O dissídio de Professor de Ciências Naturais no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231305 no cargo de Professor de Ciências Naturais no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série.

Estado com maior salário médio

Sergipe

R$ 8.820,53

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.635 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Aracaju - SE

R$ 11.996,83

Cidade que mais contrata

Cosmópolis - SP

419 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental ministra aulas de ciências (da área de conhecimento de ciências da natureza) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Propõe atividades e temas de ciências relacionados à realidade atual, ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Estimula a criatividade dos alunos, a busca pela solução de problemas e o trabalho em grupo Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios e aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação Registra informações das atividades desenvolvidas.

Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de Ciências Naturais no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

O Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos em relação às ciências Estabelece os objetivos e define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.

Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Pode aplicar tecnologias educacionais, tais como jogos, animações e simuladores com conteúdos relacionados às ciências Define atividades extraclasse.

Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

Define objetivos das aulas.

Seleciona conteúdos formativos, definindo a extensão e a profundidade da abordagem Ministra aulas de ciências (da área de conhecimento de ciências da natureza) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.

Define metodologias de ensino e propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos programáticos, temas transversais, atitudes, princípios e valores.

Propõe temas e atividades contextualizadas com a realidade atual e relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Estimula a criatividade dos alunos e a busca pela solução de problemas Incentiva o trabalho em grupos, para realizarem debates, buscarem mais informações, encontrarem solução de problemas e formularem novas questões.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.

Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, arte e cultura e temáticas coletivas.

Implementa orientações e conceitos básicos referentes aos cuidados com o meio ambiente e à responsabilidade de cada pessoa na sua preservação Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços extraescolares, como participação em feiras de ciências, visitas a exposições interativas na área de ciências, entre outros.

Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais – extraclasse, de forma articulada com outros professores Elabora documentos referentes às práticas escolares, como diário de classe, planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação.

Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de ciências da natureza Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.

Funções do Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental

O profissional Professor de Ciências Naturais no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série deve avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, demonstrar competências pessoais, promover a educação dos alunos, comunicar-se, planejar cursos, aulas e atividades escolares, estudar.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental

Um Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental deve diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, expressar-se com clareza, empregar recursos e procedimentos didáticos, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, elaborar os instrumentos de avaliação, assumir funções administrativo-pedagógicas, listar material escolar básico, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, revelar interesses multidisciplinares, propor regras comuns para comunidade escolar, demonstrar solidariedade, consultar bibliotecas, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, respeitar os limites dos alunos, demonstrar controle emocional, registrar atividades extracurriculares, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, trabalhar em equipe, prever participação em eventos culturais e científicos, estabelecer as metodologias de ensino, analisar a autoavaliação dos alunos, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, colocar-se disponível para os alunos, organizar atividades comunitárias, contextualizar os conhecimentos, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, consultar legislação, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, elencar temas para projetos pedagógicos, demonstrar capacidade de intervir na realidade, orientar a autoavaliação dos alunos, agir eticamente, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, registrar avaliações e resultados, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, prever recursos materiais e didáticos, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, construir relações de confiança com os alunos, preencher formulários com notas e faltas, decodificar diferentes códigos e linguagens, propor estudos interdisciplinares, criar situações múltiplas de aprendizagem, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, registrar atividades culturais e pedagógicas, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, conviver com as ideias ou posições contrárias, demonstrar pontualidade e assiduidade, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, participar da elaboração do plano de gestão da escola, possibilitar a apropriação de conhecimentos, demonstrar capacidade de diálogo, demonstrar liderança, ministrar aulas, respeitar a heterogeneidade dos alunos, propor atividades culturais, selecionar os conteúdos, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, acompanhar as mudanças na área da educação, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, propor opções para o horário de trabalho, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, preencher diário de classe, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, discutir projetos interdisciplinares com colegas, sistematizar o conhecimento, propor calendário de avaliação escrita, analisar o plano de gestão da escola, debater projetos interdisciplinares com os alunos, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, ler literatura específica da área de conhecimento, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, dialogar com a direção e coordenações da escola, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, trocar experiências com os professores através de reuniões, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, demonstrar criatividade e iniciativa, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, aprender novas tecnologias, estimular a troca de conhecimento, elaborar o projeto pedagógico, determinar os objetivos do curso e da disciplina, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, organizar a bibliografia, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, definir processos e critérios de avaliação, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, propor critérios para a composição das classes.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Ciências Naturais no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 7.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ciências Naturais no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 7.20% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ciências Naturais no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Ciências Naturais no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 4.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2024

O salário de Professor de Ciências Naturais no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série mostrado aqui é resultado do levantamento de 4923 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ciências Naturais no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Ciências Naturais no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 231305 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Ciências Naturais no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Ciências Naturais no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 30h 3.930,61 4.082,94 5.761,97 26,90 4.10%
Rio de Janeiro 26h 4.101,65 4.260,61 6.012,71 32,51 8.10%
Minas Gerais 21h 2.922,73 3.036,00 4.284,50 29,08 6.50%
Bahia 23h 3.409,87 3.542,03 4.998,62 30,34 7.90%
Rio Grande do Sul 19h 3.011,76 3.128,48 4.415,01 33,34 6.10%
Paraná 29h 3.794,98 3.942,07 5.563,16 27,11 7.60%
Santa Catarina 29h 4.428,46 4.600,10 6.491,79 31,90 4.20%
Goiás 25h 2.815,15 2.924,25 4.126,79 23,83 4.40%
Pernambuco 32h 3.654,96 3.796,61 5.357,89 24,07 6.00%
Distrito Federal 25h 5.333,60 5.540,32 7.818,66 43,77 5.50%
Ceará 30h 3.416,99 3.549,42 5.009,05 23,52 5.00%
Mato Grosso do Sul 20h 2.716,10 2.821,37 3.981,60 27,69 5.70%
Amazonas 35h 2.201,55 2.286,88 3.227,31 13,00 7.30%
Mato Grosso 23h 3.580,18 3.718,94 5.248,28 32,41 5.60%
Pará 28h 3.539,18 3.676,35 5.188,17 26,07 6.10%
Piauí 26h 2.463,74 2.559,22 3.611,65 19,53 4.70%
Tocantins 25h 3.784,08 3.930,73 5.547,17 31,65 5.00%
Paraíba 30h 2.606,32 2.707,33 3.820,67 18,22 5.80%
Espírito Santo 27h 2.867,94 2.979,10 4.204,19 21,82 7.00%
Maranhão 28h 4.187,75 4.350,06 6.138,93 31,30 6.50%
Sergipe 27h 8.491,43 8.820,53 12.447,80 65,20 5.80%
Rio Grande do Norte 33h 2.658,52 2.761,56 3.897,19 16,62 4.70%
Rondônia 28h 3.378,08 3.509,00 4.952,01 25,30 7.40%
Alagoas 39h 1.905,05 1.978,89 2.792,67 10,02 5.30%
Amapá 34h 2.784,53 2.892,45 4.081,92 16,88 8.20%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Ciências Naturais no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série.

Dissídio de Professor de Ciências Naturais no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série por cidade

Quanto ganha um Professor de Ciências Naturais no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Ciências Naturais no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Cosmópolis, SP 32 3.578,84 3.717,55 5.246,32 23,27 4.50%
São Paulo, SP 25 5.643,03 5.861,73 8.272,25 46,71 5.10%
Bariri, SP 28 2.485,15 2.581,47 3.643,05 18,46 7.40%
Rio de Janeiro, RJ 23 3.866,75 4.016,62 5.668,37 35,58 4.70%
Brasília, DF 25 5.333,60 5.540,32 7.818,66 43,77 8.00%
Porto Alegre, RS 17 3.489,83 3.625,08 5.115,83 41,89 4.80%
Belo Horizonte, MG 18 3.203,37 3.327,52 4.695,90 37,60 5.00%
Sorocaba, SP 27 5.527,38 5.741,60 8.102,72 41,94 4.70%
Curitiba, PR 33 3.939,49 4.092,17 5.774,99 24,54 5.10%
Salvador, BA 24 3.571,29 3.709,71 5.235,25 31,48 5.50%
Manaus, AM 36 2.206,60 2.292,12 3.234,71 12,83 7.60%
Altinópolis, SP 28 3.041,38 3.159,25 4.458,44 22,57 4.90%
Campo Grande, MS 21 2.852,11 2.962,65 4.180,98 28,58 5.10%
Ribeirão Preto, SP 29 3.592,08 3.731,29 5.265,71 26,15 4.20%
Estiva Gerbi, SP 30 2.032,94 2.111,73 2.980,13 14,20 7.50%
Joinville, SC 34 7.680,84 7.978,53 11.259,54 47,28 4.50%
Fortaleza, CE 28 3.239,12 3.364,66 4.748,31 24,47 7.20%
Cajamar, SP 30 4.561,22 4.738,00 6.686,41 31,10 7.10%
Santo André, SP 35 3.794,11 3.941,16 5.561,88 22,73 5.00%
Campinas, SP 25 3.961,45 4.114,99 5.807,19 32,92 7.80%
Anápolis, GO 26 2.379,86 2.472,10 3.488,69 18,91 6.60%
Palestina, SP 30 3.197,94 3.321,88 4.687,93 22,06 7.60%
Guarulhos, SP 29 3.707,36 3.851,05 5.434,72 26,18 5.60%
Recife, PE 30 3.124,61 3.245,71 4.580,45 21,40 6.30%
Mogi-Guaçu, SP 37 4.756,12 4.940,46 6.972,12 26,85 6.30%
Ribeirão Bonito, SP 24 2.889,15 3.001,12 4.235,27 24,82 7.90%
São Bernardo do Campo, SP 30 3.876,99 4.027,25 5.683,38 26,61 5.60%
Santos, SP 24 3.395,51 3.527,11 4.977,57 29,89 6.40%
São José do Rio Preto, SP 33 3.283,49 3.410,75 4.813,35 20,88 6.90%
Jundiaí, SP 32 3.485,86 3.620,96 5.110,01 22,86 7.20%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Ciências Naturais no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Ciências Naturais no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Ensino fundamental 4.022,80 4.178,71 5.897,13 6.40%
Administração pública em geral 3.175,55 3.298,62 4.655,11 4.20%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 4.139,63 4.300,07 6.068,39 7.40%
Educação infantil - pré-escola 3.015,18 3.132,04 4.420,03 7.70%
Ensino médio 4.224,29 4.388,01 6.192,49 6.30%
Educação infantil - creche 3.120,13 3.241,06 4.573,88 6.10%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.922,94 3.036,23 4.284,81 8.20%
Educação superior - graduação e pós-graduação 7.374,92 7.660,75 10.811,07 7.60%
Locação de mão-de-obra temporária 5.976,59 6.208,23 8.761,23 6.90%
Serviços de assistência social sem alojamento 3.536,53 3.673,59 5.184,28 6.30%
Educação profissional de nível técnico 2.876,17 2.987,65 4.216,26 7.90%
Educação superior - graduação 9.287,90 9.647,87 13.615,36 5.70%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 3.045,54 3.163,57 4.464,53 5.00%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.462,15 2.557,57 3.609,32 4.90%
Ensino de idiomas 4.794,47 4.980,29 7.028,33 5.70%
Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais 2.189,54 2.274,40 3.209,70 6.20%
Cursos preparatórios para concursos 2.539,19 2.637,60 3.722,26 4.90%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 2.197,82 2.283,00 3.221,84 5.90%
Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente 2.927,86 3.041,33 4.292,02 7.00%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 3.170,78 3.293,67 4.648,12 4.70%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.