O dissídio de Operador de Mesa Telefônica 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422205 no cargo de Operador de Mesa Telefônica.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 2.018,97

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

4.447 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ji-Parana - RO

R$ 1.645,82

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.406 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Transporte Rodoviário de Carga, Exceto Produtos Perigosos e Mudanças, Intermunicipal, Interestadual e Internacional

R$ 2.491,46

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Limpeza em Prédios e em Domicílios

1.601 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Telefonista opera equipamentos e sistemas de telefonia em empresa ou instituição Realiza, transfere e atende chamadas locais, interurbanas e internacionais.

Presta informações sobre ramais, números de telefone e códigos de áreas nacionais e internacionais Recebe, anota e transmite mensagens Organiza e atualiza cadastros.

Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia Pode tarifar ligações Atua de acordo com manuais e protocolos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Operador de Mesa Telefônica

O Telefonista opera equipamentos e sistemas de telefonia, tais como sistemas PABX analógicos, sistemas de integração entre computador e telefonia (centrais telefônicas digitais e telefonia digital) e sistemas híbridos (combinações entre as tecnologias analógicas e digitais) Realiza, bloqueia-desbloqueia e transfere chamadas, atendendo solicitações internas e externas e seguindo normas, manuais e protocolos.

Distribui ligações locais, interurbanas e internacionais para as áreas internas e externas da empresa ou instituição.

Prepara chamadas de conferência por telefone Direciona chamadas de emergência para o local apropriado.

Presta informações sobre ramais, alteração de número telefônico, códigos de áreas nacionais e internacionais, entre outras Esclarece dúvidas de diferentes públicos sobre a empresa ou instituição, tais como endereço e horário de atendimento.

Anota e transmite mensagens, localizando o destinatário dentro da empresa ou instituição.

Organiza e atualiza cadastros de informações – inclusive números de telefones – de funcionários, de prestadores de serviços e de contatos externos Organiza e atualiza listas de ramais.

Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia, contribuindo em atividades de atualização de procedimentos.

Pode tarifar ligações, informando o valor de ligações concluídas Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Funções do Telefonista

O profissional Operador de Mesa Telefônica deve elaborar escalas de trabalho, fornecer informações, operar equipamentos, cadastrar informações, monitorar atendimentos, atender o cliente, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, prestar serviços, treinar funcionários.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho.

Atividades exercidas por um Telefonista

Um Telefonista deve identificar tipo de chamada, acionar despertador automático, instruir funcionários sobre sistemas operacionais, demonstrar cordialidade, informar tarifas, localizar pessoas, anotar recados, demonstrar prontidão, redigir ordens de serviço, completar chamadas nacionais e internacionais, demonstrar respeito com o cliente, digitar teclados, direcionar cliente a outros serviços, orientar funcionários sobre mudanças de procedimento, pronunciar-se claramente, demonstrar capacidade de assimilação, manter sigilo, operar pabx, demonstrar agilidade, informar sobre eventos e cursos, dominar o idioma inglês, identificar pontos de melhoria, sugerir agenda de folgas, registrar reclamações de trote, interceptar ligações, bloquear ligações, responder a questionários de avaliação interna, encaminhar reclamações ao supervisor, identificar origem da chamada, consultar terminal de informações, transmitir informações corretamente, preencher livros de ocorrências diárias, transferir chamadas internas e externas, informar ramais, cadastrar números de telefones, conservar equipamentos de trabalho, reorientar práticas de trabalho (reciclagem), informar números de telefones internos, informar fuso-horário, sondar tipo de solicitação de serviço, despertar hóspedes pelo telefone, falar formalmente, transmitir normas de atendimento padrão, pesquisar banco de dados telefônico, demonstrar segurança, informar endereços da empresa e filiais, informar valor de ligações concluídas via operador, demonstrar entusiasmo, propor medidas corretivas, identificar código de serviço na tela do computador, participar de cursos específicos, cadastrar telefone e ramais de empresas, demonstrar paciência, preencher boleto de tarifa, identificar necessidades do cliente, cadastrar telefone e ramal de funcionários, transmitir recados, demonstrar imparcialidade, saudar o cliente, demonstrar objetividade, informar alteração de número telefônico, programar pabx, informar códigos de área nacionais e internacionais, demonstrar pontualidade, informar horário de atendimento, interpretar mensagem do cliente, lançar ligações manualmente, adequar o tom de voz, orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa, atualizar painel de informações de eventos, escutar atentamente (saber ouvir), acompanhar ligação, operar plataforma de atendimento telefônico, consultar banco de dados de procedimentos via internet, verificar cumprimento das normas de atendimento, higienizar equipamentos de trabalho, registrar pendências de informações, atualizar cadastro, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, retornar contato com cliente, identificar-se (nome do atendente), gravar informações, fazer monitoria ativa, comunicar-se em outros idiomas, ouvir o cliente, solicitar auxílio de operadoras internacionais, demonstrar autocontrole.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Operador de Mesa Telefônica ficou em 4.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Mesa Telefônica e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telefonia que ficou em 4.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Mesa Telefônica em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Operador de Mesa Telefônica ficou em 5.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 14,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telefonia 2025

O salário de Operador de Mesa Telefônica mostrado aqui é resultado do levantamento de 18.121 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telefonia que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Mesa Telefônica com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Operador de Mesa Telefônica CBO 422205 salário