O dissídio de Motorista de Caminhão-tanque 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782510 no cargo de Motorista de Caminhão-tanque.
Estado com maior salário médio
Paraná
R$ 2.699,65
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
289.312 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Alta Floresta D Oeste - RO
R$ 2.353,52
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
38.591 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Fabricação de Medicamentos Alopáticos para Uso Humano
R$ 4.334,82
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Transporte Rodoviário de Carga, Exceto Produtos Perigosos e Mudanças, Intermunicipal, Interestadual e Internacional
444.660 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) transporta cargas, em rodovias nacionais e internacionais, atuando para uma empresa Prepara a realização das atividades diárias, verificando as condições de funcionamento do veículo.
Examina o plano de viagem e as características da carga Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação Efetua prestação de contas.
Vistoria o veículo, detectando problemas e fazendo pequenos reparos Cumpre a legislação de trânsito, as normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Motorista de Caminhão-tanque
O Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) prepara a realização das atividades diárias, examinando os instrumentos do painel, inspecionando as condições gerais do veículo e conferindo o funcionamento de acessórios, freios e itens obrigatórios de segurança Verifica calibragem de pneus, regulagem dos faróis e níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento.
Ajusta bancos, retrovisores e outros equipamentos auxiliares, de acordo com suas caraterísticas físicas e ergonômicas.
Mantém o veículo em boas condições de higiene e limpeza interna e externa Examina o plano de viagem e as características da carga.
Em caso de sua primeira viagem a um destino nacional ou internacional, utiliza software de mapas para examinar o trajeto e busca informações sobre as características da rota - como segurança e qualidade das estradas - na Internet e na comunicação com os demais motoristas da empresa Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação, comparando a carga com a nota fiscal, checando a quantidade, o peso e o volume da carga, e conferindo documentos, tais como os necessários para movimentação de produtos químicos, de produtos inflamáveis ou de outras cargas perigosas.
Verifica a disponibilidade da documentação para viagens internacionais, como o Manifesto Internacional de Cargas / Declaração de Trânsito Aduaneiro (MIC/DTA).
Resolve, com a empresa, a falta ou eventuais problemas na documentação Distribui o peso da carga no caminhão, considerando os eixos.
Verifica o acondicionamento da carga, a colocação de lona, a amarração, os lacres e demais tipos de proteção, tendo em vista o transporte seguro e a integridade da mercadoria.
Verifica a conclusão do carregamento da carga a ser transportada, para início da viagem e execução do serviço Dirige e manobra o caminhão, seguindo itinerário predefinido Controla autonomia do veículo, estabelecendo pontos para abastecimento.
Controla os tempos de direção e de descanso, estacionando em locais preestabelecidos Presta atenção a perigos em pontos críticos de trajeto, como trechos com visibilidade reduzida, com obras ou com tráfego intenso Pode utilizar software de navegação, aplicativos de monitoramento do trânsito e aplicativos de comunicação.
Ao chegar ao destino, verifica possíveis avarias e entrega a carga Efetua prestação de contas para a empresa, referente às despesas realizadas durante a viagem.
Pode preencher documentos ou fichas de controle de viagens, trajetos, tipos de cargas transportadas, desempenho do veículo e tempo de viagem Vistoria o veículo, verificando as condições de funcionamento dos sistemas mecânicos e elétricos e observando o estado de pneus e o funcionamento de acessórios Detecta problemas, fazendo pequenos reparos e providenciando, para problemas maiores, serviços especializados de manutenção Conduz o caminhão de forma prudente, praticando princípios de direção defensiva.
Zela pela segurança, isolando área de carga e descarga Opera equipamentos de combate a incêndio Utiliza equipamentos de proteção individual, tais como luvas, botas e coletes refletivos.
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Funções do Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)
O profissional Motorista de Caminhão-tanque deve comunicar-se em tempo real, trabalhar com segurança, movimentar cargas volumosas e pesadas, realizar inspeções e reparos no veículo, definir rotas, transportar cargas, vistoriar cargas transportadas, prestar socorro, operar equipamentos, demonstrar competências pessoais, verificar documentos do veículo e da carga.
Condições de trabalho da profissão
Motoristas de veículos de cargas em geral os profissionais dessa família atuam, como prestadores de serviço, em empresas cujas atividades econômicas pertencem aos ramos de transporte terrestre, agricultura, pecuária e extração de minerais não- ferrosos, na condição de autônomo ou com carteira assinada. Trabalham em veículos, individualmente e em duplas, durante horários irregulares e alternados. No desempenho de suas funções, podem permanecer em posições desconfortáveis, durante longo períodos, sendo algumas das atividades executadas com exposição a materiais tóxicos, uma vez que podem executá-las em túneis, mineradoras e minas de carvão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino fundamental e requer em cursos básicos de qualificação. O exercício pleno da atividade profissional se dá após o período de um a dois anos de experiência para a atuação é requerida supervisão permanente, exceto aos caminhoneiros autônomos.
Atividades exercidas por um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)
Um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) deve sinalizar local de acidente, demonstrar determinação, planejar itinerário, participar de treinamentos, conferir quantidade de carga, inspecionar ferramentas obrigatórias, identificar irregularidades na superfície, elevar cargas, manusear alavanca de compressão da betoneira, transportar alimentos perecíveis em caminhões frigoríficos, transportar contêiner em porta-contêineres, realizar pequenos reparos no veículo, movimentar cargas perigosas, transportar veículos e máquinas pesadas em veículo-prancha, distribuir o peso em partes iguais, demonstrar coerência, centralizar cargas, operar sistema bottom load, distribuir peso da carga entre eixos, controlar tempo de descarga do concreto, definir tempo de permanência na direção do veículo, enlonar carga, contatar seguradora, dominar funcionamento da máquina, dimensionar peso da carga, posicionar o caminhão no embarcadouro de animais, posicionar carga de acordo com ordem de entrega, identificar códigos de transportes classificados pela organização das nações unidas (onu), identificar tipos de produtos a serem carregados (combustível), anotar informações no diário de bordo, travar locks de contêiner, propor mudanças operacionais, propor itinerários, conferir manifesto, cumprir leis de trânsito, transportar cargas vivas em gaiola, medir altura da carga, informar-se sobre acidentes geográficos e topográficos do destino, inspecionar parte elétrica, realizar manutenção corretiva, acionar concomitantemente registro d´água e alavanca de compressão, carregar veículo com peso limite estabelecido, inspecionar parte mecânica, gerenciar autonomia do veículo, transportar carga dimensionada em veículos especiais, observar posicionamento de carga suspensa, transportar carga excedente em veículo específico, definir ponto de equilíbrio da carga, transportar produtos envasados em caminhão baú, carroceria convencional e sider, transportar veículo em carreta com rampa hidráulica, dominar noções básicas de mecânica, realizar manutenção preventiva, selecionar veículo por tipo de carga, evitar o raio de ação de empilhadeiras, amarrar carga, verificar limite máximo de carga do veículo, posicionar veículo para carga e descarga, acionar o apoio da polícia militar rodoviária, examinar acondicionamento da carga, verificar vazamentos de carga, transportar carga resfriada em baú isotérmico, conferir mercadorias, conferir a posição dos animais na gaiola, trajar-se adequadamente, conferir ponto de descarga de inflamável, verificar certificados de vacina dos animais, comunicar a chegada e saída do cliente à central, posicionar-se adequadamente para operação de remoção, conferir peso e volume da carga, controlar velocidade de batimento do balão, orientar-se em relação a acidentes geográficos e topográficos do destino, definir pontos de abastecimento, demonstrar rapidez de reflexos, transportar grãos em caminhões graneleiros, comunicar-se via satélite (sistema gps), demonstrar capacidade de resistência física, desenvolver dirigibilidade para carga viva, conferir a carga com a nota fiscal, conferir lacre, transportar líquidos em caminhão-tanque, identificar avarias na mercadoria, operar veículo com plataforma e motosserra, comunicar a saída à central, inspecionar água e óleo, conferir roteiro, acionar empresa de transbordo de cargas perigosas, transportar carga extra pesada, em caminhão biarticulado, montar relatório de avarias no veículo, identificar ruídos estranhos do veículo, comunicar-se por rádio, respeitar os limites da sua força física, arrumar carga de acordo com o peso, utilizar luvas, botas, lanternas e coletes refletivos, obter informações precisas sobre o local do acidente, acionar sistema hidráulico da cegonheira, com pinos de segurança, inspecionar pneus, manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito, inspecionar a lataria, operar rampa hidráulica (cegonheira), tomar cuidados especiais com carga viva transportada, ter consciência dos limites da máquina, verificar ficha de emergência de movimentação de cargas perigosas (mop) junto à nota fiscal, operar equipamentos de combate a incêndio, manusear carga com segurança, conferir ponto de carga na base (combustível), controlar descarga do concreto, coletar mercadorias, operar caminhão bomba de lança e arrasto, identificar altura, comprimento e largura do veículo, preservar integridade da carga, verificar cabos de aço, prestar serviços com qualidade, demonstrar senso de responsabilidade, operar caminhão-pipa, enviar mensagem de desvio de rota à central, operar empilhadeira com funções múltiplas, transportar produtos minerais em caçamba, dominar noções básicas de primeiros socorros, manusear cargas por meio de empilhadeira, dominar noções básicas de condução econômica, podar galhos de árvores sobre a faixa de rolamento (cegonheiro), contar cabeças de animais, pesquisar itinerários, comunicar a chegada à central, isolar área de descarga, com cones, entregar mercadorias, transportar concreto em caminhão betoneira.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Motorista de Caminhão-tanque ficou em 6.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Motorista de Caminhão-tanque e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de veículos de cargas em geral que ficou em 6.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Motorista de Caminhão-tanque em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Motorista de Caminhão-tanque ficou em 5.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 23,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de veículos de cargas em geral 2025
O salário de Motorista de Caminhão-tanque mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.184.387 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de veículos de cargas em geral que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Motorista de Caminhão-tanque com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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