O dissídio de Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231330 no cargo de Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série.

Estado com maior salário médio

Ceará

R$ 6.247,95

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

991 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Campinas - SP

R$ 5.019,51

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

381 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental ministra aulas de língua estrangeira moderna (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Promove práticas de compreensão oral, de leitura e de escrita de textos, de estudo dos princípios de funcionamento da língua estrangeira, e de reflexão sobre aspectos relativos à interação entre a cultura dos alunos e as culturas dos falantes da língua estrangeira.

Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional Avalia processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.

Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

O Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos para aprendizagem da língua estrangeira Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.

Seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Pode utilizar ferramentas digitais - tais como uso de lousa digital, projeção de filmes, criação de vídeos e uso de jogos digitais - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos Define atividades extraclasse e projetos integradores.

Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

Define objetivos das aulas e providencia os recursos necessários.

Ministra aulas de língua estrangeira moderna (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e estabelecendo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Propõe temas de estudo sobre o mundo social globalizado e plural e o impacto dessa realidade no cotidiano dos alunos, tendo em vista o ensino contextualizado e a aprendizagem significativa.

Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à leitura, à interpretação, e à escrita de textos de diversos gêneros, visando desenvolver as capacidades de escuta, expressão e comunicação em diferentes códigos linguísticos Promove atividades de comunicação em língua estrangeira - em mídias impressas ou digitais -, reconhecendo-a como ferramenta de contato com diferentes manifestações artísticas, de ampliação de oportunidades de inserção no mercado de trabalho, e de aumento de conhecimento e compreensão dos valores e características de outras culturas Incentiva o trabalho em grupo para pesquisar, selecionar, compartilhar e posicionar-se em práticas de letramento na língua estrangeira.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.

Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Pode organizar atividades extraclasse a serem realizadas em língua estrangeira, tais como encenação de peça teatral e competição de grupos musicais, com posterior debate sobre o conteúdo apresentado.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania e valores éticos e morais Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios.

Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação para transmitir conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas.

Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de linguagens Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.

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Funções do Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental

O profissional Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série deve avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, planejar cursos, aulas e atividades escolares, estudar, promover a educação dos alunos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental

Um Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental deve ler literatura específica da área de conhecimento, orientar a autoavaliação dos alunos, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, discutir projetos interdisciplinares com colegas, respeitar a heterogeneidade dos alunos, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, acompanhar as mudanças na área da educação, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, preencher formulários com notas e faltas, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, contextualizar os conhecimentos, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, definir processos e critérios de avaliação, criar situações múltiplas de aprendizagem, trabalhar em equipe, preencher diário de classe, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, organizar atividades comunitárias, propor estudos interdisciplinares, possibilitar a apropriação de conhecimentos, sistematizar o conhecimento, registrar atividades culturais e pedagógicas, propor opções para o horário de trabalho, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, consultar bibliotecas, ministrar aulas, propor calendário de avaliação escrita, analisar a autoavaliação dos alunos, elencar temas para projetos pedagógicos, demonstrar controle emocional, elaborar o projeto pedagógico, assumir funções administrativo-pedagógicas, decodificar diferentes códigos e linguagens, trocar experiências com os professores através de reuniões, estimular a troca de conhecimento, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, realizar reuniões com os pais para orientação, propor atividades culturais, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, elaborar os instrumentos de avaliação, empregar recursos e procedimentos didáticos, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, determinar os objetivos do curso e da disciplina, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, estabelecer as metodologias de ensino, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, demonstrar criatividade e iniciativa, revelar interesses multidisciplinares, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, colocar-se disponível para os alunos, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, prever participação em eventos culturais e científicos, prever recursos materiais e didáticos, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, demonstrar pontualidade e assiduidade, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, registrar atividades extracurriculares, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, demonstrar capacidade de intervir na realidade, propor regras comuns para comunidade escolar, conviver com as ideias ou posições contrárias, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, agir eticamente, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, debater projetos interdisciplinares com os alunos, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, demonstrar capacidade de diálogo, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, registrar avaliações e resultados, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, organizar a bibliografia, dialogar com a direção e coordenações da escola, consultar legislação, demonstrar liderança, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, aprender novas tecnologias, listar material escolar básico, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, demonstrar solidariedade, expressar-se com clareza, construir relações de confiança com os alunos, respeitar os limites dos alunos, selecionar os conteúdos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 7.80% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 6.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2024

O salário de Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série mostrado aqui é resultado do levantamento de 3035 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 231330 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 26h 3.988,93 4.143,53 5.847,47 32,32 4.50%
Rio de Janeiro 26h 3.487,26 3.622,41 5.112,06 27,87 6.90%
Rio Grande do Sul 21h 3.209,09 3.333,47 4.704,29 31,37 4.30%
Santa Catarina 29h 3.616,34 3.756,50 5.301,28 26,04 7.80%
Minas Gerais 22h 2.536,36 2.634,66 3.718,12 23,95 6.60%
Paraná 24h 2.725,39 2.831,02 3.995,22 23,48 7.40%
Bahia 24h 3.369,64 3.500,24 4.939,64 29,04 4.80%
Distrito Federal 27h 4.278,47 4.444,29 6.271,92 33,22 7.30%
Paraíba 32h 3.336,10 3.465,40 4.890,48 21,72 6.10%
Mato Grosso 29h 2.986,48 3.102,23 4.377,96 21,07 4.70%
Goiás 23h 2.924,63 3.037,98 4.287,29 26,18 6.60%
Pernambuco 26h 2.795,43 2.903,78 4.097,89 22,50 8.00%
Espírito Santo 29h 2.720,35 2.825,79 3.987,83 19,28 7.40%
Pará 33h 3.279,41 3.406,51 4.807,37 20,82 7.80%
Alagoas 28h 4.103,53 4.262,57 6.015,46 30,94 6.10%
Mato Grosso do Sul 25h 2.862,60 2.973,54 4.196,35 23,66 5.90%
Rio Grande do Norte 24h 4.699,13 4.881,26 6.888,58 40,33 4.10%
Ceará 31h 6.014,83 6.247,95 8.817,30 40,48 5.70%
Sergipe 32h 2.661,96 2.765,13 3.902,23 17,46 7.60%
Maranhão 27h 5.230,25 5.432,96 7.667,15 40,31 5.00%
Amazonas 37h 2.465,35 2.560,90 3.614,02 13,81 5.20%
Piauí 20h 2.333,34 2.423,78 3.420,51 23,84 8.20%
Tocantins 29h 3.111,20 3.231,78 4.560,78 22,63 6.80%
Rondônia 29h 3.670,01 3.812,25 5.379,96 26,52 4.20%
Acre 31h 2.606,67 2.707,70 3.821,19 17,76 4.80%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série.

Dissídio de Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série por cidade

Quanto ganha um Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 25 4.570,53 4.747,67 6.700,05 38,35 4.30%
Rio de Janeiro, RJ 26 3.454,53 3.588,41 5.064,08 27,88 4.50%
Brasília, DF 27 4.278,47 4.444,29 6.271,92 33,22 4.50%
Uberlândia, MG 18 2.288,66 2.377,36 3.355,00 26,70 7.40%
Campinas, SP 20 4.832,23 5.019,51 7.083,69 50,30 6.20%
Maceió, AL 26 4.158,97 4.320,16 6.096,74 33,74 6.20%
Curitiba, PR 23 2.579,79 2.679,77 3.781,78 23,33 8.10%
Florianópolis, SC 32 3.567,31 3.705,57 5.229,41 23,26 6.30%
João Pessoa, PB 33 3.646,98 3.788,32 5.346,19 23,12 7.10%
Campina Grande, PB 32 3.109,83 3.230,36 4.558,78 20,47 5.10%
Ribeirão Preto, SP 33 4.146,81 4.307,53 6.078,91 26,41 4.40%
Salvador, BA 20 2.286,58 2.375,20 3.351,95 23,26 8.30%
Belo Horizonte, MG 24 3.138,28 3.259,91 4.600,48 27,27 4.70%
Goiânia, GO 22 3.448,44 3.582,09 5.055,15 33,07 7.40%
Vila Velha, ES 26 2.398,21 2.491,15 3.515,59 19,35 4.60%
Campo Grande, MS 20 2.712,75 2.817,89 3.976,69 27,73 8.20%
Sorocaba, SP 32 4.386,05 4.556,04 6.429,62 28,38 5.80%
Imbituba, SC 28 2.928,17 3.041,65 4.292,47 21,37 7.20%
Fortaleza, CE 29 4.178,98 4.340,94 6.126,07 29,58 7.90%
Porto Alegre, RS 19 4.103,89 4.262,95 6.016,00 44,22 4.60%
Londrina, PR 23 2.444,56 2.539,30 3.583,54 21,83 6.70%
Recife, PE 26 2.954,49 3.069,00 4.331,06 23,77 7.60%
São Bernardo do Campo, SP 28 3.890,56 4.041,35 5.703,27 29,32 6.40%
Maringá, PR 23 2.708,96 2.813,96 3.971,14 24,75 6.90%
Barra Mansa, RJ 22 1.404,35 1.458,78 2.058,68 13,37 7.20%
Niterói, RJ 20 3.801,79 3.949,14 5.573,14 38,79 4.20%
Natal, RN 25 2.696,97 2.801,50 3.953,56 22,59 7.20%
Bragança Paulista, SP 20 2.194,22 2.279,26 3.216,56 22,38 7.10%
Passo Fundo, RS 21 3.372,73 3.503,44 4.944,17 33,81 6.90%
Belém, PA 31 3.858,59 4.008,14 5.656,41 25,72 8.20%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Ensino fundamental 3.799,82 3.947,09 5.570,25 6.40%
Educação infantil - pré-escola 3.029,10 3.146,50 4.440,43 8.30%
Ensino médio 3.673,51 3.815,89 5.385,09 6.60%
Educação infantil - creche 3.385,60 3.516,82 4.963,03 8.20%
Ensino de idiomas 3.220,34 3.345,15 4.720,78 4.20%
Administração pública em geral 3.124,01 3.245,09 4.579,57 6.10%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 5.167,07 5.367,33 7.574,53 6.50%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 3.398,29 3.530,00 4.981,64 5.50%
Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais 1.359,32 1.412,00 1.992,66 7.10%
Educação superior - graduação e pós-graduação 3.443,23 3.576,67 5.047,51 5.60%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 3.029,44 3.146,86 4.440,94 8.10%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 3.256,58 3.382,80 4.773,91 8.00%
Educação superior - graduação 3.238,65 3.364,17 4.747,61 6.60%
Atividades de organizações religiosas 4.040,13 4.196,71 5.922,53 6.20%
Cursos preparatórios para concursos 2.495,61 2.592,33 3.658,38 4.90%
Comércio varejista de livros 4.207,37 4.370,43 6.167,69 7.10%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 2.846,81 2.957,14 4.173,21 5.70%
Educação profissional de nível técnico 2.487,40 2.583,80 3.646,34 5.10%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 1.853,18 1.925,00 2.716,62 8.20%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.607,68 2.708,75 3.822,67 5.50%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.