionais, desenvolver estudos e pesquisas.
Condições de trabalho da profissão
Profissionais da informação trabalham em bibliotecas e centros de documentação e informação na administração pública e nas mais variadas atividades do comércio, indústria e serviços, com predominância nas áreas de educação e pesquisa. Trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, de forma individual ou em equipe por projetos, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e com rodízio de turnos. Podem executar suas funções tanto de forma presencial como a distância. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e sob pressão, levando à situação de estresse. As condições de trabalho são heterogêneas, variando desde locais com pequeno acervo e sem recursos informacionais a locais que trabalham com tecnologia de ponta.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer bacharelado em Biblioteconomia e documentação. A formação é complementada com aprendizado tácito no local de trabalho e cursos de extensão.
Atividades exercidas por um Documentalista
Um Documentalista deve prestar assessoria técnica a publicações, compilar sumários correntes, fazer sondagens sob demanda informacional, buscar patrocínios e parcerias, controlar conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação, trabalhar em equipe e em rede, elaborar manuais de serviços e procedimentos, participar de bancas acadêmicas, controlar a execução dos planos de atividades, classificar recursos informacionais, ministrar palestras, controlar circulação de recursos informacionais, selecionar recursos informacionais, armazenar recursos informacionais, avaliar desempenho de pessoas em unidades, redes e sistema de informação, participar de bancas de concursos, adquirir recursos informacionais, manter-se atualizado, elaborar alerta bibliográfico, desenvolver bibliotecas virtuais e digitais, desenvolver padrões de qualidade gerencial, elaborar boletim bibliográfico, disseminar seletivamente a informação, realizar estudos cientométricos, bibliométricos e infométricos, elaborar estratégias de buscas avançadas, demonstrar capacidade empreendedora, avaliar acervos, elaborar estudos de perfil de usuário e comunidade, capacitar recursos humanos, orientar estágios, demonstrar senso de organização, acessar bases de dados e outras fontes em meios eletrônicos, elaborar levantamento bibliográfico, elaborar relatórios, demonstrar conhecimento de outros idiomas, catalogar recursos informacionais, reformatar suportes, registrar recursos informacionais, analisar dados estatísticos, demonstrar capacidade de concentração, elaborar dossiês de informações, demonstrar capacidade de comunicação, efetuar manutenção de bases de dados, implementar atividades cooperativas entre instituições, subsidiar informações para tomada de decisões, assessorar no planejamento de espaço físico da unidade de informação, elaborar políticas de funcionamento de unidades, redes e sistemas de informação, realizar visitas técnicas, desenvolver critérios de controle de qualidade e conteúdo de fontes de informação, desenvolver planos de conservação preventiva, desenvolver planos de divulgação e marketing, preparar provas para concursos, administrar consórcios de unidades, redes e sistemas de informação, contratar assessorias, demonstrar proatividade, controlar a aplicação do plano de segurança ambiental, elaborar diagnóstico de unidades de serviço, recuperar informações, gerar fontes de informação, elaborar linguagens documentárias, desenvolver interfaces de serviços informatizados, participar da elaboração de planos e carreiras, liderar equipes, elaborar trabalhos técnico-científicos, elaborar políticas de desenvolvimento de recursos informacionais, elaborar clipping de informações, prestar serviços de informação on-line, automatizar unidades de informação, desenvolver bases de dados, elaborar resenhas e resumos, demonstrar capacidade de negociação, promover atividades para usuários especiais, analisar tecnologias de informação e comunicação, administrar o compartilhamento de recursos informacionais, projetar custos de serviços e produtos, agir com ética, projetar unidades, redes e sistemas de informação, elaborar pesquisas temáticas, desenvolver políticas de informação, realizar atividades de ensino, inventariar acervos, coletar dados estatísticos, descartar recursos informacionais, elaborar serviços de apoio para educação presencial e à distância, migrar dados, desenvolver planos de segurança ambiental, divulgar informações através de meios de comunicação formais e informais, promover atividades de fomento à leitura, controlar segurança patrimonial da unidade, rede e sistema de informação, promover ação cultural, desenvolver metodologias para geração de documentos digitais ou eletrônicos, promover eventos culturais, preservar acervos, implantar unidades, redes e sistemas de informação, prestar atendimento personalizado, demonstrar capacidade de análise e síntese, gerenciar qualidade e conteúdo de fontes de informação, avaliar serviços e produtos de unidades, redes e sistema de informação, demonstrar criatividade, capacitar o usuário, conservar acervos, elaborar programas e projetos de ação, compilar bibliografia, localizar informações, intercambiar informações e documentos, administrar recursos orçamentários, coletar informações para memória institucional, analisar fluxos de informações, demonstrar raciocínio lógico.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Técnico em Suporte de Documentação ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Técnico em Suporte de Documentação e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Profissionais da informação que ficou em 4.40% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Técnico em Suporte de Documentação em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Técnico em Suporte de Documentação ficou em 7.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Profissionais da informação 2025
O salário de Técnico em Suporte de Documentação mostrado aqui é resultado do levantamento de 4.505 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Profissionais da informação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Técnico em Suporte de Documentação com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: