O dissídio de Operador de Atendimento Aeroviário 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 342535 no cargo de Operador de Atendimento Aeroviário.

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Norte

R$ 2.240,77

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

3.636 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Jundiaí - SP

R$ 2.349,15

Cidade que mais contrata

Guarulhos - SP

2.125 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Operador de atendimento aeroviário presta serviços aeroviários em empresa de navegação aérea, atendendo passageiros na venda de passagem e nos processos de embarque em aeronave e de desembarque no destino Pode abrir processo por extravio ou danificação de bagagem.

Em caso de emergência médica, providencia atendimento Registra reclamações de passageiros Insere dados no sistema informativo de voo (SIV).

Elabora relatórios Cumpre procedimentos, normas regulamentadoras da Aeronáutica e normas regulamentadoras de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Operador de Atendimento Aeroviário

O Operador de atendimento aeroviário levanta informações de planejamento de voo sobre número de passageiros, carga e bagagem, para definir o número de bilhetes que poderá ser vendido Atende clientes e usuários da aviação civil.

Vende bilhetes, faz reserva de voos e providencia acomodações.

No processo de embarque, confere bilhetes e documentação dos passageiros Examina documento específico para transporte de objetos atípicos.

Etiqueta bagagem Pode chamar lista de espera.

Insere dados no sistema informativo de voo (SIV).

Encaminha os passageiros à sala de embarque Solicita descarte de objetos proibidos e/ou perigosos.

Pode solicitar consentimento de passageiros para busca pessoal.

Efetua chamada para embarque, de acordo com prioridades Pode acomodar bagagem fora do padrão ou excedente no porão da aeronave Informa à tripulação quantidade de pessoas a bordo.

Acondiciona, conforme legislação vigente, objetos especiais declarados Identifica passageiros faltantes no embarque, podendo providenciar a retirada de sua bagagem Autoriza e acompanha o fechamento das portas da aeronave e dos porões.

Na chegada ao destino, providencia o atendimento de passageiros especiais – tais como pessoas doentes e/ou com dificuldades de locomoção – para desembarque Encaminha passageiros em conexão para embarque no outro voo.

Direciona passageiros para sala de desembarque Em caso de emergência médica, providencia atendimento Guarda bagagem desacompanhada, extraviada ou esquecida, conforme procedimento padrão.

Pode abrir processo de extravio ou danificação de bagagem Pode providenciar indenizações ao passageiro, em casos previstos na legislação Pode fornecer informações gerais e registrar reclamações de passageiro.

Elabora relatórios Participa de reuniões.

Funções do Operador de atendimento aeroviário

O profissional Operador de Atendimento Aeroviário deve promover segurança aeroportuária, ministrar treinamento, planejar voo, desembarcar passageiros, comunicar-se, realizar inspeção em Áreas restritas de segurança (ars), prover segurança de voos, controlar tráfego aéreo, demonstrar competências pessoais, embarcar passageiros e bagagens, atender clientes e usuários do sistema de aviação civil, despachar voos.

Condições de trabalho da profissão

Técnicos em transportes aéreos trabalham na infraero, em órgãos e em empresas de transportes aéreos e afins. São civis e militares da aeronáutica, assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão permanente ou ocasionais. Trabalham em ambiente fechado e a céu aberto. Os horários de trabalho podem ser diurnos, noturnos, irregulares e em rodízio de turnos sendo o trabalho presencial. Há regras especiais para o controlador de voo. Algumas das atividades exercidas estão sujeitas à exposição de ruídos e ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Operador de atendimento aeroviário

Um Operador de atendimento aeroviário deve informar passageiros armados sobre existência de outros na mesma situação, agir com autocontrole, rapidez de reflexos, conferir total de passageiros embarcados, vender bilhetes, acuidade visual, identificar passageiros faltantes ao embarque, chamar lista de espera, abrir processo de falta ou danificação de bagagem, informar quantidade de serviços de bordo, acompanhar fechamento das portas da aeronave, retirar bagagem dos passageiros faltantes ao embarque, etiquetar bagagem, participar de reuniões, notificar comandante sobre existência de passageiros armados a bordo, conferir documentação e bilhete, recolher informações passadas pelo planejamento de voo, providenciar atendimento de emergências médicas, trabalhar em equipe, preencher formulário de manifesto de peso e balanceamento, acondicionar, segundo legislação vigente, objetos especiais declarados, direcionar passageiros para sala de desembarque, capacidade de liderança, divulgar a filosofia do sistema de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos (sipaer), registrar reclamações de clientes e usuários, solicitar isolamento de áreas, fornecer informações gerais, acionar mecanismos para atendimento de aeronaves em emergência aeronáutica, acompanhar procedimentos de segurança, resolução de problemas, encaminhar passageiros em conexão, informar tripulação quantidade de pessoas a bordo e existência de passageiros especiais, conferir documentação específica para transporte de objetos atípicos, notificar à administração sobre focos de incêndio e invasão no sítio aeroportuário, usar epi, clareza, enviar relatório de perigo para órgãos pertinentes, elaborar relatórios, recolher assinaturas no manifesto de peso e balanceamento, autorizar fechamento da porta da aeronave, capacidade sensorial, acionar órgão competente, providenciar acomodações e indenizações em casos de overbooking, cancelamento, atraso e retorno conforme legislação específica, fazer reservas de voo, guardar bagagem desacompanhada (rush, extraviada ou esquecida), destacar cartão de embarque, acompanhar estagiários e treinandos, informar comandante sobre boletim meteorológico atualizado, manter certificado de habilitação em dia (certificado de habilitação técnica-cht e certificado de habilitação em segurança-chs), comunicar à administração sobre presença de objetos abandonados, capacidade de observação, efetuar comunicação terra e ar via radiotelefonia, alimentar o sistema informativo de voo (siv) com dados atualizados, instruir pessoal em cursos de qualificação, objetividade, capacidade de síntese, capacidade de visão sistêmica, providenciar recolhimento de objetos que possam causar danos às aeronaves, identificar objetos que possam causar danos às aeronaves/passageiros, atenção focada e difusa, iniciativa, organização, contornar situações adversas, desembarcar passageiros especiais (doentes, prisioneiros, grávidas e com dificuldade de locomoção), determinar distribuição de carga e bagagem nos porões, efetuar chamadas de embarque segundo prioridades, falar em público.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Operador de Atendimento Aeroviário ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Atendimento Aeroviário e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Técnicos em transportes aéreos que ficou em 4.20% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Atendimento Aeroviário em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Operador de Atendimento Aeroviário ficou em 7.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Técnicos em transportes aéreos 2024

O salário de Operador de Atendimento Aeroviário mostrado aqui é resultado do levantamento de 6581 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Técnicos em transportes aéreos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Atendimento Aeroviário com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Operador de Atendimento Aeroviário CBO 342535 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Operador de Atendimento Aeroviário em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Operador de Atendimento Aeroviário por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 36h 1.890,89 1.964,18 2.771,91 10,85 5.30%
Rio de Janeiro 35h 2.059,84 2.139,67 3.019,57 12,11 4.70%
Minas Gerais 37h 1.786,62 1.855,87 2.619,05 9,94 5.40%
Paraná 38h 1.785,49 1.854,69 2.617,39 9,85 5.50%
Distrito Federal 38h 1.910,42 1.984,47 2.800,54 10,44 5.80%
Rio Grande do Sul 36h 1.764,27 1.832,64 2.586,28 10,30 4.40%
Pernambuco 35h 1.868,95 1.941,39 2.739,74 11,12 6.10%
Santa Catarina 35h 1.639,27 1.702,80 2.403,04 9,74 5.60%
Bahia 35h 1.736,75 1.804,07 2.545,95 10,25 6.40%
Amazonas 36h 1.747,44 1.815,17 2.561,62 10,16 8.00%
Pará 37h 1.756,38 1.824,46 2.574,73 9,93 8.00%
Goiás 40h 1.885,01 1.958,07 2.763,29 9,88 6.20%
Ceará 36h 1.721,35 1.788,07 2.523,38 9,88 4.80%
Espírito Santo 37h 1.746,09 1.813,76 2.559,64 9,80 6.70%
Mato Grosso 38h 1.959,93 2.035,89 2.873,11 10,81 5.20%
Rio Grande do Norte 36h 2.157,16 2.240,77 3.162,24 12,39 4.90%
Maranhão 38h 1.787,23 1.856,50 2.619,94 9,77 4.20%
Mato Grosso do Sul 38h 1.740,49 1.807,95 2.551,43 9,48 6.20%
Alagoas 37h 1.639,46 1.703,00 2.403,32 9,18 6.30%
Rondônia 43h 1.720,63 1.787,32 2.522,31 8,34 5.30%
Piauí 40h 1.695,04 1.760,74 2.484,81 8,89 6.90%
Paraíba 36h 1.681,13 1.746,29 2.464,41 9,70 4.40%
Amapá 37h 1.680,66 1.745,80 2.463,73 9,45 4.20%
Roraima 37h 1.813,77 1.884,07 2.658,85 10,17 7.90%
Sergipe 36h 1.705,09 1.771,17 2.499,53 9,84 6.60%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Operador de Atendimento Aeroviário.

Dissídio de Operador de Atendimento Aeroviário por cidade

Quanto ganha um Operador de Atendimento Aeroviário nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Operador de Atendimento Aeroviário na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Guarulhos, SP 36 1.900,68 1.974,35 2.786,26 11,08 4.60%
São Paulo, SP 37 1.793,54 1.863,05 2.629,19 10,03 6.30%
Rio de Janeiro, RJ 35 2.078,69 2.159,26 3.047,21 12,29 8.10%
Campinas, SP 35 1.866,60 1.938,95 2.736,30 10,99 6.10%
Ribeirão Preto, SP 36 1.995,60 2.072,94 2.925,40 11,37 4.70%
Brasília, DF 38 1.910,42 1.984,47 2.800,54 10,44 4.40%
Porto Alegre, RS 36 1.784,79 1.853,97 2.616,37 10,24 5.70%
Recife, PE 35 1.874,20 1.946,84 2.747,44 11,00 6.90%
Manaus, AM 36 1.755,64 1.823,68 2.573,63 10,22 7.60%
Belo Horizonte, MG 39 1.825,69 1.896,45 2.676,33 9,62 4.20%
Barueri, SP 44 1.905,57 1.979,43 2.793,43 9,06 6.40%
Salvador, BA 37 1.824,02 1.894,72 2.673,88 10,25 4.70%
Goiânia, GO 40 1.902,64 1.976,38 2.789,12 9,92 7.70%
Confins, MG 35 1.867,96 1.940,35 2.738,28 11,04 5.90%
São José dos Pinhais, PR 36 1.782,97 1.852,08 2.613,71 10,37 6.40%
Vitoria, ES 37 1.754,95 1.822,97 2.572,63 9,86 6.20%
Fortaleza, CE 36 1.722,91 1.789,69 2.525,66 9,86 5.70%
Florianópolis, SC 33 1.591,23 1.652,90 2.332,62 10,14 6.20%
São Gonçalo do Amarante, RN 36 2.165,93 2.249,87 3.175,09 12,44 4.90%
Belém, PA 37 1.786,50 1.855,74 2.618,87 10,06 7.00%
Navegantes, SC 36 1.642,72 1.706,39 2.408,10 9,40 5.10%
Porto Seguro, BA 32 1.667,28 1.731,90 2.444,11 10,97 5.20%
Foz do Iguaçu, PR 38 1.716,05 1.782,56 2.515,60 9,40 5.80%
Várzea Grande, MT 36 1.917,29 1.991,60 2.810,60 11,04 6.50%
Lagoa Santa, MG 41 1.670,38 1.735,12 2.448,65 8,55 4.60%
Londrina, PR 39 1.710,07 1.776,35 2.506,84 9,02 5.70%
Uberlândia, MG 36 1.616,51 1.679,16 2.369,68 9,23 5.70%
Macaé, RJ 39 1.909,07 1.983,06 2.798,56 10,24 4.90%
Rio Largo, AL 37 1.639,53 1.703,07 2.403,43 9,24 4.70%
São Luís, MA 38 1.817,01 1.887,43 2.663,60 9,84 7.60%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Operador de Atendimento Aeroviário. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Operador de Atendimento Aeroviário no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Transporte aéreo de passageiros regular 1.788,00 1.857,29 2.621,07 7.00%
Atividades auxiliares dos transportes aéreos, exceto operação dos aeroportos e campos de aterrissagem 1.887,47 1.960,62 2.766,88 6.20%
Operação dos aeroportos e campos de aterrissagem 2.252,54 2.339,84 3.302,06 6.00%
Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação 1.758,79 1.826,96 2.578,25 4.70%
Locação de mão-de-obra temporária 2.062,75 2.142,70 3.023,84 7.50%
Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas 1.846,83 1.918,41 2.707,32 4.90%
Manutenção e reparação de aeronaves, exceto a manutenção na pista 2.333,11 2.423,54 3.420,17 5.10%
Outras atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente 2.164,75 2.248,65 3.173,36 7.90%
Transporte metroviário 1.595,04 1.656,86 2.338,21 4.10%
Produção e promoção de eventos esportivos 1.714,61 1.781,07 2.513,49 4.50%
Cursos de pilotagem 1.780,42 1.849,43 2.609,97 4.10%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal 1.947,75 2.023,24 2.855,25 7.50%
Serviços de engenharia 1.942,36 2.017,64 2.847,35 7.50%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.947,27 2.022,74 2.854,56 7.20%
Incorporação de empreendimentos imobiliários 2.967,01 3.082,00 4.349,41 8.00%
Holdings de instituições não-financeiras 4.861,42 5.049,83 7.126,48 6.90%
Manutenção de aeronaves na pista 2.664,72 2.768,00 3.906,28 7.70%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 1.540,30 1.600,00 2.257,97 6.40%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 3.802,62 3.950,00 5.574,36 8.10%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 2.888,07 3.000,00 4.233,69 8.00%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.