O dissídio de Professor Universitário na Área de Prática de Ensino 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234520 no cargo de Professor Universitário na Área de Prática de Ensino.

Estado com maior salário médio

Tocantins

R$ 9.869,51

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

4.870 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ji-Parana - RO

R$ 6.871,91

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Belo Horizonte - MG

2.368 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Apoio à Gestão de Saúde

R$ 9.801,03

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação

7.821 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino Ministra aulas em cursos de nível superior (graduação, pós-graduação e extensão) de métodos e técnicas de prática de ensino, na formação de professores, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação que se estabelece entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios.

Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar.

Comunica-se com assertividade e objetividade, participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

O que faz um Professor Universitário na Área de Prática de Ensino

O Professor de ensino superior na área de prática de ensino planeja e ministra aulas, atividades, programas e cronogramas referentes à prática de ensino, prioritariamente a alunos do ensino superior Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos para o trabalho.

Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para pesquisa.

Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.

Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos de prática de ensino, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.

Realiza avaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.

Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de prática de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.

Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.

Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.

Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Analisa a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino, e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.

Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.

Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.

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Funções do Professor de ensino superior na área de prática de ensino

O profissional Professor Universitário na Área de Prática de Ensino deve avaliar o trabalho acadêmico científico, supervisionar formação pedagógica em estágios, demonstrar competências pessoais, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, orientar alunos, atualizar-se na Área, comunicar-se, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, produzir material de trabalho, participar de atividades administrativas.

Condições de trabalho da profissão

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.

Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de prática de ensino

Um Professor de ensino superior na área de prática de ensino deve realizar eventos, planejar projetos de intervenção pedagógica, participar de comissões, estabelecer relações com os órgãos de fomento, divulgar resultados de pesquisas, participar de congressos e eventos científicos, compromissar-se social e politicamente, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, avaliar projetos de pesquisa, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, produzir transparências, coordenar eventos, elaborar programas e cronogramas, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, atuar em banca examinadora docente e discente, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, planejar projetos de extensão, planejar a produção de materiais didáticos, participar de colegiados, auto avaliar-se, coordenar projetos pedagógicos, avaliar currículos e propostas pedagógicas, coordenar projetos de extensão, redigir relatórios de pesquisa, avaliar o desenvolvimento das aulas, organizar coletâneas, preencher relatórios de atividades, coordenar reuniões, coordenar áreas, disciplinas e turmas, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, discutir resultados de avaliação, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, produzir cartazes, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, orientar alunos de iniciação científica, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, produzir textos para uso pedagógico, sistematizar dados e materiais de pesquisa, estudar outros idiomas, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, avaliar cursos, avaliar planos de ação pedagógica, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, coletar dados e materiais para pesquisa, exercer cargos de direção, avaliar projetos de extensão, orientar alunos sobre campos de estágio, estudar propostas e políticas educacionais, dominar a língua portuguesa, participar de associações de classe, dialogar com as entidades representativas, estudar a constituição de profissões no campo educacional, atuar em comissões editoriais, avaliar trabalhos científicos, proferir palestras, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, produzir artigos para divulgação, atuar em projetos de extensão, desenvolver propostas de avaliação, produzir instrumentos de avaliação, planejar aulas, estudar a produção científica da área, elaborar pareceres, atuar em debates, estudar a legislação educacional, mediar a relação do estagiário com a instituição, analisar os problemas da realidade brasileira, sistematizar conteúdos, analisar pesquisas educacionais, atuar no processo de seleção de alunos e professores, redigir publicações científicas, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), coordenar grupos de pesquisa, gerenciar projetos, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, coordenar pesquisas, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, demonstrar postura crítica, organizar publicações, coordenar estágios, produzir vídeos, elaborar projetos de extensão, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, planejar eventos e seminários, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, coordenar equipes de trabalho, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, participar de reuniões, avaliar a própria prática de pesquisa, colaborar em comissões de avaliação, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, atribuir notas e conceitos, desenvolver atividades interativas, produzir planos de cursos e de aulas, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, estudar diferentes formas de comunicação, treinar auxiliares de pesquisa, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, planejar os ambientes de aprendizagem, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, trabalhar com diferentes formas de interação humana, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, dialogar com os alunos, planejar estágios, participar de atividades culturais, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, produzir hipertextos, demonstrar postura ética, avaliar currículos de alunos, analisar dados e materiais de pesquisa, avaliar políticas educacionais, programar cursos para atendimento a demandas externas, trabalhar em equipe, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, realizar revisão da literatura na área, coordenar cursos, avaliar o desempenho dos alunos, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, planejar pesquisas, gerenciar convênios, prever fontes de financiamento, dialogar com os professores da instituição, coordenar convênios, avaliar material didático, atender alunos, individualmente e em grupo, orientar monitores, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, exercer cargos de representação, constituir grupos de pesquisa, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, participar de associações científicas, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, sugerir composição de bancas examinadoras, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, prestar assessoria a órgãos públicos, mapear campos para estágio.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor Universitário na Área de Prática de Ensino ficou em 7.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor Universitário na Área de Prática de Ensino e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 7.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor Universitário na Área de Prática de Ensino em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor Universitário na Área de Prática de Ensino ficou em 4.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2025

O salário de Professor Universitário na Área de Prática de Ensino mostrado aqui é resultado do levantamento de 17.179 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor Universitário na Área de Prática de Ensino com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor Universitário na Área de Prática de Ensino CBO 234520 salário