O dissídio de Técnico em Atendimento e Vendas 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 354140 no cargo de Técnico em Atendimento e Vendas.
Estado com maior salário médio
Mato Grosso
R$ 3.524,72
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
15.276 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 3.443,50
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
7.741 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Produção de Sementes Certificadas
R$ 8.970,54
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Cobrança e Informações Cadastrais
4.513 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Técnico em atendimento e vendas atende clientes e presta assistência à equipe de vendedores de produtos e serviços Analisa o comportamento do mercado consumidor, estuda o cliente potencial da empresa e avalia a adequação das estratégias de marketing a cada tipo de cliente.
Divulga produtos e serviços, concretiza vendas e faz acompanhamento pós-venda, levantando expectativas, opiniões e sugestões dos clientes Presta assistência à equipe de vendedores, com relação aos procedimentos adequados a cada tipo de cliente nas etapas de pré-venda, venda e pós-venda Participa da elaboração de planos e estratégias de vendas, sugerindo melhorias nos processos.
Cumpre normas de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Técnico em Atendimento e Vendas
O Técnico em atendimento e vendas analisa o comportamento do mercado consumidor, participando do desenvolvimento de estudos mercadológicos Estuda o cliente potencial da empresa, analisando seu perfil e suas expectativas, visando ao estabelecimento de possíveis estratégias de fidelização.
Avalia qual estratégia de marketing é mais adequada para cada tipo de cliente.
Analisa vantagens e desvantagens no uso de comércio eletrônico (e-commerce), dependendo do tipo de cliente Pesquisa ações dos concorrentes, para analisar o que é oferecido aos clientes.
Providencia o cadastramento de clientes potenciais e efetivos, atualizando os dados sempre que necessário Pode usar cadastro de clientes centralizado da plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM).
Contata clientes, usando estratégias digitais (e-mail, redes sociais ou outras) e/ou realizando visitas.
Comunica-se com os clientes, identificando suas necessidades e expectativas e analisando seu potencial de compras Divulga produtos e serviços aos clientes, apresentando características e benefícios do produto ou serviço, esclarecendo dados técnicos, informando preços e detalhando formas de pagamento.
Pode fornecer amostras e convidar clientes para visitar a empresa.
Concretiza vendas presencialmente, por telefone ou por meios digitais, de acordo com as características dos clientes Acompanha o cliente após a venda – inclusive por meio de visita – para sanar suas dúvidas, providenciar apoio técnico e verificar suas opiniões e suas sugestões Analisa reclamações e insatisfações, para propor melhorias no processo de vendas.
Elabora relatórios e estatísticas sobre atendimento ao cliente e sobre o processo de vendas Presta assistência à equipe de vendedores de produtos e serviços, com relação aos procedimentos adequados a cada tipo de cliente nas etapas de pré-venda, venda e pós-venda Participa da elaboração de planos e estratégias de vendas, sugerindo melhorias no atendimento ao cliente e no processo de vendas.
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Funções do Técnico em atendimento e vendas
O profissional Técnico em Atendimento e Vendas deve concretizar vendas, contatar Áreas internas da empresa, divulgar produtos e serviços, demonstrar competências pessoais, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, sugerir políticas de vendas, planejar visitas e contatos, participar de eventos.
Condições de trabalho da profissão
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Técnico em atendimento e vendas
Um Técnico em atendimento e vendas deve sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, renovar contratos, demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir), convidar clientes para visitar empresa, demonstrar flexibilidade, discriminar tipos de serviços, treinar novos funcionários, participar de treinamento de técnica de venda, elaborar relatórios e estatísticas, explicar formas de pagamento, demonstrar senso ético, requisitar material de consumo, enviar mala direta aos clientes, encaminhar documentação do cliente, controlar vendas efetuadas, discutir estratégias com o superior, emitir recibo de venda, participar de lançamento de novos produtos, demonstrar resiliência, esclarecer dúvidas do contrato, fazer itinerário de visitas, contornar situações adversas, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, obter informações de pré-venda, preparar cadastro de novos clientes, demonstrar habilidade de comunicação verbal, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, demonstrar criatividade, preencher contrato, receber indicação de futuros clientes, trabalhar sob pressão, alterar contratos de clientes, demonstrar senso de organização, analisar potencial de clientes, encaminhar cliente para cadastro, atender solicitação de clientes, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, dar retorno das sugestões ao cliente, estabelecer prazos de entrega dos produtos, tomar decisões, verificar prazo de entrega dos produtos, identificar necessidades do cliente, informar ao superior resultados de vendas, agendar horário, comunicar as transações realizadas, participar de palestras relacionadas a área, definir estratégia de marketing, fornecer amostras, transmitir pedido de venda ao escritório central, demonstrar capacidade de persuasão, calcular custo do produto, entrevistar novos candidatos, pesquisar ações dos concorrentes, discriminar tipos de produtos, verificar ficha cadastral do cliente, participar de reuniões, visitar cliente pós-venda, participar de cursos de aperfeiçoamento, requisitar material de divulgação, prever vendas, demonstrar capacidade de negociação, receber pagamento do produto, filtrar informações para melhorar serviços, consultar publicações técnicas, demonstrar características e benefícios do produto, tirar pedidos de produtos, visitar área industrial da empresa, integrar novos funcionários, explicar objetivos da visita, classificar clientes por faturamento, apresentar tabelas de preços, demonstrar confiança, contatar clientes, expor produtos em locais definidos pela empresa, participar de feiras relacionadas a área, definir participação no mercado, esclarecer dúvidas do pedido, sugerir novos mercados consumidores, verificar opiniões do cliente, implantar contratos de serviços, apresentar proposta ao cliente, trabalhar em equipe, cumprir cotas de venda do produto, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, definir autonomia para negociação, demonstrar capacidade de liderança.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Técnico em Atendimento e Vendas ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Técnico em Atendimento e Vendas e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Especialistas em promoção de produtos e vendas que ficou em 4.40% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Técnico em Atendimento e Vendas em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Técnico em Atendimento e Vendas ficou em 7.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 23,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Especialistas em promoção de produtos e vendas 2025
O salário de Técnico em Atendimento e Vendas mostrado aqui é resultado do levantamento de 31.637 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Especialistas em promoção de produtos e vendas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Técnico em Atendimento e Vendas com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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