O dissídio de Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231335 no cargo de Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental.
Estado com maior salário médio
Piauí
R$ 7.286,44
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.163 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Niterói - RJ
R$ 7.042,88
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
320 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de língua portuguesa do ensino fundamental ministra aulas de língua portuguesa (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Aprofunda o tratamento dos gêneros jornalísticos e publicitários, dos temas relacionados à vida pública, das práticas de estudo e pesquisa, e de atividades artístico-literárias, para que os alunos tenham novas experiências e ampliem suas práticas de linguagem dentro e fora da escola.
Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional Avalia processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.
Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental
O Professor de língua portuguesa do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona ou cria recursos didáticos.
Pode utilizar ferramentas digitais - tais como uso de lousa digital, projeção de filmes nacionais, criação de vídeos e uso de jogos digitais - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos Define atividades extraclasse e projetos integradores.
Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Define objetivos das aulas.
Ministra aulas de língua portuguesa (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e estabelecendo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Aprofunda o tratamento dos gêneros jornalísticos – informativos e opinativos – e publicitários, com foco em argumentação e persuasão.
Pode discutir a confiabilidade de informações e as práticas contemporâneas de comentar, redistribuir e publicar notícias, envolvendo as dinâmicas das redes sociais Aborda temas relacionados à vida pública, ampliando e qualificando a participação dos alunos nas práticas relativas ao debate de ideias Pode dar destaque aos gêneros legais e normativos – como regimento da escola, Código de Defesa do Consumidor, Constituição e Declaração dos Direitos Humanos - sempre tomados a partir de seus contextos de produção, o que contextualiza e confere significado a seus preceitos.
Trata das práticas de estudo e pesquisa, desenvolvendo habilidades e aprendizagens de procedimentos envolvidos em leitura e produção de textos para compreensão do mundo físico e da realidade social, para prosseguimento de estudos, e para formação para o trabalho Desenvolve atividades relacionadas ao campo artístico-literário, oferecendo, aos alunos, condições para compreender e apreciar produções culturais, ter visão crítica, desenvolver critérios de escolha e preferências e compartilhar impressões com outras pessoas, dentro e fora da escola Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.
Pode propor e organizar atividades extraclasse, tais como visitar museu com exposição sobre a língua portuguesa, assistir peça teatral, entre outras Propõe e organiza a realização de projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania e valores éticos e morais.
Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação para transmitir conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico.
Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de linguagens Participa de cursos de atualização profissional em sua área de atuação.
Funções do Professor de língua portuguesa do ensino fundamental
O profissional Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental deve avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, promover a educação dos alunos, demonstrar competências pessoais, estudar, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, planejar cursos, aulas e atividades escolares, comunicar-se.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de língua portuguesa do ensino fundamental
Um Professor de língua portuguesa do ensino fundamental deve selecionar os conteúdos, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, analisar o plano de gestão da escola, preencher diário de classe, demonstrar liderança, registrar avaliações e resultados, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, demonstrar controle emocional, propor estudos interdisciplinares, construir relações de confiança com os alunos, realizar reuniões com os pais para orientação, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, assumir funções administrativo-pedagógicas, decodificar diferentes códigos e linguagens, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, estabelecer as metodologias de ensino, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, ministrar aulas, propor atividades culturais, consultar bibliotecas, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, propor calendário de avaliação escrita, respeitar a heterogeneidade dos alunos, contextualizar os conhecimentos, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, possibilitar a apropriação de conhecimentos, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, definir processos e critérios de avaliação, revelar interesses multidisciplinares, estimular a troca de conhecimento, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, consultar legislação, conviver com as ideias ou posições contrárias, listar material escolar básico, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, sistematizar o conhecimento, prever participação em eventos culturais e científicos, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, orientar a autoavaliação dos alunos, participar das assembleias escolares, elencar temas para projetos pedagógicos, demonstrar criatividade e iniciativa, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, dialogar com a direção e coordenações da escola, registrar atividades culturais e pedagógicas, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, trabalhar em equipe, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, debater projetos interdisciplinares com os alunos, propor critérios para a composição das classes, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, participar da gestão escolar nos colegiados, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, elaborar os instrumentos de avaliação, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, demonstrar capacidade de diálogo, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, ler literatura específica da área de conhecimento, agir eticamente, empregar recursos e procedimentos didáticos, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, propor regras comuns para comunidade escolar, acompanhar as mudanças na área da educação, organizar a bibliografia, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, registrar atividades extracurriculares, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, colocar-se disponível para os alunos, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, elaborar o projeto pedagógico, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, discutir projetos interdisciplinares com colegas, organizar atividades comunitárias, participar da elaboração do plano de gestão da escola, demonstrar pontualidade e assiduidade, propor opções para o horário de trabalho, trocar experiências com os professores através de reuniões, demonstrar solidariedade, aprender novas tecnologias, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, analisar a autoavaliação dos alunos, prever recursos materiais e didáticos, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, determinar os objetivos do curso e da disciplina, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, avaliar a frequência dos alunos, criar situações múltiplas de aprendizagem, demonstrar capacidade de intervir na realidade, expressar-se com clareza, preencher formulários com notas e faltas, respeitar os limites dos alunos, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental ficou em 4.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 4.60% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental ficou em 10.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2024
O salário de Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental mostrado aqui é resultado do levantamento de 3690 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 25h | 4.421,58 | 4.592,94 | 6.481,70 | 36,40 | 5.00% |
Rio de Janeiro | 24h | 3.958,77 | 4.112,20 | 5.803,27 | 33,84 | 6.80% |
Minas Gerais | 23h | 3.792,84 | 3.939,84 | 5.560,02 | 34,05 | 8.10% |
Paraná | 23h | 2.861,83 | 2.972,75 | 4.195,23 | 26,02 | 7.40% |
Santa Catarina | 25h | 3.796,44 | 3.943,58 | 5.565,30 | 31,13 | 6.10% |
Goiás | 23h | 3.294,65 | 3.422,34 | 4.829,71 | 29,25 | 4.40% |
Rio Grande do Sul | 21h | 3.233,91 | 3.359,24 | 4.740,66 | 31,80 | 7.80% |
Bahia | 27h | 2.454,56 | 2.549,69 | 3.598,19 | 19,14 | 6.30% |
Pernambuco | 28h | 3.419,51 | 3.552,04 | 5.012,75 | 25,69 | 5.80% |
Distrito Federal | 27h | 4.639,94 | 4.819,77 | 6.801,80 | 35,75 | 4.70% |
Espírito Santo | 27h | 3.528,73 | 3.665,49 | 5.172,85 | 27,53 | 6.00% |
Ceará | 25h | 4.414,56 | 4.585,66 | 6.471,42 | 36,09 | 6.70% |
Pará | 28h | 3.231,17 | 3.356,40 | 4.736,65 | 24,38 | 6.40% |
Piauí | 21h | 7.014,58 | 7.286,44 | 10.282,85 | 70,26 | 7.90% |
Rio Grande do Norte | 32h | 2.789,56 | 2.897,67 | 4.089,28 | 18,14 | 4.10% |
Mato Grosso do Sul | 27h | 3.196,72 | 3.320,61 | 4.686,15 | 24,29 | 6.90% |
Mato Grosso | 23h | 2.700,48 | 2.805,14 | 3.958,70 | 24,64 | 5.70% |
Maranhão | 28h | 2.305,77 | 2.395,13 | 3.380,08 | 16,82 | 8.10% |
Amazonas | 32h | 3.346,52 | 3.476,23 | 4.905,75 | 22,01 | 7.50% |
Tocantins | 25h | 3.578,76 | 3.717,46 | 5.246,19 | 30,05 | 4.20% |
Alagoas | 33h | 2.530,01 | 2.628,07 | 3.708,81 | 15,84 | 7.90% |
Roraima | 23h | 2.477,61 | 2.573,63 | 3.631,99 | 22,86 | 7.90% |
Sergipe | 31h | 2.320,44 | 2.410,38 | 3.401,59 | 15,76 | 7.30% |
Paraíba | 33h | 4.338,72 | 4.506,88 | 6.360,24 | 27,73 | 5.70% |
Acre | 26h | 2.771,80 | 2.879,23 | 4.063,26 | 22,08 | 7.80% |
Amapá | 32h | 2.261,93 | 2.349,60 | 3.315,83 | 14,73 | 7.70% |
Rondônia | 26h | 2.703,90 | 2.808,70 | 3.963,72 | 21,86 | 4.50% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. |
Dissídio de Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 25 | 6.298,79 | 6.542,92 | 9.233,56 | 52,79 | 6.30% |
Rio de Janeiro, RJ | 23 | 3.580,60 | 3.719,38 | 5.248,90 | 32,28 | 4.70% |
Brasília, DF | 27 | 4.639,94 | 4.819,77 | 6.801,80 | 35,75 | 6.60% |
Belo Horizonte, MG | 24 | 4.314,19 | 4.481,39 | 6.324,28 | 37,53 | 7.80% |
Goiânia, GO | 24 | 4.065,08 | 4.222,63 | 5.959,10 | 35,43 | 6.70% |
Curitiba, PR | 23 | 3.370,91 | 3.501,55 | 4.941,50 | 30,08 | 7.90% |
Recife, PE | 26 | 3.125,44 | 3.246,57 | 4.581,66 | 24,78 | 5.00% |
Florianópolis, SC | 25 | 4.073,35 | 4.231,22 | 5.971,23 | 33,55 | 5.70% |
Niterói, RJ | 28 | 6.780,10 | 7.042,88 | 9.939,12 | 50,62 | 5.10% |
Salvador, BA | 22 | 2.557,07 | 2.656,17 | 3.748,47 | 24,25 | 5.80% |
Campinas, SP | 20 | 3.928,81 | 4.081,08 | 5.759,34 | 40,85 | 6.90% |
Teresina, PI | 22 | 2.845,97 | 2.956,27 | 4.171,97 | 27,12 | 5.40% |
Vitoria, ES | 30 | 5.154,35 | 5.354,11 | 7.555,89 | 35,42 | 6.90% |
Guarulhos, SP | 25 | 4.233,69 | 4.397,77 | 6.206,27 | 35,18 | 7.20% |
Santo André, SP | 27 | 5.870,70 | 6.098,23 | 8.606,00 | 45,61 | 8.10% |
Porto Alegre, RS | 19 | 3.786,64 | 3.933,39 | 5.550,92 | 40,63 | 7.00% |
Fortaleza, CE | 23 | 4.355,07 | 4.523,86 | 6.384,21 | 39,23 | 5.50% |
São Caetano do Sul, SP | 39 | 4.135,55 | 4.295,83 | 6.062,41 | 22,28 | 5.00% |
Ribeirão Preto, SP | 18 | 2.594,83 | 2.695,40 | 3.803,83 | 30,12 | 5.80% |
Campos dos Goytacazes, RJ | 27 | 3.727,10 | 3.871,55 | 5.463,65 | 28,46 | 6.40% |
Jundiaí, SP | 21 | 3.608,71 | 3.748,57 | 5.290,10 | 36,38 | 5.50% |
Belém, PA | 30 | 3.394,86 | 3.526,44 | 4.976,61 | 23,31 | 6.80% |
Cotia, SP | 31 | 5.262,02 | 5.465,96 | 7.713,73 | 35,13 | 4.80% |
Boa Vista, RR | 23 | 2.477,61 | 2.573,63 | 3.631,99 | 22,86 | 7.90% |
Ourinhos, SP | 23 | 2.209,53 | 2.295,16 | 3.239,00 | 20,38 | 6.40% |
Monte Mor, SP | 30 | 3.750,55 | 3.895,91 | 5.498,02 | 26,12 | 4.80% |
Santos, SP | 23 | 3.620,87 | 3.761,21 | 5.307,93 | 32,71 | 6.10% |
Manaus, AM | 29 | 3.640,41 | 3.781,50 | 5.336,57 | 26,08 | 4.40% |
Uberlândia, MG | 20 | 2.764,94 | 2.872,10 | 4.053,19 | 28,09 | 6.40% |
Foz do Iguaçu, PR | 21 | 1.888,75 | 1.961,95 | 2.768,76 | 19,05 | 7.60% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Ensino fundamental | 4.014,44 | 4.170,02 | 5.884,86 | 8.20% | |
Educação infantil - pré-escola | 3.310,19 | 3.438,48 | 4.852,48 | 7.50% | |
Ensino médio | 4.445,40 | 4.617,69 | 6.516,63 | 4.20% | |
Administração pública em geral | 3.421,26 | 3.553,86 | 5.015,32 | 5.10% | |
Educação infantil - creche | 2.744,31 | 2.850,67 | 4.022,95 | 6.40% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 3.528,95 | 3.665,72 | 5.173,17 | 4.40% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 5.253,19 | 5.456,79 | 7.700,78 | 5.60% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 2.746,63 | 2.853,08 | 4.026,35 | 7.90% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 3.035,66 | 3.153,31 | 4.450,05 | 4.80% | |
Atividades de organizações religiosas | 2.340,96 | 2.431,69 | 3.431,67 | 6.80% | |
Educação profissional de nível técnico | 2.624,73 | 2.726,46 | 3.847,66 | 5.60% | |
Cursos preparatórios para concursos | 10.844,40 | 11.264,70 | 15.897,08 | 5.40% | |
Educação superior - graduação | 3.108,63 | 3.229,11 | 4.557,02 | 8.10% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.808,81 | 2.917,67 | 4.117,50 | 5.10% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 3.385,12 | 3.516,32 | 4.962,34 | 7.50% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 3.031,27 | 3.148,75 | 4.443,61 | 5.00% | |
Educação superior - pós-graduação e extensão | 2.903,71 | 3.016,25 | 4.256,62 | 5.40% | |
Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais | 2.661,84 | 2.765,00 | 3.902,05 | 5.80% | |
Edição de livros | 2.019,08 | 2.097,33 | 2.959,82 | 4.90% | |
Ensino de idiomas | 6.154,79 | 6.393,33 | 9.022,46 | 5.20% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |