O dissídio de Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231335 no cargo de Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental.

Estado com maior salário médio

Maranhão

R$ 10.212,37

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.296 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 2.711,45

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

372 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades Associativas

R$ 5.519,76

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Fundamental

2.035 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de língua portuguesa do ensino fundamental ministra aulas de língua portuguesa (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Aprofunda o tratamento dos gêneros jornalísticos e publicitários, dos temas relacionados à vida pública, das práticas de estudo e pesquisa, e de atividades artístico-literárias, para que os alunos tenham novas experiências e ampliem suas práticas de linguagem dentro e fora da escola.

Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional Avalia processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.

Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental

O Professor de língua portuguesa do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.

Seleciona ou cria recursos didáticos.

Pode utilizar ferramentas digitais - tais como uso de lousa digital, projeção de filmes nacionais, criação de vídeos e uso de jogos digitais - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos Define atividades extraclasse e projetos integradores.

Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

Define objetivos das aulas.

Ministra aulas de língua portuguesa (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e estabelecendo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Aprofunda o tratamento dos gêneros jornalísticos – informativos e opinativos – e publicitários, com foco em argumentação e persuasão.

Pode discutir a confiabilidade de informações e as práticas contemporâneas de comentar, redistribuir e publicar notícias, envolvendo as dinâmicas das redes sociais Aborda temas relacionados à vida pública, ampliando e qualificando a participação dos alunos nas práticas relativas ao debate de ideias Pode dar destaque aos gêneros legais e normativos – como regimento da escola, Código de Defesa do Consumidor, Constituição e Declaração dos Direitos Humanos - sempre tomados a partir de seus contextos de produção, o que contextualiza e confere significado a seus preceitos.

Trata das práticas de estudo e pesquisa, desenvolvendo habilidades e aprendizagens de procedimentos envolvidos em leitura e produção de textos para compreensão do mundo físico e da realidade social, para prosseguimento de estudos, e para formação para o trabalho Desenvolve atividades relacionadas ao campo artístico-literário, oferecendo, aos alunos, condições para compreender e apreciar produções culturais, ter visão crítica, desenvolver critérios de escolha e preferências e compartilhar impressões com outras pessoas, dentro e fora da escola Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.

Pode propor e organizar atividades extraclasse, tais como visitar museu com exposição sobre a língua portuguesa, assistir peça teatral, entre outras Propõe e organiza a realização de projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania e valores éticos e morais.

Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação para transmitir conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico.

Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de linguagens Participa de cursos de atualização profissional em sua área de atuação.

Funções do Professor de língua portuguesa do ensino fundamental

O profissional Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental deve promover a educação dos alunos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, estudar, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, planejar cursos, aulas e atividades escolares, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de língua portuguesa do ensino fundamental

Um Professor de língua portuguesa do ensino fundamental deve discutir projetos interdisciplinares com colegas, consultar bibliotecas, ministrar aulas, debater projetos interdisciplinares com os alunos, propor critérios para a composição das classes, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, demonstrar pontualidade e assiduidade, demonstrar liderança, participar da gestão escolar nos colegiados, contextualizar os conhecimentos, demonstrar solidariedade, decodificar diferentes códigos e linguagens, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, propor estudos interdisciplinares, construir relações de confiança com os alunos, acompanhar as mudanças na área da educação, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, determinar os objetivos do curso e da disciplina, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, registrar atividades culturais e pedagógicas, estabelecer as metodologias de ensino, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, propor regras comuns para comunidade escolar, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, revelar interesses multidisciplinares, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, demonstrar capacidade de intervir na realidade, criar situações múltiplas de aprendizagem, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, consultar legislação, avaliar a frequência dos alunos, preencher diário de classe, respeitar a heterogeneidade dos alunos, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, registrar avaliações e resultados, prever participação em eventos culturais e científicos, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, registrar atividades extracurriculares, conviver com as ideias ou posições contrárias, dialogar com a direção e coordenações da escola, expressar-se com clareza, organizar atividades comunitárias, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, trocar experiências com os professores através de reuniões, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, propor atividades culturais, respeitar os limites dos alunos, estimular a troca de conhecimento, empregar recursos e procedimentos didáticos, demonstrar capacidade de diálogo, definir processos e critérios de avaliação, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, prever recursos materiais e didáticos, colocar-se disponível para os alunos, listar material escolar básico, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, elaborar o projeto pedagógico, preencher formulários com notas e faltas, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, sistematizar o conhecimento, elaborar os instrumentos de avaliação, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, propor calendário de avaliação escrita, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, orientar a autoavaliação dos alunos, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, analisar o plano de gestão da escola, propor opções para o horário de trabalho, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, demonstrar criatividade e iniciativa, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, organizar a bibliografia, possibilitar a apropriação de conhecimentos, participar das assembleias escolares, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, ler literatura específica da área de conhecimento, elencar temas para projetos pedagógicos, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, assumir funções administrativo-pedagógicas, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, participar da elaboração do plano de gestão da escola, agir eticamente, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, realizar reuniões com os pais para orientação, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, aprender novas tecnologias, selecionar os conteúdos, demonstrar controle emocional, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, analisar a autoavaliação dos alunos, trabalhar em equipe.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental ficou em 5.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 5.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental ficou em 5.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2025

O salário de Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.978 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental CBO 231335 salário