O dissídio de Supervisor de Recepcionistas 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 420125 no cargo de Supervisor de Recepcionistas.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 2.912,48
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.622 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 2.206,94
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
999 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Psicologia e Psicanálise
R$ 3.630,19
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Hotéis
929 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Supervisor de recepcionistas supervisiona a execução de serviços de recepção de clientes e visitantes Define procedimentos e regras de atendimento, disponibiliza ambiente confortável e organizado, supre materiais e equipamentos e providencia a instalação de sistemas informatizados.
Controla a rotina de trabalho de recepcionistas e avalia a qualidade dos serviços prestados Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e de qualidade, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Supervisor de Recepcionistas
O Supervisor de recepcionistas planeja os serviços de recepção, identificando prioridades, definindo procedimentos a serem adotados na rotina de trabalho e estabelecendo regras para atendimento e fornecimento de informações Dimensiona equipe de trabalho e supre materiais e equipamentos para execução dos serviços.
Providencia ambiente confortável e organizado para a recepção, preferencialmente com rede Wi-Fi.
Providencia a instalação de sistemas informatizados, de comunicação e captação de imagens na recepção, para registro-cadastro de visitantes e clientes, para obter informações de consultas anteriores, para prestar informações sobre produtos ou serviços disponíveis e para outras finalidades compatíveis com a área de atuação do estabelecimento Controla a rotina de trabalho de recepcionistas, observando a forma de atendimento aos visitantes e clientes, monitorando a exatidão no registro da entrada e da saída de pessoas, equipamentos e materiais, verificando a objetividade e a pertinência das informações prestadas pessoalmente, por telefone ou outro meio de comunicação.
Acompanha o recebimento, o protocolo e o encaminhamento para arquivo de documentos recebidos Monitora as atividades de recebimento de pagamentos e emissão de notas fiscais e recibos, quando realizadas por recepcionista.
Supervisiona a rotina da equipe, distribuindo tarefas, delegando funções e orientando a execução dos serviços.
Avalia a qualidade dos serviços prestados, observando a cordialidade de recepcionistas no trato com pessoas, verificando o cumprimento de regras e procedimentos, examinando a eficiência da equipe, principalmente nos dias de maior movimento Verifica o funcionamento dos sistemas informatizados.
Emite relatórios de controle e desempenho.
Administra pessoal, propondo admissões, selecionando pessoal, apurando frequência e realizando promoções e desligamentos Avalia desempenho da equipe de trabalho, levanta necessidade de capacitação e promove programas de aperfeiçoamento profissional.
Funções do Supervisor de recepcionistas
O profissional Supervisor de Recepcionistas deve controlar atividades financeiras, administrar pessoal, avaliar qualidade dos serviços, atender público e informantes, qualificar equipe de trabalho, demonstrar competências pessoais, supervisionar execução dos serviços, planejar trabalho da equipe.
Condições de trabalho da profissão
Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.
Atividades exercidas por um Supervisor de recepcionistas
Um Supervisor de recepcionistas deve propor novos serviços aos clientes, justificar diferenças de caixa, propor admissões de funcionários, administrar conflitos entre funcionários, analisar relatórios, reenquadrar funcionários em outra função, propor desligamentos de funcionários, emitir relatórios de controle e desempenho, definir alternativas de negociação para retenção do cliente, aplicar penalidades aos funcionários, relatar necessidades de clientes e não clientes, atuar com dinamismo, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, criar relacionamento interpessoal, selecionar pessoal, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, controlar ligações telefônicas, estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços, verificar consistência de dados coletados, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, elaborar cronograma de trabalho, esclarecer dúvidas dos funcionários, promover rodízio de funções, definir rotinas de trabalho, agir com empatia, conferir numerário e produtos do caixa, agir com desenvoltura, agir com flexibilidade, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos, tabular dados, definir perfil para cargos, inventariar móveis, equipamentos e produtos, elaborar programação de férias, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, controlar movimentação de questionários, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento, conferir faturas, propor promoções de funcionários, administrar banco de dados e listagens, relatar falhas do processo de trabalho, verificar necessidades de novos equipamentos, agir com ética e atitude profissional, treinar novos funcionários, elaborar escalas de trabalho, propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários, monitorar atendimento via correio eletrônico e postal, expressar-se com fluência verbal, liderar equipe, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, orçar custos, reconhecer diferenças pessoais, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, estimar volume de trabalho, promover atendimento personalizado ao cliente, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, prestar informações ao público e informantes, demonstrar atitude proativa, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, rever rotinas de trabalho, intermediar conflitos entre áreas internas, agir com criatividade, controlar as emoções, propor reciclagem de funcionários, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações, orientar trabalho dos empregados, dimensionar equipe de trabalho, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, monitorar atendimento telefônico, administrar conflitos entre funcionários e clientes, avaliar desempenho dos funcionários, propor penalidades aos funcionários, promover reuniões, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, identificar falhas do processo de trabalho, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, propor fechamento de contratos, definir recursos de trabalho, identificar prioridades, manter-se atualizado, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Supervisor de Recepcionistas ficou em 5.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Supervisor de Recepcionistas e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que ficou em 5.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Supervisor de Recepcionistas em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Supervisor de Recepcionistas ficou em 3.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 23,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa 2025
O salário de Supervisor de Recepcionistas mostrado aqui é resultado do levantamento de 7.932 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Supervisor de Recepcionistas com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros)
- Supervisor de Teleatendimento
- Supervisor de Tesouraria de Apostas e Jogos
- Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores
- Encarregado de Telemarketing
- Supervisor de Telefonistas
- Encarregado de Recepção
- Supervisor de Central de Atendimento
- Coordenador de Cobrança
- Supervisor de Atendimento Ao Cliente