O dissídio de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234515 no cargo de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 11.907,02

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

326 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Balsas - MA

R$ 2.454,70

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

167 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Apoio à Educação

R$ 15.952,91

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação

379 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional Ministra aulas, ensinando fundamentos e métodos de pesquisa educacional, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e de formação de professores Articula ensino e aprendizagem, para a produção científica e a propagação de conhecimentos sobre processos educativos, por meio de teorias e práticas, considerando currículos, desenvolvimento profissional, metodologias de ensino e aprendizagem, entre outros temas.

Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional Orienta e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho e de trabalhos acadêmicos.

Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode participar de atividades administrativas Atua de acordo com a legislação educacional, protocolos de pesquisa, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho

O que faz um Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa

O Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional planeja ações para desenvolvimento de pesquisa educacional, referente a currículo, culturas, saberes e práticas educativas, formação docente, cotidiano escolar, linguagens, educação e trabalho, educação especial, educação a distância, ensino e aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento Ministra aulas, atividades e programas, referentes a princípios, métodos, fundamentos de pesquisa educacional.

Define o conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos.

Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica, de produção científica e de extensão, organiza visitas a instituições para pesquisa Coordena, orienta e supervisiona ações de formação pedagógica em pesquisas educacionais.

Medeia a relação do estagiário com instituições no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios, identificando oportunidades Orienta alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos de pesquisa, como tratamento e análise de dados, disseminação de resultados, relevância e exequibilidade, indica fontes de consulta, avalia textos e relatórios produzidos.

Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.

Orienta alunos quanto à elaboração de projetos, de termos de consentimento livre e esclarecido e a submetê-los ao comitê de ética em pesquisa, quando for o caso Realiza avaliações das atividades acadêmicas, sobre desenvolvimento das aulas, desempenho dos alunos, cursos e currículos, propostas e ações didático-pedagógicas, material didático.

Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos.

Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais Produz material de trabalho, elabora planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos Organiza coletâneas e publicações da área educacional.

Realiza pesquisas científicas na área, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura Redige relatórios e publicações científicas Analisa a produção científica publicada e identifica formas de interação aplicáveis nas diversas situações de ensino.

Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado.

Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, em educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores.

Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção Aplica técnicas e estratégias de comunicação, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade e objetividade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

Funções do Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional

O profissional Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa deve atualizar-se na Área, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, avaliar o trabalho acadêmico científico, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, orientar alunos, comunicar-se, supervisionar formação pedagógica em estágios, produzir material de trabalho, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, participar de atividades administrativas, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.

Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional

Um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional deve dialogar com os alunos, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, sistematizar dados e materiais de pesquisa, sistematizar conteúdos, avaliar currículos de alunos, avaliar planos de ação pedagógica, estudar a legislação educacional, realizar revisão da literatura na área, desenvolver propostas de avaliação, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, produzir planos de cursos e de aulas, participar de congressos e eventos científicos, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, participar de reuniões, planejar eventos e seminários, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), avaliar políticas educacionais, orientar monitores, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, demonstrar postura ética, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, coordenar equipes de trabalho, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), elaborar programas e cronogramas, estabelecer relações com os órgãos de fomento, avaliar o desempenho dos alunos, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, dialogar com as entidades representativas, preencher relatórios de atividades, atender alunos, individualmente e em grupo, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, treinar auxiliares de pesquisa, dominar a língua portuguesa, avaliar trabalhos científicos, exercer cargos de representação, divulgar resultados de pesquisas, atuar em projetos de extensão, orientar alunos de iniciação científica, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, coordenar pesquisas, compromissar-se social e politicamente, prestar assessoria a órgãos públicos, avaliar projetos de extensão, trabalhar com diferentes formas de interação humana, programar cursos para atendimento a demandas externas, gerenciar projetos, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, planejar pesquisas, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, avaliar material didático, participar de atividades culturais, produzir artigos para divulgação, produzir vídeos, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, gerenciar convênios, constituir grupos de pesquisa, auto avaliar-se, planejar projetos de intervenção pedagógica, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, avaliar projetos de pesquisa, coordenar áreas, disciplinas e turmas, avaliar a própria prática de pesquisa, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, dialogar com os professores da instituição, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, participar de associações científicas, produzir hipertextos, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, elaborar projetos de extensão, atuar no processo de seleção de alunos e professores, produzir cartazes, realizar eventos, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, atuar em banca examinadora docente e discente, participar de colegiados, coordenar reuniões, analisar dados e materiais de pesquisa, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, atribuir notas e conceitos, planejar aulas, organizar coletâneas, analisar os problemas da realidade brasileira, produzir textos para uso pedagógico, planejar a produção de materiais didáticos, coordenar eventos, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, coletar dados e materiais para pesquisa, coordenar grupos de pesquisa, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, redigir publicações científicas, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, estudar propostas e políticas educacionais, atuar em debates, analisar pesquisas educacionais, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, atuar em comissões editoriais, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, estudar diferentes formas de comunicação, planejar projetos de extensão, avaliar o desenvolvimento das aulas, coordenar cursos, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, planejar os ambientes de aprendizagem, sugerir composição de bancas examinadoras, coordenar projetos de extensão, participar de comissões, coordenar projetos pedagógicos, proferir palestras, estudar a constituição de profissões no campo educacional, discutir resultados de avaliação, coordenar convênios, avaliar currículos e propostas pedagógicas, demonstrar postura crítica, elaborar pareceres, organizar publicações, produzir transparências, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, trabalhar em equipe, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, prever fontes de financiamento, colaborar em comissões de avaliação, produzir instrumentos de avaliação, desenvolver atividades interativas, estudar outros idiomas, exercer cargos de direção, estudar a produção científica da área, avaliar cursos, participar de associações de classe, redigir relatórios de pesquisa.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa ficou em 5.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 5.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa ficou em 5.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2025

O salário de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa mostrado aqui é resultado do levantamento de 748 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa CBO 234515 salário