O dissídio de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231110 no cargo de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos).
Estado com maior salário médio
Alagoas
R$ 7.009,48
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
23.773 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 1.974,67
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
16.844 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Instituições de Longa Permanência para Idosos
R$ 4.575,37
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Infantil - Creche
23.447 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) responsabiliza-se pelo cuidado e promove educação e relação ensino e aprendizagem para crianças com até 3 anos, em creches de instituições públicas e privadas Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Elabora cronograma para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças Realiza atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar Elabora recursos didáticos.
Realiza ações de acolhimento e garante ambiente seguro e saudável Registra informações referentes às etapas do processo de ensino e aprendizagem Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Faz pesquisas na área de educação Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos)
O Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) planeja os cuidados e a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica, identificando características, necessidades e potencialidades de crianças com até 3 anos, e considerando a integração entre o cuidar, o educar e o ensinar Estabelece objetivos educacionais, de acordo com a legislação e a proposta pedagógica da escola.
Define as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos Propõe projetos para integração com os pais e com a comunidade.
Define ações para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário.
Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Programa as atividades diárias das crianças e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação das crianças, realizando ações de acolhimento, garantindo um ambiente seguro e saudável, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e fraldas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Estabelece regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Realiza ações e atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, construindo relacionamentos calorosos e estimulantes, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar, incentivando o intercâmbio de comunicação, e expandindo a linguagem expressiva-receptiva e o vocabulário Promove a relação ensino e aprendizagem Cria situações de aprendizagem, propõe atividades – tais como artísticas, lúdicas, de canto e dança -, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano, levando em consideração os princípios educativos de exploração de ambientes e objetos, linguagem oral e comunicação, linguagem musical e expressão corporal, identidade e autonomia.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo da criança e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, questões orais, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios, registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos Faz requisição de materiais Participa de reuniões pedagógicas com a equipe escolar, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à Instituição e aos alunos.
Interage com as famílias das crianças e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas, e participando de eventos Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário.
Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Funções do Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
O profissional Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) deve demonstrar competências pessoais, pesquisar, cuidar dos alunos, avaliar as práticas pedagógicas, realizar tarefas administrativas, promover a relação ensino-aprendizagem, promover a educação dos alunos, interagir com a família e a comunidade, planejar a prática educacional, organizar as atividades.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
Um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) deve escrever para os alunos, orientar sobre noções de higiene, estabelecer limites, estimar a necessidade de material, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, avaliar o desenvolvimento psicomotor, sondar necessidades e potencialidades do grupo, desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar), encaminhar documentos e relatórios à secretaria, documentar as observações, enviar comunicados ao pais, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar bom humor, ministrar reuniões de pais, intervir em situações de risco para os alunos, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, orientar os pais sobre alimentação saudável, prestar esclarecimento aos pais, alimentar os alunos, guardar o material, construir material didático, atender alunos, individualmente, demonstrar flexibilidade, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, definir conteúdo programático do ano letivo, demonstrar organização, cantar, programar atividades extraclasses, demonstrar sensibilidade, demonstrar alegria, acompanhar momento de sono, demonstrar disciplina, passear com os alunos, demonstrar empatia, alfabetizar os alunos, definir critérios de agrupamentos de alunos, promover atividades integradoras, passar lição de casa, levantar bibliografia, contar histórias, acolher os alunos, pesquisar conteúdos, pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições), dramatizar histórias e situações do cotidiano, organizar o espaço das atividades, orientar sobre noções de segurança, registrar entrevistas com os pais, participar de eventos da comunidade, promover a convivência social (socializar), estudar casos (situações especiais), demonstrar autocontrole, organizar eventos, receber alunos novos, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, demonstrar bom senso, comprar material, avaliar o desenvolvimento sócio afetivo, preencher documentos com informações dos alunos, criar situações de aprendizagem, manter-se atualizado, promover encontros e atividades com os pais, convidar personalidades e entidades, organizar a entrada e a saída dos alunos, demonstrar criatividade, sondar o conhecimento prévio dos alunos, encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída), rever normas de conduta com as crianças, preparar reunião de pais, participar de cursos e treinamentos profissionais, programar atividades diárias, dançar, requisitar material, ler para os alunos, demonstrar paciência, selecionar material, analisar situações de aprendizagem, preparar adaptação de casos especiais, registrar frequência dos alunos, realizar visitas temáticas, conferir material, organizar o material didático, banhar alunos, selecionar recursos didáticos, proceder à retirada da mamadeira, registrar ocorrências, auxiliar os alunos na colocação roupas, demonstrar disposição, demonstrar ética, organizar a refeição, pesquisar recursos didáticos, planejar a rotina dos alunos, receber comunicados dos pais (agenda, circular), preparar projetos para interação com a comunidade, reelaborar o planejamento, acompanhar a refeição, demonstrar capacidade de compreensão oral, realizar autoavaliação, revisar o planejamento, preparar projetos pedagógicos, atender pais, controlar a saída de alunos, convocar pais de alunos, proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter), demonstrar preparo físico, ministrar aulas, preparar o ambiente para as atividades, estabelecer normas e regras de conduta, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, trabalhar áreas de conhecimento, elaborar instrumentos de avaliação, definir estratégias pedagógicas, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, organizar comemorações de aniversário, discutir casos específicos com a coordenação, estabelecer rotinas, observar o comportamento dos alunos, corrigir trabalhos com os alunos, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, prestar primeiros socorros, reconhecer as características do grupo e subgrupos, improvisar atividades, orientar sobre hábitos alimentares, participar de reuniões e encontros (coordenação, professores), observar a interação dos alunos, desenvolver trabalhos coletivos, preparar a sala, demonstrar dinamismo, avaliar o desenvolvimento cognitivo, mediar situações de conflitos no grupo, agrupar os alunos, criar recursos didáticos, brincar com os alunos, expor conteúdos, trocar fraldas e roupas em geral, mostrar-se atento.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) ficou em 6.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior na educação infantil que ficou em 6.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) ficou em 3.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior na educação infantil 2025
O salário de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) mostrado aqui é resultado do levantamento de 38.702 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: