O dissídio de Professor de Jardim de Infância (nível Superior) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231110 no cargo de Professor de Jardim de Infância (nível Superior).
Estado com maior salário médio
Alagoas
R$ 7.009,48
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
23.773 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 1.974,67
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
16.844 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Instituições de Longa Permanência para Idosos
R$ 4.575,37
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Infantil - Creche
23.447 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) responsabiliza-se pelo cuidado e promove educação e relação ensino e aprendizagem para crianças com até 3 anos, em creches de instituições públicas e privadas Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Elabora cronograma para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças Realiza atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar Elabora recursos didáticos.
Realiza ações de acolhimento e garante ambiente seguro e saudável Registra informações referentes às etapas do processo de ensino e aprendizagem Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Faz pesquisas na área de educação Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Jardim de Infância (nível Superior)
O Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) planeja os cuidados e a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica, identificando características, necessidades e potencialidades de crianças com até 3 anos, e considerando a integração entre o cuidar, o educar e o ensinar Estabelece objetivos educacionais, de acordo com a legislação e a proposta pedagógica da escola.
Define as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos Propõe projetos para integração com os pais e com a comunidade.
Define ações para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário.
Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Programa as atividades diárias das crianças e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação das crianças, realizando ações de acolhimento, garantindo um ambiente seguro e saudável, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e fraldas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Estabelece regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Realiza ações e atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, construindo relacionamentos calorosos e estimulantes, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar, incentivando o intercâmbio de comunicação, e expandindo a linguagem expressiva-receptiva e o vocabulário Promove a relação ensino e aprendizagem Cria situações de aprendizagem, propõe atividades – tais como artísticas, lúdicas, de canto e dança -, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano, levando em consideração os princípios educativos de exploração de ambientes e objetos, linguagem oral e comunicação, linguagem musical e expressão corporal, identidade e autonomia.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo da criança e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, questões orais, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios, registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos Faz requisição de materiais Participa de reuniões pedagógicas com a equipe escolar, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à Instituição e aos alunos.
Interage com as famílias das crianças e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas, e participando de eventos Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário.
Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Funções do Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
O profissional Professor de Jardim de Infância (nível Superior) deve organizar as atividades, realizar tarefas administrativas, planejar a prática educacional, interagir com a família e a comunidade, avaliar as práticas pedagógicas, cuidar dos alunos, demonstrar competências pessoais, promover a educação dos alunos, pesquisar, promover a relação ensino-aprendizagem.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
Um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) deve proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter), discutir casos específicos com a coordenação, registrar ocorrências, brincar com os alunos, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, demonstrar preparo físico, planejar a rotina dos alunos, escrever para os alunos, demonstrar alegria, passear com os alunos, passar lição de casa, organizar a refeição, realizar autoavaliação, definir estratégias pedagógicas, organizar comemorações de aniversário, organizar a entrada e a saída dos alunos, demonstrar organização, realizar visitas temáticas, rever normas de conduta com as crianças, participar de cursos e treinamentos profissionais, manter-se atualizado, estabelecer normas e regras de conduta, guardar o material, trocar fraldas e roupas em geral, preparar projetos pedagógicos, pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições), preparar a sala, orientar os pais sobre alimentação saudável, revisar o planejamento, criar situações de aprendizagem, desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar), contar histórias, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, organizar eventos, prestar primeiros socorros, atender pais, registrar frequência dos alunos, requisitar material, dramatizar histórias e situações do cotidiano, participar de reuniões e encontros (coordenação, professores), convidar personalidades e entidades, estudar casos (situações especiais), reconhecer as características do grupo e subgrupos, selecionar material, mostrar-se atento, expor conteúdos, demonstrar flexibilidade, demonstrar criatividade, demonstrar disposição, construir material didático, promover atividades integradoras, preparar reunião de pais, orientar sobre noções de segurança, avaliar o desenvolvimento cognitivo, demonstrar empatia, avaliar o desenvolvimento psicomotor, banhar alunos, trabalhar áreas de conhecimento, demonstrar capacidade de tomar decisões, pesquisar recursos didáticos, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, alfabetizar os alunos, acompanhar a refeição, cantar, participar de eventos da comunidade, demonstrar paciência, auxiliar os alunos na colocação roupas, programar atividades diárias, elaborar instrumentos de avaliação, documentar as observações, mediar situações de conflitos no grupo, encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída), preencher documentos com informações dos alunos, orientar sobre hábitos alimentares, definir critérios de agrupamentos de alunos, observar a interação dos alunos, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, preparar adaptação de casos especiais, improvisar atividades, demonstrar dinamismo, demonstrar bom humor, criar recursos didáticos, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, pesquisar conteúdos, promover a convivência social (socializar), prestar esclarecimento aos pais, encaminhar documentos e relatórios à secretaria, estimar a necessidade de material, conferir material, alimentar os alunos, convocar pais de alunos, demonstrar sensibilidade, intervir em situações de risco para os alunos, preparar o ambiente para as atividades, demonstrar bom senso, demonstrar autocontrole, ministrar aulas, observar o comportamento dos alunos, reelaborar o planejamento, registrar entrevistas com os pais, preparar projetos para interação com a comunidade, enviar comunicados ao pais, dançar, receber alunos novos, corrigir trabalhos com os alunos, organizar o material didático, comprar material, desenvolver trabalhos coletivos, acompanhar momento de sono, estabelecer rotinas, levantar bibliografia, acolher os alunos, demonstrar disciplina, selecionar recursos didáticos, avaliar o desenvolvimento sócio afetivo, proceder à retirada da mamadeira, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, definir conteúdo programático do ano letivo, atender alunos, individualmente, sondar necessidades e potencialidades do grupo, agrupar os alunos, ler para os alunos, organizar o espaço das atividades, demonstrar ética, controlar a saída de alunos, sondar o conhecimento prévio dos alunos, analisar situações de aprendizagem, demonstrar capacidade de compreensão oral, ministrar reuniões de pais, programar atividades extraclasses, receber comunicados dos pais (agenda, circular), promover encontros e atividades com os pais, estabelecer limites, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, orientar sobre noções de higiene.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Jardim de Infância (nível Superior) ficou em 7.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Jardim de Infância (nível Superior) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior na educação infantil que ficou em 7.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Jardim de Infância (nível Superior) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Jardim de Infância (nível Superior) ficou em 4.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior na educação infantil 2025
O salário de Professor de Jardim de Infância (nível Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 38.702 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Jardim de Infância (nível Superior) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: