O dissídio de Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234515 no cargo de Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 11.907,02
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
326 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Balsas - MA
R$ 2.454,70
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
167 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Apoio à Educação
R$ 15.952,91
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação
379 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional Ministra aulas, ensinando fundamentos e métodos de pesquisa educacional, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e de formação de professores Articula ensino e aprendizagem, para a produção científica e a propagação de conhecimentos sobre processos educativos, por meio de teorias e práticas, considerando currículos, desenvolvimento profissional, metodologias de ensino e aprendizagem, entre outros temas.
Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional Orienta e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho e de trabalhos acadêmicos.
Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode participar de atividades administrativas Atua de acordo com a legislação educacional, protocolos de pesquisa, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho
O que faz um Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação
O Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional planeja ações para desenvolvimento de pesquisa educacional, referente a currículo, culturas, saberes e práticas educativas, formação docente, cotidiano escolar, linguagens, educação e trabalho, educação especial, educação a distância, ensino e aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento Ministra aulas, atividades e programas, referentes a princípios, métodos, fundamentos de pesquisa educacional.
Define o conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica, de produção científica e de extensão, organiza visitas a instituições para pesquisa Coordena, orienta e supervisiona ações de formação pedagógica em pesquisas educacionais.
Medeia a relação do estagiário com instituições no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios, identificando oportunidades Orienta alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos de pesquisa, como tratamento e análise de dados, disseminação de resultados, relevância e exequibilidade, indica fontes de consulta, avalia textos e relatórios produzidos.
Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Orienta alunos quanto à elaboração de projetos, de termos de consentimento livre e esclarecido e a submetê-los ao comitê de ética em pesquisa, quando for o caso Realiza avaliações das atividades acadêmicas, sobre desenvolvimento das aulas, desempenho dos alunos, cursos e currículos, propostas e ações didático-pedagógicas, material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos.
Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais Produz material de trabalho, elabora planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos Organiza coletâneas e publicações da área educacional.
Realiza pesquisas científicas na área, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura Redige relatórios e publicações científicas Analisa a produção científica publicada e identifica formas de interação aplicáveis nas diversas situações de ensino.
Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado.
Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, em educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores.
Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção Aplica técnicas e estratégias de comunicação, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade e objetividade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
Funções do Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
O profissional Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação deve avaliar o trabalho acadêmico científico, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, atualizar-se na Área, demonstrar competências pessoais, produzir material de trabalho, comunicar-se, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, orientar alunos, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, supervisionar formação pedagógica em estágios, participar de atividades administrativas.
Condições de trabalho da profissão
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
Um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional deve coordenar convênios, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, demonstrar postura ética, desenvolver propostas de avaliação, atribuir notas e conceitos, analisar pesquisas educacionais, atuar no processo de seleção de alunos e professores, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, avaliar trabalhos científicos, orientar alunos de iniciação científica, estudar diferentes formas de comunicação, planejar aulas, analisar dados e materiais de pesquisa, planejar a produção de materiais didáticos, coordenar pesquisas, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, produzir planos de cursos e de aulas, atuar em debates, avaliar material didático, planejar eventos e seminários, produzir instrumentos de avaliação, produzir textos para uso pedagógico, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, redigir relatórios de pesquisa, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, programar cursos para atendimento a demandas externas, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, coordenar projetos pedagógicos, compromissar-se social e politicamente, produzir vídeos, proferir palestras, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, atuar em comissões editoriais, atender alunos, individualmente e em grupo, planejar projetos de intervenção pedagógica, sugerir composição de bancas examinadoras, realizar eventos, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, produzir transparências, avaliar planos de ação pedagógica, coordenar cursos, trabalhar em equipe, divulgar resultados de pesquisas, participar de congressos e eventos científicos, planejar os ambientes de aprendizagem, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, avaliar projetos de extensão, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, planejar pesquisas, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, preencher relatórios de atividades, sistematizar dados e materiais de pesquisa, coordenar reuniões, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), redigir publicações científicas, elaborar programas e cronogramas, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, produzir cartazes, exercer cargos de representação, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, estudar propostas e políticas educacionais, analisar os problemas da realidade brasileira, sistematizar conteúdos, coordenar projetos de extensão, avaliar cursos, produzir hipertextos, estabelecer relações com os órgãos de fomento, prestar assessoria a órgãos públicos, constituir grupos de pesquisa, participar de colegiados, exercer cargos de direção, dialogar com as entidades representativas, demonstrar postura crítica, estudar outros idiomas, dominar a língua portuguesa, participar de reuniões, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, produzir artigos para divulgação, gerenciar projetos, coordenar equipes de trabalho, prever fontes de financiamento, treinar auxiliares de pesquisa, elaborar pareceres, avaliar o desenvolvimento das aulas, realizar revisão da literatura na área, estudar a produção científica da área, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), atuar em banca examinadora docente e discente, avaliar políticas educacionais, dialogar com os professores da instituição, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, estudar a legislação educacional, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, avaliar a própria prática de pesquisa, coletar dados e materiais para pesquisa, participar de atividades culturais, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, avaliar currículos e propostas pedagógicas, participar de associações de classe, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, discutir resultados de avaliação, colaborar em comissões de avaliação, gerenciar convênios, avaliar currículos de alunos, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, orientar monitores, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, organizar publicações, participar de comissões, avaliar projetos de pesquisa, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, organizar coletâneas, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, dialogar com os alunos, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, atuar em projetos de extensão, planejar projetos de extensão, coordenar áreas, disciplinas e turmas, desenvolver atividades interativas, trabalhar com diferentes formas de interação humana, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, elaborar projetos de extensão, coordenar eventos, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, avaliar o desempenho dos alunos, auto avaliar-se, estudar a constituição de profissões no campo educacional, coordenar grupos de pesquisa, participar de associações científicas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação ficou em 7.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 7.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação ficou em 8.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2025
O salário de Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação mostrado aqui é resultado do levantamento de 748 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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