O dissídio de Professor de Jardim de Infância (nível Superior) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231110 no cargo de Professor de Jardim de Infância (nível Superior).
Estado com maior salário médio
Piauí
R$ 4.738,24
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
24.995 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Maracanaú - CE
R$ 15.150,50
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
17.877 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) responsabiliza-se pelo cuidado e promove educação e relação ensino e aprendizagem para crianças com até 3 anos, em creches de instituições públicas e privadas Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Elabora cronograma para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças Realiza atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar Elabora recursos didáticos.
Realiza ações de acolhimento e garante ambiente seguro e saudável Registra informações referentes às etapas do processo de ensino e aprendizagem Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Faz pesquisas na área de educação Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Jardim de Infância (nível Superior)
O Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) planeja os cuidados e a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica, identificando características, necessidades e potencialidades de crianças com até 3 anos, e considerando a integração entre o cuidar, o educar e o ensinar Estabelece objetivos educacionais, de acordo com a legislação e a proposta pedagógica da escola.
Define as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos Propõe projetos para integração com os pais e com a comunidade.
Define ações para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário.
Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Programa as atividades diárias das crianças e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação das crianças, realizando ações de acolhimento, garantindo um ambiente seguro e saudável, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e fraldas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Estabelece regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Realiza ações e atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, construindo relacionamentos calorosos e estimulantes, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar, incentivando o intercâmbio de comunicação, e expandindo a linguagem expressiva-receptiva e o vocabulário Promove a relação ensino e aprendizagem Cria situações de aprendizagem, propõe atividades – tais como artísticas, lúdicas, de canto e dança -, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano, levando em consideração os princípios educativos de exploração de ambientes e objetos, linguagem oral e comunicação, linguagem musical e expressão corporal, identidade e autonomia.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo da criança e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, questões orais, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios, registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos Faz requisição de materiais Participa de reuniões pedagógicas com a equipe escolar, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à Instituição e aos alunos.
Interage com as famílias das crianças e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas, e participando de eventos Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário.
Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Funções do Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
O profissional Professor de Jardim de Infância (nível Superior) deve realizar tarefas administrativas, avaliar as práticas pedagógicas, organizar as atividades, pesquisar, interagir com a família e a comunidade, planejar a prática educacional, promover a relação ensino-aprendizagem, promover a educação dos alunos, cuidar dos alunos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
Um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) deve preparar o ambiente para as atividades, manter-se atualizado, planejar a rotina dos alunos, revisar o planejamento, pesquisar recursos didáticos, trabalhar áreas de conhecimento, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, mediar situações de conflitos no grupo, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, organizar a refeição, acompanhar a refeição, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, pesquisar conteúdos, dançar, estabelecer rotinas, dramatizar histórias e situações do cotidiano, organizar eventos, rever normas de conduta com as crianças, participar de reuniões e encontros (coordenação, professores), avaliar o desenvolvimento psicomotor, intervir em situações de risco para os alunos, desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar), programar atividades diárias, preparar adaptação de casos especiais, acolher os alunos, corrigir trabalhos com os alunos, alfabetizar os alunos, levantar bibliografia, registrar entrevistas com os pais, brincar com os alunos, organizar comemorações de aniversário, demonstrar bom humor, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, demonstrar dinamismo, receber alunos novos, banhar alunos, participar de cursos e treinamentos profissionais, analisar situações de aprendizagem, documentar as observações, preparar reunião de pais, preparar a sala, alimentar os alunos, convocar pais de alunos, ministrar aulas, demonstrar bom senso, reconhecer as características do grupo e subgrupos, organizar a entrada e a saída dos alunos, estimar a necessidade de material, encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída), mostrar-se atento, sondar necessidades e potencialidades do grupo, controlar a saída de alunos, selecionar material, auxiliar os alunos na colocação roupas, demonstrar sensibilidade, convidar personalidades e entidades, demonstrar organização, orientar sobre hábitos alimentares, estabelecer normas e regras de conduta, demonstrar preparo físico, desenvolver trabalhos coletivos, demonstrar ética, demonstrar disciplina, preencher documentos com informações dos alunos, organizar o material didático, comprar material, discutir casos específicos com a coordenação, demonstrar capacidade de tomar decisões, expor conteúdos, demonstrar alegria, ministrar reuniões de pais, registrar ocorrências, observar o comportamento dos alunos, prestar esclarecimento aos pais, ler para os alunos, definir conteúdo programático do ano letivo, trocar fraldas e roupas em geral, promover a convivência social (socializar), enviar comunicados ao pais, conferir material, avaliar o desenvolvimento cognitivo, estudar casos (situações especiais), orientar sobre noções de higiene, acompanhar momento de sono, registrar frequência dos alunos, demonstrar disposição, selecionar recursos didáticos, passear com os alunos, reelaborar o planejamento, agrupar os alunos, orientar sobre noções de segurança, criar situações de aprendizagem, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, organizar o espaço das atividades, estabelecer limites, promover atividades integradoras, atender alunos, individualmente, avaliar o desenvolvimento sócio afetivo, sondar o conhecimento prévio dos alunos, contar histórias, pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições), demonstrar flexibilidade, definir estratégias pedagógicas, prestar primeiros socorros, construir material didático, requisitar material, proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter), realizar visitas temáticas, improvisar atividades, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, guardar o material, encaminhar documentos e relatórios à secretaria, receber comunicados dos pais (agenda, circular), preparar projetos para interação com a comunidade, definir critérios de agrupamentos de alunos, demonstrar capacidade de compreensão oral, cantar, proceder à retirada da mamadeira, demonstrar empatia, orientar os pais sobre alimentação saudável, promover encontros e atividades com os pais, atender pais, elaborar instrumentos de avaliação, realizar autoavaliação, passar lição de casa, observar a interação dos alunos, escrever para os alunos, programar atividades extraclasses, preparar projetos pedagógicos, demonstrar autocontrole, demonstrar paciência, demonstrar criatividade, participar de eventos da comunidade, criar recursos didáticos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor de Jardim de Infância (nível Superior) ficou em 6.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Jardim de Infância (nível Superior) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior na educação infantil que ficou em 6.00% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Jardim de Infância (nível Superior) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Jardim de Infância (nível Superior) ficou em 7.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior na educação infantil 2024
O salário de Professor de Jardim de Infância (nível Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 38659 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Jardim de Infância (nível Superior) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Jardim de Infância (nível Superior) em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 39h | 3.746,36 | 3.891,55 | 5.491,88 | 19,81 | 5.60% |
Santa Catarina | 35h | 2.252,65 | 2.339,96 | 3.302,22 | 13,38 | 7.50% |
Minas Gerais | 33h | 2.578,64 | 2.678,58 | 3.780,10 | 16,35 | 4.30% |
Rio Grande do Sul | 34h | 2.214,79 | 2.300,62 | 3.246,71 | 13,50 | 5.70% |
Paraná | 38h | 2.449,96 | 2.544,91 | 3.591,46 | 13,35 | 5.20% |
Ceará | 42h | 2.016,43 | 2.094,58 | 2.955,93 | 10,06 | 6.30% |
Rio de Janeiro | 29h | 2.884,88 | 2.996,69 | 4.229,02 | 20,73 | 5.00% |
Bahia | 34h | 2.222,69 | 2.308,84 | 3.258,30 | 13,49 | 7.90% |
Goiás | 32h | 2.359,40 | 2.450,84 | 3.458,70 | 15,37 | 4.70% |
Mato Grosso do Sul | 33h | 2.487,79 | 2.584,21 | 3.646,92 | 15,56 | 6.00% |
Distrito Federal | 31h | 2.813,24 | 2.922,28 | 4.124,01 | 18,65 | 6.90% |
Pernambuco | 28h | 2.046,66 | 2.125,98 | 3.000,25 | 15,27 | 4.10% |
Mato Grosso | 30h | 2.690,32 | 2.794,59 | 3.943,81 | 18,48 | 4.40% |
Espírito Santo | 31h | 2.140,09 | 2.223,04 | 3.137,22 | 14,40 | 7.10% |
Pará | 35h | 2.251,76 | 2.339,03 | 3.300,91 | 13,50 | 6.10% |
Amazonas | 42h | 1.663,99 | 1.728,48 | 2.439,29 | 8,30 | 4.60% |
Rio Grande do Norte | 38h | 1.903,72 | 1.977,50 | 2.790,71 | 10,32 | 6.60% |
Rondônia | 36h | 1.940,40 | 2.015,61 | 2.844,49 | 11,32 | 4.90% |
Maranhão | 32h | 1.841,31 | 1.912,67 | 2.699,22 | 11,97 | 7.60% |
Paraíba | 34h | 2.619,69 | 2.721,22 | 3.840,26 | 15,95 | 7.40% |
Sergipe | 33h | 2.362,74 | 2.454,31 | 3.463,59 | 14,77 | 7.40% |
Roraima | 42h | 1.590,62 | 1.652,27 | 2.331,73 | 7,88 | 6.10% |
Alagoas | 32h | 1.953,02 | 2.028,71 | 2.862,98 | 12,76 | 4.50% |
Amapá | 40h | 1.869,40 | 1.941,85 | 2.740,40 | 9,64 | 5.70% |
Acre | 43h | 2.994,21 | 3.110,26 | 4.389,29 | 14,58 | 6.60% |
Tocantins | 36h | 3.432,83 | 3.565,88 | 5.032,27 | 19,87 | 4.10% |
Piauí | 30h | 4.561,45 | 4.738,24 | 6.686,74 | 31,84 | 7.90% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Jardim de Infância (nível Superior). |
Dissídio de Professor de Jardim de Infância (nível Superior) por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 40 | 4.187,19 | 4.349,48 | 6.138,11 | 21,67 | 4.60% |
Guarulhos, SP | 43 | 2.668,18 | 2.771,59 | 3.911,35 | 12,87 | 6.60% |
Fortaleza, CE | 42 | 1.735,13 | 1.802,38 | 2.543,58 | 8,54 | 4.50% |
Belo Horizonte, MG | 34 | 3.227,23 | 3.352,31 | 4.730,87 | 19,93 | 7.30% |
Franca, SP | 43 | 2.448,38 | 2.543,28 | 3.589,15 | 11,92 | 7.60% |
Londrina, PR | 39 | 2.449,92 | 2.544,87 | 3.591,40 | 13,17 | 6.40% |
Porto Alegre, RS | 34 | 2.727,00 | 2.832,69 | 3.997,57 | 16,68 | 5.40% |
Curitiba, PR | 40 | 2.202,23 | 2.287,58 | 3.228,31 | 11,51 | 7.90% |
Criciúma, SC | 35 | 2.090,73 | 2.171,76 | 3.064,85 | 12,27 | 6.50% |
São Bernardo do Campo, SP | 34 | 2.231,23 | 2.317,70 | 3.270,81 | 13,74 | 7.10% |
Imbituba, SC | 23 | 2.339,65 | 2.430,33 | 3.429,76 | 21,32 | 6.80% |
Campinas, SP | 31 | 2.811,99 | 2.920,98 | 4.122,17 | 18,75 | 7.90% |
Ribeirão Preto, SP | 42 | 3.354,72 | 3.484,74 | 4.917,77 | 16,77 | 4.10% |
Joinville, SC | 40 | 2.143,76 | 2.226,85 | 3.142,60 | 11,16 | 6.10% |
Brasília, DF | 31 | 2.813,24 | 2.922,28 | 4.124,01 | 18,65 | 5.90% |
Maringá, PR | 38 | 1.601,02 | 1.663,07 | 2.346,97 | 8,73 | 5.40% |
Rio de Janeiro, RJ | 28 | 2.167,35 | 2.251,35 | 3.177,17 | 16,01 | 4.10% |
Juiz de Fora, MG | 34 | 2.294,20 | 2.383,12 | 3.363,13 | 14,12 | 6.50% |
São José dos Campos, SP | 38 | 2.628,61 | 2.730,49 | 3.853,35 | 14,48 | 8.00% |
Salvador, BA | 34 | 2.366,72 | 2.458,45 | 3.469,43 | 14,28 | 6.80% |
Florianópolis, SC | 36 | 2.435,25 | 2.529,63 | 3.569,89 | 13,97 | 6.60% |
Campo Grande, MS | 32 | 2.441,91 | 2.536,55 | 3.579,65 | 15,94 | 5.30% |
Erechim, RS | 40 | 2.304,72 | 2.394,04 | 3.378,55 | 12,04 | 5.40% |
Itajaí, SC | 40 | 2.105,91 | 2.187,53 | 3.087,11 | 10,90 | 7.40% |
Suzano, SP | 31 | 2.171,79 | 2.255,96 | 3.183,68 | 14,38 | 7.10% |
Blumenau, SC | 41 | 2.466,17 | 2.561,75 | 3.615,22 | 12,43 | 6.60% |
Goiânia, GO | 30 | 2.333,02 | 2.423,44 | 3.420,04 | 16,13 | 5.80% |
Mococa, SP | 25 | 2.755,63 | 2.862,43 | 4.039,55 | 22,90 | 6.80% |
Manaus, AM | 42 | 1.633,01 | 1.696,30 | 2.393,87 | 8,04 | 6.60% |
Uberlândia, MG | 33 | 2.645,43 | 2.747,96 | 3.878,01 | 16,78 | 6.40% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Jardim de Infância (nível Superior). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de Jardim de Infância (nível Superior) no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Educação infantil - creche | 3.542,59 | 3.679,89 | 5.193,17 | 7.10% | |
Educação infantil - pré-escola | 2.221,09 | 2.307,17 | 3.255,95 | 7.10% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 3.150,12 | 3.272,21 | 4.617,84 | 5.10% | |
Administração pública em geral | 2.985,51 | 3.101,22 | 4.376,54 | 4.20% | |
Ensino fundamental | 2.797,93 | 2.906,37 | 4.101,55 | 5.40% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 3.396,94 | 3.528,60 | 4.979,66 | 5.60% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 3.605,09 | 3.744,81 | 5.284,79 | 6.90% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 2.981,62 | 3.097,18 | 4.370,83 | 5.20% | |
Ensino médio | 2.662,57 | 2.765,77 | 3.903,13 | 4.20% | |
Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente | 2.755,20 | 2.861,98 | 4.038,91 | 7.70% | |
Atividades de organizações religiosas | 2.438,32 | 2.532,82 | 3.574,40 | 7.20% | |
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte | 3.198,29 | 3.322,24 | 4.688,45 | 8.10% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.652,70 | 2.755,51 | 3.888,66 | 7.90% | |
Outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente | 2.045,51 | 2.124,79 | 2.998,57 | 4.90% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 2.017,85 | 2.096,06 | 2.958,02 | 7.20% | |
Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente | 1.566,51 | 1.627,22 | 2.296,38 | 4.50% | |
Instituições de longa permanência para idosos | 4.336,95 | 4.505,03 | 6.357,64 | 4.80% | |
Educação superior - graduação | 3.225,99 | 3.351,02 | 4.729,06 | 6.70% | |
Educação profissional de nível técnico | 2.303,76 | 2.393,05 | 3.377,14 | 8.10% | |
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências | 2.026,97 | 2.105,53 | 2.971,38 | 5.40% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |