O dissídio de Operador de Máquinas Especiais em Conservação de Via Permanente (trilhos) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 991115 no cargo de Operador de Máquinas Especiais em Conservação de Via Permanente (trilhos).

Estado com maior salário médio

Espírito Santo

R$ 2.992,07

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

884 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belém - PA

R$ 1.834,88

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Curitiba - PR

349 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Obras de Fundações

R$ 4.785,05

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Construção de Rodovias e Ferrovias

1.357 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos) opera máquinas especiais em atividades de conservação e manutenção de vias permanentes, movimentando materiais diversos, executando a correção da geometria da via, efetuando a substituição de lastro contaminado por lastro tratado, e realizando esmerilhamento para ações preventivas e corretivas em trilhos Elabora relatório sobre ocorrências, horas de trabalho e atividades realizadas.

Providencia manutenção de máquinas e equipamentos Cumpre legislação, procedimentos, normas regulamentadoras de navegação no transporte de pessoas e cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Operador de Máquinas Especiais em Conservação de Via Permanente (trilhos)

O Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos) prepara-se para operação de máquinas especiais, verificando a programação de atividades de conservação e manutenção de via permanente e definindo prioridades Movimenta, com máquinas, materiais diversos – como britas, dormentes e trilhos - para realização de serviços de reparação dos componentes da via.

Executa a correção da geometria da via por meio de máquinas e equipamentos, analisando informações topográficas e geométricas e estabelecendo o limite de nivelamento e alinhamento.

Prepara a máquina, alimentando-a com dados geométricos Corrige alinhamento, nivelamento longitudinal e desnível transversal dos trilhos, monitorando instrumentos de correção da via.

Realiza ciclo de socaria do lastro, garantindo uma camada de apoio estável aos dormentes Instala máquina de desguarnecimento na via e monitora seu painel de controle, determinando a profundidade de corte da máquina, para remover lastro contaminado e recolocar lastro tratado.

Prepara a execução de esmerilhamento de trilhos, medindo o desgaste ondulatório de trilhos e definindo o método para realização do serviço.

Opera esmerilhadeira para ação preventiva e corretiva em trilhos, controlando a velocidade do trabalho, regulando e monitorando os ângulos e a pressão dos motores de esmerilhamento Avalia qualidade do esmerilhamento do trilho e anota detalhes do serviço executado.

Elabora relatório prestando informações sobre ocorrências, horas de trabalho e atividades realizadas.

Comunica-se com o centro de controle operacional do local do serviço, confirmando liberação de via para manutenção e pedindo autorização para interdição de linha Examina as condições gerais de equipamentos e máquinas especiais, troca peças danificadas e solicita serviço de manutenção, para solucionar problemas de funcionamento Encaminha equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho para aferição, auxiliando os técnicos na realização do serviço.

Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual e respeitando os limites de velocidade da via Aplica procedimentos de segurança, mapeando áreas de risco, definindo riscos em potencial, sinalizando e isolando áreas Interdita linha em casos de emergência.

.

Funções do Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos)

O profissional Operador de Máquinas Especiais em Conservação de Via Permanente (trilhos) deve providenciar manutenção de máquinas e equipamentos, inspecionar vias, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, desguarnecer lastro, corrigir geometria da via por meio de equipamentos, esmerilhar trilhos, reparar componentes da superestrutura e da infraestrutura da via, trabalhar com segurança, realizar soldagem aluminotérmica.

Condições de trabalho da profissão

Conservadores de vias permanentes (trilhos) trabalham em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, em locais abertos, no horário noturno. Porém,o trabalho em horário diurno também é possível, especialmente no caso dos conservadores de vias. Normalmente trabalham em locais subterrâneos e sujeitos a posições desconfortáveis durante longos períodos. O soldador aluminotérmico pode permanecer exposto a ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício das ocupações de conservador de vias permanentes e soldadores aluminotérmicos requer-se ensino fundamental completo. No caso do operador de máquinas especiais e do inspetor de vias permanentes, exige-se ensino médio completo e curso básico de qualificação com até duzentas horas-aula, ministrado em escola profissionalizante. As empresas dão preferência a trabalhadores que tenham cursos de mecânica geral e ou elétrica, especialmente no caso do inspetor de vias permanentes. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho.

Atividades exercidas por um Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos)

Um Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos) deve definir riscos em potencial, checar equipamento (check list), encaminhar veículo para manutenção, alimentar a máquina com dados geométricos, pedir autorização para interdição de linha, reciclar-se, instalar máquina de desguarnecimento na via, corrigir desnível transversal dos trilhos, atentar para as normas de segurança, interditar linha em situação de emergência, demonstrar capacidade de concentração, participar da elaboração da programação de trabalho, corrigir alinhamento, demonstrar iniciativa, regular pressão dos motores de esmerilhamento, relatar horas e atividades desenvolvidas pela equipe, demonstrar bom senso, comunicar ao centro de controle operacional o local de serviço, inteirar-se do trabalho a ser realizado, reforçar a marcação de parâmetros na via, varrer lastro, aplicar procedimentos de segurança, avaliar qualidade do esmerilhamento do trilho, anotar detalhes do serviço executado, descarregar britas e dormentes, auxiliar técnicos na aferição de máquinas, classificar nível de falhas, checar água de irrigação (máquina esmerilhadora) e extintores, definir prioridades, analisar informações topográficas e geométricas da via, operar veículo de inspeção geométrica da via, recolocar lastro tratado, trabalhar em equipe, regular ângulos dos motores de esmerilhamento, trocar informações com outras áreas, monitorar instrumentos de correção de via, monitorar pressão e ângulos dos motores de esmerilhamento, examinar condições gerais do veículo, definir método de esmerilhamento, trocar peças danificadas, controlar a velocidade de trabalho (do esmerilhamento), regularizar lastro, remover lastro contaminado, operar esmerilhadeira para ação corretiva e ou preventiva em trilhos, relatar falhas detectadas no ato de inspeção, comunicar ocorrências, monitorar o painel de controle da máquina desguarnecedora, descarregar trilhos, sinalizar vias, conduzir trem esmerilhador até local de trabalho, relacionar pendências do equipamento, demonstrar senso de ética, recolher objetos estranhos da via, examinar o estado do trilho, usar equipamentos de segurança individual, corrigir nivelamento longitudinal, examinar condições das ferramentas, medir desgaste ondulatório de trilhos, respeitar limites de velocidade da via, analisar programação de inspeção, isolar áreas, demonstrar responsabilidade, lavar vias, avaliar local de depósito do rejeito, posicionar carro esmerilhador na via, remover equipamentos à oficina, encaminhar para aferição equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho, esmerilhar componentes de amv, trilhos e juntas, injetar produtos químicos nos dormentes, confirmar liberação de via para manutenção, deslocar-se a pé pela via, carregar materiais diversos, peneirar brita para remoção de detritos, determinar profundidade de corte da máquina desguarnecedora, socar lastro, estabelecer limite de nivelamento e alinhamento da via, mapear áreas de risco, preparar a máquina, ajustar dados da máquina.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Operador de Máquinas Especiais em Conservação de Via Permanente (trilhos) ficou em 5.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Máquinas Especiais em Conservação de Via Permanente (trilhos) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Conservadores de vias permanentes (trilhos) que ficou em 5.30% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Máquinas Especiais em Conservação de Via Permanente (trilhos) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Operador de Máquinas Especiais em Conservação de Via Permanente (trilhos) ficou em 4.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 15,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Conservadores de vias permanentes (trilhos) 2025

O salário de Operador de Máquinas Especiais em Conservação de Via Permanente (trilhos) mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.007 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Conservadores de vias permanentes (trilhos) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Máquinas Especiais em Conservação de Via Permanente (trilhos) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Operador de Máquinas Especiais em Conservação de Via Permanente (trilhos) CBO 991115 salário