O dissídio de Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231310 no cargo de Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental.

Estado com maior salário médio

Piauí

R$ 10.470,86

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.233 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Recife - PE

R$ 6.126,73

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

326 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de educação artística do ensino fundamental ministra aulas de arte (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Instrui os alunos com técnicas para, transpondo o mundo ao seu redor, se expressarem por meio de artes visuais, dança, música, teatro, dentre outras manifestações artísticas.

Estimula a criatividade dos alunos, a busca pela solução de problemas e o trabalho em grupo Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios e aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação Registra informações das atividades desenvolvidas.

Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental

O Professor de educação artística do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, identificando potencialidades individuais e coletivas de expressão artística Define conteúdo programático, situações de aprendizagem e estratégias de ensino e de avaliação.

Prepara e seleciona recursos para ensinar técnicas de desenho, pintura, escultura, artes digitais, fotografia, dança, interpretação teatral, música, dentre outras.

Define atividades extraclasse Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define objetivos das aulas.

Estabelece extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando a área do conhecimento, a diversidade da turma, e o interesse dos alunos.

Ministra aulas de arte (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e estabelecendo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos sociais e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Estimula a criatividade dos alunos e a busca pela solução de problemas Incentiva o trabalho em grupos, para reflexão sobre diversos temas, tais como problemas da sociedade contemporânea, arte, cultura e estética Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à percepção, à subjetividade, à criatividade e à apreciação de produção de arte de diversos gêneros.

Desenvolve as capacidades de expressão e de comunicação nas manifestações de arte e de apreciação das mais diferentes linguagens artísticas e culturais Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania e valores éticos e morais Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços extraescolares, como visitar exposições de arte, assistir peças de teatro, entre outras atividades.

Pode acessar museus pela Internet, permitindo que os alunos observem detalhes das obras de arte, dos artefatos expostos e da arquitetura dos espaços Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação.

Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de linguagens Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.

Funções do Professor de educação artística do ensino fundamental

O profissional Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental deve planejar cursos, aulas e atividades escolares, comunicar-se, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, estudar, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, promover a educação dos alunos, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de educação artística do ensino fundamental

Um Professor de educação artística do ensino fundamental deve ler literatura específica da área de conhecimento, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, aprender novas tecnologias, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, ministrar aulas, propor critérios para a composição das classes, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, elaborar o projeto pedagógico, registrar atividades extracurriculares, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, participar da gestão escolar nos colegiados, definir processos e critérios de avaliação, preencher diário de classe, participar das assembleias escolares, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, demonstrar solidariedade, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, revelar interesses multidisciplinares, consultar legislação, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, demonstrar controle emocional, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, demonstrar criatividade e iniciativa, estabelecer as metodologias de ensino, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, determinar os objetivos do curso e da disciplina, analisar a autoavaliação dos alunos, agir eticamente, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, criar situações múltiplas de aprendizagem, conviver com as ideias ou posições contrárias, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, orientar a autoavaliação dos alunos, demonstrar capacidade de intervir na realidade, discutir projetos interdisciplinares com colegas, contextualizar os conhecimentos, analisar o plano de gestão da escola, organizar atividades comunitárias, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, preencher formulários com notas e faltas, propor opções para o horário de trabalho, demonstrar pontualidade e assiduidade, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, estimular a troca de conhecimento, prever recursos materiais e didáticos, decodificar diferentes códigos e linguagens, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, elencar temas para projetos pedagógicos, acompanhar as mudanças na área da educação, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, debater projetos interdisciplinares com os alunos, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, sistematizar o conhecimento, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, registrar atividades culturais e pedagógicas, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, selecionar os conteúdos, dialogar com a direção e coordenações da escola, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, avaliar a frequência dos alunos, demonstrar liderança, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, consultar bibliotecas, elaborar os instrumentos de avaliação, propor estudos interdisciplinares, empregar recursos e procedimentos didáticos, possibilitar a apropriação de conhecimentos, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, respeitar os limites dos alunos, construir relações de confiança com os alunos, trabalhar em equipe, trocar experiências com os professores através de reuniões, prever participação em eventos culturais e científicos, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, demonstrar capacidade de diálogo, participar da elaboração do plano de gestão da escola, propor atividades culturais, realizar reuniões com os pais para orientação, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, organizar a bibliografia, colocar-se disponível para os alunos, expressar-se com clareza, registrar avaliações e resultados, listar material escolar básico, respeitar a heterogeneidade dos alunos, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, propor regras comuns para comunidade escolar, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, assumir funções administrativo-pedagógicas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental ficou em 7.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 7.50% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental ficou em 8.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2024

O salário de Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental mostrado aqui é resultado do levantamento de 2775 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental CBO 231310 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 26h 3.501,81 3.637,53 5.133,40 27,57 4.30%
Rio de Janeiro 25h 3.473,06 3.607,66 5.091,24 28,32 6.30%
Santa Catarina 27h 3.119,37 3.240,27 4.572,76 23,77 4.10%
Minas Gerais 23h 3.267,34 3.393,97 4.789,67 29,89 5.90%
Rio Grande do Sul 27h 2.467,06 2.562,68 3.616,53 19,12 7.20%
Paraná 24h 2.760,71 2.867,70 4.046,99 23,81 4.90%
Bahia 32h 2.639,76 2.742,07 3.869,69 17,21 5.90%
Pernambuco 33h 5.191,17 5.392,36 7.609,87 33,14 5.00%
Distrito Federal 26h 3.973,36 4.127,36 5.824,65 31,53 7.20%
Goiás 28h 3.264,98 3.391,52 4.786,21 23,96 4.80%
Pará 29h 4.280,78 4.446,69 6.275,31 30,17 6.40%
Acre 41h 2.757,78 2.864,66 4.042,70 13,96 4.50%
Espírito Santo 31h 3.504,11 3.639,92 5.136,76 23,14 7.00%
Mato Grosso do Sul 23h 2.277,62 2.365,89 3.338,81 20,51 4.60%
Rio Grande do Norte 34h 3.721,98 3.866,24 5.456,15 23,07 4.10%
Ceará 34h 3.352,17 3.482,09 4.914,04 20,35 5.80%
Mato Grosso 29h 2.685,90 2.790,00 3.937,33 19,32 7.30%
Maranhão 34h 8.093,84 8.407,54 11.864,97 49,55 8.20%
Amazonas 33h 6.743,20 7.004,55 9.885,03 43,01 4.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental.

Dissídio de Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental por cidade

Quanto ganha um Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 23 4.128,77 4.288,78 6.052,46 37,61 7.10%
Limeira, SP 30 3.553,66 3.691,39 5.209,39 24,56 8.10%
Rio de Janeiro, RJ 24 3.666,49 3.808,59 5.374,80 31,64 7.60%
Porto Alegre, RS 36 2.471,31 2.567,09 3.622,75 14,09 7.60%
Brasília, DF 26 3.973,36 4.127,36 5.824,65 31,53 7.40%
Capixaba, AC 44 2.820,96 2.930,30 4.135,32 13,32 7.10%
Salvador, BA 36 2.841,78 2.951,92 4.165,84 16,36 6.30%
Recife, PE 32 5.898,14 6.126,73 8.646,23 37,79 7.60%
Belo Horizonte, MG 19 3.622,85 3.763,27 5.310,83 39,33 6.10%
Uberlândia, MG 20 2.455,89 2.551,08 3.600,16 25,60 4.30%
Belém, PA 33 5.519,16 5.733,06 8.090,67 35,18 7.10%
Florianópolis, SC 24 2.718,59 2.823,95 3.985,25 23,11 5.30%
Natal, RN 33 2.902,83 3.015,33 4.255,33 18,13 5.80%
Curitiba, PR 30 3.485,40 3.620,49 5.109,34 24,02 7.00%
Imbituba, SC 26 2.709,73 2.814,75 3.972,26 21,77 5.50%
Monte Alto, SP 30 3.189,20 3.312,80 4.675,12 22,09 7.50%
Campo Grande, MS 20 2.084,26 2.165,04 3.055,37 22,08 4.70%
Campinas, SP 18 2.928,94 3.042,45 4.293,60 33,30 6.50%
Rio Claro, SP 23 3.262,07 3.388,50 4.781,95 29,01 5.40%
São José dos Campos, SP 22 2.616,37 2.717,77 3.835,40 24,35 6.00%
Jundiaí, SP 25 3.037,60 3.155,33 4.452,90 25,34 7.10%
Sorocaba, SP 32 4.894,70 5.084,40 7.175,26 31,73 5.50%
Londrina, PR 24 2.594,69 2.695,25 3.803,62 22,09 7.30%
Goiânia, GO 32 4.956,53 5.148,63 7.265,90 32,23 7.90%
Barra do Pirai, RJ 14 2.182,97 2.267,58 3.200,08 31,33 6.40%
Fortaleza, CE 36 1.967,08 2.043,32 2.883,59 11,32 6.60%
Niterói, RJ 21 3.876,51 4.026,75 5.682,67 38,81 8.30%
Pilar do Sul, SP 28 3.365,50 3.495,93 4.933,57 24,97 6.20%
Eldorado, SP 30 3.132,04 3.253,43 4.591,34 21,69 7.30%
Manaus, AM 33 6.743,20 7.004,55 9.885,03 43,01 6.00%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Ensino fundamental 3.614,71 3.754,81 5.298,90 5.60%
Administração pública em geral 3.250,93 3.376,92 4.765,61 5.80%
Educação infantil - pré-escola 3.698,91 3.842,26 5.422,32 6.40%
Ensino médio 3.596,57 3.735,96 5.272,30 5.60%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 3.034,65 3.152,26 4.448,57 7.90%
Educação infantil - creche 3.532,37 3.669,27 5.178,19 7.30%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 2.188,55 2.273,37 3.208,25 8.20%
Concessionárias de rodovias, pontes, túneis e serviços relacionados 1.431,52 1.487,00 2.098,50 6.00%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.865,28 2.976,33 4.200,28 4.30%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 3.822,73 3.970,89 5.603,84 6.40%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 2.157,39 2.241,01 3.162,58 5.00%
Atividades de condicionamento físico 2.375,25 2.467,31 3.481,95 5.50%
Atividades de organizações religiosas 3.680,76 3.823,42 5.395,72 5.50%
Educação profissional de nível técnico 3.963,25 4.116,85 5.809,82 4.80%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.147,87 2.231,11 3.148,61 6.70%
Locação de mão-de-obra temporária 4.388,54 4.558,63 6.433,27 7.10%
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte 18.168,19 18.872,33 26.633,20 6.00%
Educação superior - graduação e pós-graduação 2.281,91 2.370,35 3.345,11 7.00%
Educação superior - graduação 2.075,72 2.156,17 3.042,85 4.60%
Atividades de apoio à gestão de saúde 1.827,02 1.897,83 2.678,28 7.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.