O dissídio de Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231335 no cargo de Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental.

Estado com maior salário médio

Maranhão

R$ 10.212,37

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.296 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 2.711,45

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

372 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades Associativas

R$ 5.519,76

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Fundamental

2.035 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de língua portuguesa do ensino fundamental ministra aulas de língua portuguesa (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Aprofunda o tratamento dos gêneros jornalísticos e publicitários, dos temas relacionados à vida pública, das práticas de estudo e pesquisa, e de atividades artístico-literárias, para que os alunos tenham novas experiências e ampliem suas práticas de linguagem dentro e fora da escola.

Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional Avalia processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.

Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental

O Professor de língua portuguesa do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.

Seleciona ou cria recursos didáticos.

Pode utilizar ferramentas digitais - tais como uso de lousa digital, projeção de filmes nacionais, criação de vídeos e uso de jogos digitais - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos Define atividades extraclasse e projetos integradores.

Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

Define objetivos das aulas.

Ministra aulas de língua portuguesa (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e estabelecendo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Aprofunda o tratamento dos gêneros jornalísticos – informativos e opinativos – e publicitários, com foco em argumentação e persuasão.

Pode discutir a confiabilidade de informações e as práticas contemporâneas de comentar, redistribuir e publicar notícias, envolvendo as dinâmicas das redes sociais Aborda temas relacionados à vida pública, ampliando e qualificando a participação dos alunos nas práticas relativas ao debate de ideias Pode dar destaque aos gêneros legais e normativos – como regimento da escola, Código de Defesa do Consumidor, Constituição e Declaração dos Direitos Humanos - sempre tomados a partir de seus contextos de produção, o que contextualiza e confere significado a seus preceitos.

Trata das práticas de estudo e pesquisa, desenvolvendo habilidades e aprendizagens de procedimentos envolvidos em leitura e produção de textos para compreensão do mundo físico e da realidade social, para prosseguimento de estudos, e para formação para o trabalho Desenvolve atividades relacionadas ao campo artístico-literário, oferecendo, aos alunos, condições para compreender e apreciar produções culturais, ter visão crítica, desenvolver critérios de escolha e preferências e compartilhar impressões com outras pessoas, dentro e fora da escola Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.

Pode propor e organizar atividades extraclasse, tais como visitar museu com exposição sobre a língua portuguesa, assistir peça teatral, entre outras Propõe e organiza a realização de projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania e valores éticos e morais.

Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação para transmitir conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico.

Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de linguagens Participa de cursos de atualização profissional em sua área de atuação.

Funções do Professor de língua portuguesa do ensino fundamental

O profissional Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental deve avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, promover a educação dos alunos, planejar cursos, aulas e atividades escolares, demonstrar competências pessoais, estudar, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, comunicar-se, registrar práticas escolares de caráter pedagógico.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de língua portuguesa do ensino fundamental

Um Professor de língua portuguesa do ensino fundamental deve avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, assumir funções administrativo-pedagógicas, sistematizar o conhecimento, orientar a autoavaliação dos alunos, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, discutir projetos interdisciplinares com colegas, consultar bibliotecas, expressar-se com clareza, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, contextualizar os conhecimentos, consultar legislação, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, aprender novas tecnologias, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, determinar os objetivos do curso e da disciplina, prever participação em eventos culturais e científicos, propor atividades culturais, construir relações de confiança com os alunos, debater projetos interdisciplinares com os alunos, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, analisar a autoavaliação dos alunos, estimular a troca de conhecimento, participar da gestão escolar nos colegiados, respeitar a heterogeneidade dos alunos, selecionar os conteúdos, estabelecer as metodologias de ensino, registrar atividades extracurriculares, participar da elaboração do plano de gestão da escola, demonstrar capacidade de diálogo, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, conviver com as ideias ou posições contrárias, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, demonstrar controle emocional, dialogar com a direção e coordenações da escola, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, elaborar os instrumentos de avaliação, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, propor opções para o horário de trabalho, organizar atividades comunitárias, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, colocar-se disponível para os alunos, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, realizar reuniões com os pais para orientação, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, revelar interesses multidisciplinares, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, avaliar a frequência dos alunos, demonstrar liderança, propor regras comuns para comunidade escolar, participar das assembleias escolares, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, ministrar aulas, trocar experiências com os professores através de reuniões, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, demonstrar solidariedade, criar situações múltiplas de aprendizagem, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, analisar o plano de gestão da escola, decodificar diferentes códigos e linguagens, empregar recursos e procedimentos didáticos, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, demonstrar capacidade de intervir na realidade, elaborar o projeto pedagógico, propor critérios para a composição das classes, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, definir processos e critérios de avaliação, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, prever recursos materiais e didáticos, preencher diário de classe, ler literatura específica da área de conhecimento, organizar a bibliografia, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, registrar avaliações e resultados, possibilitar a apropriação de conhecimentos, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, demonstrar pontualidade e assiduidade, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, elencar temas para projetos pedagógicos, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, respeitar os limites dos alunos, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, propor calendário de avaliação escrita, trabalhar em equipe, preencher formulários com notas e faltas, agir eticamente, propor estudos interdisciplinares, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, registrar atividades culturais e pedagógicas, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, demonstrar criatividade e iniciativa, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, listar material escolar básico, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, acompanhar as mudanças na área da educação, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental ficou em 8.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 8.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental ficou em 9.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2025

O salário de Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.978 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental CBO 231335 salário