O dissídio de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234515 no cargo de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 11.907,02

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

326 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Balsas - MA

R$ 2.454,70

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

167 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Apoio à Educação

R$ 15.952,91

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação

379 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional Ministra aulas, ensinando fundamentos e métodos de pesquisa educacional, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e de formação de professores Articula ensino e aprendizagem, para a produção científica e a propagação de conhecimentos sobre processos educativos, por meio de teorias e práticas, considerando currículos, desenvolvimento profissional, metodologias de ensino e aprendizagem, entre outros temas.

Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional Orienta e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho e de trabalhos acadêmicos.

Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode participar de atividades administrativas Atua de acordo com a legislação educacional, protocolos de pesquisa, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho

O que faz um Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa

O Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional planeja ações para desenvolvimento de pesquisa educacional, referente a currículo, culturas, saberes e práticas educativas, formação docente, cotidiano escolar, linguagens, educação e trabalho, educação especial, educação a distância, ensino e aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento Ministra aulas, atividades e programas, referentes a princípios, métodos, fundamentos de pesquisa educacional.

Define o conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos.

Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica, de produção científica e de extensão, organiza visitas a instituições para pesquisa Coordena, orienta e supervisiona ações de formação pedagógica em pesquisas educacionais.

Medeia a relação do estagiário com instituições no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios, identificando oportunidades Orienta alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos de pesquisa, como tratamento e análise de dados, disseminação de resultados, relevância e exequibilidade, indica fontes de consulta, avalia textos e relatórios produzidos.

Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.

Orienta alunos quanto à elaboração de projetos, de termos de consentimento livre e esclarecido e a submetê-los ao comitê de ética em pesquisa, quando for o caso Realiza avaliações das atividades acadêmicas, sobre desenvolvimento das aulas, desempenho dos alunos, cursos e currículos, propostas e ações didático-pedagógicas, material didático.

Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos.

Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais Produz material de trabalho, elabora planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos Organiza coletâneas e publicações da área educacional.

Realiza pesquisas científicas na área, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura Redige relatórios e publicações científicas Analisa a produção científica publicada e identifica formas de interação aplicáveis nas diversas situações de ensino.

Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado.

Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, em educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores.

Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção Aplica técnicas e estratégias de comunicação, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade e objetividade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

Funções do Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional

O profissional Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa deve avaliar o trabalho acadêmico científico, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, demonstrar competências pessoais, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, comunicar-se, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, atualizar-se na Área, participar de atividades administrativas, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, produzir material de trabalho, orientar alunos, supervisionar formação pedagógica em estágios, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas.

Condições de trabalho da profissão

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.

Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional

Um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional deve gerenciar projetos, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, sistematizar dados e materiais de pesquisa, avaliar currículos de alunos, elaborar pareceres, avaliar políticas educacionais, atribuir notas e conceitos, planejar eventos e seminários, avaliar planos de ação pedagógica, treinar auxiliares de pesquisa, programar cursos para atendimento a demandas externas, orientar monitores, avaliar o desenvolvimento das aulas, produzir instrumentos de avaliação, avaliar o desempenho dos alunos, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, estudar a constituição de profissões no campo educacional, coordenar eventos, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, produzir transparências, coordenar projetos de extensão, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, coordenar cursos, produzir hipertextos, prestar assessoria a órgãos públicos, planejar a produção de materiais didáticos, atuar em comissões editoriais, participar de comissões, organizar publicações, elaborar projetos de extensão, analisar os problemas da realidade brasileira, participar de associações científicas, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, coordenar reuniões, analisar pesquisas educacionais, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, divulgar resultados de pesquisas, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, participar de congressos e eventos científicos, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, redigir relatórios de pesquisa, colaborar em comissões de avaliação, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, estudar a legislação educacional, coordenar pesquisas, realizar revisão da literatura na área, preencher relatórios de atividades, produzir textos para uso pedagógico, estudar a produção científica da área, atender alunos, individualmente e em grupo, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), coordenar convênios, exercer cargos de direção, planejar os ambientes de aprendizagem, planejar projetos de intervenção pedagógica, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, planejar projetos de extensão, dominar a língua portuguesa, participar de colegiados, trabalhar em equipe, desenvolver propostas de avaliação, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, compromissar-se social e politicamente, dialogar com os alunos, dialogar com os professores da instituição, demonstrar postura crítica, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, estudar propostas e políticas educacionais, participar de associações de classe, atuar em banca examinadora docente e discente, coletar dados e materiais para pesquisa, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, sugerir composição de bancas examinadoras, gerenciar convênios, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, produzir artigos para divulgação, exercer cargos de representação, orientar alunos de iniciação científica, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, organizar coletâneas, coordenar grupos de pesquisa, avaliar cursos, atuar em projetos de extensão, trabalhar com diferentes formas de interação humana, realizar eventos, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, atuar em debates, prever fontes de financiamento, produzir vídeos, avaliar material didático, elaborar programas e cronogramas, avaliar currículos e propostas pedagógicas, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, coordenar equipes de trabalho, participar de atividades culturais, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, sistematizar conteúdos, constituir grupos de pesquisa, avaliar projetos de pesquisa, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, coordenar projetos pedagógicos, estabelecer relações com os órgãos de fomento, avaliar a própria prática de pesquisa, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, participar de reuniões, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, estudar outros idiomas, redigir publicações científicas, estudar diferentes formas de comunicação, analisar dados e materiais de pesquisa, proferir palestras, avaliar trabalhos científicos, planejar pesquisas, planejar aulas, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, produzir planos de cursos e de aulas, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, coordenar áreas, disciplinas e turmas, atuar no processo de seleção de alunos e professores, dialogar com as entidades representativas, produzir cartazes, desenvolver atividades interativas, discutir resultados de avaliação, avaliar projetos de extensão, demonstrar postura ética, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, auto avaliar-se, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa ficou em 3.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 3.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa ficou em 7.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2025

O salário de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa mostrado aqui é resultado do levantamento de 748 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa CBO 234515 salário