O dissídio de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231110 no cargo de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos).

Estado com maior salário médio

Piauí

R$ 4.738,24

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

24.995 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Maracanaú - CE

R$ 15.150,50

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

17.877 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) responsabiliza-se pelo cuidado e promove educação e relação ensino e aprendizagem para crianças com até 3 anos, em creches de instituições públicas e privadas Estabelece a rotina de cuidados do berçário.

Elabora cronograma para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças Realiza atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar Elabora recursos didáticos.

Realiza ações de acolhimento e garante ambiente seguro e saudável Registra informações referentes às etapas do processo de ensino e aprendizagem Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.

Faz pesquisas na área de educação Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos)

O Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) planeja os cuidados e a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica, identificando características, necessidades e potencialidades de crianças com até 3 anos, e considerando a integração entre o cuidar, o educar e o ensinar Estabelece objetivos educacionais, de acordo com a legislação e a proposta pedagógica da escola.

Define as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.

Seleciona e elabora recursos didáticos Propõe projetos para integração com os pais e com a comunidade.

Define ações para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário.

Estabelece a rotina de cuidados do berçário.

Programa as atividades diárias das crianças e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação das crianças, realizando ações de acolhimento, garantindo um ambiente seguro e saudável, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e fraldas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.

Estabelece regras de conduta, limites e rotinas.

Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.

Realiza ações e atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, construindo relacionamentos calorosos e estimulantes, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar, incentivando o intercâmbio de comunicação, e expandindo a linguagem expressiva-receptiva e o vocabulário Promove a relação ensino e aprendizagem Cria situações de aprendizagem, propõe atividades – tais como artísticas, lúdicas, de canto e dança -, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano, levando em consideração os princípios educativos de exploração de ambientes e objetos, linguagem oral e comunicação, linguagem musical e expressão corporal, identidade e autonomia.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo da criança e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, questões orais, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios, registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos Faz requisição de materiais Participa de reuniões pedagógicas com a equipe escolar, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à Instituição e aos alunos.

Interage com as famílias das crianças e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas, e participando de eventos Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário.

Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.

Funções do Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)

O profissional Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) deve planejar a prática educacional, pesquisar, demonstrar competências pessoais, organizar as atividades, promover a relação ensino-aprendizagem, avaliar as práticas pedagógicas, realizar tarefas administrativas, interagir com a família e a comunidade, cuidar dos alunos, promover a educação dos alunos.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)

Um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) deve passar lição de casa, organizar a refeição, demonstrar bom humor, sondar necessidades e potencialidades do grupo, ler para os alunos, demonstrar ética, pesquisar recursos didáticos, brincar com os alunos, preparar projetos pedagógicos, realizar autoavaliação, trocar fraldas e roupas em geral, manter-se atualizado, orientar sobre noções de higiene, selecionar material, registrar frequência dos alunos, receber comunicados dos pais (agenda, circular), demonstrar flexibilidade, demonstrar disposição, mediar situações de conflitos no grupo, definir conteúdo programático do ano letivo, orientar sobre noções de segurança, pesquisar conteúdos, dramatizar histórias e situações do cotidiano, acompanhar momento de sono, preencher documentos com informações dos alunos, participar de reuniões e encontros (coordenação, professores), improvisar atividades, selecionar recursos didáticos, realizar visitas temáticas, demonstrar sensibilidade, atender pais, participar de cursos e treinamentos profissionais, passear com os alunos, trabalhar áreas de conhecimento, avaliar o desenvolvimento psicomotor, promover encontros e atividades com os pais, preparar reunião de pais, alfabetizar os alunos, prestar primeiros socorros, preparar projetos para interação com a comunidade, registrar entrevistas com os pais, enviar comunicados ao pais, banhar alunos, participar de eventos da comunidade, acompanhar a refeição, demonstrar criatividade, organizar o material didático, proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter), estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, convidar personalidades e entidades, auxiliar os alunos na colocação roupas, encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída), prestar esclarecimento aos pais, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, observar a interação dos alunos, programar atividades diárias, estabelecer normas e regras de conduta, demonstrar paciência, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, intervir em situações de risco para os alunos, ministrar reuniões de pais, definir estratégias pedagógicas, documentar as observações, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, estudar casos (situações especiais), demonstrar preparo físico, acolher os alunos, proceder à retirada da mamadeira, demonstrar autocontrole, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, rever normas de conduta com as crianças, levantar bibliografia, demonstrar bom senso, demonstrar alegria, alimentar os alunos, encaminhar documentos e relatórios à secretaria, demonstrar organização, elaborar instrumentos de avaliação, estimar a necessidade de material, pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições), reconhecer as características do grupo e subgrupos, sondar o conhecimento prévio dos alunos, organizar comemorações de aniversário, organizar o espaço das atividades, receber alunos novos, planejar a rotina dos alunos, controlar a saída de alunos, ministrar aulas, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, registrar ocorrências, desenvolver trabalhos coletivos, orientar os pais sobre alimentação saudável, criar situações de aprendizagem, analisar situações de aprendizagem, demonstrar capacidade de compreensão oral, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar disciplina, desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar), demonstrar empatia, estabelecer rotinas, comprar material, demonstrar dinamismo, revisar o planejamento, conferir material, guardar o material, contar histórias, avaliar o desenvolvimento sócio afetivo, corrigir trabalhos com os alunos, atender alunos, individualmente, agrupar os alunos, requisitar material, orientar sobre hábitos alimentares, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, construir material didático, preparar adaptação de casos especiais, promover atividades integradoras, estabelecer limites, organizar a entrada e a saída dos alunos, convocar pais de alunos, promover a convivência social (socializar), avaliar o desenvolvimento cognitivo, observar o comportamento dos alunos, organizar eventos, preparar o ambiente para as atividades, escrever para os alunos, mostrar-se atento, criar recursos didáticos, dançar, discutir casos específicos com a coordenação, expor conteúdos, programar atividades extraclasses, definir critérios de agrupamentos de alunos, preparar a sala, reelaborar o planejamento, cantar.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) ficou em 4.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior na educação infantil que ficou em 4.90% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) ficou em 8.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior na educação infantil 2024

O salário de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) mostrado aqui é resultado do levantamento de 38659 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) CBO 231110 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 39h 3.746,36 3.891,55 5.491,88 19,81 8.10%
Santa Catarina 35h 2.252,65 2.339,96 3.302,22 13,38 8.20%
Minas Gerais 33h 2.578,64 2.678,58 3.780,10 16,35 7.60%
Rio Grande do Sul 34h 2.214,79 2.300,62 3.246,71 13,50 7.60%
Paraná 38h 2.449,96 2.544,91 3.591,46 13,35 4.50%
Ceará 42h 2.016,43 2.094,58 2.955,93 10,06 6.90%
Rio de Janeiro 29h 2.884,88 2.996,69 4.229,02 20,73 4.90%
Bahia 34h 2.222,69 2.308,84 3.258,30 13,49 4.70%
Goiás 32h 2.359,40 2.450,84 3.458,70 15,37 5.40%
Mato Grosso do Sul 33h 2.487,79 2.584,21 3.646,92 15,56 8.00%
Distrito Federal 31h 2.813,24 2.922,28 4.124,01 18,65 8.00%
Pernambuco 28h 2.046,66 2.125,98 3.000,25 15,27 5.80%
Mato Grosso 30h 2.690,32 2.794,59 3.943,81 18,48 4.50%
Espírito Santo 31h 2.140,09 2.223,04 3.137,22 14,40 4.90%
Pará 35h 2.251,76 2.339,03 3.300,91 13,50 4.60%
Amazonas 42h 1.663,99 1.728,48 2.439,29 8,30 6.90%
Rio Grande do Norte 38h 1.903,72 1.977,50 2.790,71 10,32 5.10%
Rondônia 36h 1.940,40 2.015,61 2.844,49 11,32 4.60%
Maranhão 32h 1.841,31 1.912,67 2.699,22 11,97 8.20%
Paraíba 34h 2.619,69 2.721,22 3.840,26 15,95 6.00%
Sergipe 33h 2.362,74 2.454,31 3.463,59 14,77 7.70%
Roraima 42h 1.590,62 1.652,27 2.331,73 7,88 6.40%
Alagoas 32h 1.953,02 2.028,71 2.862,98 12,76 6.10%
Amapá 40h 1.869,40 1.941,85 2.740,40 9,64 4.50%
Acre 43h 2.994,21 3.110,26 4.389,29 14,58 5.00%
Tocantins 36h 3.432,83 3.565,88 5.032,27 19,87 7.10%
Piauí 30h 4.561,45 4.738,24 6.686,74 31,84 5.70%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos).

Dissídio de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) por cidade

Quanto ganha um Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 40 4.187,19 4.349,48 6.138,11 21,67 4.70%
Guarulhos, SP 43 2.668,18 2.771,59 3.911,35 12,87 5.60%
Fortaleza, CE 42 1.735,13 1.802,38 2.543,58 8,54 6.30%
Belo Horizonte, MG 34 3.227,23 3.352,31 4.730,87 19,93 6.50%
Franca, SP 43 2.448,38 2.543,28 3.589,15 11,92 5.50%
Londrina, PR 39 2.449,92 2.544,87 3.591,40 13,17 4.20%
Porto Alegre, RS 34 2.727,00 2.832,69 3.997,57 16,68 8.30%
Curitiba, PR 40 2.202,23 2.287,58 3.228,31 11,51 4.10%
Criciúma, SC 35 2.090,73 2.171,76 3.064,85 12,27 6.00%
São Bernardo do Campo, SP 34 2.231,23 2.317,70 3.270,81 13,74 8.00%
Imbituba, SC 23 2.339,65 2.430,33 3.429,76 21,32 8.20%
Campinas, SP 31 2.811,99 2.920,98 4.122,17 18,75 4.80%
Ribeirão Preto, SP 42 3.354,72 3.484,74 4.917,77 16,77 4.10%
Joinville, SC 40 2.143,76 2.226,85 3.142,60 11,16 5.90%
Brasília, DF 31 2.813,24 2.922,28 4.124,01 18,65 6.60%
Maringá, PR 38 1.601,02 1.663,07 2.346,97 8,73 6.50%
Rio de Janeiro, RJ 28 2.167,35 2.251,35 3.177,17 16,01 7.60%
Juiz de Fora, MG 34 2.294,20 2.383,12 3.363,13 14,12 4.90%
São José dos Campos, SP 38 2.628,61 2.730,49 3.853,35 14,48 7.90%
Salvador, BA 34 2.366,72 2.458,45 3.469,43 14,28 8.30%
Florianópolis, SC 36 2.435,25 2.529,63 3.569,89 13,97 5.10%
Campo Grande, MS 32 2.441,91 2.536,55 3.579,65 15,94 4.30%
Erechim, RS 40 2.304,72 2.394,04 3.378,55 12,04 4.50%
Itajaí, SC 40 2.105,91 2.187,53 3.087,11 10,90 8.10%
Suzano, SP 31 2.171,79 2.255,96 3.183,68 14,38 5.50%
Blumenau, SC 41 2.466,17 2.561,75 3.615,22 12,43 5.20%
Goiânia, GO 30 2.333,02 2.423,44 3.420,04 16,13 6.10%
Mococa, SP 25 2.755,63 2.862,43 4.039,55 22,90 5.30%
Manaus, AM 42 1.633,01 1.696,30 2.393,87 8,04 8.10%
Uberlândia, MG 33 2.645,43 2.747,96 3.878,01 16,78 7.10%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Educação infantil - creche 3.542,59 3.679,89 5.193,17 7.10%
Educação infantil - pré-escola 2.221,09 2.307,17 3.255,95 7.90%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 3.150,12 3.272,21 4.617,84 5.10%
Administração pública em geral 2.985,51 3.101,22 4.376,54 7.90%
Ensino fundamental 2.797,93 2.906,37 4.101,55 4.40%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 3.396,94 3.528,60 4.979,66 8.00%
Serviços de assistência social sem alojamento 3.605,09 3.744,81 5.284,79 5.00%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 2.981,62 3.097,18 4.370,83 4.40%
Ensino médio 2.662,57 2.765,77 3.903,13 6.60%
Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente 2.755,20 2.861,98 4.038,91 8.10%
Atividades de organizações religiosas 2.438,32 2.532,82 3.574,40 4.80%
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte 3.198,29 3.322,24 4.688,45 6.00%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.652,70 2.755,51 3.888,66 7.20%
Outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente 2.045,51 2.124,79 2.998,57 5.90%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 2.017,85 2.096,06 2.958,02 4.20%
Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente 1.566,51 1.627,22 2.296,38 7.40%
Instituições de longa permanência para idosos 4.336,95 4.505,03 6.357,64 7.40%
Educação superior - graduação 3.225,99 3.351,02 4.729,06 8.10%
Educação profissional de nível técnico 2.303,76 2.393,05 3.377,14 8.20%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 2.026,97 2.105,53 2.971,38 4.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.