O dissídio de Recepcionista de Hospital 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422110 no cargo de Recepcionista de Hospital.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 1.953,79

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

36.956 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 1.591,97

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

11.196 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Aluguel de Máquinas e Equipamentos para Escritório

R$ 3.825,31

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividade Odontológica com Recursos para Realização de Procedimentos Cirúrgicos

31.759 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Recepcionista de consultório médico ou dentário realiza procedimentos de recepção e de atendimento aos pacientes de consultórios e de centros médicos ou odontológicos Planeja a rotina, organizando o ambiente da recepção.

Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Organiza e administra o cadastro de pacientes Agenda consulta ou cirurgia, sob orientação de médico ou dentista.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Cumpre normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Recepcionista de Hospital

O Recepcionista de consultório médico ou dentário planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e limpo e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Averígua a ocorrência de eventos com participação do médico ou dentista.

Pode acionar serviço de higienização.

Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Verifica o cadastro do paciente e o horário agendado para atendimento.

Fornece informações sobre os serviços de atendimento médico ou odontológico a pacientes e a seus acompanhantes Anuncia a chegada do paciente ao médico ou dentista.

Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Atende à solicitação do médico ou dentista para agendamento de consulta para o paciente Pode agendar cirurgia, consultando mapas de internação cirúrgica e fazendo contato com convênios médicos e hospitais, sob orientação do médico ou dentista.

Efetua acertos em contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos.

Recebe, registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o médico ou dentista Organiza arquivo de documentos físicos ou digitais.

Organiza a distribuição de correspondências, encomendas e entregas Opera sistemas informatizados de controle de serviços prestados e de cadastro de pacientes e fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle.

Consulta banco de dados Interage e comunica-se com médicos e dentistas e com os encarregados pelos serviços de segurança e administração do consultório ou centro médico ou odontológico.

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Funções do Recepcionista de consultório médico ou dentário

O profissional Recepcionista de Hospital deve demonstrar competências pessoais, planejar o cotidiano, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, comunicar-se, organizar informações a serem prestadas, agendar serviços, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, observar normas internas de segurança.

Condições de trabalho da profissão

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista de consultório médico ou dentário

Um Recepcionista de consultório médico ou dentário deve distribuir jornais, revistas, flores etc., verificar o pedido de internação, agir com bom senso, imprimir relatórios de controle, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, planejar o dia seguinte, avisar a enfermagem da chegada do paciente, verificar cadastro e reserva, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, oferecer auxílio para a bagagem, demonstrar entusiasmo, solicitar o serviço de manobrista, cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, emitir notas fiscais e recibos, pedir forma de garantia de pagamento, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, fornecer serviço de cofre, entregar o crachá de visitante na entrada, transmitir recados e fax, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar empatia, organizar malotes, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, pré-cadastrar o cliente, identificar o espaço físico da empresa, circular informações internas, bloquear apartamento, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, demonstrar paciência, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, encaminhar o cliente para os diversos setores, demonstrar respeito mútuo, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar iniciativa, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, anunciar a chegada do cliente, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, internar o paciente, demonstrar pró atividade, coordenar equipe, receber pagamentos, demonstrar interesse, demonstrar espírito de equipe, distribuir malotes, oferecer transporte ao cliente, verificar mapa de internação cirúrgico, anotar telefonemas e recados, demonstrar conhecimentos de informática, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, fornecer indicações de locais para câmbio de moedas, acionar serviço de higienização, demonstrar senso de organização, guardar volumes de prestadores de serviços, ouvir com atenção, averiguar agenda semanal de eventos, providenciar solicitações de reservas especiais, registrar acompanhantes, organizar materiais de trabalho, interagir com os outros departamentos, intermediar na obtenção de autorizações dos convênios, acolher o cliente e passageiro, demonstrar eficiência, agendar reservas / consultas dos clientes, atender o cliente com informações precisas, participar de reuniões na troca de turnos, demonstrar autonomia, acionar alarme de segurança em caso de assalto, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, imprimir listagem de pacientes internados, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Recepcionista de Hospital ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Recepcionista de Hospital e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Recepcionistas que ficou em 5.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Recepcionista de Hospital em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Recepcionista de Hospital ficou em 7.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Recepcionistas 2025

O salário de Recepcionista de Hospital mostrado aqui é resultado do levantamento de 128.241 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Recepcionistas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Recepcionista de Hospital com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Recepcionista de Hospital CBO 422110 salário