O dissídio de Recepcionista Telefonista 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422105 no cargo de Recepcionista Telefonista.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 1.929,26
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
190.956 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Alta Floresta D Oeste - RO
R$ 1.548,96
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
75.209 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Exploração de Jogos Eletrônicos Recreativos
R$ 4.058,88
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividade Odontológica com Recursos para Realização de Procedimentos Cirúrgicos
33.360 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Recepcionista, em geral realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.
Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.
Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Recepcionista Telefonista
O Recepcionista, em geral planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.
Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.
Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.
Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.
Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.
Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.
Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.
Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.
Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.
Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções do Recepcionista, em geral
O profissional Recepcionista Telefonista deve fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, planejar o cotidiano, observar normas internas de segurança, agendar serviços, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, comunicar-se.
Condições de trabalho da profissão
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral
Um Recepcionista, em geral deve conferir documentos com identificação, oferecer auxílio para a bagagem, averiguar horário de saída dos grupos, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., ouvir com atenção, demonstrar pró atividade, providenciar solicitações de reservas especiais, anunciar a chegada do cliente, circular informações internas, receber pagamentos, fornecer informações meteorológicas, demonstrar iniciativa, distribuir malotes, demonstrar interesse, coordenar equipe, verificar cadastro e reserva, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, demonstrar conhecimentos de informática, organizar malotes, encaminhar o cliente para os diversos setores, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, conferir idoneidade dos clientes, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, demonstrar eficiência, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar entusiasmo, propor associação de programas de fidelidade, demonstrar espírito de equipe, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, guardar volumes de prestadores de serviços, interagir com os outros departamentos, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, demonstrar paciência, imprimir relatórios de controle, efetuar acertos em contas, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, agendar reservas / consultas dos clientes, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, organizar materiais de trabalho, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, acolher o cliente e passageiro, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, agir com bom senso, demonstrar respeito mútuo, participar de reuniões na troca de turnos, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, demonstrar empatia, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar autonomia, transmitir recados e fax, identificar o espaço físico da empresa, atender o cliente com informações precisas, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, pré-cadastrar o cliente, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, demonstrar senso de organização, emitir notas fiscais e recibos, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, anotar telefonemas e recados.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Recepcionista Telefonista ficou em 4.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Recepcionista Telefonista e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Recepcionistas que ficou em 4.00% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Recepcionista Telefonista em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Recepcionista Telefonista ficou em 5.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 16,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Recepcionistas 2025
O salário de Recepcionista Telefonista mostrado aqui é resultado do levantamento de 638.620 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Recepcionistas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Recepcionista Telefonista com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: