O dissídio de Professor Universitário na Área de Prática de Ensino 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234520 no cargo de Professor Universitário na Área de Prática de Ensino.
Estado com maior salário médio
Tocantins
R$ 9.869,51
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
4.870 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ji-Parana - RO
R$ 6.871,91
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Belo Horizonte - MG
2.368 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Apoio à Gestão de Saúde
R$ 9.801,03
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação
7.821 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino Ministra aulas em cursos de nível superior (graduação, pós-graduação e extensão) de métodos e técnicas de prática de ensino, na formação de professores, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação que se estabelece entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios.
Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar.
Comunica-se com assertividade e objetividade, participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
O que faz um Professor Universitário na Área de Prática de Ensino
O Professor de ensino superior na área de prática de ensino planeja e ministra aulas, atividades, programas e cronogramas referentes à prática de ensino, prioritariamente a alunos do ensino superior Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos para o trabalho.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para pesquisa.
Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.
Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos de prática de ensino, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Realiza avaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de prática de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.
Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.
Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.
Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Analisa a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino, e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.
Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.
Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
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Funções do Professor de ensino superior na área de prática de ensino
O profissional Professor Universitário na Área de Prática de Ensino deve coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, produzir material de trabalho, participar de atividades administrativas, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, demonstrar competências pessoais, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, atualizar-se na Área, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, avaliar o trabalho acadêmico científico, orientar alunos, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, comunicar-se, supervisionar formação pedagógica em estágios.
Condições de trabalho da profissão
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de prática de ensino
Um Professor de ensino superior na área de prática de ensino deve demonstrar postura crítica, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, avaliar projetos de pesquisa, elaborar projetos de extensão, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, demonstrar postura ética, avaliar projetos de extensão, orientar alunos de iniciação científica, redigir publicações científicas, coordenar áreas, disciplinas e turmas, produzir artigos para divulgação, organizar publicações, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, programar cursos para atendimento a demandas externas, planejar aulas, sugerir composição de bancas examinadoras, desenvolver atividades interativas, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, coordenar eventos, produzir cartazes, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, planejar estágios, prever fontes de financiamento, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, participar de associações científicas, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, atribuir notas e conceitos, atuar em debates, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, planejar pesquisas, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, dominar a língua portuguesa, redigir relatórios de pesquisa, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, treinar auxiliares de pesquisa, elaborar pareceres, coordenar estágios, coletar dados e materiais para pesquisa, trabalhar em equipe, avaliar cursos, avaliar currículos de alunos, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, estudar a produção científica da área, planejar projetos de intervenção pedagógica, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, estudar a legislação educacional, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, produzir planos de cursos e de aulas, compromissar-se social e politicamente, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, mediar a relação do estagiário com a instituição, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), utilizar diferentes instrumentos de avaliação, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), produzir transparências, produzir hipertextos, planejar eventos e seminários, dialogar com as entidades representativas, planejar a produção de materiais didáticos, organizar coletâneas, estudar a constituição de profissões no campo educacional, gerenciar convênios, exercer cargos de representação, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, discutir resultados de avaliação, produzir textos para uso pedagógico, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, prestar assessoria a órgãos públicos, coordenar projetos pedagógicos, estudar outros idiomas, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, analisar os problemas da realidade brasileira, avaliar a própria prática de pesquisa, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, avaliar o desenvolvimento das aulas, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, estudar diferentes formas de comunicação, produzir vídeos, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, orientar alunos sobre campos de estágio, coordenar grupos de pesquisa, avaliar o desempenho dos alunos, colaborar em comissões de avaliação, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, participar de atividades culturais, elaborar programas e cronogramas, orientar monitores, realizar eventos, realizar revisão da literatura na área, planejar os ambientes de aprendizagem, atuar em comissões editoriais, participar de comissões, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, dialogar com os professores da instituição, produzir instrumentos de avaliação, avaliar políticas educacionais, coordenar equipes de trabalho, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, trabalhar com diferentes formas de interação humana, atuar em banca examinadora docente e discente, analisar pesquisas educacionais, atuar no processo de seleção de alunos e professores, coordenar reuniões, preencher relatórios de atividades, coordenar convênios, auto avaliar-se, analisar dados e materiais de pesquisa, divulgar resultados de pesquisas, estudar propostas e políticas educacionais, gerenciar projetos, sistematizar conteúdos, coordenar cursos, estabelecer relações com os órgãos de fomento, avaliar currículos e propostas pedagógicas, participar de colegiados, participar de associações de classe, mapear campos para estágio, atuar em projetos de extensão, participar de congressos e eventos científicos, coordenar projetos de extensão, avaliar planos de ação pedagógica, atender alunos, individualmente e em grupo, proferir palestras, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, constituir grupos de pesquisa, exercer cargos de direção, avaliar trabalhos científicos, avaliar material didático, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, coordenar pesquisas, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, participar de reuniões, desenvolver propostas de avaliação, planejar projetos de extensão, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, dialogar com os alunos, sistematizar dados e materiais de pesquisa.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor Universitário na Área de Prática de Ensino ficou em 7.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor Universitário na Área de Prática de Ensino e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 7.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor Universitário na Área de Prática de Ensino em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor Universitário na Área de Prática de Ensino ficou em 4.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2025
O salário de Professor Universitário na Área de Prática de Ensino mostrado aqui é resultado do levantamento de 17.179 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor Universitário na Área de Prática de Ensino com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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