O dissídio de Recepcionista Bilíngüe 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422105 no cargo de Recepcionista Bilíngüe.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 1.858,02

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

179.850 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Bastos - SP

R$ 2.822,78

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

71.455 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Recepcionista, em geral realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Recepcionista Bilíngüe

O Recepcionista, em geral planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do Recepcionista, em geral

O profissional Recepcionista Bilíngüe deve observar normas internas de segurança, comunicar-se, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, agendar serviços, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, demonstrar competências pessoais, organizar informações a serem prestadas.

Condições de trabalho da profissão

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral

Um Recepcionista, em geral deve circular informações internas, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, agir com bom senso, transmitir recados e fax, organizar materiais de trabalho, participar de reuniões na troca de turnos, acionar alarme de segurança em caso de assalto, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, demonstrar pró atividade, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, providenciar solicitações de reservas especiais, conferir documentos com identificação, acolher o cliente e passageiro, demonstrar eficiência, demonstrar respeito mútuo, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, oferecer auxílio para a bagagem, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, imprimir relatórios de controle, guardar volumes de prestadores de serviços, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, efetuar acertos em contas, entregar o crachá de visitante na entrada, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, demonstrar iniciativa, organizar malotes, atender o cliente com informações precisas, coordenar equipe, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, demonstrar paciência, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, distribuir malotes, agendar reservas / consultas dos clientes, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, interagir com os outros departamentos, averiguar horário de saída dos grupos, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, propor associação de programas de fidelidade, pré-cadastrar o cliente, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, demonstrar espírito de equipe, anotar telefonemas e recados, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar autonomia, fornecer informações meteorológicas, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, encaminhar o cliente para os diversos setores, anunciar a chegada do cliente, demonstrar conhecimentos de informática, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar interesse, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, identificar o espaço físico da empresa, emitir notas fiscais e recibos, conferir idoneidade dos clientes, demonstrar senso de organização, verificar cadastro e reserva, demonstrar entusiasmo, ouvir com atenção, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, receber pagamentos, demonstrar empatia, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Recepcionista Bilíngüe ficou em 4.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Recepcionista Bilíngüe e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Recepcionistas que ficou em 4.10% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Recepcionista Bilíngüe em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Recepcionista Bilíngüe ficou em 6.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Recepcionistas 2024

O salário de Recepcionista Bilíngüe mostrado aqui é resultado do levantamento de 562529 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Recepcionistas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Recepcionista Bilíngüe com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Recepcionista Bilíngüe CBO 422105 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Recepcionista Bilíngüe em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Recepcionista Bilíngüe por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 43h 1.740,44 1.807,89 2.551,35 8,49 5.60%
Minas Gerais 43h 1.581,26 1.642,55 2.318,01 7,68 7.80%
Rio de Janeiro 42h 1.605,11 1.667,32 2.352,97 7,89 6.90%
Santa Catarina 43h 1.788,70 1.858,02 2.622,10 8,70 7.50%
Paraná 43h 1.691,55 1.757,11 2.479,69 8,22 6.50%
Rio Grande do Sul 43h 1.684,10 1.749,37 2.468,77 8,21 6.60%
Bahia 43h 1.513,02 1.571,66 2.217,98 7,35 4.30%
Goiás 43h 1.547,49 1.607,47 2.268,51 7,50 6.30%
Distrito Federal 43h 1.656,89 1.721,11 2.428,88 8,08 6.20%
Pernambuco 43h 1.470,43 1.527,42 2.155,55 7,10 6.40%
Ceará 43h 1.525,66 1.584,79 2.236,50 7,37 8.00%
Mato Grosso 43h 1.585,90 1.647,37 2.324,82 7,68 6.30%
Espírito Santo 42h 1.522,88 1.581,91 2.232,43 7,46 7.00%
Pará 43h 1.505,77 1.564,13 2.207,35 7,32 7.00%
Mato Grosso do Sul 43h 1.561,81 1.622,34 2.289,49 7,47 4.10%
Paraíba 43h 1.481,71 1.539,14 2.172,08 7,09 7.70%
Maranhão 43h 1.469,99 1.526,96 2.154,90 7,13 5.20%
Rio Grande do Norte 43h 1.456,66 1.513,11 2.135,35 6,96 4.80%
Rondônia 43h 1.531,66 1.591,03 2.245,30 7,34 5.90%
Piauí 43h 1.442,53 1.498,44 2.114,65 6,97 5.80%
Amazonas 43h 1.492,43 1.550,27 2.187,79 7,28 6.00%
Alagoas 44h 1.470,09 1.527,07 2.155,04 7,01 6.40%
Sergipe 42h 1.445,30 1.501,31 2.118,70 7,19 6.60%
Tocantins 43h 1.507,48 1.565,90 2.209,85 7,26 8.00%
Amapá 43h 1.505,67 1.564,02 2.207,20 7,24 6.00%
Acre 44h 1.543,03 1.602,84 2.261,97 7,36 7.80%
Roraima 42h 1.417,25 1.472,18 2.077,58 6,97 5.00%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Recepcionista Bilíngüe.

Dissídio de Recepcionista Bilíngüe por cidade

Quanto ganha um Recepcionista Bilíngüe nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Recepcionista Bilíngüe na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 43 1.792,66 1.862,14 2.627,90 8,73 5.90%
Rio de Janeiro, RJ 42 1.649,59 1.713,52 2.418,17 8,12 5.80%
Belo Horizonte, MG 43 1.711,55 1.777,88 2.509,00 8,32 8.20%
Brasília, DF 43 1.656,89 1.721,11 2.428,88 8,08 6.90%
Curitiba, PR 42 1.724,54 1.791,38 2.528,04 8,49 7.90%
Salvador, BA 43 1.546,31 1.606,24 2.266,77 7,45 5.70%
Goiânia, GO 43 1.585,78 1.647,24 2.324,64 7,71 5.50%
Fortaleza, CE 43 1.549,22 1.609,26 2.271,04 7,51 5.80%
Santo André, SP 43 1.752,64 1.820,57 2.569,24 8,54 5.30%
Porto Alegre, RS 42 1.683,42 1.748,67 2.467,77 8,23 5.50%
Campinas, SP 42 1.745,38 1.813,03 2.558,60 8,70 5.10%
Recife, PE 43 1.494,11 1.552,01 2.190,25 7,24 8.10%
Barueri, SP 42 1.743,89 1.811,48 2.556,41 8,62 4.20%
Florianópolis, SC 42 1.851,28 1.923,03 2.713,84 9,12 4.80%
Lauro de Freitas, BA 41 1.536,85 1.596,42 2.252,91 7,74 7.10%
Belém, PA 43 1.544,17 1.604,02 2.263,64 7,54 5.10%
São Bernardo do Campo, SP 43 1.922,51 1.997,02 2.818,25 9,40 6.00%
Ribeirão Preto, SP 42 1.744,49 1.812,10 2.557,29 8,55 5.40%
Joinville, SC 43 1.716,99 1.783,53 2.516,98 8,34 4.20%
Guarulhos, SP 43 1.727,71 1.794,67 2.532,69 8,39 4.30%
Campo Grande, MS 43 1.563,68 1.624,29 2.292,24 7,48 4.60%
Cuiabá, MT 43 1.561,90 1.622,44 2.289,63 7,63 6.70%
Manaus, AM 43 1.488,53 1.546,22 2.182,07 7,27 5.30%
Sorocaba, SP 43 1.671,19 1.735,96 2.449,84 8,07 6.70%
Uberlândia, MG 43 1.571,52 1.632,42 2.303,73 7,67 5.70%
Londrina, PR 43 1.686,38 1.751,74 2.472,11 8,17 7.20%
São Jose, SC 42 1.799,18 1.868,91 2.637,46 8,89 7.60%
Maringá, PR 43 1.667,82 1.732,45 2.444,89 8,03 5.40%
São José dos Campos, SP 43 1.634,38 1.697,72 2.395,87 7,91 6.30%
São Luís, MA 43 1.500,53 1.558,69 2.199,67 7,32 8.30%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Recepcionista Bilíngüe. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Recepcionista Bilíngüe no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 1.647,03 1.710,86 2.414,42 5.40%
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.517,48 1.576,30 2.224,52 5.70%
Atividades de condicionamento físico 1.471,85 1.528,90 2.157,63 6.00%
Locação de mão-de-obra temporária 1.899,58 1.973,20 2.784,64 5.10%
Limpeza em prédios e em domicílios 1.711,69 1.778,03 2.509,21 4.50%
Atividade médica ambulatorial restrita a consultas 1.611,90 1.674,37 2.362,92 7.60%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.620,43 1.683,23 2.375,43 6.80%
Hotéis 1.690,19 1.755,70 2.477,69 5.70%
Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza 1.595,19 1.657,02 2.338,43 7.50%
Cabeleireiros 1.571,47 1.632,37 2.303,65 7.10%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 1.707,26 1.773,43 2.502,71 6.90%
Laboratórios clínicos 1.542,30 1.602,07 2.260,89 8.30%
Restaurantes e similares 1.606,54 1.668,81 2.355,07 6.80%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares 1.580,75 1.642,01 2.317,26 7.80%
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais 1.680,96 1.746,11 2.464,17 5.20%
Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia 1.586,76 1.648,25 2.326,07 4.10%
Atividades veterinárias 1.590,51 1.652,15 2.331,56 4.30%
Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências 1.587,43 1.648,95 2.327,05 5.90%
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos 1.770,96 1.839,60 2.596,10 6.70%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 1.690,70 1.756,23 2.478,44 6.70%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.