O dissídio de Motorista Operador de Caminhão-betoneira 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782510 no cargo de Motorista Operador de Caminhão-betoneira.
Estado com maior salário médio
Paraná
R$ 2.699,65
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
289.312 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Alta Floresta D Oeste - RO
R$ 2.353,52
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
38.591 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Fabricação de Medicamentos Alopáticos para Uso Humano
R$ 4.334,82
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Transporte Rodoviário de Carga, Exceto Produtos Perigosos e Mudanças, Intermunicipal, Interestadual e Internacional
444.660 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) transporta cargas, em rodovias nacionais e internacionais, atuando para uma empresa Prepara a realização das atividades diárias, verificando as condições de funcionamento do veículo.
Examina o plano de viagem e as características da carga Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação Efetua prestação de contas.
Vistoria o veículo, detectando problemas e fazendo pequenos reparos Cumpre a legislação de trânsito, as normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Motorista Operador de Caminhão-betoneira
O Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) prepara a realização das atividades diárias, examinando os instrumentos do painel, inspecionando as condições gerais do veículo e conferindo o funcionamento de acessórios, freios e itens obrigatórios de segurança Verifica calibragem de pneus, regulagem dos faróis e níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento.
Ajusta bancos, retrovisores e outros equipamentos auxiliares, de acordo com suas caraterísticas físicas e ergonômicas.
Mantém o veículo em boas condições de higiene e limpeza interna e externa Examina o plano de viagem e as características da carga.
Em caso de sua primeira viagem a um destino nacional ou internacional, utiliza software de mapas para examinar o trajeto e busca informações sobre as características da rota - como segurança e qualidade das estradas - na Internet e na comunicação com os demais motoristas da empresa Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação, comparando a carga com a nota fiscal, checando a quantidade, o peso e o volume da carga, e conferindo documentos, tais como os necessários para movimentação de produtos químicos, de produtos inflamáveis ou de outras cargas perigosas.
Verifica a disponibilidade da documentação para viagens internacionais, como o Manifesto Internacional de Cargas / Declaração de Trânsito Aduaneiro (MIC/DTA).
Resolve, com a empresa, a falta ou eventuais problemas na documentação Distribui o peso da carga no caminhão, considerando os eixos.
Verifica o acondicionamento da carga, a colocação de lona, a amarração, os lacres e demais tipos de proteção, tendo em vista o transporte seguro e a integridade da mercadoria.
Verifica a conclusão do carregamento da carga a ser transportada, para início da viagem e execução do serviço Dirige e manobra o caminhão, seguindo itinerário predefinido Controla autonomia do veículo, estabelecendo pontos para abastecimento.
Controla os tempos de direção e de descanso, estacionando em locais preestabelecidos Presta atenção a perigos em pontos críticos de trajeto, como trechos com visibilidade reduzida, com obras ou com tráfego intenso Pode utilizar software de navegação, aplicativos de monitoramento do trânsito e aplicativos de comunicação.
Ao chegar ao destino, verifica possíveis avarias e entrega a carga Efetua prestação de contas para a empresa, referente às despesas realizadas durante a viagem.
Pode preencher documentos ou fichas de controle de viagens, trajetos, tipos de cargas transportadas, desempenho do veículo e tempo de viagem Vistoria o veículo, verificando as condições de funcionamento dos sistemas mecânicos e elétricos e observando o estado de pneus e o funcionamento de acessórios Detecta problemas, fazendo pequenos reparos e providenciando, para problemas maiores, serviços especializados de manutenção Conduz o caminhão de forma prudente, praticando princípios de direção defensiva.
Zela pela segurança, isolando área de carga e descarga Opera equipamentos de combate a incêndio Utiliza equipamentos de proteção individual, tais como luvas, botas e coletes refletivos.
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Funções do Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)
O profissional Motorista Operador de Caminhão-betoneira deve definir rotas, operar equipamentos, comunicar-se em tempo real, movimentar cargas volumosas e pesadas, vistoriar cargas transportadas, prestar socorro, transportar cargas, demonstrar competências pessoais, trabalhar com segurança, realizar inspeções e reparos no veículo, verificar documentos do veículo e da carga.
Condições de trabalho da profissão
Motoristas de veículos de cargas em geral os profissionais dessa família atuam, como prestadores de serviço, em empresas cujas atividades econômicas pertencem aos ramos de transporte terrestre, agricultura, pecuária e extração de minerais não- ferrosos, na condição de autônomo ou com carteira assinada. Trabalham em veículos, individualmente e em duplas, durante horários irregulares e alternados. No desempenho de suas funções, podem permanecer em posições desconfortáveis, durante longo períodos, sendo algumas das atividades executadas com exposição a materiais tóxicos, uma vez que podem executá-las em túneis, mineradoras e minas de carvão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino fundamental e requer em cursos básicos de qualificação. O exercício pleno da atividade profissional se dá após o período de um a dois anos de experiência para a atuação é requerida supervisão permanente, exceto aos caminhoneiros autônomos.
Atividades exercidas por um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)
Um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) deve verificar cabos de aço, transportar produtos envasados em caminhão baú, carroceria convencional e sider, operar equipamentos de combate a incêndio, controlar descarga do concreto, carregar veículo com peso limite estabelecido, trajar-se adequadamente, propor mudanças operacionais, sinalizar local de acidente, conferir mercadorias, obter informações precisas sobre o local do acidente, operar sistema bottom load, preservar integridade da carga, manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito, manusear carga com segurança, inspecionar pneus, comunicar-se via satélite (sistema gps), acionar concomitantemente registro d´água e alavanca de compressão, acionar sistema hidráulico da cegonheira, com pinos de segurança, verificar certificados de vacina dos animais, realizar manutenção corretiva, tomar cuidados especiais com carga viva transportada, conferir peso e volume da carga, dominar noções básicas de condução econômica, manusear cargas por meio de empilhadeira, realizar manutenção preventiva, transportar grãos em caminhões graneleiros, verificar ficha de emergência de movimentação de cargas perigosas (mop) junto à nota fiscal, comunicar a chegada à central, controlar velocidade de batimento do balão, distribuir o peso em partes iguais, demonstrar coerência, ter consciência dos limites da máquina, conferir roteiro, identificar avarias na mercadoria, manusear alavanca de compressão da betoneira, verificar limite máximo de carga do veículo, definir pontos de abastecimento, enlonar carga, dominar noções básicas de mecânica, acionar o apoio da polícia militar rodoviária, travar locks de contêiner, transportar contêiner em porta-contêineres, respeitar os limites da sua força física, identificar códigos de transportes classificados pela organização das nações unidas (onu), dominar noções básicas de primeiros socorros, inspecionar ferramentas obrigatórias, operar caminhão-pipa, posicionar o caminhão no embarcadouro de animais, conferir lacre, conferir a carga com a nota fiscal, verificar vazamentos de carga, prestar serviços com qualidade, selecionar veículo por tipo de carga, realizar pequenos reparos no veículo, isolar área de descarga, com cones, amarrar carga, transportar produtos minerais em caçamba, cumprir leis de trânsito, observar posicionamento de carga suspensa, gerenciar autonomia do veículo, transportar veículos e máquinas pesadas em veículo-prancha, definir tempo de permanência na direção do veículo, dimensionar peso da carga, identificar ruídos estranhos do veículo, arrumar carga de acordo com o peso, demonstrar determinação, conferir ponto de descarga de inflamável, inspecionar a lataria, demonstrar capacidade de resistência física, montar relatório de avarias no veículo, utilizar luvas, botas, lanternas e coletes refletivos, acionar empresa de transbordo de cargas perigosas, comunicar-se por rádio, participar de treinamentos, elevar cargas, planejar itinerário, operar caminhão bomba de lança e arrasto, posicionar-se adequadamente para operação de remoção, conferir manifesto, inspecionar parte mecânica, demonstrar rapidez de reflexos, coletar mercadorias, pesquisar itinerários, medir altura da carga, posicionar carga de acordo com ordem de entrega, inspecionar parte elétrica, distribuir peso da carga entre eixos, transportar carga resfriada em baú isotérmico, transportar concreto em caminhão betoneira, operar veículo com plataforma e motosserra, identificar altura, comprimento e largura do veículo, operar empilhadeira com funções múltiplas, conferir ponto de carga na base (combustível), contatar seguradora, contar cabeças de animais, transportar cargas vivas em gaiola, dominar funcionamento da máquina, movimentar cargas perigosas, identificar tipos de produtos a serem carregados (combustível), evitar o raio de ação de empilhadeiras, comunicar a saída à central, identificar irregularidades na superfície, centralizar cargas, conferir a posição dos animais na gaiola, desenvolver dirigibilidade para carga viva, propor itinerários, informar-se sobre acidentes geográficos e topográficos do destino, controlar tempo de descarga do concreto, comunicar a chegada e saída do cliente à central, entregar mercadorias, operar rampa hidráulica (cegonheira), podar galhos de árvores sobre a faixa de rolamento (cegonheiro), transportar líquidos em caminhão-tanque, anotar informações no diário de bordo, enviar mensagem de desvio de rota à central, posicionar veículo para carga e descarga, conferir quantidade de carga, transportar veículo em carreta com rampa hidráulica, inspecionar água e óleo, transportar carga extra pesada, em caminhão biarticulado, orientar-se em relação a acidentes geográficos e topográficos do destino, demonstrar senso de responsabilidade, examinar acondicionamento da carga, definir ponto de equilíbrio da carga, transportar carga excedente em veículo específico, transportar alimentos perecíveis em caminhões frigoríficos, transportar carga dimensionada em veículos especiais.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Motorista Operador de Caminhão-betoneira ficou em 6.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Motorista Operador de Caminhão-betoneira e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de veículos de cargas em geral que ficou em 6.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Motorista Operador de Caminhão-betoneira em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Motorista Operador de Caminhão-betoneira ficou em 8.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de veículos de cargas em geral 2025
O salário de Motorista Operador de Caminhão-betoneira mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.184.387 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de veículos de cargas em geral que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Motorista Operador de Caminhão-betoneira com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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