O dissídio de Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 991115 no cargo de Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos).

Estado com maior salário médio

Espírito Santo

R$ 2.992,07

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

884 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belém - PA

R$ 1.834,88

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Curitiba - PR

349 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Obras de Fundações

R$ 4.785,05

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Construção de Rodovias e Ferrovias

1.357 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos) opera máquinas especiais em atividades de conservação e manutenção de vias permanentes, movimentando materiais diversos, executando a correção da geometria da via, efetuando a substituição de lastro contaminado por lastro tratado, e realizando esmerilhamento para ações preventivas e corretivas em trilhos Elabora relatório sobre ocorrências, horas de trabalho e atividades realizadas.

Providencia manutenção de máquinas e equipamentos Cumpre legislação, procedimentos, normas regulamentadoras de navegação no transporte de pessoas e cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)

O Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos) prepara-se para operação de máquinas especiais, verificando a programação de atividades de conservação e manutenção de via permanente e definindo prioridades Movimenta, com máquinas, materiais diversos – como britas, dormentes e trilhos - para realização de serviços de reparação dos componentes da via.

Executa a correção da geometria da via por meio de máquinas e equipamentos, analisando informações topográficas e geométricas e estabelecendo o limite de nivelamento e alinhamento.

Prepara a máquina, alimentando-a com dados geométricos Corrige alinhamento, nivelamento longitudinal e desnível transversal dos trilhos, monitorando instrumentos de correção da via.

Realiza ciclo de socaria do lastro, garantindo uma camada de apoio estável aos dormentes Instala máquina de desguarnecimento na via e monitora seu painel de controle, determinando a profundidade de corte da máquina, para remover lastro contaminado e recolocar lastro tratado.

Prepara a execução de esmerilhamento de trilhos, medindo o desgaste ondulatório de trilhos e definindo o método para realização do serviço.

Opera esmerilhadeira para ação preventiva e corretiva em trilhos, controlando a velocidade do trabalho, regulando e monitorando os ângulos e a pressão dos motores de esmerilhamento Avalia qualidade do esmerilhamento do trilho e anota detalhes do serviço executado.

Elabora relatório prestando informações sobre ocorrências, horas de trabalho e atividades realizadas.

Comunica-se com o centro de controle operacional do local do serviço, confirmando liberação de via para manutenção e pedindo autorização para interdição de linha Examina as condições gerais de equipamentos e máquinas especiais, troca peças danificadas e solicita serviço de manutenção, para solucionar problemas de funcionamento Encaminha equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho para aferição, auxiliando os técnicos na realização do serviço.

Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual e respeitando os limites de velocidade da via Aplica procedimentos de segurança, mapeando áreas de risco, definindo riscos em potencial, sinalizando e isolando áreas Interdita linha em casos de emergência.

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Funções do Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos)

O profissional Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) deve providenciar manutenção de máquinas e equipamentos, demonstrar competências pessoais, trabalhar com segurança, comunicar-se, esmerilhar trilhos, reparar componentes da superestrutura e da infraestrutura da via, desguarnecer lastro, inspecionar vias, corrigir geometria da via por meio de equipamentos, realizar soldagem aluminotérmica.

Condições de trabalho da profissão

Conservadores de vias permanentes (trilhos) trabalham em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, em locais abertos, no horário noturno. Porém,o trabalho em horário diurno também é possível, especialmente no caso dos conservadores de vias. Normalmente trabalham em locais subterrâneos e sujeitos a posições desconfortáveis durante longos períodos. O soldador aluminotérmico pode permanecer exposto a ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício das ocupações de conservador de vias permanentes e soldadores aluminotérmicos requer-se ensino fundamental completo. No caso do operador de máquinas especiais e do inspetor de vias permanentes, exige-se ensino médio completo e curso básico de qualificação com até duzentas horas-aula, ministrado em escola profissionalizante. As empresas dão preferência a trabalhadores que tenham cursos de mecânica geral e ou elétrica, especialmente no caso do inspetor de vias permanentes. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho.

Atividades exercidas por um Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos)

Um Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos) deve anotar detalhes do serviço executado, peneirar brita para remoção de detritos, regular pressão dos motores de esmerilhamento, analisar informações topográficas e geométricas da via, participar da elaboração da programação de trabalho, analisar programação de inspeção, corrigir nivelamento longitudinal, operar veículo de inspeção geométrica da via, encaminhar para aferição equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho, avaliar local de depósito do rejeito, recolher objetos estranhos da via, reforçar a marcação de parâmetros na via, usar equipamentos de segurança individual, reciclar-se, atentar para as normas de segurança, estabelecer limite de nivelamento e alinhamento da via, esmerilhar componentes de amv, trilhos e juntas, descarregar trilhos, relatar horas e atividades desenvolvidas pela equipe, controlar a velocidade de trabalho (do esmerilhamento), posicionar carro esmerilhador na via, examinar condições das ferramentas, inteirar-se do trabalho a ser realizado, definir método de esmerilhamento, regularizar lastro, ajustar dados da máquina, monitorar o painel de controle da máquina desguarnecedora, recolocar lastro tratado, avaliar qualidade do esmerilhamento do trilho, pedir autorização para interdição de linha, relacionar pendências do equipamento, remover equipamentos à oficina, injetar produtos químicos nos dormentes, examinar condições gerais do veículo, remover lastro contaminado, demonstrar bom senso, definir prioridades, mapear áreas de risco, examinar o estado do trilho, carregar materiais diversos, classificar nível de falhas, lavar vias, encaminhar veículo para manutenção, corrigir desnível transversal dos trilhos, comunicar ao centro de controle operacional o local de serviço, varrer lastro, deslocar-se a pé pela via, respeitar limites de velocidade da via, comunicar ocorrências, checar equipamento (check list), demonstrar capacidade de concentração, operar esmerilhadeira para ação corretiva e ou preventiva em trilhos, descarregar britas e dormentes, checar água de irrigação (máquina esmerilhadora) e extintores, conduzir trem esmerilhador até local de trabalho, monitorar pressão e ângulos dos motores de esmerilhamento, regular ângulos dos motores de esmerilhamento, sinalizar vias, medir desgaste ondulatório de trilhos, corrigir alinhamento, auxiliar técnicos na aferição de máquinas, relatar falhas detectadas no ato de inspeção, preparar a máquina, aplicar procedimentos de segurança, trocar informações com outras áreas, socar lastro, demonstrar responsabilidade, instalar máquina de desguarnecimento na via, trabalhar em equipe, monitorar instrumentos de correção de via, demonstrar senso de ética, demonstrar iniciativa, isolar áreas, confirmar liberação de via para manutenção, trocar peças danificadas, determinar profundidade de corte da máquina desguarnecedora, interditar linha em situação de emergência, definir riscos em potencial, alimentar a máquina com dados geométricos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Conservadores de vias permanentes (trilhos) que ficou em 5.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) ficou em 4.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Conservadores de vias permanentes (trilhos) 2025

O salário de Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.007 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Conservadores de vias permanentes (trilhos) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) CBO 991115 salário