O dissídio de Operador de Mesa Telefônica 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422205 no cargo de Operador de Mesa Telefônica.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 2.018,97
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
4.447 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ji-Parana - RO
R$ 1.645,82
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.406 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Transporte Rodoviário de Carga, Exceto Produtos Perigosos e Mudanças, Intermunicipal, Interestadual e Internacional
R$ 2.491,46
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Limpeza em Prédios e em Domicílios
1.601 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Telefonista opera equipamentos e sistemas de telefonia em empresa ou instituição Realiza, transfere e atende chamadas locais, interurbanas e internacionais.
Presta informações sobre ramais, números de telefone e códigos de áreas nacionais e internacionais Recebe, anota e transmite mensagens Organiza e atualiza cadastros.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia Pode tarifar ligações Atua de acordo com manuais e protocolos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Operador de Mesa Telefônica
O Telefonista opera equipamentos e sistemas de telefonia, tais como sistemas PABX analógicos, sistemas de integração entre computador e telefonia (centrais telefônicas digitais e telefonia digital) e sistemas híbridos (combinações entre as tecnologias analógicas e digitais) Realiza, bloqueia-desbloqueia e transfere chamadas, atendendo solicitações internas e externas e seguindo normas, manuais e protocolos.
Distribui ligações locais, interurbanas e internacionais para as áreas internas e externas da empresa ou instituição.
Prepara chamadas de conferência por telefone Direciona chamadas de emergência para o local apropriado.
Presta informações sobre ramais, alteração de número telefônico, códigos de áreas nacionais e internacionais, entre outras Esclarece dúvidas de diferentes públicos sobre a empresa ou instituição, tais como endereço e horário de atendimento.
Anota e transmite mensagens, localizando o destinatário dentro da empresa ou instituição.
Organiza e atualiza cadastros de informações – inclusive números de telefones – de funcionários, de prestadores de serviços e de contatos externos Organiza e atualiza listas de ramais.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia, contribuindo em atividades de atualização de procedimentos.
Pode tarifar ligações, informando o valor de ligações concluídas Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.
Funções do Telefonista
O profissional Operador de Mesa Telefônica deve prestar serviços, elaborar escalas de trabalho, demonstrar competências pessoais, monitorar atendimentos, treinar funcionários, cadastrar informações, atender o cliente, fornecer informações, comunicar-se, operar equipamentos.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho.
Atividades exercidas por um Telefonista
Um Telefonista deve demonstrar agilidade, reorientar práticas de trabalho (reciclagem), demonstrar segurança, interpretar mensagem do cliente, informar tarifas, informar códigos de área nacionais e internacionais, direcionar cliente a outros serviços, ouvir o cliente, registrar pendências de informações, encaminhar reclamações ao supervisor, atualizar cadastro, cadastrar telefone e ramais de empresas, solicitar auxílio de operadoras internacionais, conservar equipamentos de trabalho, demonstrar entusiasmo, higienizar equipamentos de trabalho, pronunciar-se claramente, localizar pessoas, informar ramais, transmitir informações corretamente, informar fuso-horário, transferir chamadas internas e externas, acionar despertador automático, informar horário de atendimento, adequar o tom de voz, demonstrar objetividade, redigir ordens de serviço, responder a questionários de avaliação interna, programar pabx, demonstrar imparcialidade, demonstrar capacidade de assimilação, preencher livros de ocorrências diárias, cadastrar números de telefones, interceptar ligações, escutar atentamente (saber ouvir), anotar recados, identificar tipo de chamada, registrar reclamações de trote, operar plataforma de atendimento telefônico, transmitir normas de atendimento padrão, acompanhar ligação, orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa, demonstrar paciência, verificar cumprimento das normas de atendimento, demonstrar respeito com o cliente, informar sobre eventos e cursos, cadastrar telefone e ramal de funcionários, digitar teclados, transmitir recados, comunicar-se em outros idiomas, identificar necessidades do cliente, lançar ligações manualmente, propor medidas corretivas, pesquisar banco de dados telefônico, instruir funcionários sobre sistemas operacionais, preencher boleto de tarifa, operar pabx, identificar-se (nome do atendente), demonstrar autocontrole, demonstrar pontualidade, bloquear ligações, falar formalmente, informar endereços da empresa e filiais, retornar contato com cliente, sugerir agenda de folgas, informar números de telefones internos, informar valor de ligações concluídas via operador, identificar código de serviço na tela do computador, despertar hóspedes pelo telefone, consultar terminal de informações, dominar o idioma inglês, consultar banco de dados de procedimentos via internet, saudar o cliente, gravar informações, demonstrar cordialidade, identificar origem da chamada, orientar funcionários sobre mudanças de procedimento, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, identificar pontos de melhoria, participar de cursos específicos, demonstrar prontidão, informar alteração de número telefônico, manter sigilo, atualizar painel de informações de eventos, sondar tipo de solicitação de serviço, fazer monitoria ativa, completar chamadas nacionais e internacionais.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Operador de Mesa Telefônica ficou em 3.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Mesa Telefônica e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telefonia que ficou em 3.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Mesa Telefônica em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Operador de Mesa Telefônica ficou em 9.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telefonia 2025
O salário de Operador de Mesa Telefônica mostrado aqui é resultado do levantamento de 18.121 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telefonia que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Mesa Telefônica com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: