O dissídio de Supervisor de Recepcionistas 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 420125 no cargo de Supervisor de Recepcionistas.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 2.912,48
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.622 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 2.206,94
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
999 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Psicologia e Psicanálise
R$ 3.630,19
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Hotéis
929 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Supervisor de recepcionistas supervisiona a execução de serviços de recepção de clientes e visitantes Define procedimentos e regras de atendimento, disponibiliza ambiente confortável e organizado, supre materiais e equipamentos e providencia a instalação de sistemas informatizados.
Controla a rotina de trabalho de recepcionistas e avalia a qualidade dos serviços prestados Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e de qualidade, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Supervisor de Recepcionistas
O Supervisor de recepcionistas planeja os serviços de recepção, identificando prioridades, definindo procedimentos a serem adotados na rotina de trabalho e estabelecendo regras para atendimento e fornecimento de informações Dimensiona equipe de trabalho e supre materiais e equipamentos para execução dos serviços.
Providencia ambiente confortável e organizado para a recepção, preferencialmente com rede Wi-Fi.
Providencia a instalação de sistemas informatizados, de comunicação e captação de imagens na recepção, para registro-cadastro de visitantes e clientes, para obter informações de consultas anteriores, para prestar informações sobre produtos ou serviços disponíveis e para outras finalidades compatíveis com a área de atuação do estabelecimento Controla a rotina de trabalho de recepcionistas, observando a forma de atendimento aos visitantes e clientes, monitorando a exatidão no registro da entrada e da saída de pessoas, equipamentos e materiais, verificando a objetividade e a pertinência das informações prestadas pessoalmente, por telefone ou outro meio de comunicação.
Acompanha o recebimento, o protocolo e o encaminhamento para arquivo de documentos recebidos Monitora as atividades de recebimento de pagamentos e emissão de notas fiscais e recibos, quando realizadas por recepcionista.
Supervisiona a rotina da equipe, distribuindo tarefas, delegando funções e orientando a execução dos serviços.
Avalia a qualidade dos serviços prestados, observando a cordialidade de recepcionistas no trato com pessoas, verificando o cumprimento de regras e procedimentos, examinando a eficiência da equipe, principalmente nos dias de maior movimento Verifica o funcionamento dos sistemas informatizados.
Emite relatórios de controle e desempenho.
Administra pessoal, propondo admissões, selecionando pessoal, apurando frequência e realizando promoções e desligamentos Avalia desempenho da equipe de trabalho, levanta necessidade de capacitação e promove programas de aperfeiçoamento profissional.
Funções do Supervisor de recepcionistas
O profissional Supervisor de Recepcionistas deve supervisionar execução dos serviços, demonstrar competências pessoais, qualificar equipe de trabalho, administrar pessoal, avaliar qualidade dos serviços, atender público e informantes, planejar trabalho da equipe, controlar atividades financeiras.
Condições de trabalho da profissão
Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.
Atividades exercidas por um Supervisor de recepcionistas
Um Supervisor de recepcionistas deve administrar conflitos entre funcionários e clientes, propor admissões de funcionários, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, controlar as emoções, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, orientar trabalho dos empregados, aplicar penalidades aos funcionários, intermediar conflitos entre áreas internas, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, identificar prioridades, propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, relatar falhas do processo de trabalho, expressar-se com fluência verbal, administrar conflitos entre funcionários, propor novos serviços aos clientes, propor penalidades aos funcionários, dimensionar equipe de trabalho, atuar com dinamismo, avaliar desempenho dos funcionários, rever rotinas de trabalho, monitorar atendimento via correio eletrônico e postal, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, elaborar escalas de trabalho, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, treinar novos funcionários, conferir faturas, selecionar pessoal, propor promoções de funcionários, administrar banco de dados e listagens, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, definir rotinas de trabalho, emitir relatórios de controle e desempenho, liderar equipe, propor reciclagem de funcionários, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, controlar movimentação de questionários, agir com desenvoltura, propor desligamentos de funcionários, elaborar cronograma de trabalho, controlar ligações telefônicas, promover rodízio de funções, estimar volume de trabalho, providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento, reenquadrar funcionários em outra função, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, agir com ética e atitude profissional, criar relacionamento interpessoal, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, esclarecer dúvidas dos funcionários, agir com empatia, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, conferir numerário e produtos do caixa, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, relatar necessidades de clientes e não clientes, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, elaborar programação de férias, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, monitorar atendimento telefônico, justificar diferenças de caixa, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, demonstrar atitude proativa, propor fechamento de contratos, reconhecer diferenças pessoais, verificar consistência de dados coletados, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, manter-se atualizado, inventariar móveis, equipamentos e produtos, definir alternativas de negociação para retenção do cliente, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, promover atendimento personalizado ao cliente, estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços, negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações, analisar relatórios, verificar necessidades de novos equipamentos, agir com criatividade, prestar informações ao público e informantes, definir perfil para cargos, identificar falhas do processo de trabalho, agir com flexibilidade, definir recursos de trabalho, promover reuniões, buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos, orçar custos, tabular dados.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Supervisor de Recepcionistas ficou em 4.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Supervisor de Recepcionistas e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que ficou em 4.00% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Supervisor de Recepcionistas em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Supervisor de Recepcionistas ficou em 5.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 27,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa 2025
O salário de Supervisor de Recepcionistas mostrado aqui é resultado do levantamento de 7.932 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Supervisor de Recepcionistas com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: