O dissídio de Supervisor de Recepcionistas 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 420125 no cargo de Supervisor de Recepcionistas.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 2.912,48
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.622 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 2.206,94
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
999 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Psicologia e Psicanálise
R$ 3.630,19
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Hotéis
929 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Supervisor de recepcionistas supervisiona a execução de serviços de recepção de clientes e visitantes Define procedimentos e regras de atendimento, disponibiliza ambiente confortável e organizado, supre materiais e equipamentos e providencia a instalação de sistemas informatizados.
Controla a rotina de trabalho de recepcionistas e avalia a qualidade dos serviços prestados Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e de qualidade, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Supervisor de Recepcionistas
O Supervisor de recepcionistas planeja os serviços de recepção, identificando prioridades, definindo procedimentos a serem adotados na rotina de trabalho e estabelecendo regras para atendimento e fornecimento de informações Dimensiona equipe de trabalho e supre materiais e equipamentos para execução dos serviços.
Providencia ambiente confortável e organizado para a recepção, preferencialmente com rede Wi-Fi.
Providencia a instalação de sistemas informatizados, de comunicação e captação de imagens na recepção, para registro-cadastro de visitantes e clientes, para obter informações de consultas anteriores, para prestar informações sobre produtos ou serviços disponíveis e para outras finalidades compatíveis com a área de atuação do estabelecimento Controla a rotina de trabalho de recepcionistas, observando a forma de atendimento aos visitantes e clientes, monitorando a exatidão no registro da entrada e da saída de pessoas, equipamentos e materiais, verificando a objetividade e a pertinência das informações prestadas pessoalmente, por telefone ou outro meio de comunicação.
Acompanha o recebimento, o protocolo e o encaminhamento para arquivo de documentos recebidos Monitora as atividades de recebimento de pagamentos e emissão de notas fiscais e recibos, quando realizadas por recepcionista.
Supervisiona a rotina da equipe, distribuindo tarefas, delegando funções e orientando a execução dos serviços.
Avalia a qualidade dos serviços prestados, observando a cordialidade de recepcionistas no trato com pessoas, verificando o cumprimento de regras e procedimentos, examinando a eficiência da equipe, principalmente nos dias de maior movimento Verifica o funcionamento dos sistemas informatizados.
Emite relatórios de controle e desempenho.
Administra pessoal, propondo admissões, selecionando pessoal, apurando frequência e realizando promoções e desligamentos Avalia desempenho da equipe de trabalho, levanta necessidade de capacitação e promove programas de aperfeiçoamento profissional.
Funções do Supervisor de recepcionistas
O profissional Supervisor de Recepcionistas deve atender público e informantes, demonstrar competências pessoais, avaliar qualidade dos serviços, administrar pessoal, supervisionar execução dos serviços, qualificar equipe de trabalho, planejar trabalho da equipe, controlar atividades financeiras.
Condições de trabalho da profissão
Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.
Atividades exercidas por um Supervisor de recepcionistas
Um Supervisor de recepcionistas deve expressar-se com fluência verbal, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, atuar com dinamismo, elaborar programação de férias, relatar necessidades de clientes e não clientes, justificar diferenças de caixa, buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos, criar relacionamento interpessoal, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, manter-se atualizado, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, inventariar móveis, equipamentos e produtos, monitorar atendimento telefônico, avaliar desempenho dos funcionários, definir recursos de trabalho, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, selecionar pessoal, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, promover reuniões, controlar as emoções, monitorar atendimento via correio eletrônico e postal, estimar volume de trabalho, definir alternativas de negociação para retenção do cliente, propor reciclagem de funcionários, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, agir com empatia, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, verificar consistência de dados coletados, conferir faturas, reconhecer diferenças pessoais, agir com criatividade, orçar custos, liderar equipe, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, promover rodízio de funções, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, propor desligamentos de funcionários, definir rotinas de trabalho, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, definir perfil para cargos, dimensionar equipe de trabalho, emitir relatórios de controle e desempenho, relatar falhas do processo de trabalho, controlar ligações telefônicas, propor novos serviços aos clientes, agir com ética e atitude profissional, controlar movimentação de questionários, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, propor penalidades aos funcionários, propor fechamento de contratos, estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços, treinar novos funcionários, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, orientar trabalho dos empregados, agir com desenvoltura, tabular dados, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, administrar conflitos entre funcionários e clientes, propor admissões de funcionários, analisar relatórios, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, conferir numerário e produtos do caixa, verificar necessidades de novos equipamentos, propor promoções de funcionários, rever rotinas de trabalho, identificar prioridades, aplicar penalidades aos funcionários, providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento, administrar conflitos entre funcionários, intermediar conflitos entre áreas internas, demonstrar atitude proativa, elaborar cronograma de trabalho, reenquadrar funcionários em outra função, promover atendimento personalizado ao cliente, administrar banco de dados e listagens, propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários, elaborar escalas de trabalho, identificar falhas do processo de trabalho, agir com flexibilidade, prestar informações ao público e informantes, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, esclarecer dúvidas dos funcionários.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Supervisor de Recepcionistas ficou em 7.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Supervisor de Recepcionistas e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que ficou em 7.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Supervisor de Recepcionistas em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Supervisor de Recepcionistas ficou em 5.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 24,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa 2025
O salário de Supervisor de Recepcionistas mostrado aqui é resultado do levantamento de 7.932 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Supervisor de Recepcionistas com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Supervisor de Televendas
- Supervisor de Telemarketing e Atendimento
- Supervisor de Coletadores de Apostas e de Jogos
- Chefe de Cobrança
- Supervisor de Coleta
- Encarregado de Telefonistas
- Supervisor de Arrecadação (apostas e Jogos)
- Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros)
- Encarregado de Recepção
- Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores