O dissídio de Professor de Ensino Pré-primário 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231105 no cargo de Professor de Ensino Pré-primário.
Estado com maior salário médio
Rio Grande do Norte
R$ 5.793,02
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
13.298 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Cacoal - RO
R$ 2.186,44
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
4.388 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Educação Superior - Graduação
R$ 5.105,23
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Infantil - Creche
10.167 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) promove a educação e a relação ensino e aprendizagem de crianças de quatro a cinco anos, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pelo cuidado, planeja as situações de aprendizagem, e avalia as práticas educativas e os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos.
Propõe atividades artísticas e lúdicas Elabora recursos didáticos Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Realiza tarefas administrativas Registra informações referentes às etapas - planejamento, desenvolvimento e avaliação - do processo de ensino e de aprendizagem Pode propor e organizar atividades ou eventos extraclasse.
Pesquisa novas práticas, teorias e metodologias de ensino e aprendizagem Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Ensino Pré-primário
O Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) planeja a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica e identificando características, necessidades e potencialidades dos alunos Estabelece metas e objetivos educacionais e define o conteúdo programático para o ano letivo, de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos.
Define a rotina dos alunos, programa as atividades diárias e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Programa atividades extraclasse, projetos para integração com pais e com a comunidade e define ações e projetos para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial.
Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação dos alunos, realizando ações de acolhimento, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Promove a educação dos alunos, estabelecendo regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras, para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Promove a relação ensino e aprendizagem, desenvolvendo aulas conforme o planejado e avaliando a aprendizagem.
Cria situações de aprendizagem, integrando as áreas do conhecimento, expõe o conteúdo formativo, alfabetiza, aplica estratégias de leitura e escrita, propõe atividades artísticas, lúdicas, de canto e dança, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, questões orais e escritas, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações, elabora relatório e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Organiza as atividades, acompanhando a entrada e a saída dos alunos, preparando os ambientes de ensino, e providenciando seleção, substituições, descartes e locais para guarda e acondicionamento dos materiais e dos recursos didáticos Faz requisição de materiais Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios e registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos.
Participa de reuniões pedagógicas com diretoria, coordenação, secretário e demais docentes da escola, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à instituição e aos alunos Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas com pais, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas e participando de eventos.
Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Participa de cursos e programas da área.
Funções do Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
O profissional Professor de Ensino Pré-primário deve promover a educação dos alunos, avaliar as práticas pedagógicas, promover a relação ensino-aprendizagem, interagir com a família e a comunidade, planejar a prática educacional, pesquisar, cuidar dos alunos, demonstrar competências pessoais, organizar as atividades, realizar tarefas administrativas.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
Um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) deve criar recursos didáticos, receber alunos novos, preparar a sala, demonstrar capacidade de compreensão oral, planejar a rotina dos alunos, prestar primeiros socorros, participar de reuniões e encontros (coordenação, professores), demonstrar empatia, estabelecer limites, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, mostrar-se atento, brincar com os alunos, contar histórias, mediar situações de conflitos no grupo, demonstrar criatividade, pesquisar recursos didáticos, avaliar o desenvolvimento cognitivo, pesquisar conteúdos, escrever para os alunos, estudar casos (situações especiais), passar lição de casa, enviar comunicados ao pais, demonstrar sensibilidade, agrupar os alunos, pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições), atender pais, ministrar aulas, promover atividades integradoras, demonstrar preparo físico, programar atividades extraclasses, reelaborar o planejamento, definir conteúdo programático do ano letivo, passear com os alunos, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, preparar reunião de pais, construir material didático, orientar sobre hábitos alimentares, definir critérios de agrupamentos de alunos, preparar projetos pedagógicos, demonstrar flexibilidade, demonstrar dinamismo, demonstrar paciência, demonstrar disciplina, organizar a entrada e a saída dos alunos, estabelecer rotinas, discutir casos específicos com a coordenação, promover encontros e atividades com os pais, dramatizar histórias e situações do cotidiano, preparar adaptação de casos especiais, trabalhar áreas de conhecimento, guardar o material, requisitar material, demonstrar capacidade de tomar decisões, registrar ocorrências, receber comunicados dos pais (agenda, circular), desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar), dançar, organizar o espaço das atividades, acolher os alunos, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, preparar o ambiente para as atividades, rever normas de conduta com as crianças, sondar o conhecimento prévio dos alunos, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, orientar os pais sobre alimentação saudável, orientar sobre noções de segurança, improvisar atividades, controlar a saída de alunos, comprar material, intervir em situações de risco para os alunos, estimar a necessidade de material, demonstrar bom senso, expor conteúdos, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, corrigir trabalhos com os alunos, organizar a refeição, documentar as observações, preencher documentos com informações dos alunos, demonstrar alegria, registrar frequência dos alunos, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, auxiliar os alunos na colocação roupas, revisar o planejamento, acompanhar a refeição, encaminhar documentos e relatórios à secretaria, analisar situações de aprendizagem, demonstrar bom humor, criar situações de aprendizagem, conferir material, ministrar reuniões de pais, acompanhar momento de sono, cantar, definir estratégias pedagógicas, convidar personalidades e entidades, avaliar o desenvolvimento sócio afetivo, manter-se atualizado, reconhecer as características do grupo e subgrupos, programar atividades diárias, demonstrar disposição, avaliar o desenvolvimento psicomotor, realizar visitas temáticas, prestar esclarecimento aos pais, organizar eventos, demonstrar organização, sondar necessidades e potencialidades do grupo, participar de eventos da comunidade, selecionar material, encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída), orientar sobre noções de higiene, levantar bibliografia, registrar entrevistas com os pais, organizar o material didático, realizar autoavaliação, demonstrar autocontrole, preparar projetos para interação com a comunidade, alfabetizar os alunos, demonstrar ética, promover a convivência social (socializar), convocar pais de alunos, selecionar recursos didáticos, organizar comemorações de aniversário, estabelecer normas e regras de conduta, observar o comportamento dos alunos, atender alunos, individualmente, elaborar instrumentos de avaliação, desenvolver trabalhos coletivos, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, observar a interação dos alunos, ler para os alunos, participar de cursos e treinamentos profissionais.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Ensino Pré-primário ficou em 7.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ensino Pré-primário e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior na educação infantil que ficou em 7.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ensino Pré-primário em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Ensino Pré-primário ficou em 5.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior na educação infantil 2025
O salário de Professor de Ensino Pré-primário mostrado aqui é resultado do levantamento de 35.456 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ensino Pré-primário com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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